A obra em questão conta a história de Tatiana, uma Procuradora da República que está aprendendo a lidar com a recente separação em meio a pandemia da Covid-19. Sozinha no cuidado e tomada de decisões em tudo que envolve a vida dos filhos adolescentes, Simone e Lucas ela acaba se envolvendo com David, colega de trabalho que também atua como procurador. Simone quer mudar o mundo com seus pensamentos e posição política claramente de esquerda e professada com orgulho, enquanto que Lucas é um menino quieto, introvertido, calado e super na dele, mas que levantará algumas questões e pautas bastante pertinentes no decorrer da história.
"-- Ah é? Não me diga! E a senhorita? Admite a possibilidade de ser um destes adoráveis exemplos de comunista de iPhone? Simone torceu o nariz enquanto viu a mãe seguir para seu quarto, sorrindo."
Na casa de Tatiana debate-se muito sobre política, portanto, Rodrigo e Simone, avô e neta vivem emitindo suas opiniões sobre esquerda e direita, Lula e Bolsonaro e por causa disso estão sempre batendo de frente, pois cada um está convicto de que um partido é melhor que o outro, assim como os políticos que os representa e o que não falta em sua casa é assunto a ser debatido. O relacionamento com David inicia-se de maneira natural após ser convidada por ele para sair e o que poderia ser um bálsamo em sua vida pode transformar-se em pesadelo, já que David esconde algo de extrema importância que pode colocar tudo a perder.
"Ela jamais imaginou receber um convite de David para sair. Em sua cabeça sempre estivera bem definido que ele era apenas um colega."
David é tímido, reservado, crê na existência de Deus e confia plenamente n'Ele. Sempre foi apaixonado por Tatiana e vê na separação da colega a oportunidade de se aproximar e se declarar ao grande amor da sua vida.
"E esse era ele, meio tímido, meio esquisito. Alguém mal compreendido pelos demais e por si mesmo."
Eles começam a namorar e rapidamente a relação se transforma numa forte e intensa história de amor e eles vivem momentos de grande paixão, entrega e felicidade que pode estar com os dias contados por causa do segredo que David carrega consigo.
Além do grande segredo que carrega David precisa lidar com a insatisfação e o desagrado de sua mãe perante seu envolvimento com Tatiana, já que ela está convicta de que a mesma não é a mulher certa para o filho e para tirá-la de sua vida de uma vez por todas Adelaide está disposta a ir até as últimas consequências.
[- Minhas impressões -]
"Abraçados, ficaram daquele jeito, um aninhado no outro, por um tempo que mal sentiram passar, pois aquele amor finalmente comunicado tornara único o momento que os dois há muito sonhavam e que agora queriam que se prolongasse."
Além do grande segredo que carrega David precisa lidar com a insatisfação e o desagrado de sua mãe perante seu envolvimento com Tatiana, já que ela está convicta de que a mesma não é a mulher certa para o filho e para tirá-la de sua vida de uma vez por todas Adelaide está disposta a ir até as últimas consequências.
[- Minhas impressões -]
O autor aborda questões bastante sérias e super importantes com criatividade, responsabilidade e extrema propriedade, pois só quem entende e domina assuntos referentes a procuradoria da república e tudo o que a profissão e o meio envolvem poderia escrever tal história. A narrativa é repleta de conhecimento, argumentos, pontos de vistas, prós e contras, lado bom e ruim no que tange política, partidos e as escolhas dos personagens na trama. O enredo discute assuntos complexos e delicados como fé, homossexualidade, feminismo, aborto (meu corpo, minhas regras), sensitividade, depressão, traição, preconceito, doença mental, possessividade, drogas e espiritualidade buscando sempre o debate, levando-os para o campo das ideias, da reflexão e possível mudança no modo de pensar em meio ao que achamos certo ou errado na sociedade.
A trama e o seu desenvolvimento exige que leiamos com calma para que nada fique em dúvida ou sem entendimento, pois como o título bem diz, trata-se de uma história de amor em meio ao dissenso e falta de concordância de opiniões, ideais, modos de ser e agir que acabam por colocar uns contra os outros.
O autor Newton Carneiro escancara a hipocrisia que existe e faz parte do ser humano ao criticar ações e atitudes dos outros quando essas mesmas pessoas deveriam olhar para si mesmas e mudar o próprio jeito de ser e agir.
Os personagens possuem camadas e nuances que vão se descortinando aos nossos olhos conforme avançamos na leitura, bem como suas atitudes e escolhas que nos instigam a ler e descobrir o que acontecerá na página a seguir.
O livro possui muitos diálogos e isso é algo que chama a atenção, pois dessa forma é possível "enxergar" os dois lados e pensar a respeito, mas desde já adianto uma coisa, é impossível não se identificar em meio a tantas situações descritas na história, todavia, não podemos nos esquecer que, antes de mais nada, trata-se de uma história de amor em meio ao dissenso, portanto, é ele o principal elemento de toda a obra.
David e Tatiana são personagens fortes, carismáticos e fascinantes e é impossível não torcer e vibrar por eles e pelo amor que os une. O livro possui situações dramáticas e cheias de ação e momentos de fortes e intensas emoções tanto para os personagens quanto para os leitores, além de muita adrenalina e sensibilidade à flor da pele. Se você chegou até o final e gostou do que leu torço muito para que leia o livro e vivencie toda a experiência que a obra reserva.
Postar um comentário