25 outubro 2017

Resenha - Todos os Pássaros no Céu


Título: Todos os Pássaros no Céu
Autora: Charlie Jane Anders
Editora: Morro Branco
Skoob 
Páginas: 480
Onde comprar: Saraiva / Amazon

Desde pequenos, Patrícia e Laurence tinham formas diferentes – e às vezes opostas – de enxergar o mundo. Patrícia podia falar com animais e se transformar em pássaros. Laurence construía supercomputadores e máquinas do tempo de dois segundos. Enquanto tentavam sobreviver ao pesadelo interminável da escola, seu isolamento se transformou em uma amizade cautelosa. Até que circunstâncias misteriosas os separam para sempre. Ou assim eles pensavam. Dez anos depois, ambos se reencontram em São Francisco. O mundo está prestes a implodir. Patrícia é formada em uma secreta escola de magia, e Laurence é um cientista tentando salvar a humanidade. A medida que os dois se reconectam, se veem levados a lados opostos em uma guerra entre ciência e magia. E o destino do mundo depende dos dois. Provavelmente. Uma profunda, mágica e divertida análise sobre a vida, o amor e o apocalipse.





Todos os Pássaros no Céu foi o meu primeiro contato com a Editora Morro Branco e como diz o velho ditado que a primeira impressão é a que fica, posso dizer que foi uma das melhores experiencias da minha vida!

Patrícia e Laurence nos são apresentados na obra. Dois personagens com personalidades completamente diferentes que nos acompanham durante as quatro partes em que a obra é dividida e que separa as diferentes etapas da vida de ambos: da infância até a fase adulta. 


Patrícia é uma amante da natureza que descobre ser uma aprendiz de bruxaria. Já Laurence é um admirador do universo geek e amante da computação.

Sempre juntos, desde crianças, eles tem uma maneira bastante peculiar de enxergar o mundo.

"É incrível o quanto se pode dizer sobre as pessoas vendo os pés - disse Patrícia. - Os sapatos contam toda uma história. - Menos os nossos - comentou Laurence. - Nossos sapatos são totalmente sem graça. Ninguém diria nada sobre nós. - É porque nossos pais escolhem nossos sapatos - disse Patrícia. - Espere até crescermos. Nossos sapatos vão ser muito loucos."

Na segunda parte do livro há um acontecimento muito importante que acreditei que fosse mudar totalmente os meus planos para a história (sim, eu faço planos para os personagens e espero que eles aconteçam hahaha).

Os caminhos de Patrícia e Laurence são destinados à lados divergentes, onde magia e computação são as mais temidas rivais. Só há um lugar no topo, então apenas um dos lados sairia campeão nesta batalha. Acreditei que toda história vivida por Patrícia e Laurence tinha acabado ali e que não teria mais jeito de um possível final feliz.

"O livro é uma montanha-russa de emoções intensas, que muda constante de gênero, usando ficção científica e fantasia para transmitir sua poderosa mensagem." - Fantasy Book Review

Achei que a Autora ia acabar com tudo ali e arrastar o enredo até o final sem nada fazer sentido, pois levou os personagens a seguirem caminhos totalmente opostos. Mas, por incrível que pareça, foi uma geniosidade tremenda de Charlie bolar tudo aquilo. Uma grande reviravolta!

O reencontro na metade da história enquanto o mundo enfrenta um problema diante de uma grande guerra entre magia e ciência, nos deixa com o coração na mão.
 
"Sociedade é escolha entre a liberdade nos termos de outra pessoa e a escravidão nos seus". 

O mundo esta por um fio de sua destruição e os únicos capazes de salvá-lo são Patrícia e Laurence. 

Todos os Pássaros no Céu é um livro ou para ser amado ou  para ser odiado. É fato que contém uma narrativa um tanto quanto pesada e difícil de ser digerida. Não  é um livro que possibilita uma leitura frenética, mas sim uma leitura vagarosa. 

O título não nos remete logo de cara o propósito da obra, então quem compra apenas por ser chamativo ou por ter uma capa maravilhosa, pode ser pego de surpresa e acabar não fluindo com a leitura. 


Os detalhes contidos nas palavras de Charlie são deliciosos. Sentimos cheiro, gosto, vemos rostos e gestos. Nunca li algo igual. É uma mistura impactante entre realidade e ficção. Além do mais os personagens são muito marcantes. Você se apega com uma facilidade tremenda, mas também pega antipatia de alguns com a mesma facilidade (risos)

Não consigo contar muito do enredo. Ainda estou em êxtase. Terminei a leitura faz duas semanas e os sentimentos ainda não se aquietaram dentro de mim. Foi uma experiencia indescritível viajar pelas palavras de Charlie Jane Anders e foi um prazer ter meu primeiro contato com a editora através de uma obra tão maravilhosa. 

Se você ainda tem alguma dúvida sobre essa obra, minha dica é: leia na primeira oportunidade. Não perca tempo. Se deixe levar pela batalha entre magia e ciência e se encantar pela deliciosa trama em que a obra está envolta.

Por fim, agradeço pelo brilhante trabalho que a Editora Morro Branco desenvolveu com a obra! São por trabalhos como este que estão conquistando cada vez mais o coração dos leitores.

"Eu só estava pensando - disse ela. - Há tantos problemas malucos no mundo. Tipo, eu estava lendo que talvez sejamos os últimos que veremos abelhas na América do Norte. E se isso acontecer, cadeias alimentares vão entrar em colapso, e mais um montão de gente vai morrer de fome. Mas suponha que você tivesse o poder de mudar as coisas. Não seria capaz de resolver nada, porque cada vez que resolvesse um problema, causaria outro. E todas essas pragas e secas talvez sejam maneiras que a natureza encontrou para se equilibrar. Nós, seres humanos, não temos nenhum predador natural hoje, então a natureza teve de encontrar outras maneiras de lidar conosco". 

Se Inscreva e Participe!!!










10 comentários:

  1. Magia e ciência, adorei a premissa da história, pois são assuntos distintos mas que juntos devem dar uma boa trama. Os dois personagens parecem ter cada um suas peculiaridades, o que torna mais atrativo de ler. A ideia de estudar magia, salvar o mundo, me lembrei de Harry Potter, que gosto muito por sinal. Já o Laurance gostar de computadores, me identifiquei, pois também gosto. Fiquei curiosa para saber como essa dupla vai salvar o mundo!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava em ler esse livro só de ver a capa, quando li a sinopse me interessei ainda mais, agora tô mega interessada só de ler tua resenha. Gosto muito de livros com histórias assim.♡

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, tudo bem?
    Eu acho essa capa maravilhosa, e a editora está de parabéns mesmo. Achei a premissa muito intrigante, mas não sei se conseguiria engrenar na estória por ela ser meio lenta como você disse. Fiquei curiosa para ter essas sensações que vc falou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amanda!
    Não conhecia a editora, mas pelo visto, deve ser boa.
    Bem, já gostei porque mistura de realidade com ficção, bem como mostrar a vida de Patrícia e Laurence desde a infância até a vida adulta e mesmo que tenham tomado vertentes diferentes na vida, a autora os uniu em suas experiências diversas para salvarem o mundo, achei a ideia fantática e fiquei bem interessada pela leitura.
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda!
    Tenho muito interesse em conhecer esta editora, vou começar com "Nossos dias infinitos", que já separei para ler em novembro. Todas as sinopses dos livros publicados pela editora parecem ser bem promissoras.
    Confesso que ainda não conhecia este lançamento, mas já tinha me apaixonado pela capa, é muito linda.
    Agora que descobri que a protagonista tem meu nome, fiquei mais apaixonada ainda. Apesar de não curtir muito leituras vagarosas, gosto bastante de reviravoltas, então acho que vou apreciar a estória!
    Estou pronta para conhecer esta batalha entre ciência e magia.
    Nunca pensei sobre a sua ideia de fazer planos para os personagens, achei bem diferente e interessante!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, eu admito que não conhecia o livro, mas se já havia ficado encantada com a capa e o título, isso só aumentou quando completei de ler a resenha. Parece tudo tão mágico e poético que é quase possível,sentir isso nas letras expostas.
    A magia e o nosso tão amado universo tecnológico, unidos em dois personagens que se completam e se complementam.
    Quero ter a oportunidade de saber mais do livro e ficar assim como você ficou, extasiada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi! Quando vi esse livro pela primeira vez, eu não fazia ideia do que se tratava a história. Que legal saber que se trata de uma fantasia! (Um gênero que eu amo com essa capa maravilhosa). Espero ser uma das pessoas que irá amar o livro, e não odiar hahaha Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda! Eu estou de olho nesse livro desde que li que a Morro Branco ia trazê-lo para o Brasil! Confesso que não sabia totalmente do que se tratava porque não costumo ler muito sobre os livros antes de lê-los, gosto de ser surpreendida, rs. Mas adorei a tua resenha e parece que o livro realmente te marcou, não é? Adorei a premissa do livro, adoro magia, ciência e todo o tipo de fantasia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ola Amanda,
    Ja tinha lido a sinopse do livro e achei interessante.
    Dependendo do livro que eu estou lendo tbm gosto de imaginar como o livro vai acabar e imagino varias finais diferentes.
    Gostei de saber que mesmo os personagens tendo diferente crenças ainda são amigos.
    Gostei das suas fotos do livro, ela ja entrou pra minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda ;)
    A Editora está arrasando com os livros lançados, já estou de olho no O Mapa do Tempo desde que anunciaram o lançamento, e esse já foi para a lista também kkkk
    Gostei demais da sua resenha, e adorei que o livro vai abordar magia e a ciência. Apesar o livro parecer abordar mais coisas, senti pelos seus comentários que a autora inovou bastante na história, e conseguiu deixar o leitor com uma sensação de ansiedade durante toda a história.
    Estou bem animada para ler sobre o que vai acontecer com a Patrícia e o Laurence ;)
    Bjos

    ResponderExcluir