22 agosto 2016

Resenha - Era Uma Vez Num Sonho






Eveline era uma jovem comum de 17 anos, mas após sofrer um acidente começa a sonhar com um garoto misterioso. Seus sonhos são bem vívidos e ela se vê ansiando pela hora de dormir, só assim poderá reencontrá-lo. No entanto, com o tempo, passa a duvidar sobre sua sanidade e se questiona se não está confundido fantasia com realidade. Será tudo fruto de sua imaginação ou o garoto dos seus sonhos realmente existe?










Livro: Era Uma Vez Num Sonho
331 páginas || Skoob || Autor Intependente || Onde comprar








"O topor do sono me consome e me deixo levar pela escuridão. – Olá? – Escuto uma voz ao longe me chamar. Quando me viro, percebo encantada o cenário se transformar bem na frente dos meus olhos. O que é isso? Eu só posso estar sonhando!"

O livro é ambientado nos Estados Unidos e conta a história de Eveline, uma adolescente que vive uma vida considerada normal para a sua idade, sem grandes conflitos e traumas. O conto se inicia a partir do seu ponto de vista, em um dia em que ela tem uma festa após a aula. Com um círculo de amigos selecionados a dedo, Eveline não está acostumada a ser notada pelos populares da escola e não tem o hábito de ser convidada para festas. Por isso, ela está muito animada pelo convite e não vê a hora de chegar o final da aula. Com tudo certo, ela combina com sua melhor amiga os preparativos para irem à festa, mas, logo em seguida, ela sofre um acidente de carro e acorda no hospital. Sem nenhuma sequela, Eveline é liberada para ir para casa e é assim que começam seus sonhos com Lucas, um garoto um pouco mais velho e muito bonito por quem ela sente uma atração instantânea.

"Vejo que ele corre na minha direção, não sei se fico aqui parada ou se o encontro no meio do caminho. Decido caminhar até ele. Quando a sua figura fica cada vez mais perto, posso ver que na verdade é um garoto mais ou menos da minha idade. Ele desacelera quando chega próximo de onde estou e eu perco o fôlego maravilhada."

No sonho eles se conectam e, quando desperta, Eveline fica atordoada, pois tanto o sonho quanto Lucas pareciam ter sido muito reais. Com dificuldade em se convencer de que se tratava apenas de um sonho, ela volta à realidade e se depara com uma situação diferente na escola, em que todos tomam conhecimento de seu acidente e ela se torna levemente popular. Isso fica ainda mais claro quando Paulo, um garoto popular e muito bonito, que faz parte do time de futebol americano da escola, começa a se aproximar dela demonstrando interesse. Eveline então começa a aproveitar as novas oportunidades que aparecem em sua vida, e se envolve com o Paulo.

"Comecei a pensar em como nossas vidas estão em constante transformação, onde cada ação, cada pequenina escolha já é o bastante para alterar toda a nossa realidade."

Como os sonhos continuam por uns dias, o seu pensamento fica dividido entre os sentimentos que ela possui por um garoto que habita sua imaginação e a realidade. Será que existe a possibilidade de um sonho ser real? Quem é esse Lucas que parece ser tão marcante assim em sua vida?



[ - Minhas impressões - ]

Era Uma Vez Num Sonho é um livro fofo com temática adolescente. Ah, temática adolescente adequada para essa faixa etária, diferente de vários outros que encontramos por aí. Ele é uma leitura agradável e leve. A forma como a autora aborda as questões amorosas da adolescência é bem interessante e simples: sem exageros, sem apelar para a sexualidade, agressividade e abuso de substâncias. A autora deixou o enredo o mais próximo possível da realidade, o que me agradou.

O enredo é como se fosse um conto de fadas. Existe a mistura da realidade com fantasia, o que torna a leitura mais cativante e acaba confundindo tanto o leitor quanto a personagem principal sobre a veracidade dos sonhos. No início pensei: Será? Isso é só um sonho da adolescente, ela está se deixando levar atoa e criando expectativas que podem interferir em sua vida real.

Já sobre os personagens, Eveline é uma garota normal que fica confusa após os sonhos. E quem não ficaria? Neles ela conhece o cara perfeito, que corresponde a todas as suas expectativas! Ela é uma personagem autêntica, que se preocupa com seus amigos mais próximos ao ponto de levá-los para morar em sua casa (se esse for o caso). Ela tem uma melhor amiga, a Nélia, que é daquelas que você pode contar pra tudo. Além dela, há também o Rafael, o amigo que faz papel de irmão e está sempre presente. A mãe de Eveline é solteira e ela não chega a conhecer seu pai. As interações das duas são repletas de amor e carinho, nos quais ela age como mãe, dando o suporte necessário para a filha sempre que necessário.

Paulo é um bom garoto, mas possui uma bagagem bem pesada para um adolescente, e, por isso, acaba enfrentando situações difíceis no decorrer da estória. Ele se apaixona por Eveline, mas percebi que seu apego também não era lá essas coisas. Já o Lucas, o cara do sonho, é uma graça, além de lindo, educado, carinhoso... Eu não posso me estender muito para descrevê-lo sem contar mais sobre o enredo do livro, então vou parar por aqui para não dar spoiler.

No mais, se trata de um livro sem muitos conflitos, a leitura flui bem, a escrita da autora é bem leve e simples. No início eu fiquei meio em dúvida se era uma leitura que iria me agradar, o que mudou após alguns capítulos, me deixando curiosa para entender o que estava acontecendo.

A obra não possui livro físico, somente e-book, e como grande parte das publicações independentes, pude encontrar alguns erros ortográficos e de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura.

É uma leitura romântica encantadora e deliciosa!
Recomendo sua leitura a pré-adolescentes e adolescentes.

22 comentários:

  1. Pela sinopse, me fez lembrar um livro de uma outra autora, mas pela resenha vi que só parece. Parece uma leitura perfeita para quando queremos algo leve e fofo em um dia chuvoso. Fiquei curioso para saber o final desses sonhos rs Sim dos sonhos, não do livros rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    que capa maravilhosa, compraria só por ela rs. A premissa também chamou a minha atenção e por seus comentários parece ser uma leitura bem válida e rápida, né?! Gostaria muito de conferir esse desenvolvimento!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro livros adolescentes, e esse parece que tem tudo para me agradar. Gostei de que, apesar de ser bem leve, tem alguns personagens com bagagens muito grandes que pode não ser fácil de lidar. Achei muito fofo também esse relacionamento da mãe e filha, sem falar desse grande carinho que a protagonista tem com os personagens, fazendo de tudo para ajudá-los.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Heloísa,
    Que capa maravilhosa!Gostei muito da sinopse,fiquei muito curiosa com o livro,me parece aqueles livros fofinhos que a gente gosta de ler deitada na cama e enrolada no edredom.E esse Lucas ein parece ser o tipo garoto lindo e perfeito da escola.
    Pena que o livro não vende em livrarias mas vou tentar encontrá-lo pela internet.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da premissa, porém a capa me fez lembrar de um outro livro que tem quase a mesma capa ( a espera de uma adeus da autora Jorgeana Jorge, e quando acontece isso não consigo me conectar com o enredo.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Heloísa, não conhecia o livro e gostei da forma como você o apresentou. Acho que este tipo de narrativa precisa ser mais valorizada: livro para adolescentes sem exageros ou apelações. Já quero ler e indicar para as amigas que tem filhos nesta faixa etária.
    Valei demais pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Heloísa,
    Que bacana que o livro é leve e próximo da realidade sem apelação para a parte sexual. Quando a autora entrou em contato comigo fiquei muito curiosa em relação a leitura, pois achei a premissa bem interessante. Sua resenha só confirmou que o livro é, mesmo, o que eu esperava.
    Sua resenha aumentou muito minha curiosidade para ler a obra.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Ola amore...
    Meu DEOS que capa linda é essa... de cara já tô curiosa pra ler rs.
    Ai já pensou que tudo sonhar com alguém e pensar que ele pode existir... sonho.
    Curiosa pra saber se existe na realidade o sonho de Eveline.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Nossa, gostei demais da premissa desse livro, parece ser super fofo e divertido de ler, principalmente por misturar um pouco fantasia e realidade. Gosto de livros com temas adolescentes, sempre dá um ar reconfortante. Aliás, a capa é maravilhosa e da vontade até de abraçar o livro. Gostei muito da sua resenha.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Livros mais leves e encantadores assim sempre são uma boa opção, para relaxar das leituras mais pesadas. Gostei bastante do enrendo e fiquei curiosa para saber porque o Lucas só aparece em sonhos e o que exatamente é ele. O drama colegial de se tornar uma garota mais popular também é divertido e acredito que eu apreciaria esta parte. Vou anotar a dica para ler futuramente, mas confesso que já estou morrendo de curiosidade para saber desse mistério presente na obra.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Mas era só um sonho mesmo? Droga! Quero muito saber isso agora. Quando comecei a ler a resenha achei que seria sobre um livro bobinho, mas mudei bastante de opinião no decorrer da sua escrita. O me pareceu fofo e leve, despertando bastante meu interesse!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Não gostei da capa o livro parece ser bem interessante curioso você falar que é um livro adolescente que trata de temas adolescentes pois ultimamente eu não consigo definir mais o que é um livro adulto do que é um livro para adolescentes.
    Amei sua resenha eu adoro livro que misturam fantasia com fatos da "realidade" ainda mais quando envolvem sonhos (se é que ela esta sonhando) vou deixar anotadinho aqui.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Nossa, que livro bacana! Eu intendo muito bem como é publicar de forma independente, sempre tem vários obstáculos que você tem que enfrentar, e alguns chegam a desisti, até chegar a seu trabalho final. Particularmente achei super legal a proposta traga nesse livro! Espero poder lê-lo e que o autora consiga publica-lo fisicamente! A propósito, essa capa é um show
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    É uma pena o livro somente estar disponível no formato de e-book.
    Adorei tanto a premissa que queria muito tê-lo em minhas prateleiras ainda mais com essa capa linda.
    É interessante ver que a autora soube abordar tais temas referentes ao período da adolescência com tamanha leveza e nada de exageros ou abuso de substâncias ou mimimi como muitas vezes encontramos e até mesmo presenciamos na vida real.
    Parece ser uma leitura muito agradável e fico curiosa para saber porque Lucas aparacia em sonhos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que livro mais fofo! Adoro leituras leves e é disso que ando precisando no momento. Sua opinião quanto a obra me cativou ainda mais a querer lê-la e é uma pena só ter em e-book. Achei intrigante essa parte do personagem aparecer no sonho dela e isso aumentou ainda mais minha vontade de ler.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gostei muito de saber que a história do livro é para um público mais jovem de verdade, pois é complicado quando vamos pegar um infanto e ele tem sexo, drogas e comportamentos bem errados para essa faixa etária.
    Pela sua resenha deu pra perceber que é um ótimo livro, uma pena que não faz muito meu tipo pois não sou a melhor leitora de teens da vida rsrsr

    ResponderExcluir
  17. Oi Helô, tudo bem? Nossa pela sua resenha esse livro me pareceu super gostoso de ler e me deixou curiosa para saber se os sonhos de Eveline são apenas sonhos ou se tem algo mais aí. Pretendo conferir em breve e descobrir..bj

    ResponderExcluir
  18. Olha, curti muito a autora não apelar para a sexualidade nem abuso de substâncias, muita gente faz isso como se fosse obrigatório adolescente ser promíscuo ou drogado, o que me irrita horrores. Só não curti essa espécie de triângulo amoroso sonho x realidade, mas acho que leria mesmo assim, porque a autora ganhou o meu respeito.

    ResponderExcluir
  19. Olá ♥
    Achei a capa desse livro tão linda, a premissa da história está um tanto instigante. Gostei de saber que o livro faz jus a faixa etária adolescente e que a autora não apela para a sexualidade.O livro em sí me chamou atenção pelo fato de misturar a realidade com a a fantasia isso me agrada muito. Como você disse o enrendo e o mais próximo da realidade, eu gosto de livros assim. Adorei a resenha ♥Dica anotada beijos ♥

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas fiquei animada porque gosto de histórias adolescentes como essa, onde tudo é mais real e não tem todos aqueles exageros da maioria dos livros desse gênero. Bom, achei interessante essa coisa dos sonhos e fiquei curiosa para saber se o garoto é real ou não kkkk Enfim, gostei bastante da dica, o único problema é que nao leio ebook :/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Que pena que não tem versão física... Ainda mais que a capa é muito encantadora!!!
    Fiquei com vontade de ler só pelo fato de ser uma leitura leve, fluida e sem muitos exageros. Acho que deve ser uma ótima dica para ler entre livros mais densos ou naquelas tardes que estamos meio desanimados ou estressados... Histórias doces e leves sempre encantam e fazem relaxar e pelas suas impressões, a autora consegue isso com a história. Fiquei querendo ler, mesmo que só tenha em ebook :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá...
    A premissa desse livro é simplesmente um amorzinho, né?
    Geralmente não curto livros adolescentes, mas, esse em especial me agradou, pois, ao invés de sensualidade esse traz um pouco da ingenuidade dessa fase. Acredito que será uma leitura deliciosa de se fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir