O enredo conta a história do jovem casal Ana e Samuel, mas foca principalmente em Ana e em como sua vida conjugal e pessoal muda completamente após um atraso na menstruação levantar a suspeita de uma possível gravidez. Além de ser editora e estar satisfeita com a profissão, Ana é apaixonada por confeitaria e possui um blog voltado exclusivamente para isso.
Sua vida de casada é maravilhosa e ela e Samuel se amam muito, então, quando a possibilidade de uma possível gravidez ocorre eles se veem cheios de expectativas e decidem que está na hora de ter um filho.
"Da minha parte, o desejo era maior do que apenas engravidar. Eu não queria isso pra mim só porque era o esperado por meus amigos e familiares. Nunca contei a ninguém, nem mesmo a Maria, mas o meu desejo de ser mãe tinha muito mais a ver com poder oferecer a outra pessoa o que, na maior parte da minha vida, eu não tive."
Aos olhos da medicina tudo está perfeitamente bem com o casal, portanto, a questão não é "se", mas "quando" Ana e Samuel se tornarão pais. Contudo, as coisas não são tão simples como parecem e eles começam a enfrentar grandes problemas, já que a tão desejada gravidez não acontece e o desgaste, angústia e frustração começam a interferir de forma direta na relação, levando-os em queda livre rumo ao divórcio.
"Não pronuncio nem ouço mais seu nome. Já se passaram quatro meses, não pensei que seria tão difícil."
Ana conta com o apoio incondicional de sua irmã mais velha, Maria, mas ambas sabem que por mais apoio que Ana receba, ela precisa passar por todo o processo de superação e autoconhecimento sozinha, buscando dentro de si mesma a força para não sucumbir ao sofrimento por não poder engravidar e ainda o seu casamento desfeito.
"Deito-me no sofá e me pergunto se ele sempre foi tão grande. Sobra tanto de mim aqui."
[- Minhas impressões -]
Não consigo expor da maneira que gostaria o quanto esse livro é impactante. A autora colocou tanta veracidade em seus personagens que Ana e Samuel parecem existir de fato, sem contar toda a sensibilidade presente em cada capítulo e diálogos repletos de força, dor, sofrimento, superação e reflexão.
A forma como os anseios, dúvidas e angústias da protagonista são explorados na escrita da autora toca o leitor tão profundamente que é impossível não se envolver, se emocionar e torcer loucamente por ela. A história mexeu muito comigo e por vezes me coloquei no lugar da Ana e até mesmo no lugar de Samuel, porque sem sombra de dúvida ele sofreu tanto quanto ela na trama.
A construção do enredo foi minuciosa e os detalhes trazidos pela autora contribuíram para tornar a leitura irresistível e viciante. Gosto muito de livros que misturam drama, romance e que abordem assuntos importantes que me façam pensar, refletir e me colocar no lugar do outro, ou melhor dizendo, no lugar da Ana.
As reações e atitudes dela conforme suas frustrações aumentam são perfeitamente compreensíveis e relevantes, tendo em vista toda a pressão e cobrança que ela mesma se impôs para engravidar, assim como dos familiares e da própria sociedade. A autora aborda essas questões com objetividade, coerência, agilidade e fluidez sem perder o foco uma vez sequer.
Eu achei simplesmente fantástico e a parabenizo por isso. Outra coisa que me chamou muito a atenção e que eu gostei demais foi ter a visão de Samuel sobre como o desejo de ter um filho o afetou, principalmente por não ter esse desejo realizado, e que acabou levando seu casamento a um total declínio. As dores dos personagens foram tão bem descritas pela Karine que chegam a ser quase que palpáveis, de tão reais que são, assim como todo o processo de cura pelo qual Ana precisou passar para aceitar a sua realidade.
O final do livro foi algo que realmente me surpreendeu, afinal, eu não estava esperando que fosse ser do jeito que foi. Mas se você quer saber se eu gostei: a minha resposta é sim. Ficou curioso para saber o que aconteceu? Corre lá na Amazon para adquirir o livro físico. O eboo-k está disponível no Kindle Unlimited.
Postar um comentário