21 outubro 2016

Resenha - Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta




Liesel não quer ser uma adolescente convencional, mas vive se perdendo numa paixão irracional pelo cantor australiano Leo Adrian. Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta trata da história dessa jovem de 17 anos, que, enquanto trabalha em Pianoforte, uma gigantesca loja de música em Santos, sonha com amor verdadeiro e com o ídolo que ainda não encontrou pessoalmente. Quando a notícia chega de que, pela primeira vez, Leo Adrian virá ao Brasil, Liesel vê nisso a oportunidade para conquistar a atenção do cantor e fugir da vida que leva. É aí que começa uma série de eventos e conflitos que levarão Liesel a experimentar romance, redenção, autodescoberta e amadurecimento.






Livro: Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta
31 capítulos | Cortesia: Autora Parceira | Wattpad










"Não quero mais uma vida como a que tenho: sempre pisando em ovos, no desespero da busca pelo amor constante e duradouro, por um amor que não muda arbitrariamente. Estou tão cansada disso. Até mesmo o drama de filmes me faz mal - por que precisa ser esse vai e vem? Por que as pessoas se entretem com isso? Eu escolheria o tédio, a perfeita paz, do se gostar sempre e incondicionalmente. Não tem nada de errado com isso."

O livro conta a história de Liesel, uma adolescente de 17 anos que possui uma vida familiar um pouco complicada. Ela perdeu o pai há alguns anos e mora em Santos com sua mãe. Liesel e sua irmã eram muito próximas, até o dia em que esta saiu de casa e não voltou mais. A personagem é apaixonada pelo Leo Adrian, um cantor pop que ela viu na televisão há quatro anos. Ela é funcionária de um estabelecimento chamado Pianoforte. Trata-se de um edifício que centraliza várias atividades referentes ao ramo da música, como por exemplo: um andar responsável por eventos, outro dedicado aos instrumentos de cordas ou até um direcionado à vendas de CD e DVD (onde ela trabalha). 

"É, até que, às vezes, chego a me preocupar se passo tempo demais pensando em música e, mais especificamente, na personificação da música, minha alma gêmea e homem mais maravilhoso do mundo: Leo Adrian. Sim, estou ciente de que estou soando como a menina forever-alone que sou, porém, será isso que sinto, essa admiração, algo normal para a minha idade ou se chego ao ponto de ser uma stalker?"

Em um dia comum, ela fica extremamente emocionada quando sua amiga liga pra ela, avisando que seu ídolo vem para o Brasil, e que ela inclusive já tem ingressos para assistirem ao show. Liesel fica muito feliz e começa a contar os dias para a chegada de tal evento, já que, em sua cabeça, ela terá a grande oportunidade da sua vida: de conhecer seu tão idolatrado Leo Adrian.

"Mas admito... eu gosto dele. E quando digo gosto, ouça um coma de desespero entre as linhas. Não estou falando de gostar como uma quedinha, ou gostar como você gosta de pizza. Gosto muito dele. Até as profundezas da minha alma. E você acha que não sei o quanto isso soa ridículo? Eu sei! É isso que me preocupa. Mas, aí, olho pra ele aqui no cutout ou nos pôsteres do meu quarto ou no encarte do CD ou - tá certo, confesso - na fronha do meu travesseiro, com esse sorriso maroto e essas têmporas suadas, e minhas preocupações se vão."

Ela tem certeza absoluta que ele a entende e que ela é a mulher ideal para ele. Seu amor pelo cantor é totalmente platônico, mas, como quase todas as adolescentes, ela acredita fielmente na imagem irreal que criou desse rapaz. Assim, como toda adolescente apaixonada e fanática, ela passa quatro meses esperando a data do show do Léo no Brasil. E, claro, como toda fã que se preze, ela acampa na porta do estádio.

 "Em quatro meses, ele estaria aqui. Quatro meses! Leo Adrian, no mesmo espaço geográfico que eu. Nossos olhos talvez se cruzem. Talvez... talvez... um encontro nos bastidores? Talvez, algumas palavras? Talvez... de alguma forma... uma conexão entre nós? E talvez... só talvez... um milagre aconteça."



| - Minhas Impressões - |


O livro Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta já tinha me chamado a atenção pelo Instagram, quando vi sua capa. Achei linda e simples, daquelas que com certeza eu pegaria numa livraria para dar uma olhada. Acrescente a isso: a música e um enredo divertido que me deixou com uma sensação de nostalgia. Quando recebi a solicitação para ler e resenhar, abracei a causa e me joguei na leitura.

Mima Pumpkin apresenta uma escrita irreverente, divertida e uma personagem pra lá de engraçada. Foram várias as vezes que consegui me visualizar no papel da Liesel, óbvio, lembrando de quando eu era adolescente e ficava vidrada em alguma banda famosa. Nostalgia pra que te quero! Eu viajava assim como a protagonista, só que eu era um pouco mais nova que ela (com meus 12 anos). E o fato dela ter 17 anos não interfere, pois o livro não se trata apenas desse amor platônico. Destaquei essa parte, por ser o início do livro, e não explorar muito todo o conteúdo do mesmo.

Liesel tem uma vida conturbada para uma adolescente de 17 anos, com mais responsabilidades do que outras adolescentes. Ela ajuda em casa e trabalha fora, quase não tem tempo para diversão, e o pouco que consegue se desligar, se envolve profundamente com a música, principalmente com as de Leo Adrian. Ela acredita que elas transmitem algo especial e que são carregadas de sentimento. Durante o decorrer da história, a personagem passa por situações que a obrigam a evoluir, e o seu desenvolvimento fica muito claro para o leitor.

Pelo começo da história, você imagina que se trata de um clichê em que a mocinha se apaixona pelo famoso, e por aí vai. Mas não, você se surpreende com os fatos e os envolvimentos do livro. Entre amor e decepções, outros personagens nos são apresentados, todos com personalidades diferentes, alguns até surpreendentes. Sua irmã, sua amiga, seu chefe, sua mãe, o próprio Leo Adrian e outro carinha famoso (que merece atenção), são bem trabalhados. 

Eu fiquei com vontade de dar uma surra na sua irmã. Juntas, elas viveram muitos momentos conturbados na infância e ambas se apoiavam na música pra não ouvirem as discussões dos pais. Não vou dizer o por que, mas fato: sabe tudo o que você imagina entre o relacionamento de irmãs, aquela cumplicidade, uma ajudando a outra? Pois é, não é assim nessa história. 

O livro ainda não está à venda, mas está disponível para leitura no Wattpad. A autora está atrás de uma editora para publicá-lo, e torço para que consiga em breve, já que é um Young Adult bem legal (melhor até do que alguns que já foram publicados por aí). Recomendo pra quem gosta desse gênero. Agora resta apenas dizer que o desfecho da história é uma gracinha, e que poderia até ter uma continuação. Eu leria!

23 comentários:

  1. Olá Heloisa
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse título, mas fiquei interessada pela premissa e diante do que li em seus comentários. Não tenho dúvidas de que deve ser uma leitura bem interessante, especialmente sobre a desenvoltura da protagonista diante de seu objetivo. Espero que a autora consiga lançar seu livro, e com certeza gostaria de poder conferir também. Amo esse gênero e nunca irei cansar disso! Obrigada por sua indicação...
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Obrigada! O livro está até a publicação no formato físico disponível gratuitamente online no Wattpad :) Se tiver interesse, fique à vontade para dar uma olhadinha.
      Abraços com carinho,
      Mima
      www.mimapumpkin.com

      Excluir
  2. Olá a capa é linda, mas o título eu achei nada a ver kkk pode ser que na leitura vá explicando o motivo do título, mas por enquanto achei meio sem nexo. Amei suas considerações sobre os personagens. Tem alguns que dá vontade de bater né? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, é, soa meio nada a ver mesmo! :D Fiquei bem na dúvida no começo se colocava esse mesmo porque nunca vi nada do tipo. Pensei: "Quem vai querer ler um livro com esse título?" - mas quanto mais eu pensava a respeito, mais percebia que não poderia ter outro nome. :) Espero que algum dia você tenha a oportunidade de ler e descobri por si mesma :D <3
      Abraços com carinho,
      Mima
      www.mimapumpkin.com

      Excluir
  3. Olá!
    A história parece ser muito interessante, uma renovação na fórmula clichê que dá outro caminhar na história, a irmã dela parece ser aquele personagem que só funcionaria com uma boa surra.
    Tomara que a autora consiga uma editora, o livro tem muito potencial!
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      A irmã definitivamente merece uma surra, nem que seja uma surra metafórica, haha.
      Muito obrigada por desejar que eu consiga uma editora e por achar que o livro tem potencial :)))
      Abraços com carinho,
      Mima
      www.mimapumpkin.com

      Excluir
  4. Heloísa, me senti muito honrada por você ter tomado seu tempo para ler o livro com tanto carinho e atenção. Amei todas as considerações tanto positivas quanto negativas. Fiquei admirada com suas análises precisas e certeiras, mesmo de partes que deixei propositalmente ambíguas ou subentendidas. Um trabalho excelente!
    Abraços com carinho,
    Mima Pumpkin
    www.mimapumpkin.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noemi! Obrigada pelos elogios! Continue escrevendo que seu livro tem potencial! Espero mesmo que uma editora lhe dê retorno e você consiga publicá-lo como gostaria! =)

      Excluir
  5. Gente 😱😱😱 Ameeeeei! Vou procurar,com toda certeza! 😍❤

    Vivi / @i.swear.on.the.angel

    ResponderExcluir
  6. Super curti o título da história e só por ele eu já arriscaria.
    Sua resenha me lembrou minha época de loucura pelo Backstreet Boys - e mais tarde por Crepúsculo - então eu super me identificaria com a personagem o que já é mais um ponto positivo e que me faz querer conhecer a história.
    Não curto muito o Whatpad por que normalmente os livros são colocados em partes - e não tenho paciencia para esperar kkkkk - mas como o livro está completo por lá, acho que vou abrir uma exceção e colocar ele no topo da lista de leituras. Adoro um NA e fiquei encantada e curiosa por essa história.
    espero curtir - e espero que a autora consiga logo uma publicação :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. Pela capa, eu não acharia que é um livro divertido, como você descreve, mas ter música no enredo, meganha fácil, então, seria uma ótima surpresa. Nunca li nada da autora e acredito que seja uma excelente porta de entrada para conhecer o seu trabalho.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Heloisa!
    Particularmente não gostei muito da capa não, gosto de cores! kkk Sobre o amor platônico pelo ídolo, caramba com 17 anos? Pensa que é a mulher da vida dele, achei isso um pouco infantil. Se bem que tem gente que independente da idade age assim mesmo. XD Menos mal que isso não é a história toda, fico mais aliviada. Gostei que no decorrer da história ela evolui, amadurece, adoro acompanhar esse desenvolvimento. Espero que a autora consiga encontrar uma editora bacana pra publicar, infelizmente não consigo ler em outros formatos, só em físico mesmo. rs
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tive a oportunidade de conhecer esse livro no wattpad, nãotinha lido ainda, mas a capa por ser simples e linda como voce citou, me chamou muito a atenção. Adorei saber mais do enredo, parece ser bem divertido de ler, afinal, quem não quer conhecer o seu idolo?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Fiquei bem intrigada para conferir a personalidade dos personagens pelo fato de você citar que algumas são surpreendentes!
    A premissa do livro é bem interessante e quero muito saber como foi o encontro de Liesel com seu ídolo.
    A capa é muito bonita e fiquei intrigada para saber como o título se encaixa na obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Achei a estória interessante. A princípio tive a mesma reação que você: garota que se paixona por cantor famoso? Sem ler sua resenha eu não me interessaria.
    Mas depois que li a resenha percebi que é mais complexo do que isso e adorei saber que existe humor no livro.
    Acrescente isso ao fato de a autora ser brasileira e bora ler. Depois darei minha opinião.
    :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Helô, tudo bem?
    Nossa eu estou rindo aqui com sua resenha porque fato seja dito quem nunca nutriu um amor platônico na adolescência por um ídolo. Eu era apaixonada pelo Dinho do Capital Inicial. Até sonhava com ele. Kk! Caramba esse livro deve dar mesmo uma nostalgia a nós recordarmos do nosso próprio passado e eu com certeza quero conferir esse livro. E também achei a capa linda Helô!
    Curiosa para saber como será o encontro de Liesel com seu ídolo.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e realmente pensei que fosse mais um clichê de uma fã apaixonada pelo ídolo. Mas lendo sua resenha percebi que não é isso, gostei de ler que o leitor se surpreende com o desenrolar da história e que a protagonista é engraçada. Enfim, parece ser uma leitura agradável e que me conquistaria bastante, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Não consegui me adaptar ao Wattpad de jeito nenhum, ou até começaria a ler a história pra ver se tinha chance de eu me envolver. Mas a princípio, fiquei levemente desconfiada de que não conseguiria entender muito bem a protagonista, tão absurdamente fanática e apaixonada por uma imagem irreal do ídolo. Claro que tive ídolos na minha adolescência por quem eu era louca, mas nunca pensei que gostava deles desse jeito que ela pensa que gosta do tal Leo Adrian... Rs... É muito bom saber que ela evolui durante a história, talvez um dia eu leia, se sair na Amazon ou em formato físico.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Realmente não seria uma leitura que eu faria, por se tratar de Young Adult, o que não faz muito meu estilo literário. Mas pelo enredo posso concordar com você que tem uma escrita melhor que muitos que rolam por ai. Gostei de autora conseguir fugir de certos clichês, mesmo que alguns continuem em foco.

    ResponderExcluir
  16. Olá Heloísa,
    Não conhecia esse livro, mas achei a premissa muito interessante. Adorei saber que a história vai além do clichê que estamos acostumados a encontrar e que não se resume a uma mocinha que se apaixona pelo famoso.
    Outra coisa muito bacana, em minha opinião, foi saber que a autora possui uma escrita irreverente. Vou anotar essa dica e procurar no Wattpad.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Só pela capa e pelo título já leria o livro. Agora lendo a sua resenha me deixou com mais vontade de ler ainda. A história parece ter seus momentos de drama, alegria, fofura, diversão e amor. Livros que tratam sobre relacionamentos são sempre os melhores. Espero que a escritora consiga logo uma editora publicar.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei o título do livro, é realmente sensacional, vários livros por agora estão focando nesse tema de bandas, namoro com vocalistas e coisas do gênero mas até agora ainda não me arrisquei a ler nenhum então não tenho nenhuma opnião sobre o tema, mas com certeza leria o livro, parece ser bem leve.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não costumo lê no wattpad, pra ser sincera até hoje não consegui concluir nenhuma obra por lá, não sei por quê mas não consigo lê muito por lá. O livro parece ser ótimo, e se ele for lançado vou vê se consigo compra-lo, vou até tentar le pelo wattpad mesmo, pra vê se consigo concluir. Fiquei curiosa em relação ao que vai acontecer com ela e com o Leo haha

    ResponderExcluir