22 fevereiro 2016

A Guardiã - Diários de Exterminio






DESCUBRA, SOBREVIVA, DESEJE. O crepúsculo de todas as batalhas se dá nos momentos mais tenebrosos que existem. Assim como as noites mais obscuras, o mundo é um lugar sombrio, cheio de segredos. Quando o universo estava afundando em seu momento de maior lástima, os Guardiões surgiram para trazer o alvorecer, a luz e a paz de volta ao universo, ao nosso mundo e à Terra. Meu planeta natal, Zodark, foi destruído pela ganância de meu povo, e a Terra está prestes a ser destruída também, pelo mesmo motivo. Mas eu não permitirei. Meu nome é Lilian Moore, eu sou uma Guardiã, a que salvará a Terra e Zodark. Pelo menos é isso que eu espero! A Guardiã traz uma história épica, cheia de ação, aventura e ficção. Uma distopia feita para agradar a todos os públicos.


Livro: A Guardiã - Diários de Exterminio
212 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Arwen || OndeComprar








Lilian Moore mora desde os seus seis anos de idade em um orfanato em Caxias do Sul, lá construiu laços e uma vida que sentia que não era sua e tudo que ela anseia é a liberdade que sempre ouviu falar na escola. Agora com 18 anos, ela deixara suas amigas do orfanato e sua amiga Lucy, rumo a tão aguardada liberdade e ainda realizara seu sonho de estudar Astronomia em uma Universidade do Rio de Janeiro.

As únicas lembranças que tem de seus pais são, uma carta que nunca foi lida, onde no envelope diz "Só abra quando tiver duvida do que é real", e uma frase que sua mãe sempre te dizia:

"Cuidado com o que você deseja, pois isso pode torna-se mais real do que você imagina" Pág. 13

Agora instalada na Cidade Maravilhosa, Lilian começa as aulas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), sendo uma garota introvertida ela tem dificuldades em fazer amizades, mas não teve como resistir ao charme de Douglas, um cara extremamente lindo que a deixou completamente hipnotizada com sua beleza. Os meses foram se passando e a convivência entre eles foi se tornando fácil e intima, até que acontecimentos inesperados fazem com que ela descubra sua verdadeira origem.

"Ele era lindo e por alguns minutos fi quei hipnotizada. Pele morena, alto, um rosto tão perfeito que parecia ter sido esculpido pelos deuses; ca- belos castanhos, da mesma cor dos seus olhos. Eu estava encantada com sua aparência! Com certeza era o homem dos sonhos de qualquer garota." Pag. 26

Os autores brasileiros tem me surpreendido bastante com a criatividade e originalidade de suas estórias, A Guardiã é um ótimo exemplo disso. O E-book foi nos fornecido pela editora Arwen ainda na pré-venda, narrando a estória de Lilian Moore. Tenho até um certo receio de falar deste livro pois são tantos acontecimentos que parece que qualquer coisa que eu disser será spoiler (risos).

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista em forma de diário, algo que me agradou bastante, pois houve momentos em que ela fazia comentários sobre sua própria estória, achei incrível. A narrativa é bem fluida e prende o leitor do inicio ao fim. São nos apresentados diversos personagens no decorrer das páginas como a Patricia, que só com sua aparição já foi uma tremenda surpresa, uma personagem extremamente forte e com liderança correndo em suas veias, ela se torna uma grande amiga e aliada da protagonista. Conhecemos também os seus colegas guardiões Fagner, Alicia, Rich, Mateus e Peter, cada um com suas habilidades e características únicas. O livro possui somente uma protagonista principal, mas seus personagens secundários são tão fortes e marcantes, igual ou até mais que a própria protagonista.

Nem tudo são maravilhas, houveram cenas no enredo que achei que podiam ter sidos mais desenvolvidos e algumas atitudes e falas da protagonista não condizem com a idade que nos é passada, podemos facilmente esquecer que ela tem 18 anos e achar que ela é mais nova, e ao mesmo tempo ela solta frases filosóficas que deixam ela mais madura que sua idade.

"A morte é um confinamento sem fim, que tem por objetivo nos mostrar que somos todos iguais, temos o mesmo nível de inferioridade em relação a certas coisas. Não adianta sermos ricos, termos poderes, sermos gananciosos ou destruir nosso planeta. Um dia, todos estaremos nessa mesma condição de desespero, sem podermos fazer nada para mudar os erros de nosso passado." Pág 204

Outro ponto que podia ter sido mais explorado ou até mesmo ter deixado para a continuação do livro é o romance. A estória possui muita ação e reviravoltas, o romance saiu um pouco fora do enredo neste cenário e acaba se tornando precipitado, tive a sensação que poderia ter esperado mais para rolar algo entre os personagens, mas espero que venha a melhorar.

A diagramação do livro tem letras e espaçamentos que proporcionam uma boa leitura, mesmo eu lendo em E-book, em nenhum momento fiquei cansada. No começo de cada capitulo possui um marcador de data e os dias que ela não se recordava da data foram colocados pontos de interrogação, achei uma ótima sacada pois reforça que é um diário.

No geral o livro é espetacular, com um enredo faz com que o nosso tempo vá embora junto com a estória. Quando chega ao final a única coisa que pensei foi que queria mais e não podia acabar ali.


27 comentários:

  1. Oi Stefani, tudo bem?
    Não conhecia esse lançamento da editora ainda!
    Confesso que mesmo você tendo achado o livro espetacular, a história em si não me deixou curiosa ou interessada.
    Então sinceramente não sei se realizarei essa leitura futuramente.
    Mas fico feliz que você tenha gostado do livro mesmo que algumas coisinhas no enredo tenham deixado a desejar.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Tudo bem?
    O livro não me chamou muita atenção; pois estou um pouco cansada de livros com este enredo, não que não goste só estou dando um tempo. A resenha está clara e objetiva.

    Aproveitando para avisar que tem indicação de prêmio no blog, passa lá e confira.
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos.html

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Li a sinopse e já fiquei tipo "quero esse livro pra ontem!", e quando li sua resenha então... só fiquei com mais vontade de lê-lo, rs.

    Beijos,
    Leia a resenha de "Lugares Distantes"

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Verdade: Cada vez mais os autores brasileiros abusam da criatividade, principalmente no tocante as distopias.
    Adoro narrativas em forma de diário e gostei muito de como a narrativa de A guardiã se desenvolve, mesmo você apontando algumas falhas.
    Daria uma oportunidade sim.
    https://www.youtube.com/watch?v=M4s3yTJCcmI

    ResponderExcluir
  5. Oie Stefani, tudo bom?

    Eu não conhecia o livro, mas foi uma ótima indicação.
    Adoro livros bem desenvolvido, que não deixam nada solto, sem explicação, e que envolvem você de uma maneira que não tem como largar o livro.
    Gostei do fato de ser diário, não existe muitos livros nesse formato, mas eu acho que acrescenta tanto na história, te da informações a mais dos fatos!
    Adorei conhecer o livro, obrigada!
    BJoks

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já conhecia o livro mas ainda não o li. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra e mesmo sem ter lido eu acho que teria as mesmas impressões, principalmente sobre ter deixado o romance amadurecer mais um pouco e ficar para o próximo volume. Mas acredito que seja uma boa introdução para a série e fico curiosa com a leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi! Minha primeira pergunta que não quer calar esss livro tem só em ebook ou tem o livro físico?! É que gosto mais do papel na mão e consigo entrar melhor na história.
    Adorei a premissa só livro, apesar de já ter lido histórias com planetas destruídos e que os habitantes vem para terra nunca me saturo delas. Gosto de uma boa ação e dessa fantasia.
    Pena que o romance foi precipitado neh? Mas quem sabe isso melhore no segundo volume. Aliás quantidade livros são ao todo?!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    A premissa do livro parece ser promissora e fico feliz em saber que, cada vez mais, os escritores do nosso país estão tendo notoriedade por suas publicações. Ótima resenha, tirou todas as minhas dúvidas que tinha quanto esse livro, já que eu só tinha lido a sinopse.

    Obrigada pela dica.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. "Só abra quando tiver duvida do que é real" Essa frase no envelope lacrou. Já quero o livro antes de mais nada.
    Bom! Eu achei a premissa muito interessante. Nunca tinha ouvido falar no livro e nem na autora, mas como se trata de um livro em pré-venda kkkkk entendi.
    Os pontos negativos são razoáveis então acho que mesmo assim vou ler o livro sem me irritar muito.
    Realmente os autores brasileiros estão de parabéns, cada dia nos surpreendendo.
    Ah, amei a resenha e adorei a capa do livro.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tem muita gente que não gosta de livros sem romances, eu mesma sempre acabo criando um entre os personagens na minha cabeça e as vezes não tem no livro. Assim acredito que autora tenta do agradar mais gente fez um romance que ficou meio fora do lugar, pode ser que talvez nem ela quisesse isso. Nos mais, adorei o livro com bastante ação e segredos, né?! Será que ela precisou ler a carta?

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Stefani, desde o lançamento do livro, tenho namorado essa capa. Gostei do jogo de cores sobre a fotografia e é um livro que eu leria apenas pela arte gráfica da cpa porque achei show. lendo a sua resenha, fiquei ainda mais empolgada em conferir esta história e espero poder fazer em breve. Mesmo o romance sendo fraco, acho que o livro me conquistará.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Quando o livro surpreende, fico ainda mais animada para ler. Ainda não conhecia essa publicação, e posso afirmar que essa capa está linda, e a trama me chamou bastante a atenção. Pena que o romance saiu um pouco fora do contexto, e precisa ser trabalho. Mas de modo geral, gostei da trama.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi esse livro não chamou muito a minha atenção, não curti muito a premissa da história. Por isso não acredito que virei a lê-lo um dia. Mesmo a sua resenha tendo sido muito bem elaborada.
    Pra completar, também não curti muito a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Estou ouvindo muitos comentários positivos para essa obra, ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo. Como ainda tenho muitos livros não lidos, estou adiando algumas leituras. Mas, sem sombra de dúvidas quero conhecer o universo que será abordado, e como será o desenvolvimento dos personagens.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    A premissa desse livro parece ser muito boa e o final alucinante, deixando todos ansiosos. Mariana, co-fundadora do meu blog, revisou esse livro e gravei a resenha dela em vídeo. Desde então fiquei com vontade de ler e conhecer essa história.
    Pena que você achou que o romance poderia ter ficado para o segundo livro, pelo menos a leitura fluiu e você gostou.
    Beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  16. Ola, tudo bem??

    Gostei bastante da proposta do livro! Também adorei a ideia de colocar os pontos de interrogações nos dias que não foram lembrados... Ajuda o leitor a não passar por cima de nenhum detalhe também!
    Mas ainda assim acho que não é o tipo de livro que eu leria... Sou mais das partes de romance hehe

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Esse livro me deu uma agonia por causa do romance precipitado. Eu tenho pavor de ler obras assim. Mas como isso aconteceu devido ao excesso de aventura, suspense e tals, acho que da pra relevar. Adoro livros que se passam no Brasil, porque nos levam para a nossa própria realidade e torna tudo bem mais legal de ler. Gostei da premissa e espero encaixa-lo na minha maratona de livros da editora. :D

    ResponderExcluir
  18. Oiee Stefani ^^
    Por não ser bem um gênero que eu curta muito, esse livro não me chamou muito a atenção. Saber que ele não foi de todo bem desenvolvido, e que a personagem ora parecia mais jovem, ora mais velha, me deixou um pouco mais desanimada para ler. E eu também não gosto muito de histórias que são narradas em forma de diário *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Aaaah os livros nacionais <3
    Eu adoro conhecer os novos e saber como os autores colocam nossa cultura em pratica, sem ficar focado no estrangeiro. A obra me ganhou simplesmente com o fato de se passar por aqui. AMO quando acontece. Acho que o romance precipitado não me atrapalharia em nada não. Mas acho que não tem necessidade de ter em todas as obras.

    Adorei a resenha <3 muito bem escrita! Parabéns ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Ooi, adorei sua resenha. Apesar dos contras, fiquei interessada da estória do livro. Ultimamente venho lendo vários livros nacionais, acho que esse será mais um.

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  21. Oi!

    Assim como você também tenho me surpreendido com autores nacionais. Bem, não me recordo de ler nenhum livro que fosse em forma de diário e embora tenha seus contras, gostei da estória ser no RJ, afinal sou carioca. Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Autora brasileiros estão sempre surpreendendo, desde o ano passado eu passei q dar bastante valor a eles. E fico muito feliz por ver brasileiros escrevendo ótimas estórias de fantasia como esta. Achei bem legal isso da carta dos país dizendo para ela abri quando duvidasse do que é real, e fiquei curiosa para saber o que tem de sobrenatural (?) em Lilian. A estória parece ser muito envolvente e divertida, gostaria muito de ler. Você conseguiu me deixar bastante curiosa com a resenha.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  23. Oi Stefani,
    Menina a cada resenha fico mais orgulhosa dos autores nacionais, além de obras bem escritas eles também estão arriscando novos gêneros e isso é ótimo para a diversidade da literatura nacional. Apesar de gostar de distopia, não me interessei muito por esse livro, mesmo você destacando tantos pontos instigantes. Fico feliz que tenha curtido a leitura, eu não o leria nesse momento, mas deixarei em aberto, quem sabe algum dia eu mude de ideia.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa para saber como vai se desenrolar a história. É uma pena a personagem ter personalidades diferentes. Por que não sabemos bem com quem lidar a cada página, isso deveria ter sido melhor trabalhado.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Também li esse livro e assim como você achei muito bom. É dinâmico e bastante imaginativo. O autor definitivamente foi muito criativo ao criar aquele mundo e suas guerras. O poder dos personagens me lembrou X-Man. Também notei a questão da personalidade ser imatura em alguns momentos e bastante madura em outros, mas interpretei como uma parte do processo da adolescencia, onde em alguns momentos agimos como a criança que há pouco éramos e em outros como os adultos que acreditamos ser (bem, eu não pq já passei dos 30, mas lembrando de como eu era nessa época...)

    ResponderExcluir
  26. Achei bem interessante toda a temática de guardiões que ajudam a salvar e reconstruir a Terra, mas alguns pontos que você citou realmente deixam a desejar na leitura, e faz com que eu perca um pouco o interesse, como um romance precipitado, a maturidade da protagonista que hora é imatura e hora é filosofica, acho que isso poderia ser melhorado mesmo

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oiii
    Eu não conhecia o livro,amei a capa!
    Gostei muito do enredo,acho que ele se desenrola de maneira que fazer o leitor se envolver com a obra.Apesar da personagem ser imatura,acho que como o livro se passa no Brasil,eu adoraria lê-lo. Livros ambientados no nosso país estão ganhando lugar na minha prateleira.
    Vou colocar o livro na minha lista de compras.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir