17 dezembro 2015

Resenha - Por que eu?




Sinopse com spoilers! - Elizabeth é uma mulher de 28 anos, de Brasília, que decide começar o ano de 2013 de forma diferente. Estagnada? Podemos dizer que sim. Sem perspectiva de mudanças? Também! Ela busca algo melhor para si, por isso vai a Porto Seguro passar o reveillon com as amigas para encerrar uma fase de sua vida e dar início à outra, mais adulta e com muitos desafios. Lá, ela conhece Antônio, uma advogado também de Brasília. Eles curtem juntos e quando voltam a Brasília começam um romance. Elizabeth está se descobrindo. Ela pede demissão de seu emprego e começa se dedicando aos cursinhos para concurso. Antônio já é estável e independente. Quem é ela? Ela se pergunta e comparada a ele, ela se acha um Zé Ninguém. Ela se sente perdida em meio à tudo que tem que aprender e descobrir sozinha. Ela é uma pessoa honesta e sincera consigo mesma; luta para se analisar e se entender sempre; ele quer ajudá-la profissionalmente. Ele quer mais! Ela luta contra ele, tenta não se entregar, luta para ser honesta consigo mesma e aprender mais sobre si mesma sempre. Eles se casam, apesar de Elizabeth colocar empecilhos e juntos têm dois filhos. O primeiro livro desta trilogia é sobre esse primeiro momento, no qual os dois estão se descobrindo, ela buscando se profissionalizar, ele aprendendo com ela a se abrir mais, se conhecer, a filosofar, a analisar sua vida, seus pensamentos e a ser honesto consigo mesmo. Os dois buscando um relacionamento cada dia melhor, aprendendo sobre o casamento e também buscando o que os satisfaça sexualmente. Eles se dedicam muito à vida sexual do casal, aprendem sobre o corpo do outro, sobre os gostos do outro; se conhecem e melhoram juntos, com carinho, dedicação e atenção. É um livro no qual Elizabeth discute muito consigo mesma, tenta entender suas neuroses, tenta se descobrir sexualmente e descobrir como é o casamento, a gravidez, a vida a dois e sua luta por melhoria profissional. Com um final muito triste e cheio de esperanças para o próximo livro.

Livro: Por que eu?
493 páginas || Skoob || Cortesia: Chiado Editora || OndeComprar








Elizabeth tem uma vida comum em Brasília, está no mesmo emprego desde a faculdade, mora sozinha e sonha em constituir uma família. Em uma época em que pensava sobre várias mudanças que poderia fazer em sua vida, ela decide passar o réveillon em Porto Seguro e é lá, enquanto admirava as estrelas, que conhece Antônio. Os dois se aproximam e continuam se encontrando depois da viagem, um romance que continua mesmo com o fim do verão.

Em meio a tantas mudanças, Beth se sente insegura em muitos aspectos, será que ela é boa suficiente para estar com Antônio? Será que escolheu certo em tentar uma mudança radical na carreira? Em meio a seus questionamentos, ela sempre tenta ser sincera consigo mesma e com os outros, se descobrindo cada dia mais madura e forte.

" É uma droga ser romântica e gostar tanto de ler. Uma merda! Os heróis literários são sempre melhores do que a realidade."

Esse é um livro sobre uma mulher que podemos encontrar em qualquer lugar do mundo, com suas neuras e, principalmente, com uma vontade enorme de ser feliz!


Forte, mas com momentos de insegurança, Beth é extramente sincera sobre seus sentimentos e está sempre filosofando sobre a vida. Foi fácil me prender aos pensamentos da personagem e acredito que toda mulher tem suas neuras, o que deixou a personagem bem real. A narrativa em primeira pessoa aproxima muito o leitor da protagonista, não há como não se envolver nos seus dramas, mesmo que algumas vezes eu tenha achado ela meio exagerada.

Antônio já é mais perfeitinho, bonito e romântico, ele faz de tudo para ver Beth feliz, também tem suas inseguranças, mesmo assim não me convenceu tanto quanto Beth. As interações do casal são ótimas, vão além da maioria dos romances por tratar de temas rotineiros, como a relação com a família de cada um e o orçamento do mês, isso também ajudou a dar um ar de realidade à estória.

Os protagonistas foram muito bem construídos e isso se repetiu com os personagens secundários. As amigas de Beth têm bastante destaque, elas passam por momentos diferentes e complicados e mesmo com personalidades bem diferentes enfrentam seus problemas e continuam unidas apesar das mudanças na vida de cada uma.

O que mais me agradou nessa leitura foi o romance real, com altos e baixos, sem a perfeição que alguns autores tentam passar. Os protagonistas procuram ser felizes, mas isso nem sempre é fácil e eu gostei muito de acompanhar os esforços dos dois para conhecerem um ao outro e para atravessarem os obstáculos que surgiam.

"Amar é uma decisão e uma escolha minha filha, simples assim. A felicidade é uma decisão. Minha filha, você escolheu amar esse homem, então escolha ser feliz ao lado dele e será. É simples assim!"

As quase quinhentas páginas do livro passam rapidamente, as cenas são bem construídas e a leitura é leve. Senti que a autora se estendeu demais em alguns momentos e por isso acabou dando alguns saltos no tempo, mas isso é compreensível se considerarmos que a estória acompanha alguns anos da vida dos personagens.

O livro é hot, mesmo que eu não esteja muito familiarizada com o estilo, achei que as cenas que a autora criou estavam de acordo com o contexto.

Beth é 10 anos mais velha que eu e mesmo que a fase que ela vive na história não seja a mesma que eu estou agora eu me identifiquei com a personagem e imagino que isso vai acontecer com qualquer leitora. “Por que eu?” é um romance, mas trás conselhos sobre relacionamentos e sobre entender melhor a si mesma, que deveriam ser lidos por todos. Além disso, são citados vários livros e músicas.

Não tenho o que reclamar da edição, a capa é simples, mas chama a atenção, as páginas são amareladas e tem um espaçamento ótimo. O papel tem uma textura diferente e deixou o livro bem leve. Não encontrei errinhos de revisão, se eles existiam não chegaram a chamar a minha atenção.

Para todos que procuram um romance com um relacionamento realista, ou que querem conhecer uma autora nacional com um estilo único, “Por que eu?” é uma ótima opção!

21 comentários:

  1. apesar de tudo amei o livro uma historia tão real que as vezes pode até acontecer assim na vida real amei quero muito ler :)
    beijos



    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Essa realidade que autora passa é a melhor parte!
      Beijos

      Excluir
  2. Parece um livro interessante, mas realmente não estou com vontades de ler romances no momento, principalmente hots.
    Mas estou anotando a dica para o futuro.

    bjs.

    www.delirioselivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Então acho que essa não é uma boa indicação para o momento, mas quem sabe no futuro...
      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Me interessei bastante pelo livro pois de cara me identifiquei com Beth. Que mulher nunca se sentiu insegura pelo jeito que sua vida está seguindo ou por não saber muito bem o que fazer?
    Acredito que os questionamentos do livro devem nos fazer pensar e refletir sobre aspectos da nossa própria vida. Fiquei bastante curiosa para ler e ver como a autora desenvolve o relacionamento e amadurecimento dos personagens.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acredito que a intenção da autora fosse essa e com certeza funcionou!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Eu não gosto de ler coisas com spoiler, preciso confessar que que a sinopse eu até pulei e tive que ler a resenha com pé atrás. Sinceramente, me sinto péssima de ler assim... enfim, essa coisa de se identificar é muito muito bom, costuma sempre ser o objetivo do autor! Que bom que curtiu, vou dar um olhada no skoob!
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Os spoilers são só na sinopse mesmo, mas é que a que a editora enviou é assim, fazer o que... Espero que goste, se decidir ler!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Eve, eu li esse livro recentemente e gostei muito ,apesar do tijolão que ele é a leitura fluiu muito bem! hahaha gostei muito da trama e do romance que é muito real, a personagem é um exemplo também. Sempre que posso indico o livro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Acho que Beth é bem real... todas temos um pouco de força por fora e inseguranças por dentro. Acho bacana quando a gente se identifica e livros que fazem eu me sentir assim, me ganham... Adorei a resenha, espero gostar do livro também.
    -Mari

    ResponderExcluir
  7. Ei Eve, tudo bem?
    No início a premissa não me chamou atenção, mas ao longo da resenha senti uma necessidade enorme de ler o livro, como se eu precisasse dele nesse momento. E de certa forma até preciso. O que mais me intriga é a história ser "real", conseguirmos conectar com o que vivemos. Espero poder ler o livro logo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Muito interessante a premissa! Acho muito legal quando o livro traz a realidade! Sempre tem coisas que todo mundo pode se identificar! No momento eu não leria, mas acho que deve ser uma leitura boa!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não leria esse livro por dois motivos: apesar da estória com uma personagem bem real e que me atrai, não sei encararia o número de páginas dele no momento. Segundo, o livro é um romance e estou um pouco saturada do gênero. Quando o livro foi lançado realmente a premissa havia me chamado atenção, mas hoje estou desanimada para lê-lo, quem sabe próximo ano!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, apesar de nunca ter visto esse livro na Escariz ou Saraiva. Mais um para a minha listinha de livros para 2016!

    Bjos, Maria Clara V.
    nasnuvenscmc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Eve, tudo bom?
    Adorei a edição. <3 Parece que a Chiado realmente caprichou. E a premissa da história?! Achei-a super legal. A protagonista tem estilo mulher de independente, adoroo. E que bom que as cenas hot são de acordo com o contexto e que o livro tem história além disso. Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Gostei muito da resenha, me interessei pelo livro, não tenho preconceito literário nem nada. A edição parece ser fantásticas, vou anotar na listinha, quem sabe ganho de Natal kkkk :D!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro dicas de nacionais! E faz um tempinho que quero ler Por Que Eu?... Adorei sua resenha! Parabéns! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Estava muito receosa de ler esse livro por ser bem grossinho, mas fiquei feliz em saber que é hot e que a história é fluida, assm as páginas passam e a gente nem vê.
    Está na meta de 2016.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir