04 agosto 2016

Resenha - As Melhores Histórias de Viagens no Tempo




Dentre as temáticas do universo sci-fi, nenhuma delas é tão popular, envolvente e plural quanto as viagens no tempo. Esta coletânea reúne, em um único volume e pela primeira vez no Brasil, dezoito contos de alguns dos gigantes do universo sci-fi, abrangendo cinco décadas, de 1940 a 1990, e incluindo desde “Um Som de Trovão”, de Ray Bradbury, que inspirou o nome da famosa teoria do Efeito Borboleta, até Ursula K. LeGuin, em “Outra História ou um Pescador do Mar Interior”, ou mesmo uma ideia impensável, como no conto do premiado Jack Dann “Inversão do Tempo”, que propõe respostas surpreendentes para uma pergunta perturbadora: e se todos viajassem no tempo, menos você?

 



Título: As melhores histórias de viagens no tempo
464 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Jangada  || Onde Comprar
         







Eu sempre amei tudo relacionado a viagens no tempo, inclusive já participei de debates acalorados com meu noivo sobre a possibilidade do homem realmente poder viajar no tempo. Me julguem! (risos), mas quando enfim vi esse livro da Editora Jangada no catálogo não pensei duas vezes em lê-lo.

A sinopse acho que já diz muito do livro, pois são 18 contos escrito por escritores renomados e que estão sempre abrangendo a ficção científica em suas obras. Minhas expectativas estavam a mil, porém ao decorrer das páginas elas foram caindo gradativamente e a minha decepção foi grande.

A maioria dos contos tem uma leitura arrastada e bem cansativa. A escrita não é nada fácil, pois contém muitos termos científicos que te deixam de cabelo em pé para entender o que está sendo falado, há não ser é claro que você seja um estudioso de física, química ou alguma ciência que abrange o assunto.

Tinha parágrafos inteiros com explicações por exemplo do que o gás hélio podia fazer!!! Eu esperava histórias mais leves sabe sobre viagens no tempo?! Não algo tão técnico!

Mas tenho uma ressalva de dois contos que gostei muito. Um deles é Um som no Trovão que realmente me lembrou muito a história do filme Efeito Borboleta onde uma minúscula mudança no passado pode afetar e mudar todo um futuro, mas também nos fazendo até refletir sobre os perigos que teríamos se o homem em sua ambição e ganância realmente fosse capaz de viajar no tempo, aliás, esse conto foi tão bom que podia até virar um livro maior. Eu aprovaria com certeza a ideia.

''Aquela coisa minúscula caiu ao chão; aquela coisa insignificante que podia romper equilíbrios e derrubar uma sequência de pequenos dominós e finalmente de gigantesco dominós, depois através do tempo. A mente de Eckels girava. Aquilo não poderia alterar o mundo. Matar uma borboleta não era tão importante! Ou era?''

E o outro conto foi Nave da Morte que tem uma história brilhante e que nos deixa mais ansioso do que os próprios personagens para saber o que vai acontecer. Imagine se você chegasse em um ponto do futuro em que visse sua própria morte e a forma como ela vai acontecer? Como seria? Qual seria sua reação?! É também um conto para se pensar.

Dei destaque a esses contos, porque foram os que mais me agradaram. Mas para quem curte o gênero e não se importa com uma linguagem mais técnica tenho certeza que vai se dar bem melhor que eu na leitura.  Se não fosse essa linguagem acho que eu teria me envolvido bem mais com a leitura e me conectado mais com todas as outras histórias.

Quanto a diagramação está linda com a capa azul com um relógio que condiz muito com as histórias. As páginas são amareladas e com um tamanho de fonte confortável. A Revisão está impecável!

Recomendo realmente esse livro para quem gosta se histórias de VIAGENS NO TEMPO e de ficção científica.

18 comentários:

  1. Olá Camila
    esse livro está na minha lista de livros que desejo ler esse ano, especialmente porque amo histórias com viagens no tempo. Seus comentários me deixaram ainda mais intrigada para conferir. Eu já queria ler antes, porém não fazia ideia de como seria. Foi ótimo ler sua postagem.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olha, não sou muito fã do gênero, mas o fato de ser um livro de contos, já colabora com a chance de haver uma leitura dando oportunidade de deixar esse gênero entrar em minha vida! Gostei muito da resenha e da dica vinda de brinde! =)

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,não é o meu gênero favorito, mas quando vi a capa e a sinopse fiquei um pouco empolgada em conhecer a obra,mas pude perceber que não te agradou tanto o quanto você queria e olha que você curte esse tema de viagens no tempo. Quando você disse que foi uma leitura arrastada e cansativa me desanimou bastante, o bom foi que você não parou de ler, pois tem muitas pessoas que quando não começa sentir afinidade com o enredo larga o livro e fico feliz que pelo menos dois dos dezoito contos te agradou de certa maneira. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi.. eu já li dois livros (e tenho mais 4 na estante) da série Outlander, que fala da viagem no tempo. Entretanto, esse livro em particular (as melhores viagens no tempo) não me atraiu muito. Eu sempre observo a capa e o título e depois, se aprovado nesse quesito, a sinopse. Infelizmente, apesar de o tema ser do meu agrado, não curti muito... Sorry... Mas como você pontuou muito bem, para os amantes da ficção e viagens no tempo (em geral) deve ser mesmo um prato cheio.. Hoje vou deixar passar a dica... Aquele abraço...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila. Quando eu vi esse livro nos lançamentos da editora, eu me interessei por ele de cara, eu também sou louca por viagens no tempo e ficção científica. Mas quando eu li a sinopse eu entendi que seriam contos com detalhes científicos mesmo, coisa mais técnica e desisti. Ainda assim, eu acredito que seja uma leitura que se dê para aproveitar por que eu até que gosto desse tipo de explicação, parece que torna tudo mais real, sei lá. É como você falou, quem gosta e não se importa com esses detalhes pode aproveitar melhor a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Acho essa abordagem de viagem no tempo bem complexa e o conto que você pontuou como o que te lembrou do filme O Efeito Borboleta, foi o que me chamou a atenção também. Ainda não conhecia o livro e conforme fui lendo sua resenha, um momento de amigos meus me passaram pela cabeça e este livro seria uma ótima indicação, ou um bom presente para eles.
    Valeu
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila,
    Eu também já pensei isso de viagem no tempo e conversei com meu irmão. Confesso que animei por saber que esse livro falaria sobre isso, mas desanimei completamente por saber que os textos são mais técnicos, acho que não aguentaria um texto falando sobre como o que o gás hélio pode fazer, isso me cansaria demais.
    Fico feliz que esses outros contos tenham te agradado, mas essa obra não é pra mim :(
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Desde que fiz um projeto na escola que sou apaixonado por viajem no tempo!!! Infelizmente ainda não viajei para futuro, mas, quem sabe um dia! Que ótima resenha! Esse livro parece ser incrível!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, tudo bem?
    Apesar de ter lido poucos, viagens no tempo é um tema que eu adoro nas histórias e que geralmente me agradam. Porém, como você disse que nesse livro as passagens sobre essas viagens são técnicas, acabei me desanimando um pouco pois geralmente não consigo me adaptar a esse tipo de leitura, que me parece ser tão difícil. Mas os contos que você mencionou me deixou um pouco curiosa, pois adorei o filme Efeito Borboleta e como o conto te fez lembrar do filme, acredito que seja bem interessante. Também fiquei curiosa sobre o conto em que vemos a própria morte, parece mesmo algo que fará o leitor refletir sobre isso.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu também amo Viagens no Tempo! Leio/assisto tudo o que posso sobre esse assunto e esse livro com certeza vai ser uma das leituras. Que pena que não conseguiu suprir suas expectativas, acho que esses termos técnicos me irritariam um pouco também, acho que nem lendo com um dicionário do lado ajudaria hahaha Mas adorei sua resenha e a dica do livro.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem. Eu amei a história do livro. Eu realmente gosto muito de livros que tratam sobre ficção científica. Aliás, é um dos meus gêneros favoritos. Me interessei por esse livro é, sinceramente, não me incomodo nenhum pouco com esses termos. Inclusive, amo quando falam certos termos, pois sempre gosto de pesquisar. Pra mim, é uma boa dica. E, sim, já está anotada. Volto pra falar o que achei quando lê-lo.

    Htt://PorreDeLivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acho o assunto super interessante, aahahhah acho que adoraria ter assistido esses debates com você.
    Eu já assisti filmes sobre viagens no tempo, mas nunca li nenhum livro, parece ser bem interessante.
    Entendo você ter escolhido alguns contos em especial, geralmente quando leio livros com várias histórias diferentes também faço isso.
    Por mais que esse livro me parece interessante, não tenho certeza se leria devido a essa linguagem mais tecnica, mas quem sabe um dia, né.
    ótima resenha. bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não lembro de ter lido nenhum livro com tal cenário e isso me deixou bastante curiosa.
    Sua resenha está ótima. Porém, o fato de o livro conter várias histórias não me chama muito a atenção.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Camila

    Eu não curto muito ficção científica, e o fato desse livro ter uma linguagem mais rebuscada e técnica já me deixa com menos vontade ainda de conferir. Imagino que seja de fato interessante, mas não é um tipo de leitura que me prende e me agrada. Que bom que esses dois contos valeram a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Quando vi o lançamento do livro não me interessei muito e saber que o enredo contém tantos termos técnicos o que deixa a leitura mais difícil faz meu interesse continuar do mesmo jeito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Não sabia desse livro, mas também adoro viagens no tempo, infelizmente ainda não li contos com o tema, pela resenha fico indecisa de ler ou não, amo sci-fi, livros que normalmente são narrados com facilidade, mas percebo que os contos são cansativos, mesmo que curtos. Tenho certeza que também irei amar esses 2 contos, achei certa a indicação apenas para quem curte tanta explicação de termos, o que não chega a ser meu caso

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila, tudo bem?
    Eu sou super suspeita de falar de contos porque eu amo, fiquei bem curiosa em particular com esse livro pelo tema dos contos, viagem no tempo. Curto bastante o tema e pela sua resenha, pude perceber que o livro é ótimo e os contos também, com toda certeza irei ler logo que tiver uma oportunidade. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma relação de amor e ódio com histórias de viagem no tempo. Algumas eu amo muito e outras crio verdadeira aversão, não sei explicar.
    Concordo que são difíceis de ler, até por causa da linguagem muito científica, fica mesmo arrastado.
    Curiosa para ler esse livro eu até fico, mas acho que eu leria uma história, depois daria um tempo para ler outra e assim suscetivamente.
    bjs

    ResponderExcluir