08 dezembro 2015

Resenha - O Enigma da Estrela






Pedro e Melissa têm 12 anos. Além de primos são super amigos.
Ela adora ler, pesquisar e descobrir. Videojogos são seu passatempo predileto e não perde um só filme de suspense. Ele adora praticar esportes. Não ama ler como Mel, mas não resiste a uma aventura. Adora videojogos e filmes de suspense. Ah, claro, pizza e chocolate também. Quando os dois chegam à Mansão de Altaville para passar o natal em família, nem imaginam o que vão encontrar. Logo, fenômenos estranhos começam a acontecer e, inesperadamente, um jogo os faz embarcar numa louca aventura. De volta ao século XX precisam decifrar o enigma da estrela ou ficarão presos no passado.



Livro:
O Enigma da Estrela
112 páginas || Skoob || Autora Parceira: Bruna Longobucco || Editora: Selo Jovem || OndeComprar 








Melissa e Pedro tem 12 anos, e além de primos são amigos inseparáveis. Um sempre conta com a presença do outro, e são tão curiosos que não perdem uma aventura. Mesmo tendo hobbies e personalidades diferentes, ambos são espertos e gostam de investigar.

Numa noite, Mel acaba ouvindo um barulho horripilante, e a mesma afirma que está acontecendo algo que necessita ser investigado. De primeiro ninguém acredita, mas Mel é persistente e, como estava acontecendo coisas estranhas na casa, ela consegue persuadir Pedro, que acaba ficando intrigado.

''-Não sei, priminho, mas não quero mais dormir. Tive pesadelos e meu quarto é muito barulhento. Além disso, estou com um sentimento ruim e nem adianta perguntar que não sei o que é.''

Numa noite, eles resolvem sair investigando cômodo por cômodo, começando pela biblioteca, e então, mexendo nas estantes, descobrem uma estatueta de anjo atrás dos livros. Logo ficam confusos, pois porque teria uma estátua bem ali? Então, num movimento rápido, o chão desapareceu, e em pouco tempo os dois primos foram para outro lugar desconhecido para ambos. Lá eles encontraram coisas estranhas, como peças de um jogo e frases em latim. Quando menos esperavam, estavam sendo levados para o passado num redemoinho confuso.



Quando acordam, estão em 1935, precisam resolver essa grande confusão que se meteram. Logo descobrem que para voltar ao futuro precisam desvendar um enigma, só não sabem como.

''- Eu precisava arriscar. Para trazê-los até nós dispus o jogo no altar e procedi conforme as orientações de Adalto. Olhou para os dois e revelou: tem mais, sua família corre perigo. São meus descentendes. Herdeiros dos Lanetti.''

A narrativa do livro é leve e chega a ser engraçada em alguns pontos. É narrado em terceira pessoa, podendo variar na visão dos personagens. Os fatos acontecem bem rapidamente, e isso pode ser um ponto um tanto negativo se você procura um livro de ação mais detalhado. Para mim foi uma coisa positiva, pois estava sem tempo, então a leitura foi bem fácil.

Encontrei alguns errinhos durante a leitura, mas uma coisa que mais me incomodou foi o fato de eu ficar confusa em algumas partes, na maior parte quando era falas. Não sabia se era uma fala ou uma narrativa pois em alguns momentos estava tudo misturado ou junto, sem nenhum traço para diferenciar. Por esse motivo eu tinha que ficar voltando na leitura, o que era chato.

O que eu achei bem bacana é que, quando eles vão para o passado, reencontram a tia Leocárdia jovem. Ali, podemos ver como era o romance na época e tudo o que ela passou, sendo que desde o começo da história ela é citada. Meio que você se apega a ela e a sua história de vida.


''-Cara mia! E a vida não é repleta de incidentes inexplicáveis, coincidências indesejáveis, fatos inesperados? Isso também é um tanto fantasioso? Ora, mesmo os sentimentos são tão concretos quanto a mais fantástica fantasia. Ninguém toca a alegria, o amor, a saudade, mas eles existem.''

Eu gostei bastante da impressão do livro. No começo de cada capítulo nós podemos encontrar desenhos, frases em negrito e outras coisas que dizem a respeito do que vai acontecer no capítulo. As letras são consideravelmente grande e bem espaçadas.

Os fatos da história acontecem bem rapidamente, então se você está procurando um livro bem gostoso, leve e fininho para relaxar, essa é uma boa indicação. Para mim foi um livro muito bom. Não é um dos meus livros preferidos mas gostei do que eu li. Infelizmente eu demorei mais do que o necessário para ler o livro por problemas pessoais, mas se duvidas dá para devorá-lo em um dia.


*****



Filha de imigrantes italianos, Bruna Longobucco nasceu em 1978, na cidade de Belo Horizonte - MG. Desde a infância interessou-se por Literatura e escrever veio como um dom natural. Em 2004 começou a divulgar seus trabalhos. Seu nome já consta em diversas publicaç&oatilde;es. Como autora independente lançou nove livros. É graduada em Comunicação Social e Direito, Pós-Graduada em Revisão de Texto. Apaixonada por Literatura é autora de poesias, contos, crônicas, romances e músicas.


41 comentários:

  1. Nossa a atmosfera desse livro tem o jeito dos livros que eu leio e AMO, essa capa com um casarão, o título enigmático, nossa, tudo, estou com vontade de ler!
    Muito bacana a sua resenha e sua opinião me cativou ainda mais para ler o livro :)
    Beijos.
    http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa dá um ar bem sombrio ao livro, hahaha
      Leia sim, espero que você goste :)
      Beijos

      Excluir
  2. Também tenho um primo amigo inseparável rsrs Inclusive, esse espaço do Panda é compartilhado por nós dois. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro... também vejo graça nessas histórias que aparentemente vão nos passar medo e tensão. É o tipo de história que nos faz sentir como crianças aventureiras rsrs Ótima resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! Eu infelizmente não fui uma criança aventureira, mas senti o que é ser por esse livro hahah Mesmo sendo impossível viajar no tempo - eu acho!!!
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Quero ler ! Amei !
    Beijos U&B
    Adriana
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Oie Ana,
    adorei a premissa do livro. Amo livros YA e esse parece ser bem leve e gostoso de ler !!!
    Com certeza vou add na minha lista. E ótimo o feedback que você deu, é ótimo para a editora melhorar a próxima impressão do livro!

    =)

    bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz que tenha gostado :D Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  5. Primeiro eu adorei a capa, menina tenho uma coisa com capas que nem sei explicar.
    Pedro e Mel já me cativaram antes de eu ler o livro pois são corajosos de sair no meio da Noite investigando cômodo por cômodo do casarão barulhento!
    Eu morreria de medo e me esconderia nas cobertas! Haha!
    Adoro esse clima de suspense e adoro livros rápidos principalmente quando saio de um livro com uma leitura longa!
    Esse é um bom jeito de não entrar na famosa ressaca literária!
    Dica mais que anotada!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho, as vezes tenho vontade de comprar só pela capa, mas me seguro, claro kkkkkkk
      Realmente, eu não teria a coragem que eles tiveram. Prefiro fazer isso num dia claro mesmo, não importa se tiver adulto para pegar no flagra!
      Beijossss

      Excluir
  6. Eu gostei da capa até. Eu conheço o livro, comecei ler até mas não consegui me prender até o fim, apesar de ser bem pequeno comparado a muitos por aí. Mas que bom que gostou. Parabéns.

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena :/ Ele não é o melhor livro, mas gostei para passar o tempo :) Obrigada!

      Excluir
  7. Oi Ana!
    Gosto de tramas assim, despretensiosa, leve, que vai me envolver do começo ao fim. Estou precisando de uma história assim par ao meu final de ano que está super corrido ahahah Estou ficando quase doida com tudo o que tenho que fazer, e preciso de algo para relaxar \o?
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ahh, é verdade! Se te prender, vai acabar em menos de um dia, hahah Pena que eu demorei para ler :/ 0/
      Beijos!

      Excluir
  8. Oii Ana, tudo bem?! Gostei muito de conhecer o livro e saber sua opinião sobre ele! Não sei se leria no momento, pois não estou muito no clima do gênero, mas já anotei o título para procurar ele depois <3 Livros leves e gostosos de ler nunca são demais na estante, não é mesmo? :D
    Beijos!!
    Gaby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Gaby, tudo sim e com você?
      Que bom que anotou, porque ler quando não está no clima fica bem ruim mesmo, hahaha Pois é, nunca é demais mesmo, e são sempre bons para um dia que está cansada para leituras complexas ><
      Beijos!

      Excluir
  9. Oie, tudo bem?
    Não conhecia o livro, essa é a primeira vez que o vejo. Quando comecei a ler a sua resenha, achei que não curtiria a leitura do livro, mas no desenrolar, achei a premissa bem interessante. Gosto de suspense (leve rs), e como você diz que o livro é bem leve e até engraçado, me chamou a atenção. Dica anotada!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dai, tudo sim e com você??
      Nunca li um suspense tão pesado e os que eu li foram poucos. Tenho um pouco de medo desse gênero, hahaha Mas não deixe se levar pela capa pois é bem leve e não assustador.
      Fico feliz que tenha anotado a dica, espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  10. Olá!
    Pela capa e pela premissa, já estava achando que era algo voltado ao suspense!!!
    Ultimamente estou procurando livros finos e leves pra relaxar (VEM FÉRIAS!)
    Gostei muito desse, vou ver se compro!
    Ótima resenha!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um suspensinho de leve mas nada para assustar, hahaha Férias \0/ Melhor coisa, né?!
      Obrigada, espero que goste da leitura :D

      Excluir
  11. Antes de mais nada, eu adorei a capa e o título. Me chamariam a atenção de cara. Taí uma coisa que gosto, narrativa em 3ª pessoa om várias perspectivas. Isso me atrai muito mesmo. Chato isso que você relatou de ficar meio perdida em alguns pontos, devido ao tipo de narrativa. Algumas vezes também passo por isso. Mas gostei do ponto onde diz que eles voltam ao passado, pra encontrar uma personagem jovem, interessante isso.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente chama muito a atenção, e isso é uma coisa boa. Fico feliz que você tenha gostado desses pontos, foi as coisas que mais se destacaram em meu ponto de vista :D

      Excluir
  12. Oi!!!
    Achei interessante e já adicionei na minha estante Skoob. Gosto de um bom suspense e sua resenha passou ser bom e de rápida leitura. Gosto muito dos livros que tem esta parte gráfica mais elaborada. Parabéns pela resenha.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo quando abro e vejo que dentro é cheio de detalhes, até anima mais pela preocupação com a diagramação, hahaha Obrigada :D
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi, Ana
    Não gosto de leituras em que tudo acontece muito rápido, e nem quando a narrativa é confusa e tem que ficar voltando. Uma pena quando isso acontece.
    Mas de qualquer forma gostei da premissa, e acho que leria o livro sim. Não no momento, pois a fila é gigante rs
    Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lê,
      Quando eu estou para leituras mais complexas eu também não gosto muito não, eu confesso, mas no final do ano quando as coisas estão bem corridas chega a ser um pouco bom, kkkkk
      De qualquer forma, se algum dia ler, espero que goste!
      obrigada :D

      Excluir
  14. Não conhecia a obra e imagino que ela seja perfeita para leitores mais jovens e/ou iniciantes, uma história curta com jovens! Sendo uma história mais curta dá para entender o porquê de os fatos serem explicados mais rapidamente, o que não me faz sentir tão cativada, e essa jornada para bons anos atrás deve ser bem interessante.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, você tem razão! É também uma ótima dica para a apresentação desse mundo mais de suspense :D Uma pena que não se sentiu muito cativada :/

      Excluir
  15. Oiee!!
    Gostei da capa, não conhecia a obra, mas confesso que o enredo não me chamou muito a atenção, principalmente quando você citou que ficou confusa em algumas partes, os diálogos são muito importantes para mim em uma boa leitura, pois dão uma dinâmica a mais no livro e quando você confundi os personagens e embaralha as falas fica complicado!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa,
      A confusão desanima um pouco, o pior é ficar voltando e reler a mesma coisa. Fica mesmo complicado.
      É uma pena que não ficou interessada :/ Mas super entendo!
      Beijos

      Excluir
  16. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas não sei se o leria. Primeiro porque são poucas páginas...haha' e também porque não gosto muito de livros com personagens "crianças", sabe? Acho que me identifico mais quando os personagens têm idades próximas à minha ou um pouco mais velhos *-* É uma pena que a editora não tenha caprichado na diagramação :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se procura uma leitura mais complexa... Pode dispensar, hahah Porque é bem fino! Sei sim, acho que seria uma boa indicação para quem está começando agora, até com menos idade *-*
      Beijos

      Excluir
  17. Não conhecia o livro e fiquei contente em saber mais sobre ele. Quando a narrativa é leve e rápida ela pode tanto nos ganhar (como quando estamos procurando algo para ler entre livros mais intensos ou quando estamos sem tempo) ou então nos perder (quando queremos algo mais da história). Me pareceu que nesse caso é aquele tipo de livro que a gente lê para relaxar e isso é bem legal. Que chato essa coisa de não estar totalmente claro se era fala ou narrativa. Acho que quando a gente fica confusa ou se perde na leitura a magia da história se perde um pouco, o que é uma pena.
    Gostei da sua resenha e, como disse de conhecer o livro. Infelizmente ele não me chamou a atenção.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para mim foi uma coisa boa já que não estava em um momento bom da minha vida. Se tivesse procurando algo mais complexo, com certeza o meu ponto de vista seria outro. Então, no final, acho que fez bem!
      Imagine numa cena de ação e você tem que ficar voltando?? Pois é, e eu não sei se foi a escrita ou problemas com a diagramação... hehehe
      Fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos

      Excluir
  18. Olá!
    Não conhecia esse livro e nenhum outro da editora, mas me pareceu ser uma história bem legal. Por ser uma editora relativamente nova, é normal encontrar alguns errinhos. Acho que a mesma coisa que te incomodou pode vir a me incomodar também, mas pela ótima premissa, acho que vale a pena ler.
    Beijos
    Bia
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa,
      Sim, sim, acho que não existe perfeição mas ao longo do tempo a editora, com as críticas, vai aperfeiçoando isso... Mas que irritou, isso é certo, hahaha
      Não custa dar uma chance, certo? Espero que goste, hahaha
      Beijos!

      Excluir
  19. Não conhecia esse livro, e gostei demais da sua resenha. Confesso que não curti muito a capa mas a história em si eu gostei. Adoro livros com histórias e acontecimentos rápidos.Já está na listinha de compra.
    Parabéns pela resenha

    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Kelly! A capa eu, particularmente, achei bonita mesmo a história não sendo sombria quanto ela demonstra ser - não sei se fez sentido, hahah
      Obrigada :D Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  20. Olá Silvana! Gostei bastante da sua resenha, parabéns! A capa é bem bonita, tem haver com a história. Quanto a premissa, gostei bastante. Gostei do mistério envolvido. Fico imaginando o susto que eles tomaram ao passar pela passagem secreta e acordar em outra época rsrs. Fiquei bem curiosa para ler. |Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada, Suzana, fico feliz que tenha gostado!
      Confesso que nessa parte eu fiquei com vontade de entrar junto nessa passagem secreta, hahaha
      Beijos

      Excluir
  21. Obrigada pela Resenha e sua avaliação! Te convido a ler "Centúrias" também! Beijosss

    ResponderExcluir