15 fevereiro 2016

Resenha - Corte de Espinhos e Rosas




Em Corte de Espinhos e Rosas, um misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance.
Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação.
Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira — que ela só conhecia através de lendas —, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Livro: Corte de Espinhos e Rosas
434 páginas || Skoob || Editora: Grupo Editorial Record || OndeComprar







É extremamente difícil falar sobre algo que gostamos muito, ou neste caso, sobre um livro. Apontar defeitos ou motivos pelo quais não gostamos de algo é fácil, mas falar sobre o porquê da obra ter nos cativado se torna complicado pelo simples fato que nenhuma palavra, ou elogio, ser suficiente, e Corte de Espinhos e Rosas é assim.

O livro é baseado no clássico A Bela e a Fera, a estória tem a essência e lembra pelo fato de serem três irmãs, um pai que perdeu toda sua fortuna e um acontecimento levar a protagonista a conviver com a “Fera”, mas com o decorrer da estória isso se torna distante e o livro único. Deparamo-nos com uma sociedade divida entre humanos e feéricos. Antes da formação do tratado e da grande batalha, os humanos foram escravizados e quase extintos pelos superiores feéricos com seus poderes e habilidades únicas, hoje o território foi divido por uma grande muralha onde os feéricos vivem em Prythian em cortes de acordo com a estações do ano (primaveril, invernal, outonal, etc...) e os humano em uma pequena porcentagem de terra.

"Ali estavam as criaturas das lendas sangrentas, aquelas que escapavam pela muralha para atormentar e trucidar mortais. Aquelas que eu ficaria feliz em matar naquele dia, no bosque nevado. Os olhos imensos, com formato amendoado, observavam vorazmente o Suriel e eu." Cap.15

Feyre mora em um casebre próximo a floresta, sendo a irmã mais nova de três, logo se pensa que seria a caçula mimada por todos, mas não é a sua realidade. Com um pai machucado e irmãs acostumadas ao luxo e uma vida confortável, ela se vê obrigada a sustentar sua família tornando-se uma caçadora. Em um dia de caça Feyre se depara com um lobo, ela não hesita em matá-lo, a carne sustentaria sua família por um mês e a pele renderia um bom dinheiro. É exatamente isso que ela faz. Só que não era um simples lobo, e sim um feérico. Uma consequência vem pelo seu ato, um feérico em forma bestial aparece à porta de sua casa reclamando a morte de seu amigo, uma vida por outra.

Feyre estava pronta para morrer e poupar sua família quando o feérico propõe que ela viva com ele em suas terras. Amedrontada ela passa a viver com Tamlin na Corte Primaveril, onde ela descobre que de fera ele não tem nada, um ser lindo e perfeito que desperta desejos proibidos.

"Era Tamlin, mas não era. Na verdade, era o Tamlin com quem eu tinha sonhado. Sua pele reluzia com um brilho dourado, e, ao redor de sua cabeça, um círculo de luz do sol resplandecia. E os olhos de Tamlin... Não eram apenas verdes e dourados, mas de todos os tons e variações imagináveis, como se cada folha da floresta tivesse escorrido e formado um único tom." Cap. 23

Faz um bom tempo que não lia uma fantasia e o fato de envolver fadas me deixou com o pé atrás em vários quesitos, nunca tive sorte nesse gênero, mas não pude escolher melhor. A primeira coisa que chamou minha atenção foi o livro físico em si, a capa é maravilhosa toda emborrachada e relevo brilhante, com toda certeza um dos mais belos da minha estante. Eu costumo ler uma boa parte da estória para o livro conseguir me envolver, mas Corte de Espinhos e Rosas me prendeu desde o inicio.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Feyre, uma jovem forte que faz tudo para sustentar sua família, achei um ponto extremamente positivo a protagonista ter tanta garra, o mundo onde ela vive é numa sociedade feudal onde as mulheres não eram valorizadas e consideradas frágeis, Feyre quebrou esse paradigma.

Todos os personagens secundários são muito bem construídos com características únicas. A irmã mais velha me irritava por ser tão aproveitadora, todos na casa dependiam de Feyre para sobreviver mas ninguém mexia um único dedo para ajudá-la, ela aprendeu cedo que podia depender somente de si mesma. Quando é levada para viver com os feéricos conhecemos Tamlin, que mesmo Feyre sendo a assassina do seu amigo, fazia de tudo para tornar a estadia dela agradável. Lucien foi um achado para a estória, amigo e criado de Tamlin que falava tudo que pensava sem se importar, deixava claro que a presença dela era dispensável, meu personagem favorito, já a criada Alis era ao mesmo tempo prestativa e rude com ela, sempre disposta mas somente com o necessário, como se ela quisesse de aproximar mas não pudesse.

O romance é sutil, você vê com o passar das páginas ele desabrochando, é muito legal a sutileza como é retratado a transição do ódio para o amor, não é algo imposto ao leitor, é leve e delicado, faz com que nos apaixonemos também, os cenários descritos pela autora são ricos em detalhes e fácil de imaginar tamanha beleza e fantasia, já estou com as malas prontas para morar em Prythian (risos).

"O mundo tinha se tornado mais rico, mais claro. O riacho era um arco-íris quase invisível de água que fluía sobre pedras, tão convidativamente suave quanto seda. As árvores estavam envoltas em um brilho leve, que irradiava do centro delas e dançava pelas bordas das folhas. Não havia cheiro metálico pungente; não, o cheiro de magia tinha se tornado como o de jasmim, como lilás, como rosas. Eu jamais conseguiria pintar aquilo, a riqueza, a sensação... Talvez frações dela, mas não a coisa toda." Cap. 23

Uma grande reviravolta acontece no meio do livro e muitas revelações são mostradas e os verdadeiros objetivos por de trás da chegada de Feyre ao reino feérico, tem um final arrebatador deixando aquele gostinho de quero mais. Em suma o livro é esplendido e não vejo a hora da continuação chegar ao Brasil que esta previsto para ser publicado no segundo semestre de 2015.

32 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu também li Corte de Espinhos e Rosas e amei!
    Achei a história super interessante e cativante e também gostei muito dos personagens!
    Esse foi o primeiro livro da Sarah J. Maas que li, mas quero muito ler outros.
    Já estou ansiosa pelo 2° livro dessa série.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é o primeiro que eu li também, fiquei louca de vontade de ler Trono de Vidro

      Bjos *--*

      Excluir
  2. Eu também tenho esse problema, se é que é de fato um problema, os livros geralmente demoram a me pegar. Por isso, sempre que sento pra ler me proponho a ler no mínimo 50 páginas, se não pode acontecer de eu deixar de lado um livro que era realmente muito bom.

    Enfim, quando comecei a ler a resenha lembrei do filme A Bela e a Fera de 2014, um filme francês, depois vi que não tinha muito a ver, pois não são reinos divididos e humanos em desvantagem. Mas eu realmente acho que você que amou o livro vai curtir o filme também. Além do mais amo personagens femininas com garra, com sede de viver e independente, não sou muito fã da categoria "dama em apuros".

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro as histórias que tem a Bela e Fera vou procurar para ver *---*


      Bjos *--*

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de comprar esse livro, é um gênero que eu gosto e sou muito fã da Bela e a Fera, motivo pelo qual gostei tanto de Beleza Cruel da Rosamund Hodge, e acredito que irei gostar deste também, confesso que a resenha me deixou com mais vontade de comprar e ler de uma vez, mas estou com fila imensa dos que ainda não tive tempo de ler, talvez eu vá furar a fila para comprar e ler esse primeiro!! ehuehuehueheuheue

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona esse livro entrou para a lista de meus favoritos com certeza, a capa é linda, uma história muito bem escrita e personagens maravilhosos, me apaixonei por esse livro, fico feliz que gostou também. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Stéfani, também tenho muita dificuldade de escrever resenha de livross que eu amo, que me envolvem etc. É tão mais fácil dizer o sobre você não gostou, né? Até mesmo livros que eu gosto, porém com ressalvas, eu acabo falando mais do lado que eu não gostei do que do lado que eu gostei e muitas vezes as resenhas dão a entender que eu não gostei do livro (mas no fundo eu gostei ahhaha Confuso, eu sei). Mas não se preocupa que a sua resenha está ótima, acho que você conseguiu passar todos os pontos que você curtiu. Só não sei se leria porque, sei lá, como é uma releitura de um conto de fadas a sensação que eu tenho é que já sei de todos os spoilers.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu preciso muito, mas muito mesmo, ler esse livro. Na9 só capelas por ser um gênero que eu gosto muito, mas por ser um gênero que gosto muito e ser tão bem comentado pelos blogueiros que acompanho. Essa capa é muito diva e espero que não demora muito para eu ler o meu
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?

    Devo confessar que das histórias de contos de fadas, aquela que mais gosto é da Bela e a Fera. Pensar que esse livro, que me apaixonei pela capa, tem um pouco dessa história já conquistou o meu coração. E ela parece ter uma história tão incrivelmente linda. Acho que vou me apaixonar...

    Essa resenha ficou ótima! Só aumentou a minha expectativa com esse livro. Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Stefani!
    Eu sou apaixonada pelo conto A bela e a fera e todas as adaptações dele me deixam curiosa! Essa capa é mesmo linda e, mesmo que eu também ainda não tenha encontrado um livro com fadas que realmente me ganhasse, imagino que esse vai ser ótimo! Sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre essa fantasia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Stefani!
    Eu sou apaixonada/fã de carteirinha/ leria até a lista de supermercado da Sarah. Acho a narrativa dela uma das melhores coisas na literatura atual, o modo como ela prende a gente com os personagens e as tramas intrincadas. Trono de Vidro é uma das melhores coisas que já li, e ACOTAR não fica muito atrás.
    Apesar de ter odiado a tradução porque muitos trechos e frases ficaram estranhos - faltou uma revisão mais atenta ali - além de uns erros de continuação de cena - tipo vestido vermelho virando violeta, cabelos ruivos ficando pretos, etc - eu amei tudo. A recontagem de A Bela e a Fera foi genial, especialmente como ela usou todos os elementos do conto de fadas junto com um pouco do filme também KJASFUOASUOASB AMO TAMLIN TANTO!
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olha, me deixou curiosa com o livro. Eu já tinha o visto mas nunca procurei nada sobre ele e lendo a sua resenha eu não poderia deixar de ficar interessada. Fiquei curiosa em saber como o ódio se transforma em amor e com as revelações. Não sabia que teria continuação, espero que eu goste tanto do livro quanto você e que eu fique louca pela continuação também

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre fico babando nessa capa. ELA É TÃO LINDA.
    Uma das minhas resenhistas resenhou esse livro lá no blog, ela deu 4 estrelas, então eu vou confiar mais em vc e que ela não veja isso rsrsrsrs É que eu realmente quero acreditar que esse seja um livro bom que mereça 5 estrelas e ainda vire um favorito.
    O conto A bela e fera é tão lindo, e eu achei bem legal o modo que ele foi relatado no livro. Realmente adorei a premissa e fiquei muito curiosa mesmo.
    E você finalizou a resenha me deixando ainda mais curiosa, adoro reviravoltas e quero saber o que aconteceu hehehehe


    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/02/divulgacao-lancamento-fada-madrinha-e.html

    ResponderExcluir
  12. Oi flor tudo bem. Esss livro já é amor a primeira vista só pela capa que acho tão linda e olha que eu não sabia que ela era emborrachada!
    Sou apaixonada por todos os elementos do livro como fadas, fantasia, um pouco de contos de fadas, tudo para ser um ótimo livro.
    Sua resenha me encantou ainda mais por ser tão positiva em relação ao livro. Muito em breve esse livro vai estar na minha estante e me levar para esss mundo mágico que tanto amo.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Stefani, olá.
    Eu acabei de comprar esse livro na Amazon e ele já está a caminha de casa. Imagina a felicidade ao me deparar com essa resenha, haha. Bem, desde que o livro foi lançado, ele me chamou a atenção. Seja porque a minha princesa da Disney favorita, seja a Bela ou porque confio muito no trabalho da Sarah J. Maas. A escrita da autora é muito gostosa e espero ter bons frutos com essa leitura. Tô bem ansiosa. Estou em uma vibe ultimamente, de ler contos de fadas HAHAHAH quem diria.
    Parabéns pela resenha, Stefani.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Stefani.
    Gosto muito deste gênero, sou fascinada pelo mundo das fadas. Sua resenha me deixou curiosa e com vontade de ler, ela está detalhada sem revelar demais. A capa do livro é muito bem elaborada e de muito bom gosto. O duro será esperar o lançamento da continuação.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Stefani, o layout do blog combinou com a capa deste livro.... hahahahah Ainda não li nada desta autora, mas já quero pra ontem porque a convulsão de elogios que ela recebe não pode ser em vão e eu preciso conferir também. Gosto quando na trama, os personagens secundários se fazem perceber e poucos autores sabem fazer isso sem deixar o tom artificial para o enredo. Adorei a dica e espero ler e apreciar em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiee Stefani ♥
    Gosto tanto da capa desse livro, que eu o compraria só por conta dela...haha' mas a história parece ser muito boa, então é outro motivo pelo qual eu o quero muito. Saber que o livro tem reviravoltas e revelações me deixou ainda mais animada para ler, mas acho que vou esperar o lançamento do segundo, sabe, ai já leio os dois de uma vez...haha' Fico feliz que você tenha gostado tanto dele ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Stefani, sabe que esse livro nunca tinha chamado minha atenção de fato, mas a sua resenha conseguiu me cativar a ir atrás do livro o quanto antes, parece ser uma história que vai me prender do início ao fim, então com certeza está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Eu acho a capa desse livro muito bonita *o* Ainda não tive de ler nenhum livro da autora, nem mesmo a trilogia que todo mundo fala super bem e ama. Apesar de não gostar muito de romances, a premissa desse livro me chamou a atenção, principalmente pelo fato do romance do livro se dar de uma forma mais sutil e não tão forte e meloso e também tem o fato do livro ser uma recontagem do clássico Bela e a Fera, não sei se o livro funcionaria comigo, mas com certeza daria uma chance.

    Amei a resenha, beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Flor!
    Eu amo a escrita da autora, apenas com a leitura de O Trono de Vidro.
    Assim como você, acho extremamente difícil falarmos de algo que gostamos muito - eu tenho muita dificuldade de fazer isso.
    Gostei muito da sua opinião sobre o livro e, apesar de você ter ressaltado a dificuldade em falar de algo que gosta, acho que sua resenha ficou incrível.
    Acho que o que me atraiu bastante foi o fato de o romance ser sutil. Eu acho isso importante, pois aquele romance chato e apegado me incomoda.
    Quero muito fazer essa leitura, espero gostar tanto quanto você!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e confesso que a vontade de o ler está grande. Eu gostei muito de saber que o romance se desenvolve com calma e não de uma maneira rapida, e sem duvidas a capa está maravilhosa! Espero ter a oportunidade de ler o livro o quanto antes.

    ResponderExcluir
  21. Olá Stefani! Quando vi na sinopse Game of Thrones já fiquei animada! Gostei bastante, curto muito fantasia, também sou como você, ainda não tive uma experiência legal com fadas. Mas, pelo jeito, esse livro nos ajuda a superar os traumas rsrsrs Fico feliz em sabe que não chega a ser uma releitura e que a obra pode crescer e ter uma identidade própria. Parabéns pela resenha! beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  22. Oi Stefani, tudo bem??
    Não sou chegada em livros fantásticos, mas devo confessar que esse livro tem me instigado, porque amo A Bela e a Fera e saber que é uma releitura já me deixa muito curiosa para ler... sua resenha ficou magnifica... adorei tudo o que disse sobre o enredo e principalmente sobre a personagem... fiquei com vergonha alheia em questão das irmãs... que querem tudo do bom e do melhor, mas não se importam que a irmã faça algo que ela poderiam fazer isso sem se falar que elas são as mais velhas... gostei de saber que ela é uma mocinha forte... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Eu ainda não li esse livro, mas desde seu lançamento está na minha wishlist, por motivos de pilha de não lidos, ainda não pude lê-lo.
    Como já conheço a escrita da Sarah, acredito que será uma boa leitura, e como estou adorando todas as adaptações de contos de fadas, é mais um fator a favor. A Bela e a Fera é meu conto favorito, e por isso estou muito curiosa para conhecer melhor essa estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Posso dizer que já me apaixonei pelo protagonista que não tem nada de fera, adoro fantasia e sempre que posso estou lendo, mais esse de certa forma me despertou um interesse maior do que outros com o mesmo gênero, não sei se é pela mocinha ser forte e caçadora e não ser como suas irmãs ou pelo fato de ela ser tão corajosa, mais eu com certeza irei ler esse livro o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  25. A sua resenha me lembrou um pouquinho a bela e a fera. Talvez seja pelo simples fato de você ter usado o termo fera, mas...rs. Gosto quando os livros possuem não apenas os personagens principais bem construídos mas todos os personagens da trama. Assim nada fica superficial e a história acaba por se tornar ainda mais interessante.
    Sua introdução também foi perfeita e eu não poderia ter dito melhor nem se quisesse. Realmente é bem mais difícil fazer a resenha de algo que amamos do que enumerar por que não gostamos de um livro.

    ResponderExcluir
  26. Oi Stefanie,
    Embora eu não seja fã de fantasia e como você eu não ter dado sorte com livros de fadas, quando esse livro saiu eu cismei de compra-lo, apenas pela capa. Ela é linda...
    Resultado? Livro encalhado, enfeitando a estante,rs.
    Depois dessa sua resenha, acho que vou comecar a lê-lo quem sabe eu também me surpreenda?
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Simplesmente amei descobrir sobre esse livro!
    Começando com essa capa em tons de roxo e azul, muito linda e harmoniosa!
    Amo a Bela e a Fera e certamente fiquei encantada em saber que o livro se baseia nessa história que tanto amo.
    E as fadas? nossa... amo ler sobre elas.
    Certamente esse livro entrou para minha lista, obrigada pela dica.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá Stefani, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, o jeito que disse tão apaixonadamente sobre como a autora nos transporta para a história me fez ter certeza de que será um livro que irei amar, gostei muito que a autora é sutil na parte do romance e não coloca bruscamente os sentimentos dos personagens, afinal é baseado em a Bela e a Fera e lá também há todo um clima antes de eles se apaixonarem.
    Beijocas e parabéns pela resenha

    Giuliana

    ResponderExcluir