17 setembro 2015

Resenha - Zoo



Algo está acontecendo na natureza
Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
A humanidade é presa fácil
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
O fim da civilização está próximo.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

Livro:
 Zoo
288 Páginas || Skoob || Editora: Arqueiro || Onde Comprar









As mudanças significativas são causadas por nós mesmos. A princípio, aos poucos, depois, mais rápido, até que tudo fique diferente e até que não reconheçamos mais o que existia antes. Talvez elas ocorram por nosso próprio esforço. Talvez, apenas por um descuido, ações inconscientes e repetidas. E então nos sentimos perdidos, querendo que tudo volte a como era, ou queremos continuar agindo daquela mesma forma sem que qualquer consequência seja gerada. Mas logo percebe-se que isso é impossível. É preciso aguentar, suportar e agir para que tudo mude novamente.

"Os dois leões sentem o cheiro do tratador bem antes de ouvirem o tinido da corrente da cerca, a mais ou menos 50 metros de distância, e reagem como nunca antes. Os dois ficam em pé. As caudas se enrijecem. As orelhas se viram para a frente e os pelos se eriçam visivelmente no dorso."

Jacson Oz é um biólogo que dedica sua vida e trabalhos a estudar os animais. Durante o mestrado, deduziu que alguma coisa diferente acontecia com os bichos, alguma alteração que fazia com que eles passassem a atacar humanos. Desacreditado e após abandonar a universidade, ele se dedica, junto com um grupo que também acredita nesses estudos, a procurar e descobrir mais indícios para apresentar sobre tudo o que vem ocorrendo.

"Eram elas que cobriam tudo - as árvores, a grama, a terra. Milhões e milhões de formigas africanas marchando pelo terreno em formação de colunas irregulares. Deviam chegar a pelo menos 1,5 quilômetro de comprimento por 1,80 metro de largura. Tinham o tamanho de dedinhos de bebê e cor de vinho tinto."

Quando descobre que pode estar ocorrendo diversos ataques de leões no coração da África, ele imediatamente ruma para lá. Conhecendo Chloe, uma bióloga dedicada que acredita em suas teorias e na posse de vídeos feitos por ele mesmo dos ataques, Oz volta para os Estados Unidos para acabar com todas as dúvidas que existem em relação a sua teoria, porém, algumas pessoas, inclusive políticos influentes desejam que ele se cale, caso contrário poderia haver uma onda de pane generalizada em todo o mundo.

"Ele enlouqueceu, pensa Chris. Viu isso nos olhos dele. O cachorro está fora de si. Não parece mais o Charlie II. Virou outra coisa. Outro cão, totalmente diferente. Um animal ruim."

Depois de muito tempo sem progressos significativos na teoria, porém sabendo que os ataques estão ficando mais frequentes, inclusive ataques de animais domésticos, o casal precisa correr contra o tempo, e convencer o mundo de que todos correm perigo, enquanto tentam escapar da morte por dentes caninos afiados e garras fatais.

"Chloe pensa em sua carreira de bióloga, em todo o seu infatigável trabalho, a catalogação de espécies e gêneros animais. Tudo agora foi inutilizado - todos os animais se fundiram em um só, num amálgama ambulante de pelo, ossos e dentes em nada diferente de qualquer outra onda de energia destruidora. Aquilo parece um jorro de lava, uma fúria infernal de protoplasma que devora tudo. Iniciar uma transformação. Consumir até o desaparecimento da coisa consumida. Devorar."


[- Minhas Impressões -]


Esse livro é totalmente sensacional. Se pudesse, com certeza ganharia muito mais que cinco estrelas. É carregado de ação do início ao fim. Não há nenhum ponto negativo a destacar, exceto uma certa angústia que surge ao ver as pessoas morrendo tão facilmente e ações as vezes surreais, mas que logo acabei acostumando e entendendo que eram imprescindíveis para o estilo da trama.

A descrição dos ataques de animais são muito realistas. Talvez estes seres jamais voltem a ser os mesmos para mim. Depois desse livro, qualquer um terá sonhos com cães, gatos, coelhos ou qualquer outro animal totalmente enlouquecido.

Os personagens, Jacson e Chloe são muito interessantes e principalmente inteligentes, e no decorrer da história surge uma criança muito querida que talvez não tenha tido tanta importância na trama mas que ganhou meu coração. A princípio a história não havia me chamado atenção, mas depois de ler tantos elogios de colegas nos grupos de leitura, resolvi dar uma chance. Assim que comecei já não conseguia mais parar. O prólogo, descrevendo um ataque de leões no zoológico de Los Angeles já dá uma ideia do que vem pela frente no livro.

Bem ao estilo dos livros de Patterson, com capítulos curtos, esse é dividido em 98 deles, o que sempre  me perturbou em seus outros livros, mas nesse serviu apenas para que eu ansiasse pelo próximo. O título, Zoo, não chama atenção, mas é bastante apropriado, uma vez que o livro se trata de animais. Já o final da obra é um pouco impactante. mas o considero principalmente reflexivo, uma vez que é possível encaixar um pouco dos acontecimentos no nosso mundo e sobre o que estamos fazendo com ele.

Uma das informações relacionadas ao livro é que foi criada uma série de tv baseada no enredo, porém com várias mudanças, pelo que se pode notar por resumos de Zoo nas telinhas.




Recomendo para todos que gostam de livros eletrizantes, que nos fazem apertar as mãos e manter os olhos fixos nas páginas até que a última palavra seja absorvida.

34 comentários:

  1. Olá, Tamara.

    Só li um livro do James Patterson e não gostei nadinha. Sempre vejo comentários positivos sobre os livros dele, mas sempre fico com aquele receiozinho. Quando li a sinopse de Zoo fiquei até curiosa para ler, mas ele parece mesmo ser muito bom. :)

    Beijão,

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Samantha!
      Qual livro do Patterson você não gostou?
      Bom, eu já tive algumas experiências com ele. Diário de Susana para Nicholas foi muito bom. Os do clube das mulheres contra o crime já não gostei tanto, então varia. Ele escreve vários estilos então talvez vale uma nova tentativa. Caso resolva ler, espero que goste!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? :)
    Li esse livro a semana passada mas só dei 3 estrelas porque comparando com a série eu prefiro ela. Você tem de ver, são quase que duas histórias completamente diferentes, mas muito boas.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Jessica!
      Pois é, varia bastante, já vi alguns dizendo que preferem a série, alguns que preferem o livro. Bom, minha paciência maior é geralmente para livros, mas pretendo conferir a série qualquer hora.
      Um ponto que vi destacado por aí, foi que na série mostra os ataques em diversas cidades como Rio e Paris, já o livro é um pouco mais concentrado nos Estados Unidos.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?

    Quando a série de TV foi lançada, logo me animei para assistir, como a boa seriadora viciada que eu sou. Mas aí descobri que era um livro e resolvi que deveria ler primeiro. O livro parece ser bem interessante e, por ter esses capítulos curtos (amo), uma leitura rápida pontuada por essas cenas de ação que você citou.

    Adorei a resenha. Me deixou com mais vontade de ler !

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Que bacana que você está empolgada para ler.
      Sinceramente ainda não assisti a série, mas sempre gosto de ler o livro primeiro, já que a série pode entregar algo indesejado para a leitura depois.
      Espero que goste.

      Excluir
  4. Comentar nesse blog é meu maior motivo de medo.
    preciso de comentário a altura da blogueira, porque seus comentários são T.O.P!

    Um ponto de destaque eu amei na história é o fato de sermos podados pelas autoridades, isso acontece sempre, seja pelas autoridades governamentais ou pelas pessoas que são legitimadas como autoridade dentro de um ramo/eixo.

    odeio capítulos curto, me irritam, me tiram do sério, quando quero ler mais e fico: "Só mais um capitulo" e o capitulo tem 4 páginas, acaba comigo! hahahha

    As descrições profundas e realistas também são um ponto positivo.

    Apesar de amar a resenha não leria o livro, não faz meu "tipo", rs.

    Bjs
    Tay do Let It Shine ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Então, capítulos curtos me deixam com vontade de terminar o livro na mesma hora, rs.
      Mas mesmo assim amei.
      QUe pena que o enredo não te atrai.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  5. Não sou muito fã do James Patterson, pode ser um receio bobo, acredito que deveria dar uma outra chance ao autor. Se for assim, iria começar por Zoo.

    Bjs.
    Kamylla Prado.
    Vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um bom livro pelo qual começar. Deixei de lê-lo por bastante tempo também por não gostar de algumas obras dele.

      Excluir
  6. James Petterson, nunca li nada seu, se tenho vontade? Muita.
    Já vi várias pessoas falando bem de suas histórias, já vi tantas criticas positivas que fico até me sentindo estranho por não ter lido nada seu. Assim que possível lerei algo dele.
    Abraços!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que dependendo da obra que começar vai gostar muito. ELe tem uma boa habilidade para os dramas. Para esse tipo de suspense também. Pena que possui muitos livros e nem todos estão em uma boa altura.

      Excluir
  7. Olá!
    Apesar de nunca ter lido nada de Patterson e ter muita curiosidade para conhecer sua escrita, o livro não tinha me chamado atenção. Até ler sua resenha.
    Agora quero esse livro pra ontem! Parece uma aventura tensa e eletrizante, do tipo que prende atenção do início ao fim.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui transmitir realmente o que é o livro. Eletrizante do início ao fim. Espero que goste dele, boa leitura!

      Excluir
  8. Olá.
    ADOREI a resenha, quero ler pra já.
    Eu não conhecia o livro, mas já conheço o autor.
    Série de TV, tbm não conhecia, mais eu amo série, então vou procurar.
    Ta rolando sorteio de livros do James La no blog.
    www.lelendolido.com.br
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou da resenha, espero que curta o livro tanto quanto eu.

      Excluir
  9. Realmente o nome não me chamou a atenção, mas sua descrição do livro me tirou o folego!
    Já quero ler, se bem que personagens morrendo é uma verdadeira tortura pra mim!
    Estou com um livro dele aqui pra ler, se chama o dia da caça!
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse livro teve uma morte em especial que me deixou um pouco afetada, mas em fim, faz parte do livro e serviu para deixar ainda um suspense maior.
      Pouco li do autor, só Diário de Susana para Nicolas e Dois do clube das mulheres contra o crime, mas esse me conquistou e já adquiri outros dele.
      Espero que goste do livro!

      Excluir
  10. oi nos últimos dias tenho lido muitas resenhas sobre este livro , e fiquei bem curiosa para lê-lo mesmo não fazendo muito o meu tipo sabe, mais este aparenta ser um daqueles livros que te prende do inicio ao fim e ao chegar nas ultimas paginas fica com aquela sensação de "ja" "como assim".
    Espero gostar dele tanto quanto você
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esse livro conseguiu me prender muito. Queria continuação de tão bom.
      Boa leitura!

      Excluir
  11. Oi Tamara! Que resenha mais completa!! Deu pra entender perfeitamente sobre o que é o livro, ao mesmo tempo que apreciamos e consideramos suas opiniões pessoais.
    Me apaixonei pela resenha e pelo livro. Preciso urgente!!!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, bia
      Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha.
      Espero que goste tanto do livro quanto eu gostei.
      Depois quero saber sua opinião.

      Excluir
  12. Oie flor.
    Eu nunca li nada do James, mas sou louca para ler algum livro dele.
    Zoo com certeza vai ser um deles.
    Eu amei essa premissa, muito top mesmo.
    E cara, é tão bom quando lemos um livro que tem ação do inicio ao fim.
    Fiquei curiosa sobre essa descrição dos ataques.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Tati!
      Que bom que você gostou da resenha, sim, é um livro fantástico.
      Quero ver sua opinião quando lê-lo.

      Excluir
  13. Como assim eu ainda não conhecia esse livro??? Preciso dele!
    De cara a sinopse chamou minha atenção, nunca li e nem vi um livro que trate desse assunto que é simplesmente sensacional, e depois da sua resenha sei que preciso ler.
    Muito bom saber que o livro te prende mesmo e que tem as cenas das mortes bem descritas, porque né, podia ser uma descrição básica e sem graça, mas saber que é aquela parada chocante mesmo me instiga e muito.
    Espero muito poder ler em breve e conhecer essa história!
    Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      fico muito feliz que você tenha gostado da resenha!
      A sinopse ficou ótima mesmo, chama muita atenção.
      Espero que tenha uma boa leitura e goste tanto quanto eu gostei.

      Excluir
  14. Oi Tamara, até antes de ler sua resenha eu não tinha ideia de que o livro ia virar filme, e nossa me apaixonei quero ver e ler agora hahahaha

    Adorei tudo que falou e fiquei mega curiosa, parabéns!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bacana que consegui interessar você, ee.
      O livro é maravilhoso, espero que goste da leitura!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. :)

      Excluir
  15. Adorei sua resenha.
    Esse livro esta na fila pra ler, só estou esperando chegar da Arqueiro pra já começar a leitura.
    Achei o tema usado pelo autor bem diferente, e acho que é por isso que está fazendo tanto sucesso, já que é cheio de ação e tem um fundo de 'lição' na história.
    Espero que o meu chegue logo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, um livro diferente do que estamos acostumados a ver. Espero que você goste muito.

      Excluir
  16. Oi, Tamara! Como vai?
    Nunca li nenhum livro do James Patterson, mas vontade é o que não falta! Já tinha ouvido falar de Zoo e me pareceu bastante interessante antes mesmo de eu saber sobre o que se tratava. Aliás, só descobri a história agora, hahaha. Fiquei bastante interessada por tudo, principalmente porque você disse que o final é impactante! Achei a trama bastante interessante, animais matando os seres humanos e o porquê disso, e espero muito poder ler! Vou já adicionar à minha lista de leituras. E reflexões, gente, eu adoooro. Também estou gostando bastante de biologia e coisas do tipo ultimamente, e acho bem legal os protagonistas serem biólogos. Adorei sua resenha!
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol. Fico muito feliz por você ter gostado da resenha.
      Realmente, amei esse livro. Espero que você também goste. Tenho começado a gostar de coisas sobre biologia, catástrofes e etc ultimamente, risos, abrindo novos horizontes para leituras.

      Excluir
  17. Oii!

    Parece ser um livro bem interessante, mas fico me perguntando se irei gostar, pois não parece ser o meu estilo :/ A capa é bem bonita e o enredo parece ser muito bom ^^ Vou anotar a dica mesmo não sabendo se irie ler.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Tamara, tudo bem?
    Por mais que a história pareça ser interessante, não o leria por conta do autor. Eu não suporto ler nada do James Patterson, então está fora da minha lista. Mas fico feliz que tenha curtido a leitura, tenho certeza que várias outras pessoas irão gostar também.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir