22 janeiro 2015

Resenha - O lado mais sombrio





Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer.Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas.

Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


368 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito ||
Classificação:  || OndeComprar ||









- Agora, me escute, Alyssa Victoria Gardner. Normal é algo subjetivo. Nunca deixe que ninguém lhe diga que não é normal. Porque para mim você é. E a minha opinião é a que vale. Entendeu?



Alyssa é a tatará neta de Alice, sim, a menininha que seguiu o coelho pela toca e depois de cair e cair foi parar no País das Maravilhas, acontece que quando ela voltou trouxe algo consigo; depois que ela voltou e enlouqueceu todas as mulheres da família Liddell acabam indo para um sanatório, sua loucura é hereditária, e Alyssa tem medo de que assim como sua mãe ela também acabe louca, afinal ouvir vozes ela já ouve, as plantas e os insetos insistem em falar e falar, depois disso um passo em falso e adeus liberdade certo?

Coleciono insetos desde os dez anos de idade; foi o único jeito que encontrei de silenciar seus sussurros. Espetar um alfinete em sua barriga os silencia rapidamente.

Mas quando ela vai visitar sua mãe no sanatório local e os acontecimentos vão ficando piores do que já estão, ela percebe que talvez não seja louca, afinal um louco não pode ter a mesma alucinação que outro, cada um tem sua loucura, então como ela e sua mãe podem ouvir os mesmo sussurros? Como de repente sua mãe parece completamente lúcida e os avisos de que ele está chegando parecem extremamente ameaçadores?

- Um espelho quebrado corta mais do que a pele. Ele corta sua identidade.

Quando Alice voltou, deixando para trás uma série de reparações, ela voltou amaldiçoada, e enquanto uma de suas descendentes não consertar seus erros a loucura continuará em seu sangue, no sangue de sua mãe e no de suas filhas e Alyssa, agora mais do que nunca com o tratamento de eletro choque marcado, não pode deixar que isso continue, ela tem que achar a toca do coelho e enfrentar seu passado para poder mudar seu futuro.


"Estou esperando dentro da toca do coelho, amor. Encontre-me.


A narrativa do livro, assim como o nome e a capa sugere, é mais tensa, o tempo todo Alyssa se mostra uma personagem marcante e cativante que tem uma linha de pensamentos bem pessimista, mas eu até entendo, ver sua mãe sendo diagnosticada louca e não muito tempo depois você mesma começar a ouvir vozes deve deixar qualquer um pouco deprimida, mas nem por isso ofusca a genialidade dessa garota que devo dizer me surpreendeu.

Antes de mais nada, não pensem nem sequer por um instante que essa é uma releitura fofinha, tenho percebido cada vez mais e mais livros com pegadas ousadas e mais obscuras dos clássicos, quase como se dissessem "Pronto, agora o mundo está pronto para a versão adulta!", ou algo assim, pois O lado mais sombrio trás um novo País das Maravilhas, suas criaturas nem de perto são o que Lewis escreveu e eles parecem mais do que nunca cheios de segundas intenções.

- Não sou a pessoa certa para responder isso. Acabo de ver um esqueleto com antenas e uma floresta de flores zumbis que devoram pulgões.


E o que dizer dos personagens; Alyssa, Jeb e Morfeu formam o triângulo deste livro e sinceramente?

É complicado, ela e Jeb além de melhores amigos possuem uma conexão diferenciada, mas Morfeu é uma parte dela que antes de pular na toca do coelho ela não lembrava, mas que agora é impossível esquecer. Jeb representa tudo nela que deve ser normal e Morfeu ressalta tudo o que torna maravilhoso ela não o ser, e conforme o livro se desenrola, conforme ela adentra o País das Maravilhas e enfrenta aqueles que a querem morta e relembra memórias até então perdidas, ela se pergunta aonde pertence. Quantos segredos mais ela irá descobrir?



- Sabe, nunca se pode confiar em uma mulher de pele verde. Pergunte a qualquer homem que teve uma ressaca de absinto.

Poderia citar outros também, como por exemplo o pai e a mãe dela ou outros seres que habitam para além da toca do coelho, mas acredito que estragaria a surpresa de muitas cenas, então não o farei, afinal eu bem sei o quanto foi encantador ver os personagens que divertiram minha infância se transformarem a minha frente, serem tingidos por essa nova perspectiva e me lembrarem tanto uma de minhas bandas favoritas, Panic! at the Disco. Juro que ainda farei uma playlist dele para ouvir com esse livro!

Com uma pegada nova e meio gótica a escritora conseguiu recriar o conto de maneira incrível, é uma das melhores releituras que li, simples assim, para aqueles que gostam de Alice, só digo uma coisa "Leia.", para aqueles que gostam de fadas e seu lado mais escuro, bem aqui está um livro a ser considerado, pois quando há magia envolvida tudo aparentemente tem um preço, nem que ele seja sua alma.


48 comentários:

  1. Eu amei esse livro! Li ele no fim do ano passado, e o que mais quero é ler o segundo. Nem tenho palavras para descrever o que achei dos personagens, são incríveis, principalmente a forma diferenciada como são retratados nesse livro. E sobre Jeb e Morfeu, até hoje não decidi qual dos dois escolher como favorito. Morfeu tem uma forma mais ousada de agir, e o Jeb é mais romântico quando se trata de Alyssa. O melhor de tudo é poder imaginar os personagens e aquelas cenas lindas de morrer <3 Já viu a capa do livro "Atrás do Espelho"? O Morfeu é lindo demais, gente. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Viih, bem meu preferido é o Morfeu, Jeb é lindo e fofo de vez em quando mas Morfeu me conquistou. E quanto a não ter palavras, bem ele é meio incrível mesmo, fico feliz que tenha gostado e que esteja ansiosa pelo próximo pois eu com certeza estou, tomara que o terceiro seja lançado logo pela editora, rsrs.
      Bjinhos e Morfeu é gatooooo demais menina!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Ótima resenha, eu tinha curiosidade em ler esse livro por conta da capa mas li uma amostra dos primeiros capítulos e fiquei na dúvida, porém a sua resenha me deixou curiosa e o livro já foi pra minha wishlist!

    Abraços
    http://theuniverseofutopia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Angela, estou sim e você?
      Fico feliz que minha resenha tenha te feito se decidir pela leitura, pois o livro merece uma chance, certeza.
      Bjs e depois me conta o que achou da leitura!

      Excluir
  3. Eu acho a capa, as folhas desse livro incrível. Eu ainda não tive a oportunidade de ler-lo!!!! Mas pretendo em breve.
    Beijos. ↓
    http://diariodostreze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariane... tenho uma amiga com esse nome, segunda que encontro rsrs.
      Sim a edição está maravilhosa mesmo, combina bem com o contexto sequer saber.
      Bjinhos

      Excluir
  4. Amiga agora é minha vez de comentar a sua resenha, até porque não te disse nada =x
    Olha só, eu li o livro Alice no país das Maravilhas e para ser sincera não gostei muito do clássico não, principalmente porque eu achei a narrativa muito parada. Me dava até sono e não suporto quando um livro é assim. Acabei que passando ele pra frente pra vc ter uma ideia. Agora o lado mais sombrio me parece ser completamente diferente do que eu imaginava. Ainda não sei o que esperar, mas deve ser uma história muito divertida. Agora me diz, o livro é mais fantasia mesmo como dizem? Porque eu tenho essa dúvida. Mas eu ainda darei uma chance para ler. Pode ter certeza! hehehe

    Parabéns pela resenha. Eu adorei viu?!
    Mas cuidado naqueles pontos que te falei.
    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil.
      Este não se parece muito com o clássico, em minha opinião. E quanto a ele ser fantasia? Como já te disse, acho que ele se enquadra em ficção fantástica e não em fantasia, maaas há traços. Espero ter ajudado.
      Bjs e obrigada Sil.

      Excluir
  5. Não vejo a hora de comprar esse livro *-*
    Estou louca para. Amei a resenha e o seu blog é lindo parabéns!
    Beijos ♥

    http://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julliana, eu também não vejo a hora de comprar o segundo!!!
      Obrigada e quando ler passe aqui para me dizer se gostou e o blog é lindo mesmo não?
      Bjinhos e obrigada!

      Excluir
  6. Oi Agata..
    Adoro fadas, bruxas..essas coisas.
    O que mais atrai nesse livro de início, sem dúvida, é a capa.
    Pela sinopse, pensaria se leria. Mas ao ver as resenhas, daria uma chance a obra.
    Esse deve ser um livro e tanto, não é a toa que gostou tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Leticia.
      Fico feliz que tenha gostado e a capa atrai qualquer um, bem se der uma chance me conte se valeu a pena mesmo, afinal nem todos gostam da mesma coisa, apesar do livro ser incrível.

      Excluir
  7. Ooii Agatha, tudo bem??
    Juro que não sabia que esse livro falava de Alice no País das Maravilhas. Eu simplesmente amo essa obra. Com certeza esse livro entrará na lista para comprar e eu o farei isso o mais rápido o possível. Estou muuuito curiosa!!! Parabéns pela resenha *-*
    Beijos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana, estou bem sim e você?
      Só olhando a capa e vendo o título realmente não dá para saber, rsrs.
      Fico feliz você tenha gostado da resenha e que tenha se decidido comprar e ler, mesmo e obrigada pela resenha, faço elas com carinho.
      Bjinhos e boa leitura.

      Excluir
  8. Minha amiga leu este livro e me indicou. Ela me falou que o livro se parece muito com a história de Alice No País das Maravilhas. Tenho que ser sincera e falar que não sou muito fã dessa história. Mas com a sua ótima resenha e com a indicação dela, com certeza não poderei deixar de ler este livro. Espero realmente gostar do livro tanto quanto você. Adorei a resenha, se expressou super bem!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      Olha, o livro tem sim as bases em Alice, mas sinceramente não se parece com o livro original, nem com os filmes, claro tem que ter referencias mas não posso dizer "Nossa, é igual Alice...", a escritora fez algo totalmente novo, os personagens são novos e complexos e divertidos. Acho que você vai gostar.
      Bjinhos e obrigada, eu tento, só assim convenço as pessoas que estou sendo sincera.

      Excluir
  9. Oi, Agatha!
    Estou querendo muito essa releitura.
    Ver uma história considerada "fofa" com uma pegada mais sombria. Espero que eu não me irrite com a protagonista, poiis estou vendo várias pessoas que não gostam dela.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Eliana.
      Se você curte esse tipo de releitura te indico a Saga Encantadas, tem essa pegada.
      E eu não me irritei com ela não... Assim, tem horas que eu acho que ela foi ingênua mas no todo, gostei dele.
      Bjs e obrigada

      Excluir
  10. Oi, Flor! Tudo bom?
    Sou apaixonada pela capa do livro, e desde que vi, sempre quis ler o livro, mas não encontrava ele, acredita?
    Uau, que delícia! Não sabia que existia uma ligação com a Alice, e que triste essa história de toda a família parar em um sanatório, não é atoa que ela está com medo, até eu ficaria. Mas que loucura essa história de maldição, eu sempre me perguntei se era só isso mesmo, entende? Ela cair no buraco e conseguir sair sem problemas. Adorei essa adição a história e o fato de que vamos voltar a toca e ver o que acontece de agora em diante.
    Acho que dizer que esse livro é intenso é pouco, mas como você, concordo com o fato dela ser pessimista, quem no lugar dela não seria? Ouvindo vozes, e o de arrepiar todos os pelinhos, a mãe confirmar as mesmas vozes.
    Como você disse, estamos prontos para a versão adulta, percebi isso assistindo Once Upon a Time, assistir a série mudou totalmente minha visão sobre os contos de fadas, e quero ler mais ainda esse livro, sua resenha está ótima, trazendo os pontos altos do livro e sua sinceridade contribuiu para essa vontade!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To bem sim Fernanda e com você?
      E acredito sim, e acho que deste que eu assisti A garota da capa vermelha eu estou preparada para essas novas versões, e há muitos livros por aí sendo lançados com essas pegadas e adoro todos eles, rsrsrs.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que queira ler o livro, de verdade.
      Bjinhos e obrigada.

      Excluir
  11. Oiee

    Já li este livro e não gostei tanto assim os elementos fantásticos são muito forçados e não consegui entrar na vibe do livro achei que a autora viajou muito rsrsrs

    Desisti de ler os outros livros realmente este livro não é para mim!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andressa.
      Ah menina, que coisa, como eu leio muitos livros com seres místicos, e cresci acompanhando Hellboy, para mim não foi difícil imaginar e nem achei forçado pois conheço as bases que ela usou, mas entendo sua opinião e obrigada por passar aqui!
      Bjs

      Excluir
  12. A capa desse livro é perfeita e eu compraria só por ela hehe. Assim como você tenho percebido uma certa mudança nas releituras nos contos de fadas. É isso mesmo como se eles fossem reescritos para adultos. Quero muito ler, mas acho que vou esperar lançar todos que depois eles ficam bem baratinhos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil, sim também notei isso, maaas tenho que te contar uma coisa, na Amazon eles estão beeem baratinhos, tipo menos de quinze reais, então aproveita menina!!!
      Bjs

      Excluir
  13. Oii Agatha, tudo bem??

    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas ele me chamou bastante atenção! Gosto muito do gênero ''fantasia'' e esse me deixou bem curioso! A propósito, eu gostei muito da capa dele (e olha que eu sou bem chato com capas!)! Mas enfim, adorei a resenha, e obrigado pela dica!

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem sim Daniel e você?
      Primeiro, que isso, não precisa agradecer, eu fico feliz em indicar livros.
      Segundo, a capa é mesmo linda para se ter na estante e a estória também, por isso não se preocupe, acho que você vai gostar até porque não é aquele livro menininha, cheio de mimimi.
      E terceiro obrigada, fico feliz em ler essas palavras, foi um prazer.
      Abraço

      Excluir
  14. Oie
    Gosto muito da premissa do livro e parece ser muito bom. Pretendo ler e breve.
    Adorei sua resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Hey
    Esse livro sempre me chamou muito a atenção, acho até que ele tem uma continuação..
    Ainda tenho muitos pra ler, mas ele está definitivamente na minha lista. Achei a história super diferente e interessante!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Raissa.
      Ele tem sim continuação, é uma trilogia na verdade e fico feliz que vá lê-lo.
      Bjs

      Excluir
  16. Agatha amei a resenha, como sempre você me surpreende!!!
    Esse livro esta na minha lista, depois de 2 de parceria vem ele, e agora que li sua resenha, estou me rasgando de curiosidade, não vejo a hora de le-lo!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, fico feliz que te surpreendo, de verdade, essa é uma boa reação e quanto a te deixar curiosa, amigaaaa vou te contar, esse é meu trabalho!!!
      Depois me conta o que achou sim? Espero que goste e bjokas menina! Sem falar que obrigada. :D

      Excluir
  17. Olá!
    Adoro releituras, ainda mais sendo de Alice, nunca li nada assim! :(
    Adorei a trama, a capa, tudo! Que bom saber que não é fofinho, se for por isso leio a obra original né? Gosto quando deixam a história erótica ou sombria! rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dessa.
      De fofinho eu não vi nada nesse livro, assim para ser sincera, claro, ele teve seus momentos gentis e tals, mas nada digno de unicórnios.
      Acho que você vai gostar sim.
      Bjinhos

      Excluir
  18. Oi Agatha, não vejo a hora de ler esse livro! Desde que foi lançado já tive vontade de conferir mais da história, pois sou apaixonada por Alice no País das Maravilhas, e amo livros mais misteriosos com suspense, ainda mais que esse tem esse toque "gótico" e com uma loucura misturada, desde ser muito bom mesmo! Espero ler esse livro em breve, pois faz muito tempo que estou querendo.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kétrin!
      Tem sim esse toque e acho que você vai adorar, ainda mais se você já o quer a algum tempo.
      Se ler me conte sim?
      Bjos

      Excluir
  19. Eu amei esse livro!!! Lembro que quando peguei para ler fiquei com medo dele ser uma cópia do clássico, o que eu não curto muito, mas a autora recriou tudo e deixou só a essência mesmo. Louca pelo segundo, que já tenho, mas falta só um tempinho para ler. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Denise.
      Também achei que ela recriou tudo de maneira incrível. Adoro quando elas fazem isso, de verdade. Estou louca para comprar o segundo, tempo eu arrumo quando ele chegar! rsrs
      Bjs

      Excluir
  20. Já tive algumas oportunidades para comprar o livro, e confesso que ele não havia me interessado muito, já que não sou super fã da história de Alice no país das Maravilhas, mas após sua resenha preciso ler logo huahuaha, parece ser uma história bem diferente e cativante.
    Adorei o blog, beijos.

    http://veiasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Karoline.
      Quanto a ser fã, eu gosto mas nada como AMOOOO, e o livro me surpreendeu, de verdade, passei a gostar mais de Alice no País das Maravilhas, rsrs.
      Fico contente que tenha te instigado e espero que goste.
      Bjs e obrigada.

      Excluir
  21. Eu necessito ler esse livro, comprei pela capa e ainda não toquei acredita?


    Adorei o blog
    Bjs

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sim, super normal isso acontecer, mas agora que você vai ler vai comprar o segundo por necessidade kkkk.
      Bjs e obrigada

      Excluir
  22. Oi Aghata... amei demais sua resenha e só o fato de saber que tem uma pegada gótica já me fez pular esse livro a frente de uns aqui... e ele vai para as minhas leituras de fevereiro não quero nem saber... para você ter uma ideia estou com ele a quase um ano na estante... sempre quero ler, mas nunca dá, mas agora vai kkkkk. Adoreio enredo só de saber que a autora trouxe uma inovação já me deixa mais ansiosa... curto demais essas adaptações... e Alice é uma de minhas personagens favoritas dos contos de fadas... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Diana
      Fico mega feliz que eu tenha feito ele pular alguns livros, juro e que você não vai se arrepender. Muito obrigada, faço elas com muito carinho e também amo adaptações, são meio incríeis.
      Bjs e espero que se divirta lendo.

      Excluir
  23. Eu amo remakes, releituras e afins, e não sei por que Alice no Pais das Maravilhas é meu conto de fadas favorito, acho que por ser tão maluco como minha cabeça! hahaha Quero muito ler esta obra

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk, realmente Alice ganha em esquisitice, amo o Chapeleiro e o Gato Risonho, meus preferidos. Quando ler me diga o que achou sim? Espero que goste bastante.
      Bjs e boa leitura Joi!!!

      Excluir
  24. Lá vem você, Agatha, com uma nota cinco estrelas!!! Hahaha. Só para me fazer coçar as mãos de vontade de ter o livro.
    Se bem que tenho a sorte de já tê-lo comprado, porque sou fã de Alice no País das Maravilhas e adoro qualquer releitura da obra, mesmo as mais sombrias. Já jogou Alice Madness Returns? Vale conferir! Se gostou tanto desse livro, com certeza curtirá o jogo, haha.
    Eu estou ansiosa para lê-lo, mas confesso que essa é a primeira resenha a respeito dele que realmente me deixou com aquele sentimento de "estou perdendo tempo". Preciso largar tudo e pegar esse livro! Hahaha.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii Fran - posso te chamar assim? -, eu raramente dou menos de quatro estrelas para meus livros, afinal quatro é muito bom, cinco é maravilhoso e favorito é Ai Meu Deus, esse escritor é um gênio, e como eu penso muito antes de comprar, quase nunca não gosto de uma leitura. Eeeee me desculpe mas não tenho dó, fazer as pessoas quererem ler é a segunda coisa que mais amo, assim espero que você goste da leitura, pois fiz a resenha com carinho e ainda mergulhada nos sentimentos que o livro me passou. Depois me conte sim?
      Bjokas menina! ;D
      Ah e não, nunca joguei, mas darei uma olhada e depois te falo!

      Excluir