18 abril 2016

Resenha - O Desafio de Ferro



Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida.
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro.
Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar.
Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar.
Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.

Magisterium: O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-sellers Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.


Livro:
O Desafio de Ferro
384 páginas || Skoob || Editora: Novo Conceito / Irado || Onde Comprar








Eu tenho que confessa que não tinha nenhuma expectativa para com o ''Desafio de Ferro, pois ele é um livro juvenil e normalmente essas historias não conseguem me cativar completamente. Então eu comecei a ler o livro, a leitura já começa com uma cena bem eletrizante e que te deixa bastante curioso para saber o que vai acontecer, e foi assim que eu devorei esse livro, que se diga de passagem é bem grandinho.

A narrativa do livro começa a doze anos atrás, pois o exército "inimigo" atacou uma caverna onde vários magos, crianças e jovens estavam, matando a todos, e esse sangrento episódio ficou conhecido como Massacre Gelado. Dentre eles estava Call e sua mãe, que acabou sendo morta, porém deixou uma mensagem que aterrorizou seu marido. Cal é o único a sobreviver, tendo apenas a perna quebrada e que mesmo depois de 12 anos o impede de ter uma vida normal. Seu pai, Alastair, depois de salvar o filho e perder a esposa na guerra, nunca mais quis saber da magia, e apenas o ensinou que a magia e aqueles que a usam são maus. Porém, ao 12 anos como todo mago, Call é convocado para o Desafio de ferro, onde são testados para saber se estão aptos para ingressar no Masgisterium. Alistar faz com que ele prometa se "esforçar" para falhar no teste, pois não quer que o filho se envolva com magia, e uma vez que Call não sabe nada sobre magia ele nem se preocupa com o teste.

Mas depois dos testes - alguns até hilários e outros tensos - , Call é aceito por um dos melhores mestres do Magisterium, Mestre Rufus, junto com outros dois jovens Aaron e Tamara. Lá o trio passa a receber várias aulas, que no inicio são chatas e sem sentido, enquanto outros alunos estão tendo aulas divertidas com seus mestre. Mas com o tempo, o trio passa a se entrosar e se divertirem com todas as  lições que vão sendo passadas.  Porém, a floresta que cerca o Masgisterium, contém animais que estão sendo controlado pelo caos, que é a magia do inimigo. Certa noite, vários alunos saem para a floresta para procurar um aluno que fugiu. E é lá que Call e seus amigos percebem que seus dias na escola pode ser mais sinistro do que imaginam.

No meu ponto de vista, eu achei que o livro no geral tem uma narrativa muito gostosa por ser juvenil, pois as autoras não utilizaram nenhuma palavra difícil, o que contribuiu bastante para que a leitura pudesse ser bem dinâmica. Tenho que admitir que mesmo gostando da historia, não pude deixá-la de comparar com Percy Jackson e Harry Potter, pois a ideia central do livro é a mesma dessas duas sagas, até alguns personagens me lembravam dos livros.

Mas a obra possui uma historia surpreendente que com certeza me pegou de surpresa. Os personagens são bem maduros para a idade deles e pude me identificar com vários. O livro possui um toque de suspense no qual nos deixa com um gostinho de quero mais a cada página. E tudo isso se dá graças ao modo que as autoras montaram essa trama, porque em nenhum momento senti que elas correram. Tudo foi surgindo ao seu tempo.

A parte fantástica do livro não é algo surpreendente, é o velho clichê que já vimos em livros desse tipo. Temos os magos bons e maus, a magia envolvendo os elementos da natureza e também tem as consequências de abusar do poder. Acredito que as autoras optaram em deixar as coisas simples, por conta do publico alvo do livro, mas mesmo sendo meio superficial essa parte da historia me encantou.

Recomendo a leitura para quem gosta de livros Fantásticos!


Resenha postada pela Colaboradora Giovana Soares ( Não faz mais parte da Equipe )


21 comentários:

  1. Oi Giovana, sou suspeita para falar sobre, porque amo a escrita dessas duas autoras e gostei bastante quando li esse livro e também recomendo para todos que curtem livros fantásticos. Concordo com você sobre ter partes clichês, mas é essa simplicidade que encanta tanto o leitor né... E claro que é impossível não fazer comparações com outras tramas.
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovana, lembro bem da época em que a Novo Conceito investiu na divulgação desta série e como as autoras eram mega populares, eu achei que fosse bombar, mas depois passou. Essa é a primeira resenha que leio e gostei bastante da premissa, mas acho que aconteceria o mesmo que aconteceu com você: ia acabar comparando com Harry Potter e Percy Jackson.
    Anotei a dica!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Eu sou louca de apaixonada por esse livro <3
    Já li o segundo e aguardando o terceiro. Nossa, esse primeiro volume me deixou com o coração na língua de tantas desventuras e segredos e coitado do Call. u.u
    Realmente da uma semelhanças com HP e PJ, mas nada de comparação, li com a mente limpa e além do trio e algumas coisas a história é distinta. Mas gostei muito do seu ponto de vista. Bjos!

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu gosto muito de livros juvenis, então já será mais fácil ainda para eu gostar do livro do que foi para você. E se você gostou, talvez eu adore, pois prendo-me facilmente com essas passagens eletrizantes. Que bom que você conseguiu se identificar com os personagens, pois eu acho que isso melhora muito a nossa leitura, ao menos comigo acontece isso. Gostei bastante da sua resenha e fiquei bem curiosa pela obra.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Oi Gio, tudo bem?
    Confesso que essa não é uma leitura que me interessa muito!
    Mesmo falando sobre magia, que é um tema que eu gosto de ler, o fato de ser uma leitura mais juvenil me deixa meio desinteressada.
    O fato de você ter devorado o livro me deixa até um pouquinho mais curiosa, já que isso significa que é uma leitura fluida e interessante, mas mesmo assim não sei se leria.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.

    Eu tenho esse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Eu gosto bastante de juvenil, ainda mais quando há um toque de fantasia na trama. Apesar da história parecer clichê, vejo que a leitura foi fluida e que você gostou bastante. Gostei bastante da sua resenha!

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hello!
    Gosto bastante da Clare, porém andei me decepcionando com Os instrumentos mortais. Acho que Desafio de ferro, por ser juvenil, não me agradaria, embora a premissa seja interessante.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi *--*

    Adoro tudo que a Cassandra Clare escreve e fiquei morta de medo de não curti o livro pois sabe como é aquele pensamente de ser um garoto, dois amigos e uma escola de magia? Pois é, logo comparei com o bendito Harry Potter. Mas lendo livro adorei cada página principalmente a evolução do Cal ao decorrer da estória. Já tenho na estante a continuação e espero logo logo poder ler.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Giovana,
    Eu tenho certo preconceito com a Cassandra, pois acho que a sua escrita caiu muito ao longo da Série Instrumentos Mortais. Entretanto, não posso negar que esse livro pareça ser bastante interessante. Gostei de saber como acontece a história, pois o Call parecido ter sofrido com a magia e entrou na escola.
    Achei a história um pouco parecida com Harry Potter, mas com suas diferenças. Não consigo formar uma opinião sobre ler ou não o livro, apesar de achar que não leria.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi Gio, tudo bom?
    Ao contrário de você, odiei esse livro! Sério, mesmo tentando não comparar os livros eu sentia toda a trama de Percy Jackson misturada com Harry Potter e sinceramente não fluiu para mim. Não sei, mas não deu certo mesmo comigo. Mas fico feliz que tenha gostado.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Também ficaria com um pé atrás antes de ler esse livro, mas quando li sua resenha percebi que apesar de ter um público juvenil desperta interesse até mesmo dos mais velhos. Fiquei interessada em ler pois gosto de Harry Potter e como a obra lembra o livro da J.K Rowling certamente vou gostar.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    Acho que é difícil mesmo não comparar os livros com seus antecessores. Até pq as autoras se influenciam demais e isso acaba de uma forma.ou outra refletindo nos livros.
    Não sou fã de fantasias e adorei saber que - uma coisa que eu odeio- não acontece nessa obra que são as palavras difíceis. Gente, eu odeeeeio hahahaha sério! Acho que os autores acabam viajando demaisn nas escolhas de nomes.
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oiee Giovana ^^
    Mesmo adorando os livros da Cassandra, eu não tenho curiosidade de ler esse livro *-* acho que a história dele não me chama a atenção, sabe? Raramente um livro com personagens tão novos consegue me conquistar, então eu não sou muito corajosa na hora de arriscar ler livros mais juvenis *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Também não curto muito livros juvenis, mas cara, se ele já começa assim até mesmo eu fiquei curiosa kkkkkkkkk, mas confesso que a premissa não é algo que me cativa e me deixa louca para ler o livro.
    Eu não curto Percy Jackson e Harry Potter e saber que você viu comparações do livro com eles já me desanima kkkkk. O gênero não é para mim e por isso não leria o livro
    Mas enfim, sua resenha ficou ótima, só senti falta de quotes ♥

    ResponderExcluir
  15. Ola Gio eu amo a escrita da Cassandra, seja juvenil ou mais adulto sempre me encanta, estou com esse livro em casa mas ainda não consegui ler, adorei saber que prendeu sua tenção, eu gosto muito dos elementos que a autora usa em seus livros envolvendo o leitor. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa com esse livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencanros.com

    ResponderExcluir
  16. Oie! Conheço a obra apenas através da capa, pois ainda não tive a oportunidade de ler. No entanto, quando fiquei sabendo do lançamento do segundo livro, fiquei bem curiosa para iniciar leitura, mesmo querendo me manter longe de algumas séries no momento. O enredo apresentado realmente lembra algumas séries famosas já vistas por aí, mas acredito que, mesmo assim, seria uma boa leitura. Por mais que as autoras não tenham trabalhado muito com a fantasia - que, na maioria das vezes, é a minha parte preferida -, fiquei curiosa para saber os segredos da escola. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  17. Oi Gio,
    Esse livro particularmente não me atrai, apesar da opinião positiva sobre ele. Tem diversos elementos encontrados nele que me chamam a atenção, até pelas características dos próprios personagens e a forma como a leitura segue o seu curso simples. Mas tenho algo que não sei explicar com a capa desse livro, eu vejo e penso: é melhor ler outro, e acabo fazendo. Espero colocar essa "birra" de lado algum dia, e dar uma chance ao conteúdo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Ao contrário de você, eu tinha certa expectativa sim, porque causa da dupla de autoras, mas minhas expectativas foram supridas.
    Adorei o enredo, seu desenvolvimento, o ápice, os personagens, a narrativa. E acredito que nos próximos da série, ele não será tão superficial.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Oi Giovana, tudo jóia?
    Eu adorei tudo que você falou sobre a história, porque eu também dei uma folheada no livro e adorei. Ainda tenho que ler, mas tenho certeza que irei gostar, porque já tinha visto falar por ai que lembra mesmo um pouco de Harry Potter e como sou fã com certeza irei amar.

    Enfim...Acho que vou me dar bem com esse livro.
    Logo logo estarei lendo ele com toda certeza.
    Acho que vai ser o primeiro da IRADO que irei ler, porque os outros não me interessaram tanto, mas mesmo assim vou tentar dar uma lida em todos eles, pois todos tem comentado muito bem das histórias.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Fico tão feliz em ver pessoas que adoraram esse livro principalmente por ser muitoooo diferente dos livros dos caçadores de sombras. Jáli o segundo e é tão bom quanto esse, tenho certeza que tu vai amar.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Giovana, sabe que infelizmente livros de fantasia não costumam chamar minha atenção, seilá mas são pouquíssimos os livros desse gênero que eu gosto e quero ler. Infelizmente esse livro não chamou minha atenção, talvez apenas pelo clichê que ele apresenta, sabe? mas fico feliz que você tenha gostado. Talvez um dia eu dê uma chance a ele.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir