14 abril 2015

Resenha - O Limiar





Vega Jane nunca saiu do vilarejo de Artemísia. Nem ela e nem ninguém. Isso jamais aconteceu porque ir além dos limites daquele lugar não é algo permitido. Até que um dia Quentin Herms, seu mestre e amigo, ultrapassa o limiar da cidade e desaparece rumo ao desconhecido e escuro Pântano, onde, segundo dizem, só há perigos, abismos e criaturas assustadoras com sede de sangue.
A fuga não é simples. Ele é violentamente caçado, mas deixa para trás uma trilha de pistas para a jovem: um mapa e um anel, que podem levá-la a descobrir o que há além do limiar de Artemísia, mas que ela deverá ocultar, sob pena de ser acusada de cumplicidade. Cada passo seu torna-se arriscado, e aos poucos ela percebe que aquele lugar e a vida que ela conheceu até então foram construídos sobre mentiras, capazes de fazer poderosos matarem para manter seus segredos. Mas Vega Jane se vê disposta a lutar pela liberdade, mesmo que a descoberta da verdade custe sua própria vida.
 
368 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Gutenberg ||
Classificação: ||  OndeComprar ||










Vega Jane é uma menina artesã e mora em Artemísia, um vilarejo onde guarda seus inúmeros segredos e faz fronteira com o pântano, um lugar onde ninguém pode ultrapassar, a não ser que queira ser morto. Segundo a história de Artemísia, não há outro lugar além do pântano. O Wugs (cidadãos de Artemísia) não sabem muito a respeito do passado, mas tem noção de que se entrar no pântano é morte na certa. Lá habita criaturas horrendas e ferozes que são capazes de matar alguém sem nenhum esforço.

"O lugar mais horrível de todos é aquele que os wugmorts nem sequer sabem ser tão errado quanto o mais errado pode ser."

Vega acaba de ver o seu amigo Quentin Herms entrando no pântano após ser perseguido pelo Conselho (corpo que governa Artemísia). Mas por que ele iria fazer isso? Todos sabem que não há outro lugar além de Artemísia. Ela começa a se questionar. Queria saber se isso era realmente verdade. Quentin sabia de outro lugar além do pântano? O que levou ele a fazer isso?

"Naquele dia foi diferente. Não consegui tirar da cabeça a imagem de alguém entrando no pântano, o que era impossível , por ser sinônimo de morte. Até que me convenci de que não vi o que pensei ter visto."

Vega tenta descobrir os motivos de Quentin, até que coisas estranhas começam acontecer. O Conselho afirma que ele sofreu o Evento (acontecimento misterioso que ocorre e faz com que o corpo  suma), e Vega sabe que isso não é verdade. Não existe uma verdade ou uma mentira, porque o que há são apenas suposições. Uma dela é que Forasteiros (criaturas ameaçadoras que vivem no pântano e que podem se passar por wugs) estão querendo invadir Artemísia, e por esse motivo, os chefes do Conselho reúne todos os cidadãos para construir uma muralha para proteger a cidade.

Com tudo isso acontecendo, os questionamentos não saem da cabeça de Vega, por isso ela começa a investigar e tenta achar as respostas para suas perguntas. Ela encontra algumas pistas que Quentin deixou. Isso pode mudar sua vida e, até mesmo, a de Artemísia.

“Pensar no Pântano trazia Quentin Herms à minha mente. Ele havia dito que tinha deixado algo que me libertaria. Algo que eu precisava encontrar.”

Eu estava bem animada para ler esse livro. A sinopse deixa você intrigada e querendo saber das coisas que irá acontecer. Não li nenhuma resenha, então não sabia se ia gostar ou não. Fui apenas pela minha intuição.

Artemísia é um lugar completamente diferente do que estamos acostumados, mas mesmo assim tem as mesmas características de uma sociedade atual, onde as pessoas tem interesses puros e cheios de sentimentos mas que também são movidos pelos pecados capitais. Várias vezes me perguntei se os interesses que algumas pessoas tinham eram verdadeiros ou estratégia. Como, por exemplo, Morrígona, a única mulher do Conselho.

Muitas vezes os protagonistas me tiram do sério e eu acabo preferindo os personagens secundários, mas isso não aconteceu com esse livro. Eu amei a Vega, ela tinha características próprias e marcantes. Ela é uma menina forte e corajosa. Passa o tempo todo aprendendo novas coisas, e para uma garota de 14 ciclos (idade), tem uma mentalidade bem formada. Ela tem as respostas para tudo, e os foras que ela dava eram os melhores, posso confirmar que dei várias gargalhadas. Delph, melhor amigo de Vega teve um papel fundamental para o livro também. Acho que no geral, todos os personagens são essenciais para a formação do livro, e não só a principal.

“Você tem vigor e coragem, assume responsabilidades e corre riscos como nenhum wug que eu conheça. E essas coisas vêm de dentro, Vega, do lugar mais importante de todos.”

O livro é cheio de detalhes, e isso se torna uma coisa positiva e negativa ao mesmo tempo. Tenho que confessar que por esse motivo o começo do livro foi meio chato e demorei para pegar um ritmo consideravelmente bom, e por isso o tempo que eu levei para finalizar a leitura foi além do esperado. No final, me arrependi. O livro deixa você intrigada e querendo saber o que estava acontecendo, como se você estivesse na mente da Vega.

Tenho que aplaudir de pé esse livro. Ele é genial. Baldacci conseguiu criar um mundo completamente fantástico e real, cheio de bichos estranhos e situações tensas que pode deixar você sem fôlego. Além que o livro faz com que você mergulhe de cabeça e pode te ajudar a esquecer dos problemas a sua volta.


A edição da Gutenberg está maravilhosa. Logo no início tem um mapa onde podemos ver claramente como é o vilarejo. Super bem trabalhada, um ponto positivo. Os capítulos não são enormes e cansativos. As páginas são amarelas (com um cheiro muito bom por sinal) e com detalhes que deixa a edição mais bonita visualmente. Não encontrei erros, e se teve, foram imperceptíveis.  E que capa é essa? Linda, não é mesmo?? Eles se preocuparam com os detalhes, até mesmo com esse "símbolo" na frente.


Foi meu primeiro contato com o autor, e adorei a sua maneira de escrita. O livro me deixou curiosa para saber das coisas que ainda vai acontecer. Agora só tenho que aguardar para ler a continuação dessa série e esclarecer alguns mistérios.

Indico o livro para aquelas pessoas que amam fantasias e querem esquecer por um minuto dos problemas em sua volta. E lembre-se, eles não querem que você saiba a verdade.

42 comentários:

  1. Só ouço falarem bem do David, tenho muita vontade de ler algo dele, gostei muito da resenha e da parte visual da edição que teve um cuidado especial.
    Abraços Ana!
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!! Essa obra é muito boa, eu imagino que os outros livros dele também devem ser. Infelizmente eu ainda não li, mas espero fazer isso um dia :D
      Beijos!!

      Excluir
  2. Amiga primeiramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, porque eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Pensei que era algo sobre vampiros, mas depois que você me contou um pouco eu acabei ficando até interessada em fazer a leitura, porque o livro sem dúvida é lindo, pois eu o vi pessoalmente na livraria da travessa e fiquei apaixonada. Mas eu não comprei por receio mesmo rs
    Mas mesmo assim eu adorei tudo que você abordou sobre a história
    e espero gostar tanto como você. Que o livro venha me surpreender bastante também =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sil, eu fico muito feliz em ouvir isso!
      Até onde eu sei, não tem vampiros, mas há a existência de outros bichos, hahahaa Mas não chega a ser tão "sangrento" quanto você pensava.
      Espero que você goste também, se ler me conte o que achou :D

      Excluir
  3. Oi Sil querida!!!!! Tem tempo que não venho no seu cantinho, mas adoro tudo aqui. Como sempre, lindo e cheio de novidades! <3

    Oi Ana!

    Eu não conhecia o livro e me interessei a ler, também acho meio maçante quando tem elementos demais que tornam a leitura menos ágil, mas se diz que vale a pena, então merece uma chance né? hahahahaha

    Sabe que eu também me amarro nos personagens secundários? Normalmente eles que me cativam. rsrs

    Beijos flores!!!!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa,
      Merece sim, até porque essas informações acabaram sendo importantes, sabe? Se fosse ao contrário, sem detalhes, ia ficar algo vazio, hahaha Então temos que dar graças a Deus por ter descrições, além de ser bem escrita!!
      Personagens secundários também sempre me cativam, bate aqui \0
      Beijos!!

      Excluir
  4. Primeiro, eu amei sua resenha, porque? Muito bem escrita e bem detalhada, sem soltar nenhum spoiler indesejado. E sobre a estória.... CARAMBA!!! Me deixou muito curiosa e com muita vontade de ler e descobrir tudo. Beijos

    Livros & Tal
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, eu fico muito feliz em ouvir isso!! Que bom que ficou com curiosidade, espero que tenha a oportunidade de ler o livro em breve, porque acho que irá gostar :D

      Excluir
  5. Olááá!
    Já tinha lido uma resenha desse livro e me interessei bastante.
    A edição é bem caprichadinha, a editora está de parabéns! Apesar de eu não ler muito livros desse gênero mais, mesmo assim fiquei curiosa. Acho que é sempre bom ler esse tipo de história, remete bastante ao início de minha vida como leitora haha
    Parece ser uma história bem eletrizante, cheia de revelações e mistérios. A capa é linda!

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Daisy!
      Parabéns mesmo. É muito bom quando você pega um livro para ler e vê que a editora teve todo um cuidado com ele, dá mais vontade de ler! Não sei se é paranoia minha ou não, hahaha
      Olha, vou falar que tenho poucos livros desse gênero, porque eu leio mais romance, mas é sempre bom variar para não cansar, né?? hahah
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Ana,
    adorei tua resenha! Preciso começar falando da capa, em que nossas opiniões são divergentes, pois eu não gostei dela. Mas a diagramação parece ser muito bonita mesmo, e bem atrativa. Me lembra um pouco A Guerra dos tronos.
    A premissa do livro é superinteressante, e me lembra um pouco a de The 100. Adorei também a sua introdução, ao final da resenha, a'quela sobre verdade.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Jessica!
      Fico feliz que tenha gostado!! Nunca li A Guerra dos Tronos, mas eu imagino que a diagramação deve ser linda! Poxa, opiniões diferentes mesmo, hahahaa Eu acho que a capa combinou perfeitamente com a história.
      Obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá
    Confesso tbm quando o livro é cheio de detallhes eu me perco um pouco tbm.
    Como não leio muito fantasias não sei se vou ler
    Ainda mais sendo série, só pego se tiver todos em mão rsrs



    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo muito bem como é isso, hahaah Também gosto de ler uma série tudo de uma vez, assim não fico tão curiosa. Mas essa espera acaba sendo gostosa de alguma forma...

      Excluir
  8. Estou lendo bastante resenhas desse livro, e apesar da sua resenha está maravilhosa eu ainda não consegui me animar para ler ele. Tem ponto positivo que muitos estão ressaltando que no caso é o quanto o autor foi ousado ao escrever essa historia se eu for ler algum dia esse livro, lerei por esse motivo.

    Bjuus! Adorei a resenha e a diagramação do livro está linda ;)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Gi! Mas eu entendo. O autor foi sim ousado, parece que eles estava em outro mundo quando criou essa história, de tão louca que ela é, ahhahaa
      Beijos!!

      Excluir
  9. Oi Ana!
    Tb recebi esse livro da Gutemberg e quero muito ler, a história pareceu uma mistura de distopia e fantasia, muito instigante e interessante. A edição é mesmo muito linda, e eu amei esse mapa!
    Ótima resenha, me deixou ainda mais curiosa pela leitura!
    Beijos

    Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Carla!
      Concordo, e ela tem a essência de distopia, porque é uma mundo beeeem distante, hahaah Fora de nossas realidades!
      Obrigada, espero que leia e que goste, hein? Depois venha comentar comigo :D
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Ana!
    Adorei sua resenha.
    Esse é um livro que está na minha wishlist desde o lançamento, e como eu sou um grande amante de fantasias, não vejo a hora de poder ler.
    O livro tem uma premissa um pouco semelhante com um dos meus livros preferidos, o que me diz que eu irei ama-lo.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Gustavo!!
      Fico feliz que tenha gostado :D
      Já que você é fã de fantasias, acho que irá gostar bastante desse livro! Depois comente comigo, viu??
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro, mas como sou fã de fantasia, me interessei bastante.
    A premissa chama a atenção e desperta curiosidade.
    Quero muito saber o que aconteceu com Quentin e se Vega vai conseguir desvendar todos os mistérios que rondam a cidade.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa,
      É segredo, só lendo para descobrir, hahahah
      Obrigada :D
      Beijos!!

      Excluir
  12. Oii Ana! Tudo bom?
    Eu estou faz tempo querendo ler esse livro. Adoro histórias fantásticas! Mesmo! *-*
    E pelo jeito esse agradou bastante os leitores, ein? Só vejo resenhas positivas!
    Quero muito ler logo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Desse, tudo bem sim e com você?
      Leia simm, eu recomendo, ainda mais para você que gosta de fantasias! Eu espero que goste :D
      Beijos!

      Excluir
  13. Não conhecia o livro e agora fiquei bastante curiosa para entender a história. Só de ler a sinopse fiquei intrigada e quando comecei a ler a resenha vi que o livro vale a pena ser lido, histórias de fantasia são sempre surpreendentes.
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. A sinopse deixa você curiosa para saber o que vai acontecer, não é mesmo?? E é incrível a forma de como o autor conseguiu criar esse mundo de fantasia!
      Beijos

      Excluir
  14. Oláá! Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa em descobrir o que tem nesse pântano tão misterioso! :D Estou aos poucos saindo do meu gênero favorito e entrando no mundo da "fantasia e ficção". Vou colocar esse livro na minha lista :)

    Beijão da Lari ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia, aos poucos, está ganhando o meu coração também. É muito bom se aventurar um pouco na ficção. Acho que você vai gostar!!
      Beijosss!

      Excluir
  15. Oi Ana!
    Amei a resenha! Faz tempo que quero ler esse livro e a cada resenha essa vontade só aumenta. Pena ser tão detalhista né? Algumas vezes isso me atrapalha um pouco a leitura.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Nina!
      Ahh, fico feliz que tenha gostado!!!
      Atrapalha sim, mas no caso acaba sendo algo bom, depois que pega o ritmo é tudo de boa, hahaha
      Beijos!

      Excluir
  16. OI Ana!
    Não conhecia o livro, mas adoro livros que tem mapas dos lugares, sempre me ajudam a ver melhor os lugares, saber onde ficam e imaginar melhor os detalhes que o autor dá!
    Não sou muito fã de fantasia, mas ultimamente tenho me deixado levar por esses livros e não tenho me decepcionado, fora que a protagonista parece uma fofa, bem inteligente, fui com a cara dela!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa,
      Isso é verdade, além que ajuda na diagramação que acaba ficando mais bonita.
      A protagonista é um amorrrrr. Acho que você vai gostar bastante, assim como eu, que não sou chegada a fantasias mas arrisco de vez em quando :D
      Beijos!

      Excluir
  17. Estou louca pra colocar esse livro na estante desde o lançamento dele. Eu não conheço muitas obras do Baldacci, mas o vi sendo muito elogiado no GoodReads e fiquei bem curiosa. O livro, infelizmente, ainda não chegou nas livrarias do interior, mas espero poder lê-lo logo.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que você está com vontade de lê-lo. Sei bem como é essas livrarias do interior, aqui não é muito diferente, hahaha Mas eu espero que leia, e, claro, me conte o que achou :D

      Excluir
  18. Ana, gostei muito da história e das imagens que fazem parte do livro.
    Gosto desse tom de fantasia e a história parece ser bem envolvente.
    Fiquei curiosa pela leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade de ler. Se gosta de fantasia, é muuuuito provável que goste desse livro!!!

      Excluir
  19. Adorei o desenho que tem no livro, embora a capa não tenha me chamado a atenção. Acho que não é um livro que eu leria :/
    Mas parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *O*
      Que pena, Bia, mas o livro é genial, hein?? Mas entendo como é, questão de gênero :D
      Beijos!

      Excluir
  20. Não sabia que esse escritor escrevia livros assim, de fantasia.
    Li Um certo verão dele, adorei, achei um drama muito realista e bem escrito.
    Prefiro dramas e romances, então provavelmente não lerei esse, mas sua resenha é ótima, adoro quando as pessoas postam fotos do livro e quando eles contém imagens.

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário de você, eu não li nenhuma outra obra do autor- infelizmente-, mas eu preciso fazer em breve! Vou anotar esse livro na minha listinha, eu acho que eu irei gostar bastante, ainda mais sendo de romance realista >.<
      Obrigada *-*

      Excluir
  21. Oi, Ana.

    Eu fiquei interessada nessa leitura. Saber o que existe depois do pântano. Que bom que curtiu a protagonista Vega, as vezes tem uns protagonistas que dá vontade de matar. kkkk' Espero em breve poder fazer essa leitura. Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  22. Ola!
    Pretendo ler este livro. Gostei da sua opiniao.
    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderExcluir