"A doula é uma profissional não técnica que ajuda a mulher, fornecendo, antes do parto, informação com base na ciência, com educação perinatal, cuidando do ambiente durante o parto e ajudando a lidar com a dor das contrações com muita massagem, sugestão de respirações e posições. Além disso, quem faz o parto é a mulher."
A autora prioriza durante todo o livro a importância do acompanhamento médico das grávidas durante todo o pré-natal, sempre atentas às informações do início ao fim da gravidez, igualmente, Susana chama a atenção para que as mulheres, cientes e bem informadas, tenham e façam a escolha mais acertada para quando forem trazer seus filhos ao mundo. Susana destaca de forma enfática a necessidade da valorização do parto humanizado no Brasil e de que cada vez mais mulheres optem por essa prática, sem serem levadas a escolher partos cesáreos ou os ditos "normais' que, por sua vez, acabam por traumatizá-las.
"Há uma beleza intangível no parto. Somos nós, portais de passagem e primeira morada de novas pessoas. É no nosso corpo, com nosso corpo, através do nosso corpo. Parir é se perder e se achar dentro de si mesma."
A doula entra na vida das mamães como fonte de apoio físico, mas, principalmente, emocional, além de fornecer informações, mediante qualquer dúvida que possa surgir, portanto, para a autora, a presença da doula, bem como sua existência é de suma importância no momento mais especial e único na vida de quem está prestes a se tornar mãe.
"O parto é feito de sutilezas, e uma das principais funções da doula é sutilmente manter um ambiente calmo e acolhedor. Que haja silêncio, que as portas sejam encostadas, que apenas frestas de luminosidade entrem no recinto."
Susana aponta a diferença que há entre doula e parteira e deixa claro que uma nada tem a ver com a outra, esclarecendo o papel que cada uma desempenha frente ao parto, sanando dúvidas e comparações que inevitavelmente acontecem.
[- Minhas impressões -]
Doula, palavra diferente e da qual tinha curto conhecimento, mas que se tornou mais amplo a partir da leitura da presente obra. Aprender o significado e importância dessa figura que entra na vida das gestantes antes, durante e após o parto leva-nos a refletir que se trata de alguém que se envolve realmente com as necessidades da futura mamãe e que está sintonizada com um momento mais do que impactante na vida dessa mulher.
Ler seu livro me permitiu sentir os medos, dúvidas e inseguranças relatados pelas personagens reais, assim como a própria autora, que abriu seu coração e narrou as experiências que teve em seus dois partos e o quanto alguns médicos podem ser insensíveis às necessidades das gestantes muitas das vezes.
Susana deixa explícito sua preocupação por ser o Brasil um dos países que mais pratica cesarianas no mundo e o quanto isso pode ser prejudicial para a mãe e o bebê, por isso, quanto mais informadas forem, mais chances terão de escolher partos normais conscientes e humanizados.
É notório ao leitor o quanto a autora sente-se realizada e feliz na profissão que escolheu e que através dela vivencia de forma constante fortes emoções com os futuros papais, com as grávidas em si e com o milagre da vida, majestosamente orquestrado pela natureza no corpo da mulher. O livro é relativamente curto, mas em nada deixou a desejar, pois a autora conseguiu pontuar de maneira eloquente e eficaz tudo a que se propôs, sua obra ensina, alerta, emociona e humaniza a todos nós que, porventura, venha ter contato com seu livro e escrita.
Eu sou uma dessas pessoas e afirmo que meu conhecimento se expandiu após a leitura e tenho pleno entendimento da importância e necessidade da existência das doulas na vida e nos partos das mulheres a quem elas dão tamanho suporte. Penso que a leitura da obra é imprescindível e necessária a todos para que entendam de uma vez por todas qual o papel que a DOULA desempenha na vida das futuras mamães. Leitura imperdível e que eu super recomendo!
Postar um comentário