27 outubro 2016

Resenha - Não é só uma História de Amor




Quando Laura acordou naquela manhã de sexta-feira, tudo o que ela pensava era em curtir o fim de semana. Mas o que ela estava prestes a descobrir era que a vida está sempre pronta para nos surpreender. Após a revelação de um grande segredo de sua mãe uma série de eventos inesperados começa a acontecer. Confusa e sem saber lidar com a informação, Laura inicia uma jornada que se divide entre fuga e o redescobrimento de si mesma. Como se não bastasse seu drama pessoal, seus caminhos sempre se cruzam com os de um misterioso rapaz, como se o destino quisesse lhe pregar uma peça. Não é só uma história de amor nos brinda com a trama de duas mulheres e um segredo em que o passado da mãe se choca com o presente da filha. 





Título: Não é só uma História de Amor
208 páginas | Skoob | Cortesia: Editora Planeta | Onde comprar











Laura é uma jovem adulta, e junto a seu amigo Beto, tem um emprego fixo há alguns anos em uma emissora de televisão. Ela e seu amigo Beto estão planejando passar uns dias em Ubatuba para saírem da rotina de trabalho. Ela leva uma vida normal e mora longe dos pais há anos. Eles, ao contrário da filha, escolheram morar na pacata, pequena e monótona cidade Santa Rita do Pinhal.

Claudia, sua mãe, foi uma jovem que aproveitou sua adolescência com tudo o que tinha direito. Sua história tem início na véspera do grande baile de formatura. No auge do punk rock, ela influencia sua melhor amiga a alterar os vestidos de formatura convencionais, fazendo com que eles fiquem com cortes modernos e chocantes para os frequentadores de tal festa. Além disso ela também muda o som que estava programado, colocando para tocar várias músicas de rock que estão fazendo sucesso longe dali.

"(...) Cláudia começou a picotar seu vestido. Deu umas boas tesouradas, começando pela barra, e rasgou a peça transversalmente. Fez o mesmo com o vestido da amiga. As duas se olharam, respiraram fundo e voltaram para o salão."

No dia da grande estreia de Beto como o garoto do tempo, Laura se envolve em um acidente de carro que vai mudar um pouco o percurso de sua vida. Chegando atrasados à emissora, Beto quase perde o emprego, mas acaba tendo um contratempo totalmente imprevisível e injusto, que dá outra direção ao destino dos dois amigos.

"De frente para o espelho em sua suíte, encarou-se. 'Vamos animar, mulher! Hoje é sexta!' Maquiou-se, botou um vestido florido e saiu de casa. Já no carro, passou um batonzão vermelho, fez biquinho e tirou uma selfie. Postou no Insta com a hashtag #partiuestudio."

Cláudia aproveita grande parte do baile com Renato, um rebelde, intenso e misterioso rapaz que veio do exterior há uns meses. Ela não entende como ele veio de Londres para parar naquela cidadezinha que não tem nenhum atrativo. Enquanto isso, Pedro, uma rapaz CDF e sem muitos atrativos, a está observando. Claudia o conhece da escola, mas não presta muita atenção no cara, até um dia em que ele a devolve uma bolsa e a convida para tomar um sorvete.




| - Minhas Impressões - |


O livro Não é só uma História de Amor é narrado a partir de duas perspectivas: filha e mãe. Isso foi o que fez a minha apresentação do enredo dedicar um parágrafo a cada personagem, já que no livro, cada capítulo é narrado por uma delas, e as duas histórias não ocorrem no mesmo período de tempo. E isso tem um motivo, que não posso revelar senão vou contar muito da história. Não quero estragar e adiantar tudo para vocês!

O ponto de vista de Laura é contemporâneo. mostrando as experiências e conflitos de uma moça que resolve seguir seus sonhos. Sua escolha não é assim tão aleatória, ela precisou de um senhor empurrão para resolver mudar seu destino e correr atrás do que realmente queria da vida. Na sua narrativa, acompanhamos essa busca por sua satisfação e conhecimento pessoal, a qual é sempre acompanhada por Beto. A personagem é tranquila, divertida e possui conflitos, principalmente relacionados à família.

Pra mim, a narrativa de Claudia é o que deu graça ao livro. Trazendo referências desde 1985, eu aguardava seus capítulos e sua história chamou mais minha atenção do que a da filha. Sua parte é recheada de menções a músicas que fizeram sucesso na década de 80 e 90, então prepare-se para ler vários trechos de músicas famosas do Legião Urbana e da Madonna. A personagem é interessante, e sua amizade com Pedro e Renato é única e legal de acompanhar.

Tal como o título já implica, o livro não é apenas uma história de amor. Ele se trata, sim, de um romance, mas explora outras facetas de relacionamento, deixando a parte romântica quase em segundo plano. Quase, porque, afinal, é um romance! Acredito que o amor familiar e não o amor romântico seja o grande destaque do enredo.

A edição está uma gracinha. Tanto o livro quanto a escrita da autora é leve, a capa é simples e todos os símbolos que estão ilustrados nela fazem parte da história. A diagramação está excelente, com páginas amareladas e com textura. A divisão entre os capítulos sempre traz um trecho de música. Quando o capítulo é da Laura, o trecho é do Daft Punk; quando o capítulo é da Claudia, o trecho é da Madonna. Ah, vale ressaltar que a autora é uma youtuber, mas não se prenda a esse fato. Eu nem tinha ideia de quem ela era, e ainda não tenho. Indico a leitura para quem gosta de um romance leve para se distrair da correria do dia-a-dia.

20 comentários:

  1. Olá Heloisa
    Eu também já li esse livro e adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente por ter me identificado com as opiniões. É um romance leve mesmo, e de fato, não é só uma história de amor, mas para mim faltou alguma coisa para completar o enredo. Também acho que Claudia deu a graça no enredo, mas ainda assim não consegui me envolver por completo.
    Beijos, Fer - www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Mais uma autora nacional pra lista, sempre gosto de conhecer gente que é incentivada a escrever e é daqui.
    Adorei essa ideia de ser um livro focado no relacionamento familiar mais do que no amoroso. Além disso, achei muito boa a ideia de mudar a perspectiva da mãe para a da filha e elas se passarem em duas épocas diferentes. Acho que, assim como você, eu também ia gostar mais da parte da mãe, principalmente por conta das referências :)
    Além do mais, adorei saber que é um livro de uma youtuber, mas que não é não-ficção contando sobre a vida. Adoro quando youtubers escrevem livros de ficção e não usam de sua fama pra fazer sucesso, por isso fiquei mais interessada ainda :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhava a Mariana Sampaio, mas faz tempo que não via nada dela, até o lançamento desse livro, que me fez ficar bastante curiosa pra ler.
    Achei a trama do livro bastante interessante e o título mais ainda, porque tô correndo de livros de apenas romance e acho que vai ser bem legal ver a relação de filha e mãe.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu já conhecia a obra por capa, única coisa que eu realmente conhecia rsrs, nem a sinopse eu tinha parado para ler. Enfim,vejo pela sua resenha que o livro me imprescindível bastante. Achei interessante cada capítulo ser narrado por X personagem,bem autêntico. Quanto a parte gráfica o livro tá um amorzinho não é mesmo, eu amei de mais a capa, sem comentar o título que como você diz, faz jus à história. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Heloisa, tudo bem?
    Esse me parece ser um romance bem fofo e gostei da forma que a autora elaborou a narrativa, nos trazendo duas perspectivas diferentes e de tempos diferentes! Fico imaginando qual seria o rumo da história, mas como você disse que é um romance leve, acredito que deve ser mesmo uma leitura para ser apreciada em momentos certos. Espero ler um dia, adorei a sua resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi. Tudo bem?
    Como eu sou obcecada por romances fiquei com muita vontade de ler, pois, é meu tipo de leitura e a premissa está mega atrativa. A narrativa está legal também e adorei saber que é dividido em dois pontos de vista.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Heloisa,
    Gostei muito de conhecer sua opinião sobre esse livro, mas não me senti atraída por ele. Acho que essa questão de não ser um livro de amor e ainda ser não cola para mim.
    Entretanto, não posso negar que essa alternância entre narrativa e a questão de uma ser contemporânea e a outra mais focada no passado é interessante e é a cara da Bruna, vou indicar para ela.
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Essa é a primeira resenha que eu leio da obra, e fiquei encantada por a narrativa ser intercalada entre mãe e filha. E eu acho que gostaria mais da da mãe, também, deve ser engraçado mesmo as lembranças e tudo mais.
    Gostei da premissa, com certeza leria, ainda mais se trata de vários assuntos, além de amor.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olga só não conhecia o livro e achei interessante ver a história de mãe e filha sendo contada junta, apesar de em épocas diferentes. Vou anotar a dica, pois vou querer ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Heloisa,

    Eu acompanho a Mariana apenas pelo instagram, mas adoro o jeito dela e por isso fiquei com vontade de ler o livro. Confesso que não esperava/espero muito, mas acredito no potencial dela, até porque as resenhas que tenho lido são sempre positivas de alguma forma. To curiosa para ver a versão da 'mãe' do livro, por conta das referências, já que amo anos 80. Adorei a sua resenha, espero poder ler logo.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  11. Olá Heloisa.
    Acho que um ponto forte do livro é essa alternância de vozes na narrativa, porque assim o leitor consegue ter as duas visões da história.
    Dá para ver mesmo que a edução está uma graça, a começar pela capa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá Helo.

    Antes de falar da sua resenha quero ressaltar um ponto importante da dica que você deu: não se prender ao fato da Autora ser youtuber. As pessoas (inclusive eu) logo de cara deixam de ler alguma obra por se tratar de youtuber (e realmente tem alguns que perderam tempo ao se arriscar, escrevendo uma obra).

    Sua resenha está incrivel e minuciosa, e acredito que foi por isso que fiquei tão curiosa e encantada com a historia. Nunca tinha lido nenhuma a respeito e a sua, por ser a primeira, me deixou realmente com a pulga atras da orelha para saber logo do que se trata.

    A edição achei uma gracinha logo que vi e acho que sua dica irá ser muito bem usada (:

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gosto muito que Youtubers façam livros que não sejam suas biografias, assim eles realmente mostram o seu talento para escrever. Fiquei muito curiosa sobre essas duas história e entendo porque a da mãe chamar mais a sua atenção, porque só esse começo de capítulos com trechos das músicas da Madonna já me conquistou. Com certeza vou tentar ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Adoro livros com dois pontos de vista e acho que nunca li nada com mãe e filha.
    Gostei de saber que é um livro que aborda histórias de amor diferentes e são só ligadas ao amor romântico.
    Também curto capítulos que iniciam com música.
    A capa é muito linda <3
    Adorei suas impressões e anotei a dica para ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Helloo, tudo numa nice?!
    Confesso que na introdução eu fiquei meio confusa com a apresentação de tantos personagens porque eram tantos inseridos e situações novas abruptas. Não sei se leria esse livro, não por ser de youtuber - que aliás eu já sabia. Quando um youtuber faz uma estória ao invés de falar de suas experiências e blá blá blá já ganha pontos comigo porque teve criatividade para fazer algo diferente. Ainda assim não me senti atraída pela estória. Não estou na vibe de romances e talvez seja isso.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Não conhecia o livro e nem a autora, gostei da ressalva quanto ao preconceito que existe por livros de youtube, eu confesso que tenho problemas com livros escritos por essas pessoas, mas quando o foco são biografias, porque sinceramente, eles não tem muita coisa para falar, como escrevem biografias e tudo mais?
    A história parece ser realmente muito boa, fiquei curiosa com a sua resenha. Gostei principalmente dos trechos no inicio dos capitulos! haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Adoro histórias narradas com mais de uma perspectiva, mas não curto tanto quando uma me parece bem mais interessante que a outra, então se acontecesse comigo o que aconteceu com você provavelmente ficaria bastante incomodada, ainda mais se tratando de histórias de mãe e filha que não falam do mesmo período de tempo. Gosto muito quando o amor familiar é o destaque de uma obra, mas ainda não consegui decidir se quero ler, não sei se o enredo me envolveria.

    ResponderExcluir
  18. Olá =)
    Não nunca li um livro que é narrado por dois personagem. Deve ser um pouco confuso, porém fica mais próxima de cada uma delas. Capa é linda, e apesar de o livro ter o titulo "Não é só uma História de Amor" parece que só vai falar de amor. Haha' Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que acho o título desse livro bem bacana e por isso tinha curiosidade com ele, mas lendo sua resenha não fiquei animada para conhecer a obra :/ Eu gosto de historias com narrativas intercaladas e acho interessante essa coisa de não acontecer no mesmo período de tempo. Também gostei de saber que é mais sobre um amor familiar e realmente não é só romance. Mas faltou algo para me deixar curiosa de verdade e eu confesso que não entendi bem sua classificação, visto que não li pontos negativos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Tudo bem?
    Então já conheço o livro acompanhei o lançamento ainda assim eu não sinto vontade de lê-lo por mais que fique intrigada já que o livro é cheio de surpresas não sinto curiosidade em descobrir os segredos.
    Amei a dica adorei a resenha a capa é realmente muito linda.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir