30 outubro 2017

Observatório Literário - Curiosidades sobre o Surgimento do Halloween


Olá queridos!
Essa é a minha primeira vez aqui no Observatório Literário, e eu achei pertinente abordar o tema relacionado às curiosidades sobre o surgimento do Halloween ou Dia das Bruxas, como preferirem chamar, já que o dia 31 de Outubro é uma data aguardadíssima pelos americanos e também por uma considerável parte dos brasileiros. Por isso convido vocês para que juntos possamos conhecer como surgiu essa comemoração para lá de festejada e muito desejada pelas pessoas de um modo geral.


O Halloween é uma festa comemorativa  celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, no entanto tem um grande apelo nos Estados Unidos, pois chegou ao país levada por imigrantes irlandeses, chegando em meados do século XIX.

O primeiro registro do termo "Halloween" é da época de 1745 e derivou da contração do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.
Tendo em vista que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim surgiu o nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween.





Sua história tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, e, para assustar esses fantasmas, os celtas colocavam nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, etc.

Sendo esta uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, passando a ser chamada de Dia das Bruxas, e os que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Por ser esta festa relacionada em sua origem à morte, resgata figuras e elementos assustadores. São estes alguns símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos pretos e até personagens como Drácula e Frankenstein. E é claro que as crianças não poderiam ficar de fora dessa celebração e com a ajuda dos pais, elas usam fantasias assustadoras e vão de porta em porta  pela vizinhança proferindo a célebre frase "gostosuras ou travessuras". E assim terminam a noite do dia 31 muito felizes e com seus sacos cheios de doces, chocolates, balas e guloseimas.

Hollywood é responsável por fornecer vários filmes com a temática relacionada a data comemorativa em questão, entre os quais se destaca a série HALLOWEEN (é claro!) onde o assassino cruel e impiedoso Michael Myers sai matando todo mundo que encontra pela frente com sua faca horripilante. Porém, não existe nenhuma ligação dessa festa com o mal.


A comemoração do Halloween aqui no Brasil começou recentemente, pois chegou ao país por conta da grande influência da cultura americana, isso aconteceu principalmente por causa da televisão. Os cursos de língua inglesa também são grandes responsáveis por propagar a festa no país, já que valorizam e comemoram a data com os alunos vivenciando a cultura norte-americana.

Isso é tudo por hoje, pessoal! Espero que vocês tenham curtido o tema escolhido para ser minha estréia aqui no Observatório Literário e logo logo a gente se encontra novamente!


Se Inscreva e Participe!!!








10 comentários:

  1. Ola Kaline,
    Gostei do tema do post.
    Eu meio que celebro Halloween, mas nunca fui pesquisar sobre de onde surgiu a ideia por trás da celebração da data.
    Acho legal as crianças sairem fantasiadas nas ruas e batendo de porta em porta pra pedir doce. Pena que quando eu era criança eu não fazia isso, agora to muito velha pra isso hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Halloween, pena que aqui no Brasil não é tão comemorado, apesar de que esse ano vi bastante comemorações, espero que cresça cada vez mais por aqui e todos possam comemorar com estilo. Acho fascinante histórias de bruxas, vampiros, filmes de terror, então curto bastante o dia..rs..e acho bacana as pessoas se fantasiarem, as crianças podiam pedir doces como nos Estados Unidos. Uma data que a cada ano vai crescendo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu acho halloween uma data muito legal! Uma pena ter chegado recentemente ao Brasil, pois muitas pessoas não dão bola. Mas pelo menos nas minhas aulas de inglês (como tu mesma disse), sempre tem alguns fantasminhas pelas paredes e alguns docinhos para saborear hahaha Não sabia da origem dessa data, que ela era tão antiga e nem que as pessoas acabavam perseguidas. Que triste. Enfim, adorei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Kaline, tudo bem?
    Adorei a sua escolha de tema. Sempre fui uma criança muito frustrada por não poder sair para pedir doces como eu sempre via nos filmes. Achei bem legal toda essa apresentação histórica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Kaline!
    Vi hje na TV uma reportagem do crescimento da comemoração do Halloween aqui no Brasil, inclusive a comemoração dos comerciantes, pois as vendas dos artigos relacionados aumentaram mais de 60% do que o ano passado, sinal claro que o Brasil está cada vez mais adepto a essa comemoração.
    E adoro!kkkk
    Valeu por todo histórico explicativo, aprender as origens das datas comemorativas é sempre importante.
    Desejo uma semana maravilhosa e florida!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu fujo bastante desta festa..rs
    Explico: quando eu era bem nova, levei uma surra da minha mãe por pedir doces na vizinhança. Naquela época, essa tradição ainda era muito pequena e minha mãe não entendia nada. Desde essa surra, eu passei a ignorar a data e hoje, mesmo depois de tantos anos, ainda torço o nariz pro dia no geral.
    Nada contra, nada a favor..acho que é mais por causa do trauma mesmo.rs
    O cinema usa com maestria o tema e vira e mexe, sai algo para nos lembrar do mês de Outubro!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Kaline!
    Primeira vez participando e interagindo no blog, gostei mto do que vi por aqui...
    Bom, eu amo Halloween, fanática pra flar a vdd... rsrs
    Se pudesse viveria o ano todo comemorando essa data.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Kaline,
    Como professora de língua inglesa, concordo que com certeza os cursos de línguas contribuíram e ainda contribuem muito para espalhar a cultura do Halloween.
    Na escola em que trabalho, os enfeites foram colocados logo na virada do mês de outubro, na verdade já até cansou! Mas os doces são sempre bem vindos e a criançada (adultada também) adora! Não sabia, no entanto, que a origem era irlandesa, imaginei que tivesse iniciado no Mexico ou com os americanos nativos!
    Feliz Halloween para todos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Kaline ;)
    Eu adorei saber mais curiosidades sobre essa data maravilhosa que é o Halloween!
    Eu sabia o básico sobre a data, que os antigos acreditam que na madrugada do dia 31 os mortos saem dos túmulos e tal.
    Queria tanto que aqui existisse essa cultura de se fantasiar e sair nas ruas pedindo doces ou travessuras kkkk ainda tenho muita vontade de viajar para os EUA nessa época da data comemorativa, e sair na rua com as outras pessoas, aproveitando as festividades e tal.
    Adorei demais esse Observatório Literário*-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Kaline! Essa é uma data que eu adoro, uma pena que no Brasil ainda é tão pouco expressiva. Como você disse, os cursos de inglês sempre organizam festas, algumas escolas também, mas ainda é algo bem tímido. Saindo das grandes cidades, então... pior ainda. Mas eu adoro, adoro filmes e histórias de terror, adorava me fantasiar quando era criança... rs.
    Beijos! Ótimo post! E feliz halloween!

    ResponderExcluir