07 abril 2015

Resenha - O Teste





No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

320 páginas || Skoob || Cortesia: Única Editora
||| Classificação:  || OndeComprar ||









Ele me diz que os maiores fracassos em geral vêm antes das maiores descobertas. Que não importa o que aconteça, eu nunca devo ser desencorajada. Que eu aprenda com meus erros e tudo ficará bem.

Malencia Vale, conhecida por todos como Cia, vai se formar amanhã e tudo o que ela espera é ser chamada para O Teste, mas na verdade ela não consegue nem sequer pensar em um futuro que não seja ser escolhida e ir para a universidade, afinal trabalhar com seu pai e irmãos com as plantas não é algo cogitado, ela não leva jeito, e trabalhar o resto de sua vida concertando tratores e cuidando de uma família que ela ainda nem sabe se vai ter não lhe parece nem um pouco promissor.

A formatura vem e vai e nenhum nome é chamado para O Teste, a tristeza, vergonha e perda vem forte e Cia se vê sem rumo e sem saber o que pensar quanto a felicidade que seus pais aparentam, eles não deveriam estar tristes por ela não ter sido escolhida? Mas tudo que seu pai consegue fazer é lhe dar parabéns e sua mãe perguntar com quem ela vai trabalhar e se já tem algum pretendente em mente para se casar. Será que sua mãe não enxerga que ela é jovem - a mais jovem de sua turma - para pensar em casamento? E que ela ainda está se recuperando de não ter passado?

Contudo o dia seguinte trás muitas surpresas, entre elas o fato de que o oficial de Tosu City, Michael, se atrasou e de que ela, Zandri, Tomas, que faz seu coração disparar, e Malachi foram escolhidos para participar do Teste e que partem na manhã seguinte, sem tempo para processar as informações e animada com a perspectiva de ir para a universidade e de conhecer a maior cidade construída habitada depois dos Sete Estágios da Guerra.

Ao chegar em casa e anunciar sua convocação as reações que ela esperava não veem, Zeen foge, sua mãe chora, seus outros irmãos tentam parecer felizes e seu pai está em choque. Por um momento ela se entristece mas quando seu pai a puxa de lado e começa a contar sobre o seu Teste, Cia começa a pensar que talvez ser escolhida não seja tão bom assim e passa a entender o choro de sua mãe, agora que ela foi escolhida nunca mais verá sua família, mesmo se sobreviver ao Teste e tudo o que terá que enfrentar depois dele.

Repasso as palavras na minha cabeça, testando a veracidade delas. — Então é por isso que a mãe não queria que eu fosse escolhida?
Meu pai coloca uma das mãos no meu rosto e esfrega o dedo em minha bochecha. — Cia, eu não vejo meus pais  desde que parti para ser examinado. Ter um filho escolhido é uma honra, mas também significa uma perda. Sua mãe não queria perdê-la.

Será que ela estava errada em sempre sonhar com sua ida para a capital? Será que a Comunidade das Nações Unificadas são mesmo o que ela imagina que são? E se não forem o que ela pode fazer além de tentar sobreviver?

Narrado em primeira pessoa do ponto de vista da Cia eu me vi presa a narrativa do início ao fim, não teve uma página ou capítulo que eu me peguei pensando "Cara isso aqui tá chato".

Nas primeiras páginas já encontramos a protagonista em eventos importantes e que num primeiro momento te confundem um pouco, surgem perguntas a sua mente mas fiquem tranquilos que tudo é explicado e eu gostei de como a escritora fez surgir perguntas pra respostas que nem todas as distopias trazem como "O que levou o mundo a entrar em colapso?" ou "Como surgiu o novo governo?" ou "Okay, mas isso acontece por quê?", tudo isso é respondido de maneira incrível e de fácil entendimento.

A Cia é uma menina muito inteligente e forte, amei essa garota, mesmo, ela é uma das minhas preferidas, se eu for honesta, direi que O Teste entrou pro meu top 5 distopias. Sem falar que ela tem um senso ético maravilhoso, os pai dela a educaram muito bem, se ela fosse da minha família eu estaria muito orgulhosa.

Não quero falar muito pois posso dar spoilers que eu ME NEGO A SOLTAR, mas só posso dizer que fiquem tranquilos o livro não é uma carnificina, também não é só flores, e apesar de ter romance não é aquele romance que surge do nada nem aquele que rouba corações, eu Agatha, ainda não sei bem o que pensar desse amor, ainda não sei o que quero para Cia, espero ter uma luz maior no segundo livro!

Para aqueles que ainda não entenderam o que é O Teste eu vou explicar aqui. O mundo foi devastado e a terra morreu, literalmente, as poucas pessoas que sobreviveram se juntaram e criaram a Comunidade das Nações Unidas e por meio de mudanças genéticas feitas em plantas conseguiram voltar a plantar algumas coisas e com produtos químicos purificar a água, mas para não cometerem os mesmos erros do passado eles decidiram criar um sistema que escolheria os melhores jovens de cada colônia, e então, eles participariam do Teste e só aqueles que passassem iriam para a Universidade e concorreriam a cargos do governo. Porém o Teste não é como muitos imaginam, ele cobra muito mais do que apenas seus conhecimentos e inteligência, ele cobra sua alma e sua vida.
Agora entendo por que ela teve medo de que eu tivesse sucesso. Agora é tarde demais.
Teve um momento da leitura que eu larguei o livro e disse para minha irmã "Eles são cruéis, muito cruéis, adolescentes não DEVEM passar por isso, NINGUÉM DEVE, sério, eles só não são piores que A Capital de Jogos Vorazes porque lá eles mandam as crianças e jovens se matarem por diversão e tals." Os deixei curiosos? Esse era o intuito então não queiram me matar sim? Só queiram ler o livro pois eu altamente recomendo! É intenso, maravilhoso, criativo e repletos de compaixão, foi maravilhoso ler esse livro e estou doida para saber o que irá acontecer nos próximos livros da série.

Vou parar por aqui que já falei muito mesmo e acho que poderia continuar por horas decorrendo aspectos desse livro, leitores de Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner, Legend e distopias em geral vão amar esse. Sério. Única crítica foi que encontrei alguns erros de digitação, mas sinceramente? Não atrapalha em nada meu julgamento.

Uma mecha de cabelo cai sobre a testa dele quando ele olha em direção ao flutuador. — Não entendo. Por que alguém estaria nos observando agora?
— Porque — eu digo. — O Teste já começou.

47 comentários:

  1. Agatha primeiramente quero te dar os parabéns mais uma vez pela sua resenha, porque olha eu ainda tinha muito receio de ler esse livro, mas depois de ler tudo que você escreveu sobre a história acabei me convencendo e espero gostar bastante, porque a história me pareceu bastante interessante e não é por nada não, mesmo não tendo lido o livro DIVERGENTE, mas assistido o filme, achei O TESTE um pouco parecido com o começo da história e tudo mais. Mas vamos ver né? Eu quero ler para ver o que irei achar de verdade. Enfim...Espero gostar muito. Se cuida minha amiga e continue assim, porque suas resenhas como de todas aqui estão ótimas =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil.
      Primeiro obrigada, você sempre me elogia e isso sempre me impele a melhor continuamente, depois eu te digo "Não há muitas semelhanças entre divergente não! ", na real, eu não compararia O Teste com Divergente, não tanto pelo menos.
      Bjs e espero que você goste e aproveite bem a leitura.

      Excluir
  2. Oi Agatha, é muito bom quando encontramos um livro, uma série que nos cative assim. Que nos deixe tão entregues a leitura.
    Eu não sou muito fã de distopias, mas esta parece ser boa, pois todas as resenhas que leio são positivas.
    Sua resenha ficou muito boa. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lia.
      Sim! Concordo totalmente contigo, é tão difícil isso acontecer, ou nem sempre já que eu pesquiso bem antes de comprar, mas ainda sim né?
      Espero que goste caso leia e obrigada!
      Bjs

      Excluir
  3. Oiee.

    Nossa parabéns pela resenha, pois não conseguir me expressar com tanto sentimento assim na minha. Pois é, eles são muito maus por tudo que fazem e tenho certeza que todos os quer perdem morrem é só o que acho rs.
    Também estou ansiosa pelo segundo livro

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fernanda.
      Obrigada menina. E sim, eu acho que há limites que não devemos ultrapassar.
      Bjs

      Excluir
  4. Agatha, eu não li nenhum livro dessa série.
    E nem a sua resenha fez eu ter vontade.
    É porque ele não faz mesmo o meu estilo.
    Não sou muito fã de distopia, a história não me parece tão boa assim.
    Sei lá, mas pra quem gosta de distopia deve ser ótimo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Déborah.
      Ah menina se você não gosta de distopia é normal que não se interesse, na verdade eu duvido muito que vá gostar, mas obrigada pelo comentário!
      Bjokas

      Excluir
  5. Oii!

    Não li nenhum livro da série, mas já gostei pelo fato de a personagem principal ser educada, e forte. Não gosto daquelas em que tudo que faz é chorar e reclamar da vida. Isso me lembra o livro After... pois é! Vou procurar saber mais dessa história.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Juliete.
      Nossa você falou em After e eu lembrei que ainda nem me interessei em ler a continuação... Acho que estou receosa. Bem, que bom que gostou e sim a Cia é bem legal como protagonista.
      Bjs

      Excluir
  6. Sua resenha foi muito bem feita, nenhuma tinha atiçado a minha curiosidade até agora! Eu tinha preconceito contra o livro, achava a capa um pouco estranha e ela me lembra o "The Flash", e sei lá. Mas enfim, estou muito curiosa! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Wandressa.
      Nossa que bom! Fico imensamente feliz em saber que consegui atiçar sua curiosidade, e obrigada, espero que agora dê uma chance para o livro e kkkkk, não tem nada haver com velocidade isso eu garanto.
      Bjinhos

      Excluir
  7. Agatha, primeiramente ótima resenha. Eu vi esse livro em uma das minhas andanças pela internet, mas ainda não tive coragem de compra-lo. Minha wishlist está enooooooorme e meu salário de estagiaria pequeno. ): Mas eu realmente estou afim de ler essa série, parece interessante e do meu gosto. Grande beijo!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/04/resenha-por-lugares-incriveis.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Anne.
      Sei como é ter uma wishlist enorme, a minha no momento conta com uns duzentos livros 0.0!
      Bom, obrigada e espero que goste tanto quanto eu quando puder lê-lo.
      Bjinhos

      Excluir
  8. Essa é a primeira que vez que vejo esse livro e já me interessei
    Amo muito o gênero distópico e falou que é distopia eu já coloco na lista
    Já li Jogos Vorazes, Divergente, Estilhaça-me, Feios, entre outros ;)
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Angela.
      Já li todos esses também e sim, tenho algo com distopias também, inclusive você me deu uma ideia kkkk.
      Bjinhos e espero que se divirta lendo.

      Excluir
  9. Oi Agatha.
    O livro merece mesmo todas as qualidade que você atribuiu a ele.
    É excelente em enredo, ambientaçãos, protagonista e personagens.
    Sou fã de distopias, e essa foi uma que me conquistou por não perder o ritmo, a autora não mudou o foco, não priorizou romance, não criou triâgulos amorosos...um enredo perfeito.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Paty.
      Menina devo dizer que estou ansiosa pela continuação e que bom que você concorda comigo.
      Bjs

      Excluir
  10. Oi Agatha! Tudo bem?

    Adorei sua resenha! Eu já conhecia o livro (e quem não conhece? Rçrç) e super me interessei por ele *-*

    Além da sua crítica super positiva sobre a obra, some isso ao fato de que amo distopias... que frase resume? EU PRECISO DESSE LIVRO! *---*

    A história da Cia promete não ser qualquer distopia e isso me deixa super incitado a ler :3

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jhonatan. Estou bem sim e você?
      Fico contente que tenha gostado e não poderia não criticar positivamente, eu AMEI o livro kkkk, h e por incrível que pareça muitas pessoas não conhecem.
      E quanto a Cia prometer... bem só lendo para ver, mas eu não me decepcionei em nada, espero que ame o livro.
      Bjokas

      Excluir
  11. Oi Agatha, ótima resenha! Sabe que distopias não é meu gênero favorito? até hoje li apenas um e não gostei muito, mas quem sabe se eu der chance a mais distopias eu acabe gostando né. Já ouvi comentários super positivos sobre essa trilogia, sem contar que acho as capas maravilhosas :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kétrin.
      Obrigada e olha existem muitas distopias que focam inúmeros temas, é que as mais modinhas são Jogos Vorazes e Divergente - e não critico quem gosta, pois eu mesma gosto de ambas -, mas há várias outras que abordam muitos temas, assim quem sabe você não encontre alguma que lhe interesse?
      Bjinhos

      Excluir
  12. Olá
    Sempre fiquei na dúvida de ler e comprar esse livro com medo de não gostar
    Gosto de livros narrados em primeira pessoa e mais ainda quando a leitura flui
    Por não ser minha leitura favorita fico com receio, mas depois da sua resenha já fiquei curiosa

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.
      Se você ficou curiosa acho que vale a pena você ir na livraria e dar uma folheada, sempre funciona para mim.
      Bjs

      Excluir
  13. Oi Agatha!
    Eu ando meio decepcionada com as distopias pós-THG, mas se vc gostou tanto assim alguma coisa esse livro deve ter, não é? Talvez eu arrisque lê-lo porque não é a primeira vez vejo uma crítica positiva sobre ele.
    Beijos
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Isabella.
      Então, eu tento não ficar comparando na verdade, é que nem eu ler romance e ficar comparando, me deixaria doida kkkk, claro que todo livro pertencente há um mesmo g^nero tende a ter elementos em comum mas isso não excluí sua originalidade e existe muitas distopias que foram escritas antes de THG mas só traduzidas depois que THG abriu caminho por assim dizer.
      Dê uma chance sim!
      Bjinhos e espero que goste. De verdade.

      Excluir
  14. Oi flor, todos que leem essa serie a comparam com Jogos Vorazes e isso pra mim já é um ponto a mais, apesar de não ter lido JV assisti aos filmes e amei. Distopia é um gênero que está entrando aos poucos na minha vida de leitora e eu amei isso.

    Sua resenha ficou bem instigante, espero conseguir ler JG e essa serie também.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia.
      Que bom que gostou, e se você ama os filmes de JV você precisa começar a ler, pois é bem diferente kkkk.
      Espero que ame e que daqui alguns meses você tenha essas duas trilogias no "currículo"!
      Bjinhos

      Excluir
  15. Quando vi a capa desse livro, não tive como lembrar de divergente, mas apesar de ser uma distopia não vi tantas semelhanças no enredo aqui contado. Pelo jeito a estória prende mesmo e se eu tiver a oportunidade de ler, creio que vou apreciar bastante a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gleyse!
      Não tem mesmo como não comparar, infelizmente, ou nem tanto assim, mas não possuem muitas coisas em comum não viu? Na verdade eu acho que são bem diferentes, mas só lendo para ter certeza.
      bjokas e espero que leia logo.

      Excluir
  16. Agatha-linda,
    Que coisa boa é ler uma resenha na qual notamos o carinho do leitor pelo livro. :D Eu adorei saber que O Teste a encantou… Ultimamente, tenho lido muitas resenhas positivas a respeito dele e – confesso – tenho enorme vontade de encarar essa história tão cheia de ação. Eu adoro distopias e essa, em especial, parece ter um equilíbrio… A autora conseguiu trabalhar o enredo, os personagens, o contexto. Espero logo lê-lo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran!!!
      Como vai menina?
      kkkk, eu sempre tento ser o mais sincera possível em minhas resenhas, acho que se eu conseguir passar a emoção eu conquistarei pessoas e as levarei a pensar "Será que seria assim comigo?".
      A obra é bem equilibrada sim e espero que possa ler logo, para comentar comigo!
      Bjokas e obrigado!

      Excluir
  17. Eu li esse livro tem um tempinho e gostei, mas não gostei tanto quanto eu achei que fosse gostar. Achei a escrita da autora meio mecânica, sem muita emoção, embora ela seja cruel como você disse. Preciso ler as continuações, agora que tudo foi lançado, só ainda não sei quando.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oe Denise.
      O que dizer... acho que faz parte do personagem, distopias em geral tem essa escrita mais objetiva, acho que uma das poucas exceções são Divergente e A Seleção, mas ainda sim não vejo isso como um defeito mas sim uma característica.
      Bjs

      Excluir
  18. Tenho visto muitos burburinhos sobre esse livro e várias resenhas em blogs mas só agora parei para ler de fato. Não é que o negocio parece ser bom mesmo? Fiquei curioso agora. Sua resenha ficou muito bacana e detalhada. Parabéns!

    Cantina do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos.
      Conheço esse livro já tem um tempo, mas só agora parei para de fato lê-lo, com um bum causado pelos filmes baseados em distopias, mas até que eu gostei bastante. Espero que goste quando puder ler também e que bom que ficou curioso, esse é meu trabalho!!
      Obrigada, fico contente que tenha gostado.

      Excluir
  19. Eu estou há tempos querendo ler O Teste! adoro distopias e essa particularmente me interessou assim que lançou. Cia parece ser uma personagem bem forte e objetiva. Já ganhou pontos comigo pois odeio personagens que não querem nada da vida. Gostei bastante de sua resenha. A capa é muito bonita.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Liza.
      A Cia é mesmo bem forte, adorei essa menina, não me cansaria dela nem que lesse mais duzentas páginas.
      Obrigada e espero que possa ler logo!
      Bjs

      Excluir
  20. OI Agatha!
    Não gosto muito desse tipo de livro e pelo que você disse na resenha, não vou chegar muito perto dele por um BOM tempo. Não gosto de livros que dão vontade de largar ou que ficam arrastados, sei lá, não me identifiquei com a sinopse e esperava que a sua resenha revertesse essa minha opinião, mas ela só fez com que eu tivesse mais certeza de NÃO ler esse livro, não por agora, pelo menos hahaha
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lu.
      que bom então, se você estava na dúvida e eu a tirei não importa se vai ou não ler, as resenhas sevem para isso não?
      Obrigada e bjinhos.

      Excluir
  21. Oi Agatha, lá no blog quem vai ler O Teste será a Lili, ela adora distopias assim como eu, e pelo que li em sua resenha já vimos que vamos adorar =D Aliás quem não curte distopias né?! Um universo novinho direto da cabeça do autor é demais pra mim!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Joi
      Olha eu amo distopias antes mesmo de descobrir que isso era um gênero kkkk, eu espero mesmo que gostem, pois eu adorei!
      Bjs e quanto ao novo universo...bem eu só posso dizer que adoro ver algo sendo criado com tanta maestria!

      Excluir
  22. Oi Agatha!
    Eu já tinha ouvido muitos elogios desse livro, mas não imaginei que seria tudo isso. Você conseguiu fazer com que eu me roa de curiosidade, sua má! Agora quero esse livro agora! kkkkkk
    Parabéns pela resenha, como sempre ficou excelente!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nina.
      Sou má não poxa...kkkkk, talvez só um pouquinho, porém o livro merece minhas congratulações por isso as fiz direitinho.
      Obrigada e estou torcendo para a sua leitura ser maravilhosa.
      bjokaaas

      Excluir
  23. Oiee ^^
    Esse livro é mesmo incrível, né? Achei que ele foi o mais tenso e interessante na série, meu favorito ♥ A trilogia é uma das minhas distopias favoritas!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      O primeiro normalmente é o melhor da trilogia não? Bem ainda não está no meu top cinco mas vamos ver.
      Bjs

      Excluir
  24. Aiii Jesus eu quero kkkk
    Cai de paraquedas aqui porque não queria ler a segunda resenha e acho que fiz bem!
    Sim! Fiz muito bem!
    Eu sou daquelas que não lêem nem a sinopse do livro para não saber muito, então ler uma segunda resenha está fora de cogitação. Mesmo assim, amei ter vindo aqui ler a primeiro e sim eu vou matar você porque agora quero muito ler kkkk
    #brincadeirinha #apartedovoutematar
    Beijos

    ResponderExcluir