18 outubro 2016

Resenha - Contos Peculiares




Dez incríveis histórias ambientadas no universo de O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. O livro dentro dos livros, “Contos peculiares” é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar. Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série. Inusitado, surpreendente e divertido, Contos peculiares é ao mesmo tempo um delicioso complemento e uma porta de entrada para o rico universo criado por Ransom Riggs; um verdadeiro presente para quem não resiste à magia das boas histórias.

Livro: Contos Peculiares
198 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || Onde Comprar









"Se você é da classe dos peculiares (e, se leu até aqui, espero, sinceramente, que seja), então este livro não necessita apresentação. Estas histórias provavelmente foram uma parte muito importante e querida de sua formação, e, enquanto crescia, você as leu ou as ouviu serem contadas com tanta frequência que poderia recitar as suas preferidas palavra por palavra. "

Contos Peculiares é o famoso livro onde contém as histórias de séculos anteriores à existência do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. É o livro em que se faz menção nos três livros da série e é onde contém todas lições que as crianças ouviram e aprenderam por toda vida.

“Contos peculiares é uma coletânea de nosso folclore mais estimado. Passadas de geração em geração desde tempos imemoriais, as narrativas são, além de históricas, parte conto de fadas e parte ensinamentos morais destinadas a jovens peculiares.(...) Codificadas nestas páginas estão as localizações de fendas ocultas, a identidade secreta de certos peculiares importantes e outras informações úteis para a sobrevivência de um peculiar neste mundo hostil.”.

Durante toda a trama da série é este livro que guia as Crianças Peculiares por todos os obstáculos e é onde contém informações das fendas temporais e como encontrá-las.

Como o livro original é gigantesco, nosso querido garoto invisível, Millard Nullings, selecionou e nos proporcionou conhecer de perto os 10 contos favoritos dele e que segundo ele, são os que contém mais aprendizados. São eles: Os esplêndidos canibais; A princesa da língua bifurcada; A primeira Ymbryne; A mulher que era amiga de fantasmas; Cocobolo; As pombas (da Catedral) de St. Paul; A menina que domava pesadelos; O gafanhoto, O garoto que podia controlar o mar; A história de Cuthbert.

O que mais me chamou atenção dentro dos contos, foi pela forma em que Mil nos apresenta cada uma das histórias. Ele narra com uma precisão e delicadeza, fazendo anotações próprias nos contos, que é como se o próprio Millard estivesse conversando com o leitor.

“Sei disso por minha própria experiência: é graças aos Contos que hoje estou vivo para escrever estas histórias. Eles preservaram não apenas minha vida, mas também a de meus amigos e de nossa querida ymbryne. Eu, Millard Nullings, sou prova viva da perene utilidade destas histórias, embora tenham sido escritas muito tempo atrás.”.


São 10 contos que somente quem se transformou em um verdadeiro peculiar vai entender. São contos curtos e com uma escrita totalmente agradável.

Mais uma vez parabenizo a Editora Intrínseca pela edição super caprichada. A capa em hardcover, em um tom de verde escuro e detalhes de folhas douradas deixaram o livro super elegante, sem contar na diagramação das páginas e os detalhes no decorrer de todo livro.

Tive o prazer de conferir a edição Americana da série e posso afirmar que a Intrínseca reproduziu fielmente cada particularidade. Estou ansiosa para que Novembro chegue logo, pois, será lançado o primeiro livro da série "O Lar da Srta Peregrine para Crianças Peculiares" com todo este capricho da editora.

Ransom Riggs trouxe uma peculiaridade diferente neste livro. Ao invés das macabras fotografias, há desenhos em preto e branco em cada abertura de um novo conto, o que proporciona mais realidade nas histórias contadas e faz com que o leitor possa se sentir na ambientação de cada conto.

Agora, que me considero parte deste universo peculiar, afirmo com precisão que esta foi a melhor série de toda minha vida e estará em primeiro lugar na minha vida para sempre.

“Então, por favor, aproveite estes Contos — de preferência, diante de um fogo crepitante em uma noite fria, com um urxinim roncando a seus pés —, mas lembre-se do caráter delicado de seu conteúdo, e, se for lê-los em voz alta (coisa que recomendo fortemente), que seja para um público de peculiares.”

Por fim, faço das palavras de Millard, minhas, e dedico toda minha gratidão à Srta. Peregrine por ter me concedido a honra de fazer parte deste universo peculiar e por todos seus ensinamentos deixados aqui para toda eternidade:

"Para Alma Lefay Peregrine, que me ensinou amar histórias. -M.N."

18 comentários:

  1. Olá Amanda
    Desse universo, eu só conheço o filme, apesar de já ter lido várias resenhas positivas e é claro que pretendo conferir, especialmente por conta dos detalhes e de uma maior compreensão. Acho ótimo ter esse livro de contos, porque sempre é bom querer se aprofundar mais, e pelo que pude perceber deve ser ótimo por conta das peculiaridades propostas né?! Muito curiosa sobre os ensinamentos, propostas e personagens nessas páginas!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. A intrínseca está arrasando no acabamento dos livros cada vez mais. Quando vi esse exemplar na livraria fiquei maravilhada, me lembrou livros antigos e o encanto foi imediato! Ainda não li o Livro do Orfanato mas confesso que cada ilustração dessas e todo o cuidado desse livros de conto, me deixou tentada a iniciar a leitura. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Que edição perfeita! Desde que coloquei os olhos nela estou apaixonada e não vejo a hora de ter o meu próprio exemplar. Gostei de saber um pouco mais sobre esse universo, mas prefiro ler a trilogia primeiro para depois embarcar nesse, pois tenho certeza que deixará um gostinho de quero mais. òtima resenha.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!

    Que bacana a sua resenha. Eu to bem curiosa para ler todo esse universo peculiar, mas ainda não pude. Tenho tantos publis pra fazer que não tive tempo de comprar e ler. Mas fico feliz que esses contos sejam bons e que inserem mais o leitor nesse universo criado. Essa edição é bem maravilhosa haha sério!

    Adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade de ler, snif snif.

    beijos! =)

    ResponderExcluir
  5. Amandaaaa, eu não conhecia esse livro e agora que eu conheci eu quero muito ler! Ainda não li o orfanato mas mesmo assim eu quero esse livro. Adorei poder conhecer aqui na sua resenha, adorei saber um pouco sobre o livro e fiquei muito interessada. Eu gosto muito de contos, mas esse livro é um espetáculo, oolha que nem li ainda, estou me baseando na sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Realmente a edição está bem caprichada, porém as capas me travaram. Eu acho elas muito feias, embora os livros sejam de um cuidado ímpar por dentro. Eu amei conhecer os contos, mas antes preciso começar a ler o primeiro livro. Estou muito curiosa depois do filme. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu ainda não li a trilogia da Miss Peregrine então fiquei meio perdida em relação a esses contos, já que não entendi as referências. Acho que deve ser uma leitura essencial para todos que gostaram da trilogia, e achei legal você falar que, comparando com a versão original em inglês, a obra ficou muito fiel.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda, tudo bem? Eu não sabia da existência desse livro e fiquei curiosa para conferir como os outros livros que infelizmente ainda não tive oportunidade de ler
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá Amanda,
    Ainda não li os livros dessa série e estou bem curiosa para ler. Adorei saber que o livro foi reproduzido igualmente ao livro americano e que as pessoas que tornaram-se peculiares entenderão a história.
    Fiquei curiosa para conhecer os contos, mas acho que tenho que ter lido os livros da trilogia, estou certa?
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi, apesar de ser um grande sucesso e todos amarem e quererem ler, eu não faço parte disso... Eu realmente não sinto a atração, a vontade de ler e conhecer mais dessas histórias, apesar de que são bem desenvolvidas e criativas! Com toda a certeza quem gosta da série deve ter ficado maravilhado por conhecer mais, então que aproveitem muito os contos, mas eu vou passar a dica.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Sou fã da editora Intriseca, e ainda mais fã dessa série de livros, sou louco para ler. Não conhecia este livro de contas, como entendo que preciso ler os anteriores para entender. A editora sempre se preocupando em deixar um livro com diagramação impecável.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ter interesse na série, quero ler estes contos, até porque eu ganhei este livro. Espero não ficar boiando nos contos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    A cada resenha que leio sobre essa trilogia e também sobre o livro de contos, fico ainda mais curiosa para conferir.
    Ainda não li nenhum dos livros, mas preciso mudar isso e ler cada um dos volumes. Acredito que vou gostar.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Essa série está sendo muito bem falada no meio literário. Me parece uma história inovadora e cheia de aventuras. Ler um livro que foi citado dentro da própria história é bem legal, nos faz ser parte dela também. Apesar de não ser o meu gênero favorito, me vejo querendo muito conhecer os personagens e todo o enredo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oieee, tudo bem?? Sou louca pra ler o livro e assistir o filme. Não sabia que tinha um livro de contos que, digamos assim, complementa a história dos outros livros da série. eia mais como um prelúdio ou um complemento pro final? Bjossssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acho sensacional essa coisa de tornar material uma história que acontece dentro da história, como aqueles cartoons que passam um episódio inteiro de um desenho que existe dentro de outro desenho. Me amarro demais nisso.

    Grande abraço.

    Leonardo Lagassi,
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Eis aí uma série que está no hype, ainda não tive a oportunidade de ler, mas não foi por falta de vontade jahaha. Estou ouvindo maravilhosas sobre e a cada novo comentário meu desejo vai se intensificando. Por tudo o que já li sobre, acredito que irei gostar bastante dessa série. Realmente, a intrínseca arrasou nas edições e o melhor tudo com preço acessível 👏🏼👏🏼

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda, tudo bem?
    Eu nem sabia da existência desse livro! mas fiquei muito feliz agora, mas acredito que eu leria só depois de já ter lido os livros da série, para ter um entendimento melhor dos contos. Gostei muito da sua resenha e o livro parece ser muito envolvente, to bem curiosa mesmo, ainda mais que sempre tive certa curiosidade com a série.

    Beijos!

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir