07 setembro 2015

Resenha - O sangue do cordeiro




“Este documento, querida amiga, vai abalar a Igreja.”
Ao ler essas palavras em uma carta encontrada em um arquivo empoeirado, Thomas Kelly fica cético. O documento citado na correspondência está desaparecido, mas Thomas, padre da ordem dos jesuítas, duvida que exista algo com tal poder – até ser convocado ao Vaticano para iniciar uma busca desesperada por ele.
Enquanto isso, diante de um conselho formado por seus superiores, Livia Pietro recebe instruções claras: encontrar um padre jesuíta recém-chegado a Roma e juntar-se a ele na procura da Concordata, um tratado que contém um segredo tão chocante que poderá destruir para sempre todo o povo de Livia.
Enquanto pistas cifradas do passado lançam os dois em um universo traiçoeiro repleto de obras de arte, maquinações religiosas e conspirações, eles são caçados por pessoas capazes de tudo para achar o documento primeiro. Thomas e Livia, então, precisam correr para montar o quebra-cabeça capaz de redefinir os rumos da história e evitar o caos e a destruição que a revelação da Concordata poderá causar. Livia, porém, tem um segredo: ela e seu povo são vampiros.
Com uma narrativa que remete ao estilo de Dan Brown e ao terror sobrenatural de Anne Rice, O sangue do cordeiro é uma viagem inesquecível a um passado inimaginável.

Livro:
 O Sangue do Cordeiro
368 Páginas || Skoob || Editora: Arqueiro || Onde Comprar









Uma decisão pode alterar o curso da história. Não  só o curso da história de uma pessoa, mas sim de todas as pessoas. É como uma cadeia alimentar ou uma fileira de dominós, onde um puxa o outro e assim se segue, e o que uma só pessoa decide altera de formas boas e ruins o que acontece com outra, e outra e outra. Decisões que podem afetar todo um sistema de crenças, de uniões. Decisões que podem criar, destruir e mudar.

"Ele pensou - não pela primeira vez - quão satisfatório seria fazer parte da ação, ao menos uma vez. Participar da história, em vez de apenas segui-la.

Thomas Kelly é um padre e professor dedicado estudioso da história, da igreja católica. Quando recebe um telefonema inesperado de Lorenzo Cossa, antigo professor e seu maior mentor, fica surpreso ao ser chamado imediatamente para ir ao Vaticano, atual residência de Lorenzo onde trabalha com os arquivos da biblioteca.

Kelly imediatamente aceita a missão, mesmo sem saber tão bem o que o mentor deseja dele. Ao chegar, descobre que deve entrar em uma grande busca a um documento perdido em um lugar não identificado, apenas é avisado de que é um documento da maior importância que tem um grande poder de destruição.

"Esta vida acaba se tornando um fardo para alguns de nós. Muita gente percebe que na verdade nunca desejou viver para sempre. Que só queriam não morrer."

Quando começa a busca ao documento nos arquivos do Vaticano, rapidamente descobre que existem outras pessoas muito interessadas no papel. É então que encontra Livia Pietro, uma historiadora de arte que surpreendentemente é uma vampira, seres até então existente apenas em histórias para Thomas que nunca imaginou que estes existissem de fato. Ela, foi incumbida por seu povo de encontrar a concordata que Thomas também procura. Teoricamente ambos deveriam se manter afastados, mas acabam percebendo que juntos terão muito mais forças para lutar contra os seres que surgem por todos os lados tentando destruí-los e em busca do arquivo perdido.

“Como deve ser”, pegou-se pensando, “viver para sempre? Passar uma eternidade acumulando perdas e culpa, sem forma de expiação, sem poder fazer reparações, sem ter como ser perdoado? Sem um fim à vista?”

De uma forma inesperada, igreja e vampiros, inimigos naturais se veem unidos pela história e pelas circunstâncias, e em um suspense cada vez mais crescente até explodir em grandes revelações, O sangue do cordeiro carrega o leitor em uma viagem surpreendente pela história.

"O futuro era sempre mais longo que o passado."


[-Minhas Impressões-]

Não costumo ler livros que envolvem fantasia. Sempre tive um certo preconceito em relação a eles. Mas quando vi o lançamento de O sangue do cordeiro algo nele me deixou muito interessada. Um misto de Thriler, história, arte, Itália e seres sobrenaturais. Assim que comecei a leitura não consegui mais largar. O livro já começa com muito suspense, assim que Thomas chega ao vaticano seu encontro com Livia é bastante conturbado e a partir daí tudo entra em uma corrida frenética para encontrar a concordata, que é o mistério de todo o livro. A concordata é aparentemente um documento assinado pela igreja e que também interessa aos Noantri, povo vampiro do qual Livia faz parte. Apesar de ser cheio desses seres míticos, o livro não possui nenhum exagero. Os vampiros possuem características peculiares, mas nada extremo.

A divisão do livro é em 107 capítulos curtos que acompanham a quase literal corrida de Thomas e Livia por diversos pontos importantes da Itália. Além de conhecermos todo o enredo, é também uma grande aula de história passando por catedrais importantes e belas, e toda uma arquitetura antiga e importante.

Inicia em uma outra época, apenas para ambientar o leitor em fatos importantes que serão apresentados ao decorrer do livro, mas logo nas primeiras páginas passa para o ano de 2012, época em que ocorre realmente o enredo.

Os personagens, Thomas e Livia são sensacionais. Ele é um padre muito interessante que a todo tempo questiona sua fé e o que está acontecendo, além de ser muito inteligente. Livia é uma mulher muito interessante, dona de um gênio muito forte e muito ágil e criativa. Ambos formam uma dupla perfeita e mesmo com todas as impossibilidades se sentem atraídos.

O final é o mais surpreendente que li pelo menos no último ano. É algo que não se espera até ser revelado e sequer é imaginável. É algo que deixa a imaginação de que se fosse real mudaria todo o mundo que se conhece e vive atualmente e fiquei desejando muito uma continuação para ele com mais aventuras dessa grande dupla.

O título, O sangue do cordeiro, claramente se refere a Jesus, devido ao enredo ser todo em torno da igreja católica e não é tão criativo, e apesar de falar de uma religião específica, o livro não influencia ou prejudica qualquer pessoa que seja de qualquer outra religião e queira ler.

Recomendo para todos aqueles que possuem mentes abertas para livros que trazem grandes ideias inovadoras e gostam de imaginar modificações, mesmo que na ficção sobre toda a história do mundo.


46 comentários:

  1. Fiquei super interessada no livro, primeiramente porque amo fantasia e mistério, acho literatura fantástica fascinante. E segundo porque sou apaixonada pela Itália, mesmo nunca tendo ido até lá.

    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que lhe interessou, o livro é maravilhoso.

      Excluir
  2. Oi Tamara...
    Confesso que este livro a princípio já me atraiu justamente pela fantasia, ao contrário de você, eu sempre gostei. Mas só um detalhe que me desanimou, vampiros. Não gosto muito quando tem vampiros. Mas eu abriria uma exceção porque gosto quando envolve o Vaticano, todo esse mistério.
    Fiquei super curiosa com o final que você citou. Adoro quando um livro nos surpreende no final.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, mas como mencionei, os vampiros não são algo estravagants, são bem tranquilos, de um modo gostoso de ler, espero que goste do livro.

      Excluir
  3. Adoro livros investigativos que envolvem Vaticano, mistérios, como os do Dan Brown, e o meu preferido, Veneno nas Veias. Com certeza leria esse livro, ainda mais por ser literatura fantastica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada do Dan, mas como dizem que esse é semelhante, preciso conhecer. Boa leitura!

      Excluir
  4. Waaaaa, Tamara! Devia ser proibido escrever uma resenha assim, haha. Menina, dá vontade de abandonar tudo e sair correndo para comprar e ler esse livro. Não dava nada para ele há alguns meses, quando li duas resenhas que me deixaram de cabelos em pé devido a surpresa de entender que se tratava de um contexto misterioso e sobrenatural. Curti saber a sua opinião e ver que, realmente, é um ÓTIMO livro. Com certeza, quero conhecer.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, fico feliz em saber que minha resenha fez você mudar de ideia a respeito do livro. Acho que vai gostar, o mistério é maravilhoso. Depois quero saber sua opinião, hein!

      Excluir
  5. Oi Tamara,

    Gostei da sua resenha que mostrou que o livro é bem interessante, pois eu gosto de alguns livros de vampiros. Principalmente quando envolve suspense ou terror na história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou da resenha, espero que possa aproveitar o livro.

      Excluir
  6. Ola Tamara que premissa interessante um padre e uma vampira juntos em busca de documentos do Vaticanos já quero, tive a impressão que esse livro é emocionante e com uma leitura super rápida. Gostei desse mistura entre os protagonistas . beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que a gente não consegue parar. Boa leitura!

      Excluir
  7. Olá
    Esse lançamento me chamou a atenção por me lembrar muito o livro do Dan Brown.
    Gostei muito da sua resenha e espero ter a oportunidade de lê-lo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, quando vi o lançamento fiquei bem interessada e mais ainda quando tive a oportunidade de ler. Espero que goste.

      Excluir
  8. Oi,
    Li esse livro logo que saiu, não tinha lido nada do Dan Brown então não consigo fazer a ligação ou sabe a semelhança mencionada, sei que gostei, o me ganhou foi o final, que realmente me ganhou.
    Um livro diferente que estou acostumada a ler, com toda certeza valeu a pena.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro inteiro é sensacional mas aquele final. Acho que foi um dos melhores em livros que já li! Fico feliz em saber que não fui a única a adorar, também não li Dan, preciso ler para comparar.

      Excluir
  9. Oie!!!
    puxa estou com muita vontade de ler esse livro, desde que o vi entre os lançamentos da Arqueiro fiquei curiosa. vamos vê se consigo lê-lo nesse mês ;)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, espero que goste tanto da leitura quanto eu gostei.

      Excluir
  10. Olá!
    Só da premissa eu daria cinco estrelas para o livro haha. Tentei ler o mínimo possível da resenha para saber o mínimo possível do livro, para me surpreender na hora da leitura.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que gostou da premissa, espero que adore o livro como eu.

      Excluir
  11. Oi
    Eu já tinha visto o livro, mas nunca fui atrás nem de ler a sinopse, a capa não me chamou a atenção,mas agora que li sua resenha fiquei com vontade de ler esse livro,porque ele é diferente dos livros que geralmente leio, diria até que ele pode ser meio polêmicos, gostei bastante da sua resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o tema dele é bem polêmico, no sentido que mexe com as crenças que aprendemos durante toda a vida. Espero que goste, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  12. Oii, Tamara. Tudo bem?
    Eu vi esse livro no catálogo da Arqueiro e fiquei "OMG PRECISO LER" .
    Depois dessa sua resenha então... tipo.. PRECISO MESMO!
    Adorei o tema desse livro e deve ter ideias e filosofias muito legais.

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse na minha opinião até agora é o melhor lançamento do ano da Arqueiro, se bem que compete com Zoo que está ótimo e esse mês saíram algumas coisas que me deixaram bem interessadas, mas leia, não vai se arrepender, a história é ótima.

      Excluir
  13. Oi Tam!
    Adorei a sua resenha.
    Confesso que não tinha me interessado tanto pelo livro, mas agora não posso deixar de ler!
    Adoro essa temática e se lembra Brown já tô dentro
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico bem feliz que você tenha gostado da resenha.
      Bom, eu nunca li Dan, mas se dizem que é parecido já quero muito, há um aqui na minha pequena gigantesca listinha para quem sabe logo ler.
      Espero que goste tanto do livro quanto eu gostei.

      Excluir
  14. Olá!
    Tbm tenho meio receio com fantasia mas to tirando esse receio aos poucos.
    Sempre quis ler essse livro tbm agora com sua resenha quero pra já.
    Adoro finais surpreendentes

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Então, nesse último mês acho que progredi um pouco com a fantasia, e preciso dizer que está sendo uma ótima experiência, livros com magia e etc não são aquela grande porcaria que eu imaginava que seriam, e esse serviu para definitivamente me fazer perder o receio.
      Se gosta de finais surpreendentes vai amar, esse me deixou de boca aberta, rs.
      Boa leitura!

      Excluir
  15. Oi, é a primeira resenha que leio do livro e confesso que mesmo amando fantasia a história não me prendeu a ponto de querer correr atrás para lê-lo logo. Tenho a mente bem aberta ao novo e ao diferente, não curto muito religião sendo abordada em livros, mas não ligaria me ler algum, como li um romance espírita mês passado,mas é que esse realmente não me prendeu mesmo.

    Mas sua resenha ficou bem completa, descritiva e bem construída.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que pena que a premissa não chamou a sua atenção, mas acontece, e é até bom, imagina se nos interessássemos por todos? O tempo teria de ser eterno, risos.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  16. Olá... tudo bem??
    Bom já fazia um tempinho que não lia resenhas desse livro... eu particularmente o acho bem interessante e pretendo lê-lo um dia, mas quero ler em PDF, até porque eu estaria fugindo de minha zona de conforto, caso eu venha gostar até acho que compro o livro em físico... de qualquer forma o seu relato sobre a história é bem pertinente... é uma riqueza de detalhes e de lugares que é como se você estivesse ali vivenciando juntos com os personagens... que bom que o livro de alguma forma te satisfez, até porque antes, esse enredo pra ti era enfadonho... sua resenha ficou ótima, parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, antes o que eu tinha sobre a literatura fantástica era algo mais infundado, simplesmente achava que não iria gostar, e nem tentava. E então me surpreendi. Bom, sei que existe o ebook dele para comprar, só acho que não em pdf. Boa leitura, espero que goste.

      Excluir
  17. Olá,

    UAU! Quero logo este livro! Não curto vampiros em livros, e torço pra que estes sejam superficiais neste livro. Gostei muito da pegada da obra, e também me chamou atenção o fato de ter "mente aberta" pois estou tocando nesta tecla em relação a mim. Quero melhorar neste quesito. Boa Resenha. Parabéns.

    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, fico feliz que tenha gostado da resenha.
      EEu não diria que os vampiros desse livro são superficiais, eles aparecem o tempo todo, mas... não sei explicar bem, é de uma forma sutil, eles não se diferem tanto assim dos humanos como brilharem e etc, se misturam perfeitamente com os seres humanos.
      Bom, espero que você goste da leitura.

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Esse é um tipo de livro que foge da minha zona de conforto. Mesmo que eu estou tentando dá uma escapadinha dela eu não leria esse livro. Do mesmo jeito eu gostei da sua resenha, pretendo que você continue assim, parabéns!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bacana, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  19. Oii, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de desejados desde que a Arqueiro o lançou, eu gosto muito do gênero e do teor da historia que o livro traz! Espero poder ter a oportunidade de o ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, na torcida para que você adquira esse livro rápido para se deliciar com essa maravilhosa história. Boa leitura.

      Excluir
  20. Olá Tamara, tudo bem?

    Eu estou com o livro aqui em casa, e foi uma colunista que acabou lendo-o para resenhar lá no blog. Mas ainda morro de vontade de lê-lo e acompanhar de perto este enredo mágico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oii!

    Sou bem chata para capas de livros e digo que esse livro não me chamou a atenção por causa da capa :/ A história também não em chamou a atenção e acredito que não tenho uma mente aberta para ler esse livro rsrs
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou da resenha. Pena que a história não te atraiu. :)

      Excluir
  22. Olá!
    Esse livro me pareceu uma mistura de O Código da Vinci com vampiros. A capa dele é bem legal e a premissa me agradou.
    Não sei se leria agora, mas vou anotar na minha listinha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo e todos comparam realmente ao código da vinci, preciso conferir para ver se tem algo a ver, só sei que esse vale muito a pena.

      Excluir
  23. Rapaz, nem ligava e nem olhava para esta obra, mas depois de conhecer um pouco a história, realmente fiquei muito curiosa para ler este livro. Eu amo fantasias e vampiros e investigação. Então a premissa realmente me agradou e também amei esta capa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, então tem todas as coisas que você gosta em um livro e tenho a impressão de que irá adorar a história.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir