10 abril 2015

Resenha - As Cores do Entardecer





As cores do entardecer - A sonhadora Isabelle e o determinado Robert desejavam, com todas as suas forças, se entregar à paixão que os unia. Mas uma jovem branca e um rapaz negro não poderiam cometer tamanha ousadia em plena década de 30, em uma das regiões mais intolerantes dos Estados Unidos, sem pagar um preço muito alto.
Diante dos ouvidos atentos da cabeleireira Dorrie, a história do amor trágico e proibido se desdobra, enquanto mudanças profundas se instalam em sua própria vida.
Com personagens humanos e, por isso mesmo, memoráveis, As Cores do Entardecer mostra que as relações afetivas muitas vezes são mais profundas que os laços de sangue. A cada etapa da viagem de Isabelle e Dorrie, as lições sobre otimismo e fé se multiplicam.

352 páginas || Skoob ||  Cortesia: Editora Novo Conceito ||
||  Classificação:   || Onde Comprar ||








‘’Se eu fosse contar para alguém, provavelmente seria para ela. Seria para ela, com certeza. E acho que chegou a hora. Mas do que em qualquer outra pessoa, confio nela para não me julgar, não questionar o modo como às coisas aconteceram e como tudo terminou’’

‘’As Cores do Entardecer’’ nos conta a história de Miss Isabelle, uma senhora de 89 anos que nos dias atuais pede um favor para sua cabeleireira Dorrie Curtis para lhe acompanhar em uma viagem para um funeral na cidade de Cincinnati sem dar muitas explicações. Mas Dorrie surpresa com aquele pedido acaba aceitando pela consideração e pela amizade que tem, apesar de que terá que deixar para trás o caos que está sendo sua vida. Aos 30 anos sente muita insegurança com o seu novo namorado e se preocupa demais com o seu filho adolescente que por sinal está prestes a fazer uma besteira das grandes, e apesar disso, ela resolve deixar tudo de lado, pelo menos por enquanto, para poder seguir viagem.
E é a partir daí que ela começa a descobrir um pouco mais sobre a vida de Miss Isabelle, pois durante toda viagem ela vai narrando sua vida na década de 1939 e de como foi salva por seu grande amor Robert quando corria perigo e também sobre todas as dificuldades que ambos encararam para ficar juntos, pois naquele tempo, homens negros com moças brancas eram inaceitáveis na sociedade e principalmente pela classe social.

"Parecia quase loucura, mas eu não conseguia deixar de pensar que algo maior do que nós havia acontecido, levando os dois a uma situação em que não tínhamos como evitar."

Apesar de tudo isso, Isabelle não aceitava as coisas da maneira que eram, pois Robert
apesar de ser negro, cresceu ao seu lado na mesma casa e ainda teve a oportunidade de estudar com a ajuda do seu pai,  pois ele tinha planos de mandar o rapaz para uma boa faculdade futuramente, até porque ele notava que Robert tinha um grande potencial.


Robert era de uma família muito simples, sua mãe Cora era governanta e sua irmã Nell a ajudava com os afazeres da casa grande, mas o mais importante de tudo isso é que eles cresceram e passaram boa parte da infância juntos com Miss Isabelle e Nell era considerada a sua melhor amiga apesar do que todos falavam ou pensavam.
Então, independente da cor ou da classe social, Miss Isabelle não se importava, mas quem se incomodava bastante com isso era sua mãe, porque tempos atrás ela não era contra a sua filha brincar com eles quando ainda era criança, mas com o passar dos anos, acabou achando um absurdo ver sua filha adolescente ter que conviver com “aquele” tipo de gente, porque em sua opinião ela tinha que ter amizades com pessoas do seu nível social, e que, aliás, ela detestava, pois não conseguia a simpatia de ninguém.
Com o passar das páginas, viajamos com Miss Isabelle ao seu passado que vai então narrando sua linda e triste história de amor com Robert e também vai mostrando para sua amiga Dorrie o quanto sua vida naquela época foi realmente complicada e sofrida, mas que de certa forma, a fez enxergar que seus problemas não são tão impossíveis de serem resolvidos como ela imaginava que seriam.

Enquanto a ouve, Dorrie fica bastante tocada com todos os acontecimentos e começa a pensar mais em sua vida e de como poderia resolver tudo de uma maneira sensata e encontrar a sua verdadeira felicidade.


Antes de dar o meu ponto de vista sobre esse livro MARAVILHOSO, eu primeiramente gostaria de agradecer a Editora Novo Conceito por ter me dado a oportunidade de tê-lo lido, porque fiquei absolutamente sem palavras para expressar tudo que senti enquanto estava acompanhando os detalhes dessa senhora de 89 anos que sofreu aos 17 anos por conta do preconceito, mas que nunca deixou de acreditar no amor que sentia pelo homem que amava. O fato dele ser negro e isso ser um absurdo na época nunca a fez enxergá-lo com preconceito ou indiferença, pois ela tinha em seu coração o sentido de igualdade independente da cor, classe social e da religião. 

O livro me conquistou de todas as maneiras possíveis, porque quando iniciei a minha leitura esperava uma história clichê entre dois jovens e o preconceito, mas acabou indo muito mais além do que eu esperava. Não tenho palavras para descrever tudo que senti durante essa minha leitura, pois percebi como foi difícil vivenciar as dificuldades dos personagens em nome do amor que sentiam um pelo o outro e principalmente os perigos que Robert ainda teria que enfrentar pela frente por conta disso.

A autora abordou um assunto bastante delicado nesse livro no qual me fez sentir várias emoções durante as páginas e sinceramente confesso que fiquei bastante surpresa com tudo que houve, pois na verdade nem me passava pela cabeça tal desfecho. Realmente me surpreendeu e eu simplesmente não acreditei quando fechei o livro e em tudo que havia acontecido. Não tenho palavras para descrever todas as emoções que senti durante as páginas, pois os personagens me envolveram de tal maneira que eu nem sei explicar. Acho que para quem leu esse livro imagina como tá sendo complicado para mim agora me expressar.

Achei que a autora desenvolveu uma história simplesmente BRILHANTE que com certeza poderia ir para as telonas do cinema, porque iria ser uma linda história sem sombra de dúvidas. Também alertaria a sociedade sobre os preconceitos e desigualdades dos dias de hoje, pois isso acabou sendo um assunto bastante delicado para ser abordado entre as pessoas na época e mostra que ainda tem que ser muito trabalhado.

Enfim...

A narrativa do livro é muito bem fluída, apesar dos capítulos serem bastante longos, os personagens a meu ver foram todos muito bem desenvolvidos na trama, pois eu me envolvi com cada um deles e a autora também conseguiu trabalhar com todos os outros personagens secundários de uma maneira incrível. Simplesmente amei tudo! Não tenho reclamações para fazer sobre esse livro, porque esse sem dúvida foi o MELHOR que li nesse ano de 2015 e ainda quero repetir a dose de fazer a leitura novamente, porque é uma história muito linda que deve ser lida e sentida por todos.
Quanto à diagramação do livro, confesso que a primeira coisa que me chamou atenção para ler esse livro foi a arte da capa, principalmente por conta das cores que ficaram bastante chamativas. Achei que a Novo Conceito fez um belíssimo trabalho para um livro que mereceu toda atenção devido seu conteúdo. A fonte é de um tamanho muito bom facilitando a leitura e também de bom entendimento. 

Um livro que sem dúvida nenhuma eu RECOMENDO e ainda terei o prazer de presentear alguém que eu goste para conhecer essa linda história de amor!






39 comentários:

  1. Meu Deus, Silvana-flor, como ignorar sua opinião? Linda foi a sua resenha! Com certeza, à altura do livro. <333 Adorei saber que As Cores do Entardecer é tão belo… Ele será lido pela colaboradora do meu blog, mas espero ter a chance de me aventurar nessas paginas e me emocionar com a história dessa protagonista. Adoro histórias que nos levam ao passado, que nos fazem quase esquecer do presente. Como Titanic, sabe? Quem nunca se encantou por aquela senhora narrando sua própria história?

    Beijos, flor. Obrigada por uma resenha tão bela nessa sexta-feira.

    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico tão feliz de saber que você gostou da minha resenha, porque o livro é realmente simplesmente MARAVILHOSO. Vale a pena ser lido. Acho que todos os leitores tem que ter esse livro na estante, porque os personagens são cativantes e a história bastante envolvente. Leia amiga, porque você não irá se arrepender de jeito nenhum de fazer a leitura xD

      Excluir
  2. Olá,
    Nossa, que história maravilhosa.
    A sua resenha, ficou ótima também, Silvana. Parabéns.
    Eu com certeza vou comprar esse livro. E agradeço pela dica.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana olha fico bastante feliz que você tenha gostado da minha resenha, porque o livro é realmente maravilhoso e vale muito a pena estar adquirindo. Tenho certeza que você não irá se arrepender, porque a história é encantadora. Leia amiga e assim que fazer a leitura me chama para ler a sua resenha =]

      Excluir
  3. Oi flor, desde que vi esse livro nos lançamentos de Março, já fiquei bem encantada pela capa e pela premissa. O assunto abordado me chamou a atenção também.

    Pela sua resenha é um livro que eu leia com certeza, não nesse momento que estou mais no encantamento das biografias e da fantasia, mas mais pra frente, com certeza vou querer lê-lo sim.

    Amei a sua resenha, ficou encantadora, eme deixou bem curiosa para saber dessa história e desse final.

    bjs

    Leitora Assídua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha se eu fosse você não perderia a oportunidade de conhecer esse livro, porque ele é realmente maravilhoso. Foi um dos melhores do ano que li e sinceramente acho que vale a pena você estar conhecendo, porque a história em si é bastante envolvente. VALE A PENA viu? Leia assim que tiver oportunidade.

      Excluir
  4. Oláá! Tudo bem?!
    Fiquei meio assim porque não sou muito chegada a livros "antigos" que se passam em anos atrás, mas depois que comecei a ler sua resenha, mudei de ideia completamente. Já li alguns livros parecida com essa história, o preconceito que casais de namorados brancos e negros sofriam naquela época por causa da cor de um do outro. Coloquei o livro na minha lista de leitura, espero que eu possa ler ele logo logo!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Larissa eu tenho certeza que se você ler esse livro você irá amar, porque a história é simplesmente BRILHANTE e vale super a pena. Eu fiquei apaixonada pelos personagens e o desfecho me deixou bastante surpresa. Você vai se encantar. LEIA, porque vc n irá se arrepender de forma alguma!

      Excluir
  5. Nahim...gostei de saber que o livro te conquistou de todas as maneiras possíveis. Fiquei super animada para ler. Parece ser uma obra muito emocionante ,flor.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma fico feliz que tenha gostado de saber que eu gostei do livro rs
      Mas eu acho que você deveria ter dado uma olhadinha na resenha, porque o livro vale super a pena ser conhecido. Espero que tenha a oportunidade também de ler, porque vale a pena viu? Mas acho que vai depender do gosto de cada leitor que ler também. Mas enfim...Se cuida linda e obrigada por ter passado aqui.

      Excluir
  6. Oi Sil, nossa parece um livro incrível mesmo. Eu já li algumas resenhas e em todas nunca vi ninguém reclamar, o que me deixa mais curiosa para conhecer mais dessa história. A propósito, que resenha incrível! Fiquei muito tocada com a premissa do livro e com tudo o que a personagem principal passou, deve ser muito emocionante ler ela contando como foi sua adolescência, que foi uma época extremamente difícil por conta do preconceito que infelizmente predominava em muitas pessoas.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Amiga olha o livro é realmente FANTÁSTICO.
    Vale a pena ser lido por todos, porque é um romance maravilhoso apesar de todas as dificuldades que ambos os personagens passam. Eu acho que você deveria ler para poder resenhar em seu blog, porque tenho certeza que muitos de seus leitores vão amar. Foi um dos melhores livros que li esse ano e sinceramente me encantei com tudo da história. Simplesmente BRILHANTE ! LEIA !! Porque vc como eu vai se apaixonar.

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana, tudo bem?
    Fiquei super inclinada a ler esse livro agora que li sua resenha! Eu adoro livros que falam sobre qualquer tipo de preconceito e esse parece ser uma linda história de amor.
    Deve ser muito emocionante ver a personagem narrando tudo que ela sofreu por amar um homem negro em uma época em que isso era repudiado. Sou muito revoltada com as injustiças e os preconceitos que as pessoas sofreram e sofrem por causa de cor, religião ou até mesmo de orientação sexual.
    Então tenho certeza de que esse livro irá me emocionar tanto quanto a você!

    Beijão:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga sem sombra de dúvidas você irá amar esse livro, porque é simplesmente MARAVILHOSO. Nunca pensei que ia gostar tanto de um livro como eu gostei desse e sinceramente o que mais me chamou atenção de começo foi a arte da capa, mas depois que comecei a mergulhar na história eu me surpreendi. LEIA SIM e resenha no seu blog, porque quero saber sua opinião depois viu?

      Excluir
  9. Olá Silvana,
    Adorei sua resenha e com certeza esse livro entrou na minha lista de desejados para esse ano! Amo livros que conseguem sintetizar bem romance com temas revelantes, ainda mais o racismo, que mesmo tanto tempo depois dessa época da narração ainda é terrível (porém mais velado). Acho que esse livro pode servir de lição para muitas pessoas refletirem sobre o assunto.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tenho que confessar que após terminar de ler o livro eu fiquei refletindo bastante sobre o preconceito que sofremos nessa sociedade de hoje sabe? E cheguei a conclusão que todos tem preconceito em relação aos homossexuais, mesmo que a gente não faça discriminação, mas todos nós temos um pouco. Acho que isso é de uma certa forma normal, porque não estamos acostumados. Mas mesmo assim esse livro é muito belo e vai te fazer pensar nessas questões que citei. Mas o romance mesmo é lindo. É encantador em todos os sentidos, porque todos os personagens são extremamente cativantes. Vale muito a pena!

      Excluir
  10. Oi Sil!
    Acho a história desse livro divina e a cada resenha dele que leio fico com mais vontade de ler, pena que a fila de espera está tão longa... Acredito que livros assim, que tratam de preconceito precisam ser lidos e amplamente divulgados, para ajudar a tirar essa mancha da nossa sociedade.

    B-jusssssss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga realmente concordo com o que você disse, até porque o livro mesmo nos faz pensar bastante sobre o preconceito. Eu sinceramente amei e acho que todos que pegarem para ler não vão se arrepender. Quando puder leia, porque vai ser uma das leituras que vai te marcar bastante no ano de 2015 se for o caso.

      Excluir
  11. Oi Sil, tudo bom? Parece um ótimo livro. Adoro essas histórias em que a gente até se inspira um pouco. Confesso que não curti tanto a capa mas isso não quer dizer nada, ainda mais quando você deu 5 estrelas no livro, beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha nunca julgue realmente um livro pela capa, porque você pode acabar se surpreendendo com o conteúdo. E posso te dizer com toda certeza que a história como um todo é PERFEITA. Vale a pena ser conferida. Quando puder leia sim =]

      Excluir
  12. Adoro esses amores que envolvem algo a mais. Devido ao tempo, acho que não leria por enquanto, mas ameeeeei a premissa e sua resenha me animou bastante!
    Beijos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Bia quando puder e tiver um tempinho leia sim, porque a história é maravilhosa. Vale a pena você estar conferindo viu? O livro tem um romance simplesmente envolvente que vai te fazer viajar junto com os personagens e ainda vai te fazer pensar bastante quando chegar ao desfecho, porque o FINAL menina do céu, é surpreendente !!!

      Excluir
  13. Parece ser muito lindo mesmo, adorei a capa e suas fotos, a resenha deixa com vontade de quero mais!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/04/nova-editora-parceira-e-novidades-grupo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda quando puder leia o livro sim, porque a história é linda.
      Vale muito a pena ter esse livro na estante.
      Espero que leia e resenhe em seu blog, porque quero ver em?
      beijinhos =]

      Excluir
  14. Oiii flor. Tudo bem?
    Gentee !!! primeiro tenho que dizer que estou apaixonada pela capa e pelo titulo.
    Sua resenha está linda como sempre, conseguiu passar para os leitores exatamente o que vc sentiu e deu para perceber o quanto vc gostou do livro.
    Só pela sua resenha já estou apaixonada, o livro combina muito com meu gosto literário, Estou com um livro na estante para ler, que também fala desse "preconceito" racial, acho que vou amar também sabe.
    Adoro história que vai desvendando o passado. Enfim ... Quero ler.

    Beijos
    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  15. Sil, a história desse livro é muito lindo.
    Me encantei pelo que você falou sobre ele.
    Uma história de amor que vai contra o preconceito é a coisa mais linda e tocante.
    Fiquei com vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Ai, que resenha mais linda, Sil! Adorei! *-* Confesso que a príncipio me lembrei um pouco de Diário de uma Paixão, mas passou.

    Eu não sei se leria pelo fato de que a história parece quase um romance de época e, bem, eu odeio romances de época ._. Mas se eu ganhar um exemplar, com certeza lerei! Haha :3

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  17. Sendo sincera, o livro não tinha me chamado atenção a primeira vista. Realmente não achei que gostaria de acompanhar essa história, mas a sua resenha me convenceu que eu preciso desesperadamente colocar esse livro na minha estante. Gostei muito de saber que a narrativa do livro fluí de forma que eu não queira desistir do livro, e principalmente, que o tema que ela abordou foi bem colocado na história.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu havia gostado da capa e da sinopse, mas não tinha tido vontade de ler o livro. No entanto... agora, depois de ler essa resenha, eu preciso ler esse livro. Gente, que história é essa? preciso ler esse livro. Tem simplesmente tudo que eu amo em um livro, conseguir fisgar, emocionar, surpreender. É... vou ali no skoob colocá-lo como desejado :p rs
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil!
    Sempre achei a premissa desse livro interessante, mas nunca tinha lido nenhuma resenha, e agora, após ler a sua, estou encantada com a história e preciso desesperadamente ler!
    Muito curiosa para saber como a história de Isabelle e Robert se desenvolve diante de todo o preconceito da época.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  20. Olá Sil,
    Adorei sua resenha, esse livro já está na minha lista de desejados para esse ano! Amo livros que conseguem no apresentar além do romance temas revelantes, ainda mais o racismo, que mesmo tanto tempo depois dessa época da narração ainda é terrível porém mais velado.

    Beijos amiga
    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  21. Olá Sil,

    como sempre, tu estás de parabéns pela resenha! Como não se sentir atraída depois de um texto destes? Imagino como naquele tempo deve ter sido difícil manter um relacionamento, seja ele de qualquer tipo, com uma pessoa de outra raça, como nesse caso.
    Diferentemente de ti, não gosto desta capa. Acho ela bem feinha :x
    Mas o restante da diagramação do livro é bonita! Como esse foi tua melhor leitura do ano até agora, não posso deixar de colocar ele praticamente no topo da minha listinha de leitura, até porque, não tem como desprezar uma dica dessas.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adorei a sua resenha, apesar de ser um livro que eu não leria, fiquei interessado somente pela forma que você o resenhou. Que bom que você tenha gostado, obrigado pela dica.
    Espero ler o livro em breve e voltar aqui para dizer o que achei.
    Um beijão, e até mais!

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Sil,
    Que resenha incrível. Como sempre você diz tudo o que pensa e sente e podemos perceber o quanto esse livro mexeu com você. Eu chorei após a leitura desse livro por muito tempo. Chorei por perceber que a história se passava em outro país, em outro tempo, mas era tão familiar. Eu me emocionei muito com a leitura e ler sua resenha trouxe à tona esses sentimentos tão intensos. Foi um dos melhores livros que eu li este ano e também precisei agradecer à NC por me dar essa oportunidade fantástica de resenhá-lo.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oie Silvana! *-*
    Ficou claro todos os sentimentos que Você sentiu durante a leitura e o quanto essa história é linda e emocionante. Esse livro já estava na minha lista de desejados por causa do tema que é o foco da história, mas fiquei mais ansiosa ainda em adquirir o meu após conferir a sua resenha! <3

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Silvana =)
    Eu ainda não li, mas depois da sua resenha sinto que irei ler o mais rápido possível, e sinto também que irei chorar e me emocionar demais com essa leitura, sua resenha foi espetacular, pois através dela nós conseguimos sentir um pouco do que você sentiu durante a leitura, as emoções se afloraram, espero que seja uma ótima leitura e também quero ter o prazer de dizer que foi minha melhor leitura. Desde o lançamento estou esperando muito desse livro, e todas as resenhas que leio são muito positivas.
    Obrigada por compartilhar conosco as emoções que As Cores do Entardecer te proporcionaram.

    BeijOs!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, Silvana! Como vai?
    Já ouvi falar sobre o livro e a história parece ser bem interessante. Essa é a segunda resenha que eu leio e que fala que o livro é maravilhoso, e fico feliz por isso! Tenho vontade de ler. Quem sabe algum dia? É muito bom quando xs autorxs sabem desenvolver bem a história, ainda mais quando se tem um contexto histórico envolvido; são necessárias muitas pesquisas e tudo o mais, então para alguns fica meio complicado e acabam se enrolando, o que pelo visto não aconteceu em As Cores do Entardecer. Sinceramente, não gostei muito da arte de capa, não... hahaha Por ser um laranja forte, sei lá, não me atraiu, até porque eu não sou muito fã da cor laranja.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, Amiga.

    Me desculpa a demora, mas irei começar a colocar meus comentários em dia.
    Esse tipo de livro não seria um que escolheria para a leitura, mas depois de sua resenha e do carinho que você colocou nela eu fiquei querendo conhecer a histórias desses dois jovens e como eles lidaram com o preconceito naquela época. Acho que irei me apaixonar tanto quanto você pela trama.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  28. Caramba, amei essa resenha, é ótimo ver um livro tocando um leitor desse jeito, a trama parece ser muito emocionante e realista, me interessei ainda mais porque amo quando no tempo presente os personagens narram algo que já aconteceu e acabamos intercalando entre os dois tempos,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir