20 outubro 2017

Observatório Literário - Literatura Infanto-juvenil


Oi mores!! Desculpa meu sumiço, mas nessas últimas semanas o trabalho e a universidade tem sugado até o último milésimo de segundo da minha vida e é sobre algo que estou vendo na faculdade que vou falar hoje: literatura infantil.

Sobre literatura infanto-juvenil.....


Eu estou pagando uma cadeira de Infanto-juvenil esse semestre, e ao fluir das leituras percebi o quanto esse tipo de literatura é desprezada no meio literário ao mesmo tempo que ocupa um lugar destacado no ramo pedagógico. Sendo assim , destaquei quatro obras que me encantaram e espero que vocês leiam e também amem!






1. Uma Chapeuzinho Vermelho


Nessa obra, a autora faz uma releitura completamente inovadora e inusitada do grande clássico infantil, nos mostrando uma chapeuzinho perspicaz que não se deixa enganar pelo esperto lobo.
Sabe toda aquela inocência da menininha de capuz vermelho ? Talvez não exista. E se no lugar da vítima ela fosse a vilã ? A autora Marjolaine Leray teve uma sacada incrível e nos apresenta uma versão contemporânea maravilhosa.



2. O Cabelo de Lêlê


Esse é livro muito lindo! Trazendo mais que o descobrimento e aceitação étnica, essa obra mostra que nos amarmos como somos e sermos respeitados por isso é extremamente importante.



3. Chapeuzinho Amarelo



Vindo de Chico Buarque , não poderíamos esperar pouca coisa né nón??
O medo é o tema principal do livro, e podemos ver uma personagem que cresce amedrontada e que se priva de tudo que deseja por estar paralisada de medo.
Enfrentar nossos medos é a única forma de vencê-los , e isso fica muito claro nesse livro, por isso essa ficou como uma das minhas leituras preferidas.



4. Branca de Neve e as Sete Versões


Por último, mas tão importante quanto às demais, esse livro é uma delícia de ser lido! Ao longo da narrativa, nos é proposto dois caminhos para serem seguidos: um caminho clássico e um outro alternativo. Essa proposta é muito bacana pois permite que as crianças (já que elas são o público alvo) vá aprendendo a lidar com as escolhas que as mesmas fazem. Eu amei esse livro , ele é mega colorido e os finais alternativos são muito engraçados.

E esse foi o observatório de hoje meus Fofíneos! Espero que vocês possam conhecer essas obras e até mesmo lerem para seus filhos , sobrinhos, afilhados, vizinhos ou outra criança, pois são leituras fantásticas e muito válidas.



Se Inscreva e Participe!!!








10 comentários:

  1. Olá
    Eu gosto muito de literatura infanto juvenil. Acho que todos os livros assim tem sempre lições bacanas pra passar. Miguel não para quieto pra eu ler pra ele, mas eu sempre tento. Espero que, aos nove ele leia Percy, aos onze leia Harry. Só escolhi a idade pra ele ter algo em comum com as personagens mesmo hehe. Se depender de mim, ele vai ler muito. Gostei muito das indicações e me chamaram muito atenção. Gostei da versão da Chapeuzinho vermelho.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Ítalo!
    O seu afastamento é por um bom motivo, não se turbe.
    Particularmente amo livros infantis, são sempre bem lúdicos e trazem grandes mensagens, não apenas para as crianças, mas para os adultos também.
    Adorei as indicações, obrigada.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Olá Wesley,
    Eu adoro este tipo de livro!! Gosto bastante destas estórias e ainda tenho alguns livros da minha infância, como Reinações de Narizinho e A bela borboleta, do Ziraldo. No dia das crianças, aproveitei para ler "O meu pé de laranja lima", um dos livros mais bonitos que já li em toda a minha vida!
    Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da sua lista, mas fiquei super curiosa em saber sobre "Chapeuzinho Amarelo". Ziraldo e Chico Buarque juntos deve ser maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Wesley, tudo bem?
    Te compreendo quanto a falta de tempo por causa da faculdade e trabalho, estou do mesmo jeito. Eu adorei a proposta de Chapeuzinho Vermelho, e já até consigo imaginar ela como vilã. Gostaria muito de poder participar de um projeto de contar história para as crianças, deve ser demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu cuido de crianças...então, vira e mexe tenho que estar com um livrinho infantil nas mãos. E sendo bem sincera, com uma menina(Giovana) é super fácil prender a atenção dela, mas com o João Pedro o negócio fica feio..rs Dificilmente ele se concentra e eu tenho que usar de tudo que é método para ele prestar atenção.
    Não sabia do livro Chapeuzinho Amarelo, mas já fui fã demais do Chico(hoje não mais), mas gostei muito da sinopse do livrinho.
    O Cabelo de Lelê também me ganhou de cara, por trazer um tema tão corriqueiro para as crianças e até para nós!
    Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Esses livros são uma graça. É bom poder ler essas histórias que tanto marcaram nossa infância. Gostei principalmente do livro da Branca de Neve e as suas versões, pois é bacana ter desfechos diferentes para essas histórias tradicionais.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estudei literatura infantojuvenil no semestre passado da faculdade e também fiquei encantada. Os livrinhos são lindos e as histórias são tão importantes para os pequenos! É importante também que nós, adultos, possamos nos interessar pela leitura e incentivar aos nossos irmãos, filhos, sobrinhos, como você disse, qualquer criança que tenhamos contato a ler. Adorei a seleção de livros que você fez!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Italo ;)
    Sei tudo sobre a faculdade sugar nossas forças viu kkkkk
    Adoro leitura infantil e infanto-juvenil, e costumo conhecer alguns livros do gênero pois leio para meus irmãos S2
    Sei que deve ter pessoas que tem um certo preconceito com esse gênero, por achar que são livros feitos para serem lidos apenas por crianças, mas eles podem ser lidos por todos S2
    Adorei Chapeuzinho Amarelo e O Cabelo de Lelê *-*
    Obrigada pelas indicações, adorei!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá Wesley,
    Sei bem como é não ter tempo por causa do trabalho e da universidade.
    Dos livros que vc citou, o único que eu li foi Chapeuzinho Amarelo e eu gostei.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu simplesmente amei as dicas! Deve ser sensacional ler algo em que a Chapeuzinho pode ser a vilã, e não o lobo. Hahaha Amo livros em que escolhemos o caminho. Li um livro assim eu uma aula de inglês e foi muito divertido. Enfim, adorei o post e ja quero os quatro livros! Espero que esse sufoco passe logo! Beijoss

    ResponderExcluir