29 julho 2016

Resenha - O Edifício




Enquanto a ditadura militar arrasta acusados aos seus porões, Waldemar passa por momentos difíceis ao perder sua esposa dias depois da morte de seu filho. Um jovem ganancioso encontra na situação a oportunidade perfeita para trocar seu apartamento em São Paulo pela chácara do viúvo em Tatuí. Ele tem a intenção de fundar uma igreja evangélica no local e arrecadar dinheiro aproveitando-se da fé alheia. O castigo do falso pastor não vem do plano terreno e sim do mundo dos espíritos. Mas Waldemar, que anda na retidão e na honestidade também é assombrado, tão logo ele se muda para São Paulo e começa a trabalhar no Edifício. Qual mensagem os mortos querem passar? Até que ponto uma pessoa deve acreditar em seu semelhante? Nem sempre as coisas acontecem como vemos.
             



Título: O Edifício
260 páginas || Skoob || Editora: Estronho || Onde Comprar








Hoje vou falar de um livro que eu terminei faz alguns dias, mas confesso que fiquei com medo de fazer a resenha dele e não conseguir em palavras transmitir para vocês o quanto achei essa obra maravilhosa. A autora Susy Ramone tem uma escrita super fluída e eletrizante que te faz devorar o livro e ainda fazendo você ansiar por mais e mais.

O Edifício é narrado em terceira pessoa por uma personagem que só vamos saber de fato quem é no final do livro e é essencial para que o desfecho seja com chave de ouro! A genialidade da Susy aqui foi surpreendente.

A história tem como palco o centro de São Paulo e a pequena cidade do interior de Tatui. Nessa cidade conhecemos Waldemar um homem que vivia tranquilo com sua família até que a morte do seu filho o desestruturou de tal forma que tudo o que ele mais queria era mudar para outro lugar e deixar as lembranças dolorosas para traz.

Já em São Paulo conhecemos Rogério, um homem que veio do interior de Minas Gerais tentar a vida na cidade grande para conseguir juntar dinheiro e casar com a noiva que deixou lá. Mas em plena ditadura Rogério logo descobre que São Paulo não é tudo isso que as pessoas acreditam ser e que a violência tem índices cada vez mais altos, por isso, tudo que Rogério quer é mudar para um lugar tranquilo e manipular a fé alheia para conseguir ganhar dinheiro mais rápido.

 - Deixa eu explicar melhor  - Ele quer fingir que é pastor e montar uma igreja onde consiga arrecadar o dízimos dos seus seguidores para enriquecer em cima da fé das pessoas. Rogério é o tipo de cara frio, calculista, manipulador e que de tanto mentir acaba acreditando em suas próprias mentiras. Personalidade típica de um psicopata hein?!



E é quando os caminhos de Waldemar e Rogério se cruzam que tudo passa acontecer. Os dois trocam de casa e enquanto Waldemar tenta recomeçar sua vida em São Paulo de forma honesta, Rogério está ganhando uma boa bolada de dinheiro dos moradores de Tatui que acreditam que ele é pastor. O que mais achei bacana nesse ponto da história foi a forma como a Susy elaborou e também ver que ainda hoje pessoas inocentes e de fé são enganadas por pessoas sem escrúpulos que usam da fé formas de se aproveitar dos outros. É triste, mas é verdade.

E uma crítica para ser pensada é que quando Rogério chega em Tatui uma sucessão de tragédias, intrigas e brigas acometem os moradores da cidade. Dai já vemos bem o tipo perverso de pessoa que é. Só que ele não está totalmente em paz, pois começa a ser assombrado pelo espírito do filho de Waldemar.

A vida de Waldemar logo vai melhorando se não fosse um pequeno detalhe: ele começa a ver fantasmas e no começo pensa estar ficando doido mas com o tempo aceita que realmente os está vendo e que parece que eles querem o alertar sobre alguma coisa. Depois de rezar muito e tentar ignorar o que os fantasmas querem dizer, começa então a tentar a desvendar o recado.

Eu não quero falar muito para não estragar as surpresas que o livro vai mostrando ao longo do caminho. Mas posso garantir que a forma como tudo acontece é alucinante e impossível de não deixar sua adrenalina nas alturas. Sabe aquele momento em que você rói as unhas de ansiedade e desespero?

Eu fiquei dessa forma e cheguei em um ponto do livro que foi impossível para de ler ( detalhe eu estava tecnicamente trabalhando, mas não consegui fazer mais nada enquanto não terminei).


Adorei a forma como a Susy soube conduzir a trama do início ao fim nos prendendo no suspense do enredo. Foi uma trama muito bem feita sem nenhuma ponta solta e que a meu ver poderia até ter uma adaptação para o cinema ( eu ia ser a primeira a querer assistir).

Quanto a diagramação está maravilhosa, as páginas são amareladas e as últimas páginas tem alguns detalhes que dá um charme a mais para o livro e que condiz com o desfecho da trama. A capa está linda com os fantasmas que aparecem na trama e eu não encontrei nenhum erro de revisão.

Eu recomendo esse livro para todos que gostem de um bom suspense e que estejam procurado uma história autêntica e original. Esse é um livro que super recomendo e que todos podem embarcar na leitura sem medo pois será impossível ler e não amar. Essa foi a minha primeira leitura da Susy, mas já virei sua fã de carteirinha e posso dizer com todas as letras que ela me ganhou!

31 comentários:

  1. Eu adorei a capa desse livro e fiquei extremamente curiosa quanto a premissa. Parece ser ótima, ainda mais depois de ler sua resenha que esta muito bem elaborada e aprsenta otimos destaques. Espero poder ler em breve!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que proposta interessante... bem atual e tem a cara do nosso Brasil. Um tema que eu classificaria como político-econômico. Ótimo para uma roda de discussão. Essa questão de arrecadar dízimos de má fé eu acredito que exista mesmo. É uma pena que tenha pessoas desse naipe próxima da gente. Quanto ao fantasma... hahaha fiquei curioso para saber o desfecho disso... Gostei da sua resenha, bem pontual e bem estrutura. Dica anotada... Até logo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu ainda não conhecia o livro (nñao que eu me lembre) e através da sua resenha eu percebi nele muitos fatores que me agradam. Fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre a trama e essa premissa é muito instigante. Eu gosto desse tema e só por isso eu já me interessaria por ele, mas vendo seus comentários eu fiquei mais interessada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada por sua resenha. De começo já digo que fiquei curiosa pra saber quem é que narra a história! kkk E olha, sobre o Rogério nem é tão psicopata por querer montar uma igreja pra arrancar dinheiro, como você mesmo falou a autora foi feliz em colocar tanta realidade assim, nunca li nenhum livro que tivesse uma crítica a isso. É dinheiro fácil e não paga imposto, pronto, coisa certa pra esses impostores.
    Fiquei curiosa pelo fato de se passar na época da ditadura, mas pelo visto ela não abordou muito sobre né?! Foi mais pra pegada sobrenatural mesmo, que falando nela, nunca mais li nada do gênero... e olha que adoro, então imagine o quanto eu fiquei curiosa pela leitura. Espero ter oportunidade de ler algum dia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila,
    Acho muito legal quando não conseguimos fazer uma resenha de um livro, pois gostamos tanto da leitura!
    Gostei muito da premissa do livro e de saber que se passa em São Paulo, achei essa ideia bem original. A história parece ser mesmo original, como você disse, pois nunca vi nada parecido.
    Dica anotada. Poderia ser diferente?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei o fato de só descobrirmos quem narra a história no final!
    Gostei bastante do enredo e quero ler o livro para saber como ele se desenrola. Já não gostei do Rogério (conheço alguns da vida real), e infelizmente muitas pessoas são enganadas hoje em dia por pessoas que exploram a fé delas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camila

    Adorei tudo. Adorei mesmo! Já super quero ler, achei a proposta da história fantástica e super diferente!
    Há muitos Rogérios por aí, que se aproveitam da fé alheia para subir na vida.
    Não entendi como o fato de Waldemar começar começar a ver fantasmas se encaixa na história, mas posso dizer que estou bem curiosa para descobrir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas já me interessei pela história. Gosto de suspense, e dá um gostinho maior saber que se passa em SP. Imagino que deve ser muito mais fácil se identificar com o livro se passando tão próximo da gente.
    E essa questão do fantasma parece ser mais legal ainda.
    Gostei da resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ca!

    Menina, fiquei "encantada" com a história! O enredo envolvente que você expôs,me deixou com uma pitada de curiosidade em conhecer esta obra. Muito melhor ler um livro assim já sabendo que, como você, inúmeras pessoas também amaram. Fora a capa que passou bem a proposta do livro.

    Suspenses me envolvem de uma forma que não sei explicar!

    Super amei a dica! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Ainda não tinha visto esse livro, achei muito legal todo suspense e desenvolvimento que a autora faz com a história, é bom ler histórias que são pensadas aqui no nosso país, sempre vejo muitas histórias nas EUA e acho que até estranharia por conta disso..Não faz muito meu gênero literário, mais amei a resenha! Toda linda, esse livro é muito show. Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Nossa! Que livro original! Eu simplesmente adorei a ideia do enredo, principalmente por este aparentemente misturar a realidade com o sobrenatural, além de que é ambientado no Brasil, o que melhora tudo. A capa parece que combina bastante, mas não me chamaria a atenção, nem mesmo o título. Fiquei muito interessada em ler esse livro, não tenho nem palavras pra comentar. Adorei a sua resenha aliás.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acho que você resenhou o livro tão bem que se você disse que não conseguia parar de ler, eu aqui, não conseguia parar de ler a resenha. Tô bem no momento de ler algo assim, como você disse, autentico e original e espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia o livro, a sinopse também é interessante mas pela sua resenha já de pra perceber que é muito bom. Fiquei curiosa para ler. Não sou muito fã de sobrenatural ,as estou disposta a postar na leitura desse livro. Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa dele!
    Achei maravilhoso o fato de só sabermos quem está narrando ao final do livro, isso mantém o suspense e deixa o leitor intrigado!
    Gostei da ambientação - adoro livros que se passam no Brasil - e achei que a temática da fé foi abordada de forma interessante, realmente existem pessoas que abusam da fé alheia para ganhar em cima delas (falta de vergonha na cara viu).
    Gostei de saber que o livro inclui fantasmas e fiquei curiosa sobre qual o recado queriam passar.
    Adorei tua resenha e quero de verdade ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Como eu nunca vi esse livro antes? Sou apaixonada por suspense e ainda tem essa coisa do cara montar uma igreja, acho que o autor soube explorar bem a história.
    Vou procurar para ler esse livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  16. Oioi.
    Gostei dessa crítica que o enredo aborda, e principalmente que ele traz um pouco de sobrenatural em seu contexto.
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, mas estou bem curiosa pra saber como a autora desenvolveu essa história de fantasmas.
    Me cativou, vou ler.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Confesso que nas primeiras linhas da sua resenha achei que o livro fosse ser bem chatinho, mas conforme fui lendo fui ficando muito curiosa para lê-lo, me deixou muito curiosa rsrs. Parabéns pela resenha!!

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  18. Achei bem interessante a premissa.
    Gosto bastante de suspense. E pelo jeito a leitura te prendeu muito, a ponto de não fazer mais nada até terminar o livro (risos)
    E com tão boa recomendação, preciso ler, logo!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, ótima resenha!
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas agora até que consideraria lê-lo. Achei interessante a trama se passar no Brasil e no período da ditadura, o que me deixa ainda mais curiosa para ler, mesmo não sendo muito fã de livros com espíritos.

    ResponderExcluir
  20. Eu não gostei muito da capa, mas a história é tão original que me intrigou. Seria bom que todos esses falsos pastores passassem por uma assombração dessas hein, mas a justiça de Deus não tarda e se eles não colherem seus frutos nessa terra, certamente passarão a eternidade a colhê-los.

    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Camila, gostei muito da sua resenha.
    Confesso que se fosse depender da capa eu provavelmente não compraria o livro, jamais imaginaria que uma história tão legal pudesse estar dentro dele. Enfim, fiquei bem curiosa e pretendo adquirir meu exemplar em breve *-*

    ResponderExcluir
  22. Livros com páginas amareladas são os melhores, haha. Apesar da capa não ter me agradado tanto - ilustrações em capa me remetem a fantasias medievais, ou obras infantis - a resenha me deixou bastante intrigado. Leitura com fantasmas é a melhor, devo dizer. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Não esperava muito desse livro quando li a sinopse, mas sua resenha despertou minha curiosidade. Gosto de um bom suspense e a ideia da história me pareceu bem diferente do usual. Parabéns pela resenha, dica anotada. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Ual, que livro original, ele possui vários elementos que eu gosto, críticas as sociedade, história, de uma época que eu adoro estudar sobre que é a ditadura militar, migração, parece ser um livro maravilhoso e ainda por cima é nacional.Tenho que começar a dar chances para autores nacionais pois eles parecem estar ficando melhores a cada dia.
    bjs e com certeza irei conferir o livro.

    ResponderExcluir
  25. Olá Camila!
    Muito boa sua resenha, e você conseguiu sim transmitir a ideia e sua impressão sobre o livro. Fiquei interessada em ler, gosto de histórias sobrenaturais e de suspense, fiquei curiosa em saber o desfecho e espero poder ler em breve. Obrigada pela dica! Bjos

    ResponderExcluir
  26. Oi, confesso que só pela capa eu não pegaria esse livro para ler. A história é algo bem interessante por relatar todo essa questão acerca de pessoas que usam da fé para se aproveitar e ganhar dinheiro de pessoas mais "inocentes", e também por mostrar a vida de um rapaz que só deseja melhorar de vida de forma honesta. Sem falar que fiquei bastante intrigada sobre quem seria o narrador dessa história, mas não me agrada muito ser em terceira pessoa (tenho um certo preconceito com esse tipo de narrativa)... Então não sei, eu me interessei por todo o mistério e o suspense do livro e ao mesmo tempo sinto que para que eu ficasse enlouquecida desejando ler precisaria de algo mais que não teve. Mas sua resenha está incrível e anotarei a dica para ler um dia!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?

    A capa é bem intrigante, até pensei que fosse algo mais para o terror. Haha. Mas adorei a premissa e gosto muito quando autor escreve a trama ambientada no Brasil. Como é um suspense e curto muito, já entrou na minha extensa lista de livros. Adorei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Confesso que no momento o livro não me chamou muita atenção, apesar de ter elementos que me interessaram. Mas como ando cheia de leituras para fazer, esta seria uma que ficaria para trás. Mas, como contém suspense e mistério, vou anotar o nome.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Cara, vou dizer que o título do livro e a capa me disseram outra coisa bem diferente do que você colocou na resenha. Imaginava um livro de terror ou suspense que acontecia em um prédio. Hahahahaha. bem nada a ver, né? Para ver como a gente imagina coisas e podem ser outra só pelo visual. Mas esta relação de questão religioso é um tema bastante atual, já que muitos pastores ou na verdade não pastores utilizam esta questão de pegar dinheiro de seguidores e até outras religiões, pois a fé engana muito.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, Camilla! Tudo bem? Gostei muito da tua resenha! Não conhecia esse livro e fiquei bem intrigada com ele, pois adoro um suspense e esse, como você disse, parece ser bem original. Parece uma trama muito bem desenvolvida, e fiquei curiosa para ler. Anotei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi Camila, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e devo admitir que chamou muito minha atenção, achei que ele trás um enredo bem cativante e diferente, gostei muito do suspense envolvido e principalmente de ver que você adorou a obra. Fiquei mega curiosa e com toda certeza vou ler logo que tiver uma oportunidade.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir