14 dezembro 2018

## Organização de Tempo para Leitura ##


Leitura e Cotidiano Agitado

Existem aqueles que leem mesmo tendo a rotina corrida. E aqueles que não leem, pois dizem não ter tempo. Então, como organizar um tempo para leitura?


Diferentemente do que pensam não é preciso ler um livro por dia como obrigatoriedade, a leitura é uma fonte rica de conhecimento que transmite prazer e paz para aqueles que são praticantes dela. Não é preciso ler um livro por dia para ser considerado leitor, basta apenas ler um pouco diariamente, não importa a quantidade e sim a qualidade do conteúdo que estará lendo.




Se temos tempo para reclamar que não temos tempo, obviamente temos tempo para utilizar de outro modo, para aqueles que desejam iniciar uma rotina de leitura em meio à correria do cotidiano, listei dicas preciosas:


- Reservar no mínimo 15 minutos para ler diariamente;

- Analisar quanto tempo você gasta utilizando os meios de comunicação virtual;

- Andar sempre com um livro na bolsa ou mochila;

- Baixar e-books gratuitos para download disponibilizados com consentimento do autor e ler no celular durante o trajeto para a casa ou para algum local que estará indo;

- Ler 10 minutos na parte da manhã, 10 minutos na parte da tarde e 10 minutos na parte da noite;
- Escrever um cronograma diário e inserir os horários de leitura;

- Avaliar o que você quer e o que você precisa, dando prioridade ao que você precisa, pois a leitura deve ser considerada uma necessidade também.

- Seja organizado com suas tarefas, não acumule trabalhos, para não sobrecarregar sua mente, causar estresse e dificultar a absorção do que está sendo lido.


E para finalizar, gostaria de saber de vocês nos comentários, como vocês se organizam
e o que fazem para ter uma leitura dinâmica e prazerosa ok? Espero que gostem das dicas mencionadas e sigam elas para interagir sempre mais no mundo literário, que é um mundo cheio de surpresas e diversidades.

Até mais!

Inscrições Abertas - Participe !


14 comentários:

  1. Marcela
    Gostei das dicas, mas não consigo parcelar esse tempo no dia, prefiro ler só à noite quando deito, preciso de silêncio e concentração. Poderia ler durante alguns minutos ao longo do dia, mas detesto ser interrompida, então evito a fadiga e a irritação.
    Nos finais de semana consigo adiantar minhas leituras, parei de assistir TV há um ano e foi o melhor que fiz.Assisto filmes e séries, mas meu tempo livre é dedicado aos livros.
    Esse ano li menos que no ano passado.Mas quantidade não é qualidade, então não coloco metas ,apenas não paro de ler. De 30 minutos à 1 hora diária ,é o meu tempo de ouro, adoro.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo meus livros e tento dedicar o quanto posso ao tempo de devorar cada um deles! Estava lendo uma brincadeira estes dias onde se dizia que vida de leitor, é mexer no fogão com uma mão, pois a outra está segurando um livro.
    E é bem isso comigo..rs
    Deixo o livro que estou lendo sempre na mesa da cozinha e tudo que vou fazer que não requer as duas mãos, acabo lendo um pouco.
    E mesmo assim, me sinto mal quando vejo que poderia ter lido mais!
    Adorei as dicas e espero que ano que vem eu me supere um pouco mais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito bem colocado, leitura é prazer e não obrigatoriedade. As vezes leio comentários que mais parecem uma gincana de quem mais leu mais no mês ou no ano, ter metas é bacana para se orientar e não para ganhar premio. Eu trabalho num lugar relativamente calmo então tenho tempo de ler durante meu expediente, faço minhas obrigações e cada tempinho livre leio. Pra ser sincera gostaria de ter essa leitura dinâmica que muitos dizem ter, mas meu deficit de atenção não me permite. Achei tuas dicas super válidas e não só para iniciantes, porem achei o item que fala em inserir horários e cronograma muito burocrático ahahahahahah, mas tem quem goste.

    ResponderExcluir
  4. Olá, algumas das dicas eu sigo fielmente, como sempre levar um livro na mochila, pois NUNCA saio para a faculdade sem conferir se estou carregando a leitura da vez. E é realmente importante que tenhamos inspiração na hora de ler, pois algumas vezes simplesmente não conseguimos absorver o melhor do livro porque no momento nossa mente não está totalmente voltada para história. Quando sinto que estou assim trato de fechar o livro e retomar a leitura mais tarde. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Esse post é uma utilidade pública.
    Não sou muito de me organizar, mas separo umas horas da noite para minha leitura - nem que seja 30 minutos. No mais, tento ler quando sobra tempo.
    Concordo com a questão das redes sociais, acho que dá pra equilibrar esses dois mundos.
    Só não consigo ler fora de casa.
    Mas o que importa realmente é a qualidade, e o que esses poucos minutos proporcionam, independente da quantidade de páginas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcela!
    Geralmente não tenho uma rotina específica para leitura. Só consigo ler todo dia durante as férias, aí passo horas a fio devorando meus livros - deixo pra esse período os livros que me interessam mais e as séries com muitos volumes. Já quando voltam as aulas da faculdade eu não consigo ler todos os dias devido a rotina de estudos, mas tento ler e-books no celular durante o trajeto de ônibus e às vezes um livro físico à noite, quase sempre livros independentes. Vou seguir essas suas dicas e ver se consigo aproveitar melhor o meu tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso que minha rotina de leitura não tem sido fácil por conta do término do ano na faculdade, os trabalhos acumulam porque eu sou a dona da procrastinação, e aí eu acabo fazendo só isso mesmo. Gostei muito das tuas dicas e acho que elas fazem muito sentido. Fazer da leitura um hábito é algo que quem gosta de ler ou precisa deve colocar como prioridade.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcela!
    Quando pego um livro para ler fico afobada para terminar a leitura logo rsrs, mas concordo com você, não somos obrigados a ler um livro em um dia para nos considerarmos um leitor, como você disse o importante é a qualidade e não a quantidade, sem falar que não devemos tornar algo que deve ser prazeroso em algo obrigatório.
    Gostei das dicas que você citou, depois que baixei o aplicativo do kindle estou colocando bastante em prática essa quarta dica dos e-books... Essa segunda dica eu não tenho problemas com ela, costumo usar os meios de comunicações virtuais apenas para ficar por dentro do meio literário e sempre defino um determinado tempo para ficar online, o resto eu dedico a leitura! 😍
    Ah, essa quinta dica dos 10 minutos dedicados a leitura de manhã, de tarde e de noite é excelente, quando estava trabalhando eu a usava bastante, super recomendo!
    Enfim, amei o post! Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcela.
    Gostei bastante das suas dicas.
    Eu lia bastante durante o percurso de casa até o trabalho, pois ia de ônibus e levava uns 30 minutos. atualmente só consigo ler a noite, antes de dormir, quando não estou muito cansada rsrs
    Tenho bastante ebooks no celular e sempre que posso, levo um livro na mochila também.
    Sou um pouco ruim para estabelecer metas de leituras e cumprí-las. Dependendo da leitura, se é envolvente, e do meu humor, o fluxo de leitura muda bastante rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu não me organizo muito com a leitura, mas estou tentando ser mais controlada, porque as vezes leio 4 livros em um fim de semana e deixo de fazer várias coisas, e as vezes fico umas duas semanas sem ler nada, estou tentando ser mais balanceada, nem demais e nem de menos. Assim não atrapalha as minhas obrigações e também não me sinto desleixada.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Ahhh que esse tema muito me interessa, se bem que em se tratando de leitura eu sempre arranjo tempo (risos). Na viagem de casa para o trabalho, durante o almoço, esperando numa fila, banco, consultório médico são alguns exemplos do que faço na minha rotina. Uso o celular mais para leitura do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  12. Marcela!
    Dicas muito boas e realmente valiosas.
    Para nós que já estamos acostumados com a leitura, é mais fácil, porque já tornamos um hábito diário, mesmo com todas as outras atividades.
    Para quem está começando, recomendo ainda escolher um estilo que atraia mais, assim poderá ser fisgado ao hábito da leitura.
    Não tenho bem um cronograma. Leio quando preciso relaxar um pouco e leio mais a noite, quando a casa está silenciosa e posso me dedicar integralmente a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcela!!
    Tenho apto de ler diariamente mesmo que seja por dez minutos, mas normalmente leio umas duas horas por dia, infelizmente esses primeiros dias do mês de dezembro não estou lendo com tanta frequência como gostaria, mas pelo menos tiro alguns minutos para ler o livro que estou lendo no momento. E também gosto de aproveitar para ler quando estou resolvendo algum problema que vai demorar muito tempo e vejo que dar para fazer alguma leitura mesmo que seja pelos apps de leitura do Kindle ou do Wattpad, e sempre levo comigo algum livro quando vou para o banco ou para médico pois sempre dar para ler algumas paginas nesses lugares.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei as suas dicas. Este ano li muito menos do que li em 2017. A faculdade e outras tarefas acabaram prejudicando isso, mas espero mudar em 2019.
    Acho que a dica que mais carrego comigo é a de estar sempre com um livro na bolsa (na verdade, eu sempre deixo algum livro baixado no celular ou no kindle quando não dá para levar um físico).

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir