06 julho 2016

Resenha - A Noiva Fantasma



Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. 

Livro: A Noiva Fantasma
360 páginas || Skoob || Editora: Darkside || Onde comprar








Embora eu me encolhesse ante a tormenta de sua repreensão, senti um alívio indefinido ao compartilhar meu fardo. Eu não estava louca. Apenas amaldiçoada. Essa distinção me deu um leve prazer.

Li Lan está na idade de casar, mas com a sua atual situação familiar ela acha difícil isso acontecer, afinal a família está falindo, a casa sendo aos poucos abandonada pelos empregados, o pai a cada dia parece um pouco pior e mais viciado em ópio, sim, Li Lan não se vê casando tão cedo. Entretanto para sua surpresa, certo dia seu pai lhe pergunta o que ela acharia de ser uma noiva fantasma, confusa ela pergunta o que ele quer dizer com isso, e é bem simples, o filho da família mais rica de Malaia, os Lin, morreu antes de conseguir pedir sua mão em casamento e agora ele o quer fazer como seu último desejo. Ela só teria que se casar com um jovem morto.

Horrorizada com a ideia, Li Lan se recusa terminantemente ao noivado, mesmo que ele salvasse sua família da ruína, contudo o noivo morto não fica feliz com sua resposta e passa a assombrá-la todos os dias em seus sonhos, lhe cortejando e querendo convencê-la a repensar sua decisão, mas a jovem está decidida e fica mais firme ao conhecer o jovem Tian Bai, pelo qual ela logo se apaixona.

Tian Ching, o jovem morto, ofendido com o rumo dos acontecimentos trata de tornar pior suas investidas e faz acordos com demônios para conseguir o que quer, Li Lan desesperada para se livrar do fantasma recorre a seres míticos e viagens ao mundo dos mortos, porém ela não tinha ideia dos perigos que iria enfrentar e nem das intrigas que iria encontrar.

O problema com os mortos é que todos eles queriam que alguém os escutasse. Todo fantasma que encontrei tinha uma história prontinha para ser compartilhada. Talvez fosse solitário, no além. Ou talvez os que se arrastavam por tempo demais eram aqueles que não conseguiam se desprender.

O livro começa nos introduzindo a família de Pan Li Lan, uma família que outrora foi próspera, mas que caiu na miséria com a morte trágica da matriarca e a deformação do patriarca pela varíola, depressivo ele caiu no vício do ópio e aos poucos foi perdendo tudo o que possuía, até deixar a filha numa difícil situação financeira perante a sociedade, justo na época de casá-la.

Quando ela começa a ser assombrada somos jogados no mundo mitológico chinês e apresentados a mescla de culturas que é Malaia, uma cidade costeira chinesa que foi conquistada pelos portugueses e depois pelos ingleses, transformando a sociedade, seus costumes e miscigenando a população, só para depois vermos uma trama cheia de intrigas sociais, vinganças, amores proibidos, negociações com os juízes do Inferno, suborno fantasma e muitas entidades que andam entre nós sem que percebamos e uma dúvida cruel entre se render ao cara que quer acabar com todos que ela ama, ficar com o jovem que está apaixonado por ela ou quem sabe ela ainda tenha uma outra opção mais acertada porém bem mais perigosa?
"Se você não insistisse em usar esse chapéu idiota, não teria tantos problemas para se materializar aqui."
"É pura e simples proteção. Eu seria infinitamente mais reconhecível se não o usasse."
"Quem o reconheceria?"
Deu de ombros."Não tenho culpa por ter nascido com uma aparência tão extraordinária. Mas chega de falar de mim. O que aconteceu aqui?"

Este é um livro diferente de tudo que já li e extremamente encantador, a cada capítulo temos uma aula coberta de mistério, com uma bruma mitológica e uma pitada de romance que vai te deixando louca de curiosidade, as páginas voam e as referências culturais saltam aos nossos olhos, bem como as diferenças de nossas culturas e o choque de valores. É interessantíssimo ver como a mitologia se enrosca no cotidiano dos malaios e ver como apesar de ser diferente das mitologias que estamos acostumados - grega e egípcia - ainda sim não é tão diferente em seu cerne.

Para fãs de A Bússola de Ouro, A viagem de Chihiro, Meu amigo Totoro e um bom romance mitológico envolto de mistério e suspense esse é o livro certo, tão certo que eu indicaria esse livro para todo mundo que eu pudesse, afinal ele é maravilhoso e entrou para os meus favoritos. É uma leitura mais que recomendada e que te faz pirar um pouquinho ao fim dela e ficar com o gostinho de quero mais que te faz procurar imediatamente por outras obras da autora.

29 comentários:

  1. Oi, Agatha! Sou louca para ler esse livro desde que foi lançado. Eu gosto quando a cultura está tão presente numa trama, ainda mais quando se trata de uma que pouco conhecemos. Bom saber que gostou tanto, me deixa com mais vontade ainda!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu sou apaixonada por essa edição, mas infelizmente ainda não o li. Já li algumas resenhas sobre a obra, e assim como a sua, todas são muito positivas, o que me motiva ainda mais a querer adquirir um exemplar. Suas referências me deixaram ainda mais curiosa, sem contar que amo esse gênero. Espero ler em breve!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Agatha!

    Já estava babando nesse livro pela capa e, agora que sei melhor sobre o que se trata, estou mais louca ainda para ler! Costumo ser bem cagona com história de fantasma, mas como a história parece ir mais pro lado do romance e do suspense, acho que não vou sofrer tanto com a leitura (ou assim espero) :)

    Abraços,
    Elisa~
    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  4. Tem pouquíssimo tempo que descobri que o filme foi baseado em um livro e fiquei me perguntando, por baixo de que pedra andei. A arte gráfica desta joia está impecável e suas fotos me desejaram ter o livro nas mãos. Achei bem legal você recomendar para qualquer tipo de leitor porque até eu que não leio muita coisa neste gênero, fiquei encantada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei a história maravilhosa! Essa pitada de terror misturada com a cultura asiática deve ter sido maravilhosa! Sua resenha me deixou muito curiosa com a sua obra e acredito que vou dar uma lida para formar uma opinião.
    Beijos.
    htpp://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Agatha!
    Esse livro é realmente maravilhoso. A começar pela edição impecável e pelas ótimas referências e tradições asiáticas.
    Também achei muito bem escrito e envolvente. Sinceramente nunca tinha ouvido falar nessa tradição da noiva fantasma.
    Assim como você também indicaria para todo mundo!
    Excelente resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Confesso se visse esse livro numa livraria passaria despercebido por mim, porém, ao ler sua resenha fiquei suuuper animada! A premissa é muito boa e essas referencias culturais me fizeram desejar o livro agora.
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  8. Eu já li o livro e me apaixonei pela história da Li Lan. Amei conhecer mais da cultura malaia e o "inferno" deles.
    Mas o final foi um pouco fraco, na minha opinião.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Não li esse livro ainda e não é uma leitura que pretendo fazer no momento. depois de diversas resenhas positivas, eu tenho curiosidade com o livro maaaas não é bem meu estilo de Livro favorito então seria uma forma de sair da zona de conforto. Mas no momento não vou poder.
    Vamos para a resenha, parabéns!!! Muito bem escrita e retrata bem a obra e isso é ótimo!
    Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. desde que vi esse lançamento da DarkSide fiquei muito interessada em ler... amo mitologia e a mitologia oriental é rica e cheia de personagens e afins que não encontramos na ocidental... quanto ao costume, super bizarro, se eu estivesse no lugar da protagonista, acredito que recusaria, mesmo se minha familia sofresse com isso...

    essa mistura de religiosidade e cultura sempre me fascina...
    é um dos títulos DarkLove que certamente vou querer ter em meu acervo... fora que a edição é lindíssima...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Confesso que não conheço muito da mitologia chinesa (leia-se nada) e nem sabia do costume de se casar mulheres com homens mortos antes do lançamento desse livro. Lógico que eu comprei pela capa (que está linda por sinal) e fiquei intrigada com a sinopse. Quando estava lendo sua resenha, fiquei ainda mais animada para ler a obra, já que ela é bem diferente do que eu imaginava e fiquei curiosa sobre o final e se ela vai casar com alguém mesmo, rs. Quero conhecer a fundo a Li Lan, porque ela parece ser uma personagem feminina muito foda! <3

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Agatha

    Esse livro é muiiiiito interessante! É totalmente diferente de tudo o que eu já li. Essa história de se casar com um noivo morto é muito bizarra!
    Eu não conheço nada da mitologia chinesa, então imagino que seja uma leitura muito rica e diferente.
    Quero muito ler e só não fiz isso ainda pq sobra vontade de comprar livros, mas falta dinheiro! Hahahahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Sabe que eu já namorava a capa desse livro a bastante tempo, mas não sabia sobre o que se tratava?!
    Que louca essa história, se casar com um noivo morto, credo! hahaha
    Tô super interessada nesse livro, adorei saber que o livro é cheio de referências culturais, não conheço nada de mitologia chinesa, mas tenho muita curiosidade.
    Acho que essa é uma das premissas mais diferentes que já vi e sem dúvidas vou comprar esse livro (e passar a frente de outras leituras)!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Conheço o livro, mas é a primeira resenha que leio dele, nunca tinha parado para olhar direito esse livro e confesso que sua resenha me deixou be curiosa sobre esse livro, parece ser muito bom!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! Me apaixonei pela capa, mas ainda não sabia muito afundo sobre o livro. A premissa é muito interessante e uma história assim cheia de vertentes, com cultura, mitologia e um pouco de romance promete ser uma ótima leitura realmente e diferente também para mim. Vou anotar a dica, obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Eu naoc onhecia o livro, mas fico muito curioso... Espero conhecer me breve! :)

    A verdade e que gosto bastante de mitologia e romance... Adorei a premissa e quero mesmo ler o livro! :) Adoro misterio e suspense e fico contente que estejas interessada em ler mais!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu comprei esse livro, mas ainda não consegui ler. Como é uma edição da Darkside, sei que a diagramação está impecável, e como todos os livros que estou vendo deles, cada história parece ter sido escolhida a dedo. Uma melhor que a outra.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oiee Agatha ^^
    Eu acho a capa deste livro tão linda ♥ e, pelo o que deu para perceber, o interior também é lindo! Eu AMO "A viagem de Chihiro", e como você indicou o livro para quem curte o filme, acho que é perfeito para mim ♥ Também gosto muito de mitologia com uma pitada de romance, e mais ainda de conhecer novas culturas. Gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  19. Oii Agatha, tudo bem? Sua resenha ficou maravilhosa! Adorei saber sua opinião sobre esse livro! Ele não tinha me chamado muita atenção, sabe? Mas agora que li sobre a mitologia e diferença culturais envolvidas no enredo sinto que preciso ler. E espero gostar tanto quanto você!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá Agatha,
    Esse livro parece ter uma história extraordinária! Estou encantada com a premissa dele e espero ler muito em breve. Acho que a protagonista é bastante forte e determinada e vai atrás do que quer.
    Já que você disse que fãs de A Bússola de Ouro gostarão - e como eu amo essa série - acredito que vá curtir muito A Noiva Fantasma.
    Dica anotada e parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Agatha!
    Eu já li muitos comentários maravilhosos a respeito desse livro, mas infelizmente a premissa não me atraiu, mesmo você considerando ser um livro extremamente encantador e diferente de tudo o que você leu. A capa desse livro ficou maravilhosa e acredito que a edição da Darkside deve estar belíssima. Espero em algum momento mudar de ideia e conhecer um pouco mais desse livro e da mitologia chinesa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Este livro estava como desejado pela sua edição, agora fiquei querendo mais ainda ler! Até porque, alem de uma capa bonita apresenta uma história bem construída, com um tom sombrio e misterioso, gosto de autores que inserem o leitor de pouco em pouco na história, assim conhecemos mais sobre o universo e ao mesmo tempo acompanhamos o romance, sua resenha me fez colocar como próxima compra, espero colocar também como favorito e me encantar tanto quanto você se encantou com a história

    ResponderExcluir
  23. hi baby, tudo bem? já conhecia esse livro, acho a capa linda e intrigante, a sinopse dele então mais ainda... só de saber que essa tradição já fez parte da cultura asiática chega a dar medo, já como premissa de um livro é bem interessante kkk definitivamente não estou acostumada com esse tipo de leitura, acho que ninguém está pois é algo muito diferente mas quero muito ler! há e também quero assistir os filmes citados, tirando A Bússola de ouro pois eu já assisti ;)adorei a resenha amore

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oiiii Agatha!!
    Esse livro me prendeu deis da primeira pagina até a ultima, depois do lançamento eu só ouvia coisas boas do livro e mesmo assim eu estava receosa em ler, fiquei um bom tempo no chove e não molha, até que tomei a decisão e fui com as expectativas bem baixas, eu já sabia de varias dessas lendas e costumes da antiguidade (sou meio viciada em todos os tipos de mitologia rs) e quando comecei a ler o livro que transportou, achei o maximo... e que final em! eu nunca imaginaria que aconteceria aquilo no final, quero dizer, passei o livro todo com uma certeza e chegou o final e buhh um tapa na minha cara kkk amei e me derreti, achei que a escolha da Li foi muito bem feita rs
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Desde que vida esse livro pela primeira vez já o quis, porque tinha lido algo sobre essa coisa de noiva fantasma e achado muito curioso, então tive oportunidade de ler o livro e me deliciei kkkk Bom, essa é realmente uma historia bem diferente, envolta em mistérios, o que torna a história bem envolvente. Enfim, também amei essa leitura e recomendo para todos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Oi Agatha, tudo bem?
    Apesar de eu não ser muito fã de mitologia, eu daria com certeza uma chance a esse livro, ele parece ser encantador de um modo diferente. Chamou bastante minha atenção, ainda mais com você elogiando tanto ele. Espero ter uma oportunidade de conferir ele uma hora dessas, espero gostar tanto quanto você gostou!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bom?
    Eu já tava louca por esse livro mesmo sem ter a mínima idéia sobre o que se trata. A capa é maravilhosa, como já é de praxe da Darkside.
    Puxa, que resenha completa! Fiquei imaginando em como a Li Lan se sentiu, entre um noivo fantasma e seu verdadeiro amor. Deve ter sido muito confuso pra ela, fiquei muito curiosa para saber como tudo acabou se desenrolando e sobre como funciona esse tipo de matrimônio.Juntando tudo isso com mitologia, deve ter ficado ainda melhor.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  28. Agatha lindona eu comprei um livro da editora e me apaixonei pela capa e com todo cuidado da Editora em levar um livro lindo aos leitores, acredito que Noiva Fantasma siga o mesmo padrão e por conta disso já quero o livro, adorei a premissa do livro e o fato de trazer uma cultura diferente, estou bem curiosa com esse enredo e sua resenha me encantou. Não vejo a hora de ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Desde que vi esse livro fiquei curiosa para saber do que se tratava a história até pesquisar sobre esse mito de noivas fantasmas eu fiz. Sabendo dessa crença do povo chinês fiquei mais curiosa ainda para ler o livro. Acho que sua resenha foi a mais completa que já li. Não sabei que seria tão bom e misturado com domínios e outros seres sobrenaturais. Agora tenho certeza de que vou amar a história. Já vai para minha lista de desejados.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir