13 agosto 2016

Resenha - A Escola do Bem e do Mal #2








Um Mundo Sem Príncipes - Nesta esperada continuação de A Escola do Bem e do Mal, as melhores amigas Sophie e Agatha estão de volta ao seu lar, em Gavaldon, para viver seu desejado final feliz, certas de que seus problemas terminaram. Mas a vida não é mais o conto de fadas que elas esperavam. Quando Agatha escolhe um fim diferente para sua história, ela acidentalmente reabre os portões da Escola do Bem e do Mal, e as meninas são levadas de volta para um mundo totalmente modificado. Agora, bruxas e princesas moram juntas na Escola para Meninas, na qual são inspiradas a viver uma vida sem príncipes. Tedros e os meninos estão acampados nas antigas Torres do Mal, onde os príncipes se aliaram aos vilões, e uma verdadeira guerra está se armando entre as duas escolas. O único jeito de Agatha e Sophie se salvarem é procurando restaurar a paz. Será que as amigas farão as coisas voltarem ao que eram antes? Sophie conseguirá ficar bem com Tedros nessa caçada? E o coração de Agatha, pertencerá a quem? O felizes para sempre nunca pareceu tão distante.

Livro: Um Mundo Sem Príncipes (Escola do Bem e do Mal #02)
320 páginas || Skoob || Editora: Gutenberg || Onde Comprar








Se você ainda não leu o primeiro livro  A Escola do Bem e do Mal #1, eu aconselho para quem ainda não leu, não ler a resenha abaixo, pois contém spoiler. Por isso aconselho ver as minhas impressões sobre o livro ok?

O primeiro livro tem um desfecho impressionante e o autor o fez de forma que se o leitor quisesse, não seria necessário continuar acompanhando a sequência e poderia muito bem ser aproveitado como um livro único. Porém, apesar de o final ter sido bom o suficiente, a minha experiência com a história foi tão incrível que eu não resisti e adquiri o segundo volume dessa trilogia, de tanta saudade que sentia dos personagens. Concluí a leitura desse livro e posso afirmar com toda a certeza de que não me arrependi nem um pouco!

No primeiro volume, vemos que Agatha passou praticamente a história inteira querendo levar Sophie de volta para casa em Gavaldon, com a certeza de que estando de volta no cemitério com sua mãe e seu gato alcançaria o seu final feliz, já que ela despreza os contos de fadas criados pelas duas escolas, do Bem e do Mal. O que Agatha deseja acaba se tornando realidade e como as duas meninas foram as únicas a encontrarem o caminho de volta depois de duzentos anos de sequestros, acabam sendo tratadas como verdadeiras heroínas pelo povo da aldeia.


Mas é claro que nem tudo são flores para as meninas, especialmente para Agatha que se vê o tempo todo desejando que o seu Felizes Para Sempre com o príncipe Tedros houvesse se tornado realidade. Ela tenta a todo custo esquecê-lo, se convence que estando com Sophie já lhe faz feliz o suficiente e acredita ter feito a decisão certa ao escolher Sophie no lugar de Tedros. Mas apesar de tudo, uma força maior parece preencher seus pensamentos e seus sonhos com a imagem do príncipe e do beijo simbolizando o Felizes Para Sempre que não aconteceu e Agatha começa a se perguntar se a sua amizade com Sophie seria o bastante.

Já Sophie continua se sentindo totalmente incompreendida pelo seu pai, ainda mais agora que ele tem planos de se casar com Honora muito em breve e nem mesmo havia pedido permissão para a filha. Como se não bastasse isso, Sophie ainda sente uma falta enorme de sua mãe e nutre um medo terrível de terminar como ela, que fora deixada de lado pelo marido e pela melhor amiga, que atualmente é a madrasta de Sophie.

Esse fato que o autor colocou nesse livro acaba explicando o porquê de Sophie sentir tanto medo de ser abandonada por Agatha. A verdade é que Sophie precisa mais de Agatha do que vice-versa, pois com sua amiga por perto Sophie consegue deixar a sua personalidade bruxa para trás e se torna uma pessoa melhor e do Bem, ainda que uma vez ou outra Sophie acabe deixando escapar um fragmento do seu lado Mal em algumas situações. Agatha percebe isso e além de sentir falta de Tedros, ela tem medo de que sua amiga volte a agir da mesma maneira cruel de antes.

Por mais que Agatha tente seguir em frente, esse desejo de que seu final feliz fosse diferente é mais forte do que ela pensava e não consegue esquecer aquele belo príncipe de cabelos loiros. Quando ela assiste ao casamento do pai de Sophie, se vê ainda mais infeliz e sem nem mesmo perceber, acaba fazendo um desejo que causa uma terrível consequência: Sophie começa a ser atacada por homens misteriosos! Eles começam a exigir que Sophie seja morta e apesar de Agatha ter prometido ao pai de Sophie que iria protegê-la, não demora muito para que Gavaldon comece a ser destruída pelos invasores e como os moradores da aldeia estão cansados de sofrer as consequências dessa caçada, eles exigem que Sophie seja entregue aos invasores.

"Será que sua amiga tinha caído em um feitiço? Teria Agatha começado a acreditar na fantasia da qual um dia ela havia debochado?"

Percebendo que não há condições de permaneceram na aldeia, Agatha e Sophie conseguem fugir e partem para o único lugar que as receberiam de braços abertos: a Escola do Bem e do Mal. Porém, ao entrarem na escola que supostamente deveria ser do Bem, aos poucos as meninas vão compreendendo que após terem concluído o seu conto de fadas juntas, aquela escola havia se transformado em um mundo sem príncipes. Agora não era uma guerra entre o Bem e o Mal, a divisão entre as duas escolas era entre Meninas e Meninos, e a Reitora da Escola de Meninas havia sido substituída por Evelyn Sader, uma mulher muito misteriosa que parece ter um propósito diferente de outras professoras e começa a controlar cada detalhe do que é ensinado para as meninas.

Agatha e Sophie descobrem que essa mudança que ocorrera nas escolas somente aconteceu porque Agatha escolhera Sophie no lugar de seu príncipe, o que supostamente deveria ter acontecido. Como o conto de fadas delas finalizam de maneira diferente de todos os outros, todas as meninas, princesas e bruxas, passam a adotar a ideia de que os príncipes são completamente desnecessários, as princesas deixam de cuidar de seus corpos e de fazer maquiagem enquanto as bruxas fazem o contrário, aprendem a se defenderem sozinhas e acreditam que os meninos servem somente para serem seus escravos.

Já os meninos estão completamente insatisfeitos com a situação em que se encontram, eles preferem que as escolas voltem a ser do Bem e do Mal novamente, mas Tedros, o novo Diretor da Escola, os convence que para isso acontecer Sophie precisa ser morta, pois acredita que ela é a responsável por estragar o seu final feliz com Agatha, por isso o motivo de Sophie ser atacada constantemente. Além disso, ele agora é o responsável por controlar o Storian, a caneta mágica que escreve os contos de fada e Agatha sabe que enquanto não conversar com ele, os ataques contra Sophie não irão ter um fim.

Porém, Sophie agora sabe do desejo de Agatha por seu príncipe e o seu medo de ser abandonada como a sua mãe, retorna novamente. Por esse motivo, as duas meninas acabam entrando em conflito novamente e Sophie cada vez mais acaba indo na onda da Reitora enquanto Agatha se encontra dividida novamente entre seu príncipe e sua melhor amiga.



[ - Minhas Impressões - ]

Eu estava bastante ansiosa para mergulhar nas aventuras de Sophie e Agatha novamente, pois ambas possuem personalidades singulares, bem distintas entre si e apesar de todos os obstáculos, fazem de tudo para serem amigas. Se no primeiro livro pensávamos que a amizade delas já corria um risco enorme, nesse segundo volume as coisas tendem a piorar ainda mais, e novamente o autor nos faz refletir sobre o que é ser bom ou mal. É impossível torcer para alguma das duas meninas, pois elas possuem ótimos argumentos para discordarem uma da outra e eu amei essa ideia do autor, pois dessa forma somos apegados às duas personagens ao mesmo tempo.

A ambientação permanece sendo descrita de forma magnífica e os personagens secundários também continuam sendo maravilhosos e cativantes, sendo do bem ou do mal. Eu apenas senti que Dot, a bruxa que é uma das amigas de Agatha, sofreu uma grande desvalorização na história, pois ela ajuda as meninas o tempo todo a troco de nada. No primeiro volume isso aconteceu também, mas presumi que depois de uma série de acontecimentos do primeiro livro, as outras meninas deixariam de tratá-la como se ela não fosse necessária e passariam a valorizá-la mais como uma amiga de verdade, e nesse livro isso não aconteceu. Apesar disso, tenho esperanças de que o terceiro livro mudará essa situação.

A diagramação do livro está ainda mais maravilhosa e amei que a Editora Gutenberg tenha mantido a capa original. Há poucos erros de revisão que podem passar despercebidos, as ilustrações no início de cada capítulo são lindas e a narrativa é em terceira pessoa mostrando os pontos de vista de Agatha e Sophie. A história é maravilhosa e para quem leu o primeiro livro, leiam esse sem medo pois o autor soube desenvolver uma excelente sequência e mal posso esperar para ler o último livro dessa trilogia que está entrando para os meus favoritos. Recomendo fortemente para todos!

27 comentários:

  1. Oi Amanda.
    Não conhecia o livro e lendo a sinopse lembrei na hora do anime Ever After High. Gostei bastante do enredo do livro e fiquei bem curiosa pra saber o que acontece com essas duas amigas e nessa escola.
    É bom saber que o livro é bem descrito e que encanta até na diagramação. Com certeza vou pesquisar mais sobre essa série e procurar um desconto, rsrs.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  2. Oi, não conhecia o livro, mas parece muito com Escola de Vilões, né? Essa história de bruxas, amizades, bem e mal, escola e tal. Enfim, parece ser uma história legal, mas não acho que seja meu gênero literário. Outra coisa que me incomodaria seria os erros de revisão. Mesmo que pequenos, eles me incomodam um pouco. Como um futuro revisor, a gente acaba se apegando a esses detalhes. E a capa? Linda demais! Sem dúvidas nenhuma.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda,
    Como ainda não li o primeiro livro, li apenas a parte de suas impressões.
    Fico contente por saber que você gostou da história e que a ambientação ainda permanece magnífica. Estou me perguntando se, quando ler, acharei a mesma coisa a respeito da Dot.
    Sua resenha só me deixou mais ansiosa para fazer a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, td bem? Como eu ainda não li o primeiro livro da série lu sua resenha meio por cima. Estou encantada com a capa desse segundo volume e curiosa para conhecer desse enredo que me despertou o interesse desde que li sua primeira resenha do livro por aqui.
    BJ

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu sempre quis ler essa série, mas é mais por conta das capas mesmo que me deixam bem motivada, assim como a premissa. Sua resenha é a primeira que leio a respeito dessa sequencia e adorei poder conferir um pouco mais dos destaques. Eu não li o primeiro livro, mas pelas suas impressões deve valer muito a pena. Espero poder adquirir os dois logo.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda,
    Eu tenho o primeiro volume dessa série há tempos, mas ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura, acabo dando prioridade aos de parceria ou a outros que quero muito ler e ele vai passando batido. A sua resenha me deixou curiosa em relação a estória, gostei muito das suas impressões sobre esse enredo e sendo assim acredito que tentarei adiantar a leitura do que já tenho e acrescentar o título dessa sequência a minha lista de futuras compras.

    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Não conhecia nem esse livro e nem o seu antecessor, porém, ao ler sua resenha me animei bastante pela leitura, pois, adoro quando encontramos livros cujo tema é a amizade e suas provações.
    Adorei sua resenha.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Amanda! Como vai?
    Já ouvi demais falar dessa trilogia e sempre tive muita vontade de ler, mas como não li o primeiro livro da série, pulei para suas impressões como recomendou porque não gosto muito de ler spoilers! kkk'
    Você falou muito bem da obra em si, não só do segundo volume. Sua positividade sobre a série cria muita expectativa quanto a leitura. Sempre fui muito fã de fantasia e tenho certeza que se eu ler, vou amar. Espero ter na minha estante!
    A editora Gutenberg sempre capricha na diagramação de seus livros!

    - Kaah
    Confissões de uma mãe leitora

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda,
    Eu simplesmente AMO as capas dessa série, uma mais linda que a outra. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos dois livros, mas já fiquei bem curiosa sobre a situação da bruxa. Fora todo o ensinamento do bem e do mal que permanece no livro.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o primeiro livro, mas a forma como você descreveu as duas personagens, me fez ficar bem interessada em conhecer a história desde o inicio. Outra coisa que me chamou a atenção foi as duas terem bons argumentos e isso deixar o leitor desconfortável para se tomar um partido.
    Adorei e espero ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Desde que vi esse livro na amazon estou louca para começar a ler essa história, eis que sua resenha me deixou muito animada com o enredo, afinal se a história é tão bem ambientada e possui personagens secundários muito bem construídos, é sem dúvidas um prato cheio para mim. Adoro obras de fantasia e acho que iria me divertir muito com o livro, vou parar de enrolar e comprar logo o meu exemplar.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Ola lindona como não li ainda o livro um, não li toda sua resenha, para não ver spoiler, estou muito curiosa com ambos os livros, adoro essas capas e o fato de nesse segundo livros todos viverem juntos me chamou atenção. Pelo visto a leitura te agradou bastante sendo favorito .
    Pretendo ler em breve. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. É tão bom quando a continuação continua nos agradando <3
    Eu ainda não li nenhum dos dois e adorei essa capa, muito bonita. Acredito que a trama possa me agradar bastante e pelo que você falou (sim, li a resenha completa porque fiquei curiosa kkkk) os personagens são bem construídos e tudo parece ser bem envolvente.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Amanda, tudo bem?

    Essa capa é linda demais!! Gostei desse lance de bem e mal, de fazer a gente refletir sobre esses dois lados da moeda.
    É bom quando a editora mantém a capa original, né? Eu adoro! <3
    E que bom que os personagens secundários são bons, não curto quando todos são meros coadjuvante.
    Leria sim o livro, mas tenho que começar desde o primeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiee Amanda ^^
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas tenho muita curiosidade de fazê-lo, pois só vi coisas boas a respeito dele. Acho interessante quando os autores colocam personagens de personalidades completamente diferentes na história, e mais ainda quando conseguimos gostar de ambos. Acho que é o caso deste livro, né? Ver que esse segundo livro te encantou tanto me deixou ainda mais animada para ler o primeiro!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Só li suas impressões para não pegar spoilers e achei bem interessante o livro, ainda não o conhecia. Parece que os personagens são bem construídos, já que como você disse, as duas personagens possuem bons argumentos e é mesmo bem cativante. Sempre amo as diagramações da editora Gutenberg e a capa é mesmo linda!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Já ouvi falar muito bem de ambos os livros da série, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Acho muito interessante a mescla de personalidades que podemos encontrar na trama e acredito que isso prenda bastante a atenção do leitor.
    Gosto muito quando a diagramação está impecável e o fato de a editora ter mantido a capa original é bem legal, pois as achei lindas. Adorei a resenha e ela me deixou com mais vontade de conhecer a obra do que já tinha antes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Confesso que pulei as partes de spoiler do primeiro livro,rs, assim poderei ler o livro de uma maneira mais surpresa. A diagramação dos livros é bastante peculiar assim como o enredo. Vou ler eles com toda certeza
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Tenho acompanhado esta série através das resenhas que tem saído e a cada uma lida, meu interesse tem crescido. Quando um enredo não fica focado apenas em seus personagens principais, fazendo com que os secundários participem efetivamente do enredo, isso é ótimo, pois o livro ganha muito com isso. ótimo saber que a empolgação neste segundo volume continua a toda. espero que a trilogia termine bem, com chave de ouro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Bom eu já fui direto para suas impressões, assim como aconselhou e confesso que pelas suas impressões tenho vontade de conhecer o livro, se tornou uma dica para minha lista.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  22. Eu li o primeiro livro e gostei bastante, apesar de não ter me apegado tanto aos personagens. Achei a ideia criativa, algo bem Ever After High, mas se desenvolveu de uma forma bacana e eu o aproveitei como livro único, hehe. E fiquei decepcionado que as duas não se pegaram. Plenamente decepcionado. O shipp foitão forte. A capa é um espetáculo a parte. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Essa série está na minha lista há muito tempo,mas ainda não li o primeiro, então seguindo sua recomendação fui direto para as suas impressões.
    Achei ótimo que você gostou o livro apesar das ressalvas, só me faz querer ler o quanto antes o primeiro volume logo. Já vi o livro na livraria e realmente a edição é bem bonita, as capas do 1 e do 2 são bem parecidas, quem não prestar atenção acaba comprando errado, isso eu não achei legal por parte da editora, o número 2 é escondido e as pessoas podem se confundir. Enfim, espero ler e breve e volto aqui no blog para ler tudo e comentar sobre a história. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi, eu quero muito ler essa série, a premissa sempre me interessou bastante. Lendo sua resenha do segundo volume a vontade só aumentou. Quero entender melhor essas duas personagens. Deve ser uma leitura muito boa, espero realmente gostar. As capas são muito bonitas, né?
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, como eu não li o primeiro livro eu aceitei seu conselho e fui ler suas impressões e pelo que eu pude entender cada uma dessas amigas representam um lado? Ou defende o lado do bem e do mal? Porque se for isso realmente é uma ideia bem interessante que me chamou bastante a atenção! Outra coisa é que realmente acho que a Dot, já que ela ajuda tanto as meninas, deveria ser mais valorizada. Espero que isso mude no terceiro! No momento estou fugindo de séries e principalmente as que não estão concluídas, então esperarei e irei procurar saber mais sobre o primeiro para decidir se leio ou não! Mas adorei a dica <3
    Um beijo
    www.brookeebells.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Amanda,
    não conhecia os livros, mas de cara já amei a capa e me deixei interessar pela premissa. Ando a procura de novas leitura, e esse é um gênero ao qual não tenho dado muita atenção, por hora acredito que não conseguirei lê-lo pois já estou sobrecarregada, mas assim que tiver uma oportunidade lerei com certeza. O fato de haver essa divisão tão nítida entre o bem e o mal, me faz crer que os livros trazem uma história e tanto.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Não conhecia o livro e ainda não li o primeiro. Mas só pelo seu post já me deu muita vontade de comprar o primeiro e embarcar nessa aventura. Sério, o livro aparenta ser incrível com Aghata o tempo todo dividida entre seu verdadeiro amor e sua melhor amiga.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir