18 fevereiro 2016

Resenha - O Enigma das Estrelas




Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador
Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.
No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.
Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

Livro: O Enigma das Estrelas - Clube dos Mistérios Vl.1
160 páginas  Skoob  ||  Cortesia: Geração Editorial  ||  OndeComprar









“ – Eu declaro que, a partir de hoje, a gente faz parte de um grupo secreto que vai se chamar Clube dos Mistérios. ”

Um livro de linguagem simples, mas de uma estória cativante e ao mesmo tempo assustadora e intrigante.

F.T.Farah nos conduz num enredo cheio de objetos voadores não identificados que aparecem constantemente numa cidade no interior de Minas Gerais, precisamente no Morro do Ferro. Todos os anos os pais de Vicente (Vicentinho), Carmem, Carola. Alfredo e Jonas se reúnem nessa cidade para aproveitar as férias e celebrar uma amizade de longa data que se estendeu para seus filhos.

Exatamente nessas férias os meninos estavam com muitas saudades uns dos outros, porque moram em cidades diferentes no Sudeste e não conseguiram se comunicar, já que nunca respondiam os e-mails uns dos outros.

Carlota e Jonas – o mais velho da turma – vivem num clima de romance desde as férias passadas, na qual ocorreu um beijo rápido, mas romântico entre os dois e estão ansiosos para ficarem sozinhos para saberem o que será do sentimento deles. O problema é que Alfredo não quer ajudar Jonas a se livrar de Carmem que vive colada em Carola. Alfredo vem para MG obrigado pelo pai – ele perdeu a mãe num acidente de carro – e queria é ter ficado em São Paulo e tentado ficar com sua paixonite, Victória.

O que chateia os cincos é a falta de algo para fazer e se divertir. A cidade parece parada no tempo e não tem nada a oferecer para os jovens. Jonas acaba tendo a ideia de acamparem no Morro do Ferro e se divertirem por lá. O problema é que são muito novos para ficarem sozinhos por aí e  tem pessoas que somem por um longo tempo e aparecem novamente como se nada tivesse acontecido. Seu tio Bento já foi vítima disso e sabe quem está por trás de tudo isso..., mas, isso é o mistério do livro (risos)


Os pais dos jovens fazem uma reunião geral e decidem liberar os garotos para acampar. Três dias sozinhos no Morro do Ferro sem intervenção dos adultos. Jonas seria o responsável por todos. Ele só pensava em pedir Carola em namoro. Carmem estava com medo das cobras. Vicentinho queria ficar com seus pais. Alfredo não queria ser subordinado de Jonas e sentia falta de sua mãe a todo instante.

“ Carola e Jonas se entreolhavam o tempo todo. Para ela, estar junto dele era o que importava. ”

Eles sobem no Morro do Ferro e começam a sentir como se tivessem sendo observados. Olhos escondidos na escuridão parecerem vigiá-los. Pesadelos perturbam suas mentes desde sua chegada naquela cidade. O mendigo Rui já tinha alertado sobre “eles”. A teoria é que a cidade estava amaldiçoada por causa da morte de um antigo padre e sua amante numa figueira há muitos anos atrás. Seriam demônios? Ou como todos achavam...ET’S?

“ Acordou com uma sensação estranha. Parecia haver mais alguém no quarto.” 

Coisas estranhas começaram a acontecer com os jovens. Jonas desaparece. Rui, o mendigo sabe quem foi...Tio Bento sabe que seu sobrinho talvez nunca mais apareça. A dúvida aparece: Quem sequestrou Jonas? Por que? Seriam os demônios? Por que Jonas e não seus amigos?

O Enigma das Estrelas é um livro infanto-juvenil que conquista com uma linguagem acessível a todos os públicos e um enredo misterioso e personagens bem elaborados e com medos reais. A obra é bem elaborada. Em cada capítulo – não enumerados – temos alguma nota que o autor explica sobre a origem de objetos voadores não identificados, as lendas locais e outros assuntos abordados no livro. Isso mostra uma preocupação do escritor com seu público.

Além disso temos o Raul Seixas como o “profeta” dos seres que parecem assombrar o Morro do Ferro e que me intrigou muito.

''Esse é o primeiro livro da Série Clube dos Mistérios. Chama-se desse modo, porque os cincos jovem – Alfredo, Jonas, Carola, Carmem e Vicente – formaram uma equipe para saber o que atormentar essa cidade.''

O livro é curto, mas bem desenvolvido. Tem um final cheio de mistérios e que nos deixa de cabelos em pé e com a sensação de vigilância de seres “estranhos” ao nosso redor. A capa é a essência da estória e cada capítulo tem uma ilustração bem resumida do mesmo e as páginas são brancas que combinam perfeitamente com as letras médias da obra.

O livro é uma ficção científica maravilhosa e fantástica recheada de aventura, amizade e assombrações desse mundo e de outros mundos paralelos.


“ De que adianta conhecer o enigma das estrelas se também vai morrer no final?”

23 comentários:

  1. Ai meu Deus, Joanice, com certeza eu não vou ler pq sou medrosa demais!! "Sensação de vigilância se seres "estranhos" ao nosso redor?" Jesus! Hahahahah! Quase morri vendo aquele filme Sinais, imagina lendo esse livro cheio de mistérios e suspense? Ok, não é pra mim rsrs.
    Mas, parabéns pela resenha, pra quem cute o gênero deve ser ótimo!
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Eu adoro livros juvenis, a leitura deles costuma a ser leve e aconchegante, e esse livro parece não fugir desse padrão. Fico muito feliz que você tenha gostado da leitura e espero ter a oportunidade de desvendar os misterios que envolvem o livro rsrs

    ResponderExcluir
  3. O que seria medos reais???Fiquei curiosa.
    Eu sou apaixonada pela editora Geração ♥ Mas não conhecia esse livro. Embora não seja um livro que faça meu estilo eu leria pois tem uma premissa bem legal, bem infanto-juvenil mesmo. Mas com mistérios e tal. Eu realmente curti. Agora como foi que o Jonas desapareceu, quem foi o responsável??? Amo esse tipo de mistério.
    Adorei de verdade. E sua resenha ficou bem escrita ♥
    Achei legal a mistura dos temas abordado no livro, fantasia ficção e aventura.

    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/02/parceria-galera-record.html

    ResponderExcluir
  4. O gênero não faz muito meu estilo, mas a sua resenha me deixou curiosa para saber quem sequestrou Jonas. E outra se o tio Bento foi vítima e voltou, por que ele acha que Jonas não pode voltar? Por que o sequestro deles são diferentes? Não gostei da atitude negativa do tio Bento. Além disso, gostei do livro ser infanto juvenil e já ser de ficção científica, uma boa forma de fazer com que as pessoas apreciem o gênero mais de mansinho.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Joanice,
    Eu ainda não conhecia o livro e achei que não fosse gostar, a capa me deu uma impressão errada sobre ele. Lendo a sua resenha eu me vi curiosa para saber mais sobre essa história super misteriosa e esse gênero é um dos que eu mais gosto. Acho que essa nota do autor no começo dos capítulos deve ser bem interessante. Capítulos sem numeração? :( não gosto muito kkk mas quando a história é boa eu nem percebo

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adoreeeei...
    Adora histórias que envolvam um grupo de amigos e muitos mistérios...
    A capa não me chamaria atenção, mas sua resenha me deixou com muita vontade de ler... Me lembrou um pouco uma série que eu amava na adolescência, os karas de Pedro Bandeira, já leu?


    Beijo
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Joanice
    O autor parece ter trabalhado bem o enredo e até se preocupado com informações pertinentes para passar ao leitor. Apesar de o livro ser bem elogiado, inclusive por você na resenha, eu ainda não sei se me animaria a ler. Mas um dia quem sabe eu me anime, pois gosto de certo mistério e essa linguagem infanto-juvenil, e parece que escrita é bem leve. De qualquer forma, gostei de saber sua opinião e até daria uma chance ao livro um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Joanice!
    Achei bacana a sua resenha, que conta detalhes que deixam o leittor realmente com água na boca, bem típico de uma história que envolve bastante mistério suspense e ficção científica.
    Apesar de não curtir esse tipo de leitura, me orgulha saber que se trata de um livro nacional e que vai se tornar uma série!
    Vou indicar aos adolescentes que conheço, tenho certeza de que vão adorar a história.

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Achei bastante interessante esse livro. Primeiro ponto que gostei é por se passar em Minas Gerais, minha terrinha, não é todo livro que se passa aqui... A maioria das obras brasileiras se passam no Rio ou SP. Segundo ponto é que eu estou deduzindo que tem algo a ver com ETs e adoro estórias assim de ficção científica. Achei bem legal essa coisa das familias serem amigas e dos filhos também. Achei legal eles se reunirem para tentar desvendar o mistério, o que mostra a união deles e passa uma mensagem de amizade. Fiquei curiosa para saber porque sequestraram só Jonas e não os outros. Definitivamente tentarei ler esse livro no futuro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  10. Oi Joanice
    O livro tem uma premissa bem legal mesmo. Me lembrou o E.T de varginho demais. Haha. Enfim, que bom que a história é bem desenvolvida e foi uma boa leitura para você. eu amo sci-fi, aliens e com certeza a história me agradaria. :D Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. OI Joanice, percebo que é mesmo um livro infanto mas que é um tema legal para ser abordado e diferente para a garotada, apesar de que eles gostam disto. Eu gosto de temas assim e amo ver filmes com esta temática e imagino que o livro mesmo sendo curto é divertido e diferente!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Joanice, não conhecia o livro e fiquei curiosa, chamei até o meu filho para ler a resenha comigo porque eu acho que ele também pode apreciar. Estou em um momento bem propicio para ler uma boa aventura e acho que este livro pode preencher bem esta minha vontade.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um ótimo livro, mas o último que li aonde tinha essa sensação de ser vigiado fiquei tão perplexa que achava eu eu estava sendo vigiada também. Tiver até pesadelos. rsrsrsrs

    O que me deixa mais feliz é ver que um livro nacional parece ter tanta qualidade e um enredo bem diferente do que estamos acostumada. Essa evolução da literatura brasileira não tem deixado a desejar diante dos gringos. Ainda precisa de muito, mas já estamos no caminho.

    BJS,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  14. Olá! Achei bem interessante a premissa, parece ser cheio de aventuras e mistérios. Fico imaginando: primeiro a excitação de acampar sem os pais perto, depois o medo dos eventos que ocorrem. Achei bem legal e fiquei curiosa para saber que leva as pessoas, e porque elas voltam depois. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Joanice.
    Sabe que eu ainda não tinha dado atenção à esse enredo até o momento?
    Mas adorei esse mistério que ele traz, e infantojuvenil é um gênero que não dispenso.
    O fato das páginas não serem numeradas também é bem interessante, acho que nunca li um livro que não tivesse essa marcação....amei isso, vai manter o toc sob controle por um tempo.
    A Geração sempre arrasa nas edições né, não vejo a hora de conferir essa aventura e claro as ilustrações do livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito de literatura infanto-juvenil. Acho que os livros desse gênero estão cada vez mais caprichados, fazendo com a leitura seja prazerosa para os adultos também. Não conhecia essa obra, mas pelo que li em sua resenha, penso que vale a leitura. Achei a capa meio sem graça, mas acho que isso é o de menos, quando a obra é boa. Vou comprar o livro para o meu sobrinho, mas lerei também, claro!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Olá Joanice,
    Acho muito legal quando o livro, mesmo curto, é bem desenvolvido!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei muito legal, fiquei bem curiosa e acho que leria.
    Eu acho que ficaria apreensiva em algumas partes, mas poderia superar isso e amar a leitura!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?


    Fiquei bem intrigada depois de ler essa resenha. E vi que é apenas o primeiro volume... O livro termina sem dar explicações, ou seja, fica ainda todo um mistério no ar? OU as continuações contarão outras histórias? Fiquei bem curiosa!

    Adorei sua resenha! Adoro infanto-juvenis por conta da linguagem mesmo e, por conta disso, acho que adorarei esse. Ainda mais que tem OVNIS! Adoro filmes com esse tema e o único livro que li do assunto foi o próprio Alien (que é uma romantização do filme). Portanto, quero ler logo :)

    Obrigada pela dica!

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros juvenis pois eles sempre acabam nos proporcionando uma leitura mais leve e agradável, gostei muito da premissa desta obra honestamente não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para desvendar estes mistérios dica anotadíssima

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Apesar de, eu gostar de livros repletos de cena de ação e juvenis, esse livro não me chamou a atenção, achei a capa muito bonita e atrativa, mas conforme fui lendo sua resenha, percebi que não é algo que eu leria agora. Não descarto a possibilidade de vir a ler futuramente, mas por agora não.
    Gostei bastante da sua resenha!

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Joanice, sabe que eu não curto muito livros de ficção científica e talvez por isso esse não chamou a minha atenção, mesmo com as suas recomendações eu acredito que não leria ele no momento, talvez mais para frente eu dê uma chance e quem sabe mudo minha opinião!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Já conheço esse livro, por uma outra resenha que li. A sua resenha é bem positiva, mas a outra que li era o oposto, somente 2 estrelas. Contudo, sempre achei que gostaria muito do livro, pois adoro os infanto-juvenis, apesar de já estar ficando velho kkkk
    A história desse é bem misteriosa e estou curioso, ainda mais por ser de um autor nacional! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Joanice!
    Esse livro me lembrou muito minhas brincadeiras com meu primos quando eu era pequena... sempre brincávamos de alguma aventura mas morríamos de medo de ficar sozinhos kkkkkk O livro parece ser bem cativante e engraçado. Eu costumo gostar de infantos-juvenil assim, mais para me divertir mesmo
    Gostei muito de conhecê-lo!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir