Resenha - Rapina: Não confie em Androides

30 janeiro 2024


Hoje irei falar sobre um livro que prendeu minha atenção de um jeito que me surpreendeu totalmente. Eu estou falando de "Rapina: Não confie em Androides" do autor nacional, Gabriel Rosario. A obra é um Sci-fi sofisticado cuja narrativa viciante e original promete muito e entrega absolutamente tudo.
Rapina nos apresenta um Rio de Janeiro totalmente transformado. O ano é 2200 e Peter Pijean é o protagonista. Um ex-militar atormentado por lembranças de sua esposa e sua consequente perda.


"Aquele olhos azuis. O olhar mais incrível do universo. Deitado sobre a espreguiçadeira à beira-mar, Peter admirava atônito a beleza ímpar daquele par de esferas reluzentes, que lhe transmitiam toda a serenidade do mundo."


A vida de Peter ganha novo sentido quando ele se depara com a oportunidade perfeita de reaver sua amada, que foi levada para o planeta inimigo "Centrória" contra sua vontade. Sem dinheiro e praticamente vivendo na miséria, Peter é ferido após ser convocado para uma missão perigosa pelos militares.

"Os Olhos arregalados observaram em espanto o ser humanoide coberto por sílica que suspendia o soldado com apenas o braço esquerdo. Embora a maior parte do corpo estivesse camuflada, a poeira delineava suas extremidades, inutilizando a invisibilidade. Não havia indícios de armas ou similares em sua posse."

Atacado pelo androide, ele é resgatado pelos militares e parte em busca dos destroços do que sobrou do inimigo com a firme intensão de resgatar seu núcleo, pois trata-se de alta tecnologia super inovadora. Sua intenção é vendê-la de maneira clandestina e obter muito dinheiro, dando-lhe a chance perfeita de resgatar sua esposa e rever os lindos olhos azuis que povoam seus sonhos noites sem fim. Peter consegue colocar as mãos no núcleo androide e começa a dialogar com o mesmo, que atende pelo nome "E-03", desenvolvendo uma relação com ela, pois o núcleo em questão é feminino, super inteligente, de personalidade forte e opiniões tão fortes quanto, destoando e muito de qualquer androide e núcleo com o qual Peter já tenha se deparado até o momento.

"Pela primeira vez, tinha a impressão de ter encontrado um núcleo que o caçaria assim que fosse ligado em um corpo, ao contrário de qualquer outro núcleo bélico padrão, que aguardaria novas ordens após o resgate."
 
 

[- Minhas impressões -]

Não tenho muito o costume de ler ficção científica, mas me dou o direito de sair da minha zona de conforto e, sempre que faço isso, tenho a satisfação de me deparar com histórias fantásticas que dominam minha atenção completamente, e foi justamente isso o que aconteceu logo que coloquei os olhos sobre o livro.

Adoro obras ambientadas no Rio de Janeiro, já que sou carioca, porém, a ambientação de "Rapina" trouxe um Rio totalmente modificado, cheio de mudanças tecnológicas inovadoras, todavia, em muitos aspectos, ainda continua o mesmo e ouso dizer que até pior, pois a pobreza impera em escala assustadora e a corrupção corre solta e mais escancarada do que nunca.

O protagonista tem forte apelo e sua determinação em resgatar a esposa conquista e comove durante toda a leitura, contudo, ele não é o meu personagem preferido, embora seja muito querido por mim e eu tenha torcido muito por ele. Quem ganhou o título foi Eva, uma personagem com enorme destaque em toda a história e que despertou sentimentos fortes e conflitantes na pessoa que vos fala e me fes torcer muito por ela e me emocionar em igual medida.

O livro possui muitos personagens o que talvez pudesse ser um agravante, caso eles não estivessem muito bem inseridos em um nicho da história, mas isso não aconteceu, pois todas as vezes em que um novo personagem apareceu na trama, o autor trouxe uma narrativa e enredo para cada um deles, o que enriqueceu e engrandeceu ainda mais seu livro, além de aguçar e instigar completamente a atenção do leitor.

A escrita do autor Gabriel Rosario é fantástica e possui um dinamismo que faz toda a diferença na leitura, pois ele aborda questões como política, corrupção, tecnologia poderosa, inteligência artificial, relações humanas, bem como a sede desmedida pelo poder que faz com que uns passem por cima dos outros sem pensar duas vezes e também a eterna mania que a humanidade tem de se achar superior e com direitos supremos de fazer o que bem entende para atingir seus objetivos, doa a quem doer.

Ação, reviravoltas chocantes, aventura, embates corpo a corpo, sangue, suor e lágrimas são alguns dos elementos que fazem de "Rapina" um livro imperdível para todos que amam ler e que vai trazer muitas reflexões e conclusões impactantes ao final da leitura.

Gostei muito da obra e vivi momentos de pura emoção, angústia, apreensão, satisfação e júbilo com a criatividade e originalidade do autor em contar a história e espero ler outras obras suas em um futuro bem próximo.
 

Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.