15 fevereiro 2016

Resenha - Filho das Sombras




Filho das Sombras narra a história da jovem Liadan, que, tal como a sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quiser que as ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões.
A Irlanda está numa avassaladora guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecido
como um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, ela acaba por ser capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser das sombras, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...

Livro: Filho das Sombras
615 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Butterfly || OndeComprar





Se você ainda não leu o primeiro livro FILHA DA FLORESTA Clique aqui






"Lembre-se, Liadan. Tudo acontece como deve acontecer. Siga seu destino com coragem. É o máximo que você pode fazer."

''Filho das Sombras'' é o segundo de 4 livros da série Sevenwaters e acompanha a jornada de Liadan, filha de Sorcha, que assim como a mãe tem habilidades de cura e ouve o chamado dos seres da floresta. O clima é de tensão entre os clãs da região por causa de um misterioso grupo de mercenários liderados pelo Homem Pintado, que ganha fama e causa temor por sua eficácia e crueldade. Tudo muda quando a jovem Liadan é sequestrada para tentar salvar a vida de um homem, conhece Bran e suas vidas se entrelaçam.

Ao mesmo tempo que Liadan é aconselhada pelos seres da floresta a permanecer perto de casa, pois só assim seu povo reconquistaria as Ilhas Sagradas, ela começa a escutar novas vozes, de seres ainda mais antigos. Eles dizem para que siga por um caminho diferente, que a uma antiga profecia poderá se realizar e só então sua família teria paz.

Foi muito bom ter essa continuação em mãos e eu admiro ainda mais a autora depois desse livro. Se em Filha da Floresta há um ar de conto de fadas, Filho das Sombras dá um destaque grande para as relações e segredos dentro de uma família. Revisitar os personagens do primeiro livro foi maravilhoso, eles estão em segundo plano, mas tem papeis na estória e a autora conseguiu manter a essência de todos.


"Mas acho que o mundo é simples, em sua essência. Vida, morte. Amor, ódio. Desejo, realização. Magia. Talvez só esta última seja mais complicada."


Sorcha e Liadan são ao mesmo tempo muito parecidas e muito diferentes. Ambas têm um grande amor e dedicação pela família, são curadoras e escolhidas pelos seres da floresta, mas a diferença esta na forma como elas respondem a essa escolha. As situações são diferentes, mas Sorcha, no primeiro livro, sempre seguiu cada instrução passada por esses seres, enquanto Liadan os questiona e até mesmo vai contra suas decisões. A construção dessa protagonista foi perfeita, ela tem uma personalidade forte e algumas características me lembraram do seu pai.

Outra personagem que chamou minha atenção no livro foi Niamh, filha mais velha de Sorcha. Ela era considerada a moça mais bonita da região e seu casamento com o líder de um clã era praticamente certo. No início ela parece um tanto fútil e infantil e sofreu muito por causa de uma escolha impensada e de segredos guardados, mesmo assim acabou se mostrando forte.

O romance está mais presente nesse do que no primeiro livro e eu diria que é ele que move a estória. Liadan se apaixona e sabe que Bran será seu único companheiro, mas tem que sofrer com as consequências, já que o romance sequer pode ser revelado para a família. Ele é um protagonista que ganha o leitor aos poucos, suas ações atuais são justificadas pelo passado, além de, a sua maneira, ele ser justo.

Os elementos da mitologia irlandesa continuam presentes, mas dessa vez a estória não acompanha uma lenda, mas uma antiga profecia e a nova geração de uma família que muitos pensam que poderiam realizá-la. Assim como a mãe, outra característica da protagonista é ela ser uma ótima contadora de estórias, então lendas sobre a magia e heróis de Erin (que estaria localizada na Irlanda medieval) estão sempre presentes. Essas lendas conseguem enriquecer ainda mais a estória principal.

"As fábulas não são mentira nem verdade, e sim um meio termo. Podem ser aquilo que o ouvinte escolher ou o que o contador desejar."

Esse é o segundo livro que faz parte da coleção de 4, e o melhor seria a leitura em ordem, mas acredito que quem decidisse ler somente Filho das Sombras não ficaria completamente perdido, já que os livros narram as estórias de gerações diferentes de uma família, mas o final desse deixa pontas para Filha da Profecia, que é o próximo livro.


A narrativa é em primeira pessoa e os capítulos são longos, um total de 16, mas não tornam a leitura cansativa por serem divididos em partes menores. A capa segue o padrão da primeira, com uma floresta ao fundo e um pássaro voando em destaque, toda com um toque levemente metalizado. É bonita, mas chamaria mais atenção se fosse um pouco mais clara. A diagramação é muito bonita, as páginas são amareladas e o início de cada capítulo tem pequenas ilustrações. A revisão está impecável.

Recomendo a leitura para todos os fãs de fantasia, pois essa série está realmente imperdível!

35 comentários:

  1. Oi Eve, tudo bem?
    Já li algumas resenhas de Filha da Floresta e parece ser realmente um livro bem legal!
    Que bom que você gostou de Filho das Sombras, sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer melhor a história dessa série.
    O fato da história ter fantasia, mitologia me deixam bem entusiasmada pois gosto de livros assim!
    Espero ter oportunidade de ler...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      O livro é ótimo, estou apaixonada por essa estória! Essa mistura de fantasia é incrível e espero que você goste bastante quando conseguir ler :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Caramba eu amo séries, principalmente quando tem mitologia no meio, e ainda mais irlandesa. Adoro conhecer novas mitologias e confesso que pouco sei da irlandesa.

    Eu fiquei muito animada com essa série que conheci por você agora, eu infelizmente não sabia da existência desses livros. E por mais que você tenha escrito que posso começar pelo segundo, seria um sacrilégio literário de sagas se eu não começasse pelo primeiro.

    Obrigada pela dica!!!!!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu conhecia bem pouco da mitologia irlandesa antes de começar a ler essa saga, isso é uma das coisas que mais gosto nela! Fico feliz que você tenha descoberto uma nova saga com minha resenha e espero que consiga ler logo!
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu sou perdidamente apaixonada por essa série, eu li a coleção inteira e todos eles são ótimos com a dose certa de romance, e devo dizer que através dele você consegue ficar fascinado com a Irlanda Medieval, o casal Liadan e Bran é simplesmente maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Agora fiquei ainda mais curiosa sobre os próximos livros! Com certeza vou querer ler todos!
      Beijos!

      Excluir
  4. Eve lindona eu li o primeiro livro, fiquei apaixonada pela escrita da autora, foram, 600 páginas de pura magia, e pelo visto nesse segundo livro a magia continua, gostei de saber que nesse livro ressalta mais o romance que adoro. Magia é romance é uma dupla imbatível. Não vejo a hora de ler esse livro, A capa está maravilhosa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Essa mistura de romance e magia é imbatível, simples assim haha
      Espero que você consiga ler logo e também se apaixone por esse segundo livro!
      Beijos!

      Excluir
  5. UOU, PARA TUDO! Tem mitologia irlandesa?!Sério?! Onde eu compro esse livro? Achei a temática bem diferente, tudo bem que tem romance no meio e eu não sou muito de romance, mas SEM OR, tem MITOLOGIA IRLANDESA! Você gosta de cultura celta? Deve ter a ver com cultura celta, não? Tem um livro chamado Alma Celta que explica bem a cultura celta e os diversos povos que a formaram, também fala da mitologia <3

    Nossa, fato que quero ler pra ontem :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tem bastante mitologia!! A temática é diferente mesmo e muito boa. Tudo que envolva culturas diferentes me agrada, obrigada ela dica!
      Beijos!

      Excluir
    2. Já procurei o livro e fiquei bem curiosa, é mais um pra lista de desejados :P

      Excluir
  6. Olá
    Eu já vi vários comentários sobre toda a série é cada um é elogio por cima de elogio rsrs. Eu sou fã de fantasia misturado com mitologia e esse daí me deixa bem curioso para saber como desenrola o livro todo. A única coisa que me incomoda é o seu tamanho, não curto livros com mais de 500 páginas e esse daí utrapassa pra caramba. Mas vou deixar esse medo de lado, e me arriscar nessa que parece ser uma fantástica obra
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livros são bem longos mesmo, mas a leitura é bem rápida e vale muito a pena! Espero que você goste quando ler!
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá
    Eu nunca li nada da mitologia irlandesa e até fiquei curiosa, eu nunca lo nenhum dos livros da série e me interessei em conhecer, mesmo você falando que não é uma sequência e que pode ser lido separadamente, eu prefiro ler em ordem pra não pegar pequenos spoilers, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente de todos os outros volumes esse foi o que menos que interessou. A premissa não me deixou tão curiosa, embora eu leria para saber um pouco sobre a mitologia irlandesa. E se tem uma coisa que não gosto em livros são capitulos longos, isso me deixa super entediada e eu acabo empacando na leitura. Mas enfim... Quem sabe eu arrisque hehehe.
    Ainda assim sua resenha está perfeito e parabéns pela coragem de ler esse lindo e enorme tijolo de folhas <3

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/02/divulgacao-lancamento-fada-madrinha-e.html

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa que você me fez ter certeza é que essa será a próxima série que vou comprar. Já faz tempo que estou de olho nela. Mãe nunca tive aquela empolgação de comprar. Sua resenha me animou e muito.
    Adoro fantasia e eu sou completamente apaixonada pela Irlanda e toda a cultura celta sabe?! Um milhão de pontos para o livro.
    Outro fato interesse é o poder da personagem de conversar com os espíritos da floresta. Acredito bastante nessa conexão e isso vai fazer com que eu me envolva mais ainda com a história.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Oiiiii

    Já tinha visto algumas resenhas dessa serie todas ótimas, estou voltando aos poucos na fantasia rsrsrsrsrs
    Já está na listinha de leituras =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Desde que eu li a resenha do primeiro volume, Filha da floresta, eu me interessei pelo livro. Já o coloquei duas vezes no carrinho, mas o tirei as duas.. Não sei por que.
    enfim, nesse segundo volume, me parece que as coisas melhoram não é mesmo? Eu adoro livros que falam sobre diversas mitologias, e essa irlandesa pouco conheço. Aparentemente o romance está mais intenso, como você disse, mas não é somente ele na trama, não é mesmo? do jeito que eu gosto, haha. Espero ler esse ano sem falta!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Eve. Tudo bem?
    Ainda não conhecia a coleção e achei muito interessante, sou fascinada por histórias de fantasia, o que não me agradou tanto é o fato de serem quarto livros, ando cansada destes livros que tem continuação chega um momento que fica uma pouco redundante. Sua resenha está bem escrita e mostra qual o clima da leitura, parabéns.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Eve, já li vários livros de autores irlandeses e que se passam na Irlanda, mas nunca li nada a respeito da mitologia irlandesa e isso me deixou muito curiosa quanto ao conteúdo do livro. Este não é um gênero que eu leio muito, embora aprecie bastante e anotei essa dica para conferir em breve. Tenho um certo problema com capítulos longos, mas se a narrativa funcionar, tenho certeza que a leitura fluirá.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee Eve ^^
    Amooo os livros da Juliet ♥ Até agora só li "Filha da floresta" e "Filho das sombras", mas para ler os próximos preciso relê-los, pois quase nem me lembro dos acontecimentos *-* Lembro de ter achado a leitura de ambos um pouco cansativa, mas, ainda assim, as histórias são incríveis, né? Também gostei bastante de Niamh.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Eve, confesso que eu tenho muita curiosidade em ler essa série, mas também confesso que o tamanho do livro me assusta um pouco! hahahah espero ter uma oportunidade de lê-los uma hora dessas que eu estiver com mais tempinho livre, irei adorar conhecer mais dessa história!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Outra resenha espetacular, hein? Adoro livro de fantasia, com mitologias e lendas. E, pelo jeito, assim como você, irei adorar esse! Sempre gosto de conhecer novas mitologias e essa série parece ser perfeita para isso.

    Gostei de saber que o primeiro livro se difere nele por contar histórias de gerações diferentes. Não me lembro de já ter lido uma história com uma premissa dessa. É muito bom saber o que acontecerá com os filhos dos personagens que já conhecemos anteriormente ;)

    Enfim, obrigada pela dica!

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Eve,
    Acho que você falou muito bem do livro.
    Já li os 4 livros que existem e, ouso dizer que Filho das Sombras é um dos melhores, justamente por Liadan. Ela é muito diferente da mãe, mas, igualmente a mãe, não desiste dos seus sonhos e suas vontades e vai atrás de seu amor, mesmo que passe por muitas coisas.
    Sobre Niamh, ela me pareceu muito imatura também, mas eu vi que não era assim, quando li o terceiro livro. Não vou te contar o que aconteceu, pois espero que você leia.
    Enfim, amei sua resenha e fiquei com muita vontade de reler ♥
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de ler o primeiro livro e adorei a mitologia, a historia, a escrita da autora e os personagens, enfim, eu amei tudo rsrs e pelo que vi na sua resenha o segundo livro também é fantástico, mal posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Está ai uma saga que quero muito ler!! Sou apaixonada por fantasia e toda vez que leio uma resenha fico com mais vontade ainda. Amei a foto que você está segurando o livro com as árvores ao fundo e que diagramação linda!!! O que me chama atenção é sobre a mitologia Irlandesa, não conheço os seres e o folclore em torno, deixa o livro bem mais atrativo...beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Já tinha ouvido falar do primeiro livro dessa série, e gostei muito! Mas ao saber que serão 4 livros, acabei adiando a leitura do primeiro. Tenho mais de 15 séries iniciadas e não terminada, e pretendo finalizar algumas ainda esse ano, mas para isso tenho que ficar longe das novas séries que estou conhecendo hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Já ouvi falar do primeiro livro e só ouvi cometários positivos sobre a escrita e a estória criada pela a autora, porem esse me chamou mais a atenção do que os anteriores como você disse, que podemos ler tranquilamente fora da ordem já que são com personagens e gerações diferentes vou começar por esse caso goste lerei os demais.

    ResponderExcluir
  22. Legal essa mudança feita para o segundo livro. Seguir a questão da mitologia, mas não exatamente nos mesmos termos que o primeiro. Um sobre uma lenda, o outro sobre uma profecia.
    Meu único receio em iniciar essa série e justamente o fato de ser uma série. Aparentemente hoje em dia tudo é série e estou com umas 04 em aberto. Aí complica muito, pelo tempo, pela capacidade de memória em lembrar de tudo até sair o livro seguinte e, principalmente, pelo bolso.

    ResponderExcluir
  23. Oi Eve, tudo bem minha flor...
    Sua resenha ficou maravilhosa... sempre leio elogios dessa série... parece que a autora tem uma excelente escrita além de envolvente... sempre fiquei estagnada para ler essa série, por ser fantástica demais e esse tipo de enredo não me prende muito... mas sempre que leio uma resenha deles, penso em voltar atrás na minha decisão... não digo que acontecerá de imediato, mas acho que tenho pretensão em um futuro... porque percebo que aqui tem mais que uma simples história... tem valores a serem refletidos e aprendizados a serem adquiridos... adorei viu... Xero!!

    http://www.minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Eve,
    Engraçado, eu não sou fã de fantasia, mas esse livro é um dos que fazem parte da minha lista de desejados.
    Na verdade, quem faz é filha da floresta, mas como eu tenho toc com continuações, esse também está lá.
    Gostei de saber que ele é baseado em lendas e mitologias,acho que gostarei, mesmo não sendo meu gênero favorito.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oieeeee
    Ainda não li nenhum livro dessa série, apesar de ter bastante interesse.
    Realmente a diagramação está um luxo! Muito bonito de se ver.
    Gosto muito do universo dessa história por tocar no paganismo, me lembra um pouco de As brumas de Avalon.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Gente, que livro enorme *O*
    Eu já li várias vezes sobre essa série em outros blogs literários, mas nunca sinto vontade de ler seus livros, mesmo sendo um fã de literatura fantástica. O fato do livro ter longos capítulos me desanima um pouco, e como você diz que isso não incomoda na leitura, menos mal. A capa é bem bonita e a diagramação interna está bem trabalhada. Mesmo o livro sendo grande o que de fato deve prender o leitor é essa tal profecia HAHAHA

    Ótima resenha!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Eve, tudo bem?
    Que resenha bem escrita, parabéns.
    Estou um tempo querendo ler essa série e cada vez que vejo uma resenha da continuação aqui eu quero assaltar um banco para comprar tudo de uma vez.
    Adoro mitologia Irlandesa e mistérios, tudo isso misturado com romance e com uma diagramação tão linda, dá vontade de ir correndo comprar.
    Beijocas e para béns mais uma vez.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  28. Oi Eve ,
    adorei a resenha , já vi várias outras falando sobre a filha da floresta e estou querendo ler mais ainda não tive a oportunidade mas pela sua resenha parece ser um livro ótimo haha
    beijoss
    wonderbookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir