03 agosto 2017

Dia de quote [43]

Olá galera, como vocês estão?

Há um tempo li um livro que me marcou muito, Meu coração e outros buracos negros. Ele tem um tema bastante complicado – suicídio – e a autora trabalhou isso muito bem, pois faz o leitor entender o desejo dos personagens em se matar, ao mesmo tempo, que espera que o final não seja trágico.





“O problema do suicídio, que a maioria das pessoas não percebe, é ser algo realmente difícil de concretizar. Eu sei, eu sei. As pessoas sempre ficam de mimimi dizendo que “o suicídio é uma saída covarde”. E acho que é mesmo… quer dizer, estou desistindo, me rendendo. Fugindo do buraco negro que é meu futuro, me impedindo de crescer e virar a pessoa que tenho pavor de me tornar. Mas o fato de ser uma saída covarde não garante que vá ser fácil.”
“Qualquer um que já esteve triste de verdade pode dizer que não há nada de bonito, literário ou misterioso na depressão.”
“Depressão é como um peso de que não se pode escapar. Ele esmaga você, faz até as menores coisas, tipo amarrar os tênis ou mastigar uma torrada, parecerem uma corrida de trinta quilômetros montanha acima. A depressão faz parte de você; está nos ossos e no sangue. Se sei alguma coisa sobre isso, é o seguinte: é impossível escapar.”
“Às vezes, eu me pergunto se a gravidade é o problema. Ela nos mantém presos ao chão, nos dá a falsa sensação de estabilidade, quando na verdade não passamos de corpos em movimento. A gravidade não deixa que a gente flutue no espaço, impede que involuntariamente nos choquemos uns contra os outros. Poupa a raça humana de ser um desastre completo. Queria que a gravidade desaparecesse e nos deixasse ser um desastre completo.”
“Talvez a tristeza venha pouco antes da insanidade.”
“O que as pessoas nunca entendem é que a depressão não tem nada a ver com o exterior; tem a ver com o interior. Algo por dentro está errado.”
“Meu corpo é uma máquina eficiente de matar pensamentos felizes.”
“Não se pode viver de milagres.”
“Sou como uma granada feita de cerâmica: sólida, densa e fria, mas ainda assim frágil. Posso explodir a qualquer momento.”
“Talvez todos tenhamos a escuridão dentro de nós, e alguns de nós sejamos melhores em lidar com ela que outros.”
“Sinto tudo. E quero continuar sentindo. Mesmo as coisas dolorosas, horrendas, terríveis. Porque sentir as coisas é o que nos faz saber que estamos vivos.”



PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!


19 comentários:

  1. Oii Bruna ;)
    Gosto de livros que falam sobre temas fortes, e desde que li umas resenhas de Meu Coração e Outros Buracos Negros me interessei demais em ler o livro.
    Se só os quotes já me deixaram emocionada, imagina eu lendo o livro... vou chorar demais!
    Conheço pessoas que sofrem da doença e sinto o quanto é difícil, por isso que gosto de ler livros assim, porque dá para o leitor sentir o que o personagem está sentindo!
    Quero correr e ler o livro agora!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna, tudo bem?
    Já li esse livro e o que mais gostei foi a abordagem leve, mesmo sendo um assunto tão complicado. Além daquele lindo final, sem tristeza, mas esperançoso. Amei os quotes que você selecionou.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Só com esses quotes já vi que esse deve ser um livro muito bom, gosto de livros que tratam sobre doenças psicológicas, infelizmente a depressão é uma doença que ainda não é levada a sério e em algumas vezes, termina no suicídio, que poderia ser evitado com o tratamento adequado, uma pena que algumas pessoas ainda precisem passar por isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bruna!
    Livros que falam sobre suicídio sempre trazem grande tristeza, mas também são importantes para acompanharmos todo desenvolvimento até chegar o momento que culmina em tal ato.
    Os quotes demonstram mesmo toda tristeza e desespero quem não consegue superar seus traumas e problemas...
    Bem bacana os quotes.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. É um tema que sempre acaba chamando nossa atenção, devido a sua profundidade e gravidade. Muito forte os quotes selecionados. Ainda não conhecia o livro que mencionou,irei pesquisar mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse livro e citou vários quotes que gostei nele quando li. É um tema pesado mesmo e dá uma coisa ao ler essa história. Ainda mais no começo.
    Mas é muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro mencionado, mas gosto quando abordam temas complicados e de uma maneira boa. Irei atrás para saber mais a respeito.
    Adorei a seleção de quotes, conseguem passar o quanto é uma situação bem triste.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Nem sei o que falar desse livro, só sentir.
    É incrível a forma como a autora construiu essa história.
    Mexeu seriamente com meu coração, sério.
    E depois de ler esses quotes, fiquei com uma super vontade de reler a obra <3
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. Gente, quanto tiro! Que seleção de quotes!
    Este é um livro que já quero ler há tempos, e agora estou com ele em mãos. Não consegui colocar na minha TBR de agosto, mas de setembro não passa! Coincidentemente, temos o Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio.
    Gosto bastante de temas assim, acredito que quanto mais falarmos sobre temas como suicídio e depressão, mais pessoas são atingidas e talvez concientizadas sobre o problema (e consequentemente mais aptas a identificar e ajudar)

    ResponderExcluir
  10. Olá !!
    Ainda não conhecia o livro mas parece ser genial. É tão difícil falar sobre esse tema tão complicado como suicídio e depressão.

    "Meu corpo é uma máquina eficiente de matar pensamentos felizes.”

    ResponderExcluir
  11. Pela capa do livro eu não imaginava que esta obra abordava um tema tão denso, mas ao mesmo tempo reflexivo, já que através desta leitura, possamos nos identificar, e sentir empatia pela pessoas que passam por estes momentos de aflição, e depressão, pois muita das vezes estes sintomas pode estar presentes nas pessoas ao nosso lado, e achamos completamente besteira, ou sem noção, mas que na verdade pode se torna algo além. Quero muito ler esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! O livro trás um tema bem forte, que infelizmente é mais recorrente do que imaginamos, a depressão, que muitas vezes culmina com o suicídio, é uma doença que ataca silenciosamente e muito difícil de escapar. Os quotes já me deixaram com lágrimas nos olhos, eles já nos transmitem uma grande lição, imagina o livro... gostei bastante.

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna,
    Quero muito ler Meu Coração e Outros Buracos Negros, faz tempo que esse livro está na minha lista de desejados. O livro traz um tema pesado, forte e, infelizmente, bem conhecido hoje em dia, mas ainda assim é um assunto tabu que precisa ser discutido.
    Os quotes remetem a uma narrativa bem densa e impactante, depressão e suicido são temas difíceis de ler, mas sempre busco ler livros que trazem esses temas inseridos numa história, geram muitas reflexões e lições.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Apesar de não gostar muito de livros que abordam esse temas, os quotes foram muito bem escolhidos e já dá para sentir a profundidade da proposta do livro. Talvez venha a ler e tirar minhas conclusões;
    Obrigada . Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia este livro, realmente o tema é bem complicado e delicado, fiquei curiosa para ler o livro, os quotes me chamaram a atenção.

    ResponderExcluir
  16. O começo da sinopse desse livro já fala tudo, né? "Um tema amargo, mas necessário."
    Estamos em uma época em que as doenças psicológicas são as que mais atingem as pessoas e ainda bem que estão falando sobre o assunto mais abertamente através de tantas maneiras.
    Esse livro me marcou, me deixou pensativa. Confesso que pensei em abandoná-lo, sabe? Apesar da Jasmine ter tratado do assunto com o cuidado e respeito que merece, eu conseguia sentir o peso da tristeza da Aysel e do Romam, e meu Deus, me sentia sufocada em certos momentos. E claro, rolava aquele desespero pra saber o que aconteceria e eu me agarrava a toda esperança possível de que ia dar tudo certo. Depressão é uma doença horrível, acho que o fato de ter contato com alguém que tem, me fez ler o livro em uma perspectiva muito maior e por isso ficou mais intenso ainda do que normalmente já é.
    Enfim, ótima seleção de quotes do livro. Eu ainda acrescentaria esse daqui ó:

    "Aposto que, se cortassem minha barriga, a grande lesma preta da depressão sairia rastejando. Orientadores pedagógicos amam dizer: "Pensamento positivo!", mas é impossível quando se tem essa coisa lá dentro, sufocando cada centímetro de felicidade que se pode juntar. Meu corpo é uma máquina eficiente de matar pensamentos felizes."

    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa, precisão ler esse livro, as frases que você colocou são incríveis, fiquei bastante conectada com elas.

    ResponderExcluir
  18. Sou louca pra ler esse livro <3
    Amo ler sobre esse tema e esse livro está na minha lista há muito tempo.
    parece ser muito profundo e tocante.
    Amei os quotes que você selecionou (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Nao sou fa de livros com temática sobre suicídio.
    Eu ate assisti a serie os treze porques mas nunca me interessei pelo livro.
    Nao conhecia esse livro e pelos quotes ele parece ser bem profundo e te faz refleti por um bom tempo sobre a leitura.

    ResponderExcluir