Edgar Allan Poe (1809-1849), o célebre poeta e autor de histórias de terror, bem como criador do gênero policial na literatura, é o protagonista deste romance de suspense psicológico, que discute os limites da criação literária e a responsabilidade moral da arte. Nele vemos o jovem escritor norte-americano afligido pela pobreza, angustiado com a enfermidade da sua frágil esposa e assombrado por um maníaco que comete assassinatos inspirados nos seus escritos, além de sabotado em sua carreira pelo crítico literário Griswold, que lhe dedica um misto de admiração e ódio.
Livro: Vou lhe Mostrar o Medo
Edgar Allan Poe ficou órfão muito cedo, e por isso cada um de seus irmãos foi adotado por uma família diferente. Um casal rico e excêntrico acolheu Edgar, onde ele teve uma vida boa e bons estudos, apesar do casal querer formar o garoto do jeito que eles desejavam. Eles viviam em uma fazenda, Edgar estava sempre sozinho e isolado do mundo e isso tudo ajudou com que surgisse a paixão dele pelas histórias. Na fazenda Edgar conheceu Samuel, um mestiço filho de uma das criadas, e devido a sua condição ele era excluído dos demais. Com o tempo os dois criaram uma amizade e Edgar começou a ensiná-lo a ler, Samuel se tornou o leitor mais fiel dos contos de terror de Edgar e daquele momento em diante, começou a venerar seu "patrão".
Na faculdade Edgar acabou se afundando em bebidas e mulheres, isso fez com que ele saísse de lá mais cedo que o previsto e teve alguns contratempos no caminho. Após muitos anos ele volta para a casa onde vive os pais adotivos, mas acontece uma briga e Edgar decide ir embora de lá para sempre.
Quando Samuel fica sabendo que seu patrão está indo embora ele decide acompanhá-lo e juntos seguem para longe, porém, algo muito ruim acontece no caminho e Edgar se separa de Samuel, pensando que nunca mais o verá novamente.
"Para muitos, a obra de Poe representa todos os males, perversões e crimes imagináveis. E para alguns, Poe é pouco diferente de um criminoso comum."
Edgar se torna um escritor e tem seus contos publicados, mas ele continua passando por muitas dificuldades. Sua esposa Sissy está muito doente e pode vir a falecer a qualquer momento. Rufus Griswold aparece em cena, um crítico e escritor que acaba por se tornar seu inimigo e aliado, Rufus tem o objetivo de acabar com a carreira de Edgar. Como se tudo isso não bastasse, estão acontecendo crimes muito estranhos na cidade e Edgar está sendo acusado, já que esses crimes são exatamente iguais aos contos já publicados pelo escritor. Existe um assassino a solta que está aterrorizando a todos e copiando as obras de Edgar.
''Vou lhe Mostrar o Medo'' é um livro fascinante, com uma junção de acontecimentos reais vividos pelo Poe e uma mistura de ficção, mistério e suspense. Eu sou suspeita de falar já que adoro esses romances policiais, gostei muito de conhecer um pouco mais de Edgar Allan Poe, apesar de eu nunca ter lido nenhuma de suas obras, algo que quero fazer muito em breve.
A narrativa é muito fluida e guia o leitor a embarcar nesse mistério que é a vida de Poe e tentar desvendá-lo. Fiquei muito admirada com o aprofundamento que Nikolaj Frobenius teve em mergulhar no universo de Poe e desenvolver essa história incrível, que é como uma biografia com ficção. Achei muito bacana que em algumas páginas terem citações de alguns dos contos de Poe, assim é interessante para quem não conhece as suas obras ou não tem noção de como é a sua escrita, já fica conhecendo um pouco. A edição da Geração Editorial está incrível como sempre, ela não pecou em deixar o livro chamativo e adaptado a leitura.
No geral, é um livro perfeito para todos os fãs de um bom romance policial, para os fãs de Edgar Allan Poe e até para quem não o conhece, pois eu não conhecia nada da sua história e fiquei muito satisfeita com o resultado final. Então, é uma obra indispensável a todos os amantes de um bom mistério e suspense.
15 comentários
Olá!
ResponderExcluirNossa, simplesmente amei!
Sou muito fã do Poe, gosto muito do conto O Poço e O Pêndulo, recomendo que você leia também!
Já coloquei esse livro na lista de livros para ler. Ótima resenha!
=D
http://osdragoesdefogo.blogspot.com/
Oi Kaio, fico feliz que você tenha gostado do livro, pode deixar que já está na minha lista para ler os contos do Poe! :D
ExcluirBeijos
Bom eu nunca li nada de Poe, mas assisti the following e me acho a doutora no cara.
ResponderExcluirDigamos que apesar de não ter lido o livro percebo que a pessoa pegou leve nos crimes, porque poe era louco de pedra. Hahaha
Adorei a resenha
Bjs
Tay do let it shine
Oi Tayana, eu já ouvi falar muito de The Following e depois que eu li esse livro fiquei muito curiosa em assistir, que bom que você gosta, me sinto mais animada para assistir também :D
ExcluirBeijos
Oiee.
ResponderExcluirFaz tempo que quero ler essa obra, mas o medo de não gostar sempre me venceu, mas um dia vou pegar e ler, só para tirar a dúvida - rs. Também não li nada do Poe e creio que isso que me faz evitar o livro, porém, curto um pouco de suspense e acho que será legal ler
Beijos
http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br
Poe é um gênio e eu nossa, como adoro ler suas obras. Eu não conhecia este livro em especial e gostei muito do que você falou sobre ele. Já vou procurar pra ler. :D
ResponderExcluirOi Ketrin,
ResponderExcluirAté hoje só li um livro desse gênero, nunca me arrisquei a ler mais. Mesmo sua resenha tendo me deixado curiosa, creio que não lerei esse livro. Tenho receio de não gostar, já que não é meu tipo preferido de história.
bjs
Olá!
ResponderExcluirAinda não li nada de Poe, mas tenho muita vontade.
O que me despertou a vontade de ler a obra é a mistura de realidade e ficção sobre a vida de Poe. Acho que deve ter resultado em uma excelente história.
Espero ter a oportunidade de ler.
Ótima resenha!
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Oi Kétrin, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro livros de mistério e suspense e fiquei interessada demais por esse!
Principalmente pelo Poe ser o protagonista!
Adorei a premissa da história e espero mesmo realizar essa leitura em breve.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Oi, gostei muito da resenha deste livro. Amo livros de suspense e que nos envolve fazendo com que possamos desvendar a narrativa. Existe um certo mistério na história de Edgar Poe. Amei a resenha.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAdorei sua indicação do gênero, principalmente porque esse mês quero ler mais de suspence e terror.
Dizem que o autor é um dos mitos do gênero, então devo ler o mais rapido possivel
Leio o nome Edgar Allan Poe e penso logo em Loucura e Perfeição!
ResponderExcluirO cara é perfeito no que escrever...adoro a profundidade e obscuridade que ele trabalha em suas obras.
Beijos!
poesiaqueencantavida.blogspot.com.br
Oie Kétrin! ^^
ResponderExcluirJá li algumas histórias do Por e posso dizer que a escrita dele é muito boa, daquelas que te da um frio na barriga sabe?
Achei muito boa a ideia desse livro e uma ótima forma para conhecer melhor a vida do autor, eu sei um pouco sobre a vida dele, pois tenho um primo que é fã das obras e por sinal foi ele que me apresentou o autor.
Beijos e até logo! ;)
https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
Oi Kétrin, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a premissa da história e estou bem curiosa para ler o livro. Apesar de não ter lido nada do Poe ainda, tenho uma grande curiosidade com o autor, e poder conhecer um pouco mais sobre sua história em um livro de ficção é demais.
Beijos, Gabi
Reino da Loucura
Oi Ketrin, Eu vi essa resenha lá no outro post e não resisti, a vim dar uma olhadinha. Tua resenha me fez lembrar o ultimo filme "O Corvo" que foi lançado, em 2012, nele acontece isso também, alguém começa a matar se baseando no conto. O filme é muito bom. Fiquei louca pra ler esse livro! Beijos
ResponderExcluir