17 agosto 2017

Luz, Câmera e Ação [38] - Fragmentado



Título: Fragmentado
Data de lançamento: 23 de março de 2017
Direção: M Night Shyamalan
Distribuição: Universal Pictures
Duração: 1h e 57min
Gêneros: Thriller/ Terror Psicológico
Kevin possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.



Considerada pelo diretor M Night Shyamalan a sequência de Corpo Fechado, Fragmentado (Split, originalmente) surge como o terror psicológico que dá continuidade a trilogia Unbreakable.


Kevin (interpretado por James McAvoy) encontra três garotas adolescentes em um estacionamento de carros após uma festa de aniversário a qual elas participavam. Decide então sequestrá-las e levá-las ao seu cativeiro, onde as manterá por toda a trama.

As jovens se vêem em um momento de medo e apreensão, quando são deixadas em um quarto sombrio, à espera do que quer que seja que Kevin planeja para seus futuros. Então elas precisam precisam encontrar uma maneira de sair do lugar onde estão. Entretanto, o quarto não possui janelas ou teto capaz de fornecer um meio para fuga, e as duas portas do cômodo são inúteis, já que uma dá entrada ao banheiro, e a outra é trancada pelo sequestrador.







Aos poucos Kevin se mostra instável e controlador, fazendo com que Marcia (Jessica Sula), Claire (Haley Lu Richardson) e Casey (Anya Taylor-Joy) entrem em desespero para fugir o mais rápido possível.


Em paralelo ao drama vívido pelas garotas atualmente, a história volta ao passado, mostrando a trajetória de vida de Casey Cook, a garota que é uma das principais peças dessa trama. A narração passa de seus problemas na escola, a pouca socialização e amizade, ao seio familiar, que guarda problemas sobre a infância da jovem que refletem em quem ela é hoje. Por vezes Casey nos parece emotiva e sensível demais, porém a narração mostra como esses acontecimentos de seu passado a influenciaram a ser quem consegue compreender e lidar com o sequestrador da melhor forma, sem  abalar-se como acontece a Marcia e Claire. Casey é muito mais forte do que pode nos parecer de início. Não se engane (risos).


As personalidades de Kevin surgem ao decorrer do filme, usando de uma boa dose de suspense e terror psicológico para nos manter preso a história do inicio ao fim. Mostrando também uma incrível atuação de James McAvoy, que com pouca (ou nenhuma) maquiagem e figurino consegue marcar tão bem cada personalidade de Kevin. Apenas um simples trejeito, o sorriso ou mudança no olhar deixa claro quem está no comando agora. A direção de imagem trabalhou muito bem unida a interpretação de James, criando cenas incríveis, com uma simplicidade que pouco vemos em filmes hoje em dia, e que me agradou imensamente por não optar pelo exagero, e sim algo simplório e muito bem acabado.


Todo o suspense é construído com base nas personalidades que ficam em uma espécie de "jogo das cadeiras" na mente de Kevin, transformando-o completamente a medida em que cada uma ocupa o foco da luz naquele momento. Quem fica responsável de certa forma para explicar como o corpo e a mente de Kevin funciona com essas 23 personalidades é a Dr. Karen Fletcher, que o acompanha em consultas que deveriam manter as personalidades sob controle.


A vigésima quarta personalidade é um mistério até para Kevin, e a Dr. Fletcher acredita que um ser não é capaz de mudar sua composição química para tornar-se algo monstruoso como a Besta. Essa é a personalidade 24, da qual todos temem surgir, sobrepondo-se a todas as outras personalidades pacificas. Mas será esse um mito contado apenas para aterrorizar?


Isso, meu caro leitor, você só descobrirá se assistir ao filme, hein? Então vai logo comprar o DVD ou Blu-ray , porque no cinema infelizmente já saiu de cartaz há algum tempo, já que este é um lançamento de Março de 2017 que tive o prazer de trazer para vocês só agora.

A boa notícia é que temos previsão para o próximo lançamento, Glass, que encerra a trilogia Unbreakable. Será em 2019.

Assim, podemos todos ir ao cinema para ver mais uma estreia imperdível que, tenho certeza, será tão surpreendente quanto Fragmentado.







PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!






14 comentários:

  1. Emily!
    Ansiosa por assistir o filme que deve ser fabuloso, tanto pela atuação dos atores, como pelo enredo em si que me fez lembrar um livro que li ainda quando fazia faculdade de Psicologia, Sybil, onde a autora era psicóloga e registrou o caso verídico, a personagem tinha 16 personalidades múltiplas.
    Gostei muito da sua análise.
    Vou ver se baixo no NOW.
    “Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.” (Dalai Lama)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o trailer já é de arrepiar e imagina o filme, tua resenha esta demais! Não tinha a oportunidade de conferir no cinema, mas atiçou minha curiosidade sobre ele. Creio que seja aquele tipo de filme que a gente nem pisca. Ótima indicação e ainda mais com este ator. irei procurar na locadora!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Emily,
    Adoro terror e suspense psicológico! Meu gênero de livro e filme favorito.
    Este filme parece ter os ingredientes necessários para roermos todas as unhas ao vê-lo.
    Gosto muito do trabalho do diretor, desde "O sexto sentido", que é o meu filme favorito de todos os tempos.
    A jogada entre presente e passado é muito legal, deve ser muito bom assistir a estes flashbacks. Vamos conhecendo mais sobre a estória. Gostei também de como as personalidades vão sendo mostradas ao longo do filme, revelando aos poucos as várias facetas da personagem.
    Vou já procurar para assitir!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Que legal essa indicação! Eu assisti o primeiro filme, mas já faz um bom tempo, nem me recordo muito bem. Mas fiquei curiosa e animada para assistir a esse! Personagens com muitas personalidades é uma proposta bem diferente e ousada.
    A crítica/resenha do filme em questão, ficou ótima.
    E a dica anotada. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu AMEI esse filme!
    É muito muito bom! Ler sua resenha me deixou com vontade de assistir de novo <3
    Adorei seus comentários e concordo muito com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Emilly ;)
    Assisto o filme assim que lançou e confesso que esperava mais. É um ótimo filme sim, prende o espectador do início ao fim, mas não sei... para mim faltou alguma coisa a mais.
    Já sabia que o James McAvoy era incrível, mas nesse filme ele se superou! Não sei como ele conseguiu fazer cada personalidade do Kevin super diferente, e como você disse, quase sem maquiagem ou figurino.
    Não vi o primeiro filme de Unbreakable, tenho que assistir ainda. E adorei que vai ter essa sequência, fiquei muito curiosa sobre qual será o final. Adorei sua indicação ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para assistir, não ouvi uma pessoa que falou mal desse filme. Adoro filmes nessa pegada de Thriller/ Terror Psicológico, tentarei assistir nesse fim de semana. Espero que ele supere as minhas expectativas!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já tinha visto trailer desse filme e me deixou bastante curiosa para assistir e também tem uma trama muito envolve onde ficamos ansioso para saber o final de tudo. Gostei muito do filme e desejo assistir em breve.

    ResponderExcluir
  9. Já quero assistir este filme, eu como estudante de psicologia super interesso por estas questões de personalidade, está mudança de uma pessoa a outra de maneira muito consciente e real, isto com certeza e algo que me intrigou bastante, e me deixou bastante curiosa, infelizmente não irei adquirir em dvd, mas vou procurar na internet online com certeza. Amei a dica.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    O último filme que assisti quase na mesma temática foi Quarto de Jack que é bem pesado.
    Esse filme parece ser uma ótima escolha para um sábado a noite..
    Gostei mesmo!
    Obrigada pela indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Vi o trailer desse filme e nao me interessei.
    Nao gosto desse tipo de filme, mas ouvi muitas criticas positivas desse.
    Ainda assim nao tenho planos de assistir.

    ResponderExcluir
  12. Ameeeeei o filme! Assisti com o meu noivo e apesar de ficar quase louca em certos momentos com o vai e vem das personalidades, me deixou com os olhos vidrados.E cara, a personalidade 24...surreal haha
    Eu indico sempre pra quem gosta do estilo :D

    ResponderExcluir
  13. Oi Emilly,
    Não tive coragem de ver esse filme no cinema kkk mas são tantas criticas positivas que não posso ficar de fora disso, vou tentar assistir assim que for possível.
    Adoro terror psicológico, mas ainda prefiro esse gênero em livros, me sinto mais confortável lendo do que vendo as cenas de terror na TV.
    Pensei que o filme focava apenas no protagonista, não sabia que trazia algumas cenas do passado de uma das garotas sequestradas, gostei de saber disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já tinha ouvido falar sobre este filme, mas não tinha dado muita bola não, mas acho que vou mudar de opinião, gostei da resenha e estou mega curiosa para descobrir o desfecho do filme. Já fiquei com uma pulguinha aqui em relação à Casey.

    ResponderExcluir