05 julho 2016

Resenha - Apenas Respire





Isabela Alencar é uma mulher jovem, independente e apaixonada por música. Na adolescência, seu irmão mais velho lhe apresentou às bandas de heavy metal. Após conhecer a banda Dawn Sunless e ser capturada pelo som da guitarra, decidiu estudar o instrumento.
Já adulta, morando no Rio de Janeiro e trabalhando na Assessoria Jurídica da Marinha, vê sua vida ser marcada por uma tragédia. Decide, então, largar a carreira jurídica e dedicar-se à docência numa faculdade de música do Rio.
A partir daí, sempre apoiada pelos amigos Mila e Frederico, Isabela verá sua vida mudar completamente, com a aceitação da Dawn Sunless para sua pesquisa de doutorado. Ela embarca para Nova Iorque para passar três meses no estúdio com a banda. Chegando lá, conhece pessoalmente seu ídolo, o guitarrista Luc Bellucce. Com sinais sutis, tem início um despertar de sentimentos provocados por sensações intensas. Uma paixão que ela jamais pensou em viver novamente.

Livro: Apenas Respire
341 páginas || Skoob || Autora Parceira: Rossana Cantarelli || OndeComprar








- Meus Pensamentos -

Com uma mistura de emoções Rossana Cantarelli Almeida nos conduz a um romance maduro e nada clichê, com reviravoltas surpreendentes.


"Eu precisava achar um jeito de eternizar você."


Em Apenas Respire somos apresentado a história de Isabela Alencar, uma mulher experiente de 31 anos, que foi Assessora Jurídica da Marinha e após uma perda trágica, nossa protagonista que sempre foi apaixonada por música resolve seguir seu sonho e se tornar professora universitária de música, além de produtora musical.

Durante sua adolescência foi apresentada a algumas bandas de heavy metal por seu irmão, e logo virou fã da banda Dawn Sunless e do guitarrista Luc Bellucce. E é com essa mesma banda que ela acaba conseguindo um contrato para estudar e acompanhá-los no estúdio em Nova Iorque para sua pesquisa de doutorado.

A trama vai desenrolando e ganhando forma conforme Isabela convive com os músicos da Dawn Sunless no estúdio, colhendo material para sua tese e fazendo amizade, os conhecendo melhor e criando um vínculo forte com o reservado Bellucce, seu ídolo, o guitarrista que a inspira.

Se apaixonar nessa viagem não estava em sua lista de coisas a fazer, mas Isabela logo decide que isso pode ser bom já que faz tempo que sua vida tem se resumido apenas a trabalho e estudo, afinal, ela merece ser amada e amar novamente depois de tudo que passou.

Isabela é uma personagem ótima, inteligente, determinada, autêntica, forte, de personalidade, sem aquelas típicas inseguranças que encontramos em protagonistas de livros de romance.

Confesso que em muitos momentos ela me irritou, eu não gostei da maneira como ela escolheu seguir em determinadas cenas, embora entendesse seus motivos, e em outras queria poder balança-la e dizer: “Já tá feio, para com isso!” Porém, com todas as falhas e erros cometidos pela nossa mocinha, isso a deixou muito humana pra mim e me fez refletir sobre suas escolhas, eu concordando ou não com ela.

Ela é o tipo de personagem normal e ainda original, e apesar de ser uma figura dramática dentro da ficção, poderia ser facilmente trazida para realidade.

Temos personagens secundários maravilhosos nessa história que vão conquistar muitos leitores. Bellucce, o interesse amoroso de Isabela, ele não me conquistou logo de cara, demorei a me conectar com ele, acho até que foi devido a algumas falhas na criação de sua personalidade, mas que no fim acabou me conquistando, porque a autora deixou certas coisas para o final relacionadas a ele que me deixaram muito feliz. E a forma como ele ama Isabela é tão verdadeira e bonita que eu consegui sentir isso na leitura, tudo foi muito bem descrito e não há dúvida dos sentimentos dele por ela.

Frederico e Mila são os melhores amigos de Isabela e aparecem bastante durante a história, são cativantes e engraçados, amigos para todas as horas, e apesar de terem dado alguns conselhos a ela que me fizeram questionar que tipo de amigos eles eram, sei que só queriam que Isabela fosse feliz e aproveitasse mais a vida, eles foram sinceros e verdadeiros, estavam ali para consolar e abraçá-la nos momentos ruins e também para puxar a orelha dela quando foi preciso.

E não posso deixar de dizer que tenho um personagem secundário favorito... Mas não vou dizer o nome, pois ele é uma peça fundamental na história e uma surpresa linda. Eu poderia escrever uma resenha inteira apenas de elogios a esse personagem que trouxe vários momentos apaixonantes muito apreciados por mim, ele me fez suspirar de amores de tão lindo e por ser tão absurdamente perfeito.


Gostei da escrita da autora, é fácil e fluida, entretanto um ponto a destacar sobre o que mais me incomodou quanto a isso foi às passagens um pouco corridas, algumas cenas mereciam ser mais aprofundadas e detalhadas. Os acontecimentos são narrados em primeira pessoa através do ponto de vista de Isabela.

Quanto a diagramação, está simples e confortável para a leitura, as páginas são brancas, a fonte e o espaçamento são bons também e não encontrei erros de revisão, apenas alguns erros de impressão no começo do livro. Sobre a capa, embora seja simples, eu amei, as cores e os tons usados chamaram minha atenção e isso também combinou muito bem com a história que nos é apresentada.

A trama em geral é sensacional, gostei mais do que achei que fosse gostar quando comecei a ler. Gosto de livros que me fazem refletir sobre a temática abordada e que me surpreendam de alguma forma e esse livro fez isso comigo mais de uma vez. Quero citar também que a autora trás muitas músicas durante todo o livro para o leitor entrar no clima da trama, e para quem gosta de livros com playlist como eu vai amar esse detalhe. Essa obra é recheada de músicas.


Apenas Respire não é perfeito, ainda assim é um livro maravilhoso e sensual, com personagens excelentes, trás um tema delicado que a autora aborda com delicadeza e uma história que vai mexer muito com quem ler (eu tive uma mistura louca de sentimentos), é o tipo de livro que faz a gente sentir um misto de emoções e pensar nas escolhas e consequências que cada uma irá trazer.

Isabela tinha uma vida estruturada e tranquila, mas acaba viajando numa montanha-russa de emoções após fazer escolhas tanto erradas quanto certas e nós embarcamos junto com ela nesses altos e baixos da vida rumo às segundas chances, ao amadurecimento, a reinventar a si mesma, as descobertas, ao amor real, a paixão e as escolhas que mudam a vida para sempre.

“Como é engraçado se apaixonar. A vida é calma, tranquila, responsável e, de uma hora para a outra, agita-se, perde-se a cabeça. Tudo que a gente constrói no período de calmaria desmorona. E você pensa: como era mesmo antes? Como pude viver sem ele? Como vou viver sem ele?”

Então, se você quiser se surpreender como eu, indico essa leitura, se quiser um romance diferente com reviravoltas de cair o queixo, leia esse livro, se estiver atrás do não clichê, com certeza esta é a história certa para você. E para aqueles que ainda estiverem indecisos sobre o que quer, recomendo de qualquer jeito, pois é um livro que merece atenção por seu conteúdo, vale a pena conhecê-lo!


Resenha postada pela Colaboradora Monique do Carmo ( Não faz mais parte da Equipe )

22 comentários:

  1. Oi Monique,
    Que capa linda. Imagino mesmo que o leitor pode se surpreender bastante com essa narrativa. E é claro que sua resenha me deixou muito empolgada para conferir. Não sei como ainda não tinha ouvido falar da obra, ainda mais porque possui elementos que chamam muito a minha atenção. Obrigada pela dica.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Nike e Sil,
    a resenha ficou ótima.
    Dá mais vontade de ler o livro hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não conhecia o livro, mas a estória me pareceu muito divertida e emocionante, já que a protagonista terá de lidar com uma banda de rock de quem ela é fã. Achei a capa simples e bonita. Imagino que se eu estivesse lendo o livro eu passaria muita raiva com as decisões errada da personagem, mas se ela me cativasse não poderia deixar de gostar dela. Sempre acontece isso com várias personagens que eu gosto kkk
    Gostaria muito de ler o livro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  4. Embora eu valorize os clichês, é sempre bom ter uma indicação de "não clichê", e acho que quero ler este livro pra ontem, principalmente depois de você deixar claro que o romance é surpreendente. Acho que estou no momento certo para este livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi,
      sou do Rio Grande do Sul, de Santa Maria, e gremista!
      Acho que vai gostar do livro. É um romance mais "maduro" como as meninas falam, hehe.
      beijos

      Excluir
  5. Oi, Monique, tudo bem?
    Que livro lindo! Parece, pelo menos. Quando vi que era romance e que a mocinha sofria algo traumatizante no início, pensei "ih, mais um". Mas, com sua resenha, acabei me surpreendendo, pois esse livro não parece mesmo ser mais um. A insegurança das mocinhas de outros livros era uma das coisas que mais me irritava, mas saber que a Isabela não tem isso e é independente, inteligente, forte e autêntica já me conquistou completamente. AMO personagens assim. Além disso, valorizo autores que dão espaço para personagens secundários também, pois isso faz com que o livro não seja maçante e também dá espaço para spin-offs hehe
    Beijões!

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique
    Não conhecia esse livro, mas adorei o título e a capa.
    Confesso que ao ler sua resenha, não encontrei muitos elementos que chamassem atenção, mas saber que há reviravoltas e é um romance diferente despertou minha curiosidade. Anotei a dica para ler quando puder.
    Ótima resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por romances, uma grande amante do gênero, mas mesmo amando confesso que as vezes me canso de tanta história repetitiva e personagens fracos. Fiquei imensamente feliz ao ler a resenha, percebi que é uma história diferente com uma personagem independente, real, sem fazer nada diferente da realidade. O que parece que pode me incomodar são as cenas corridas, que eu acho muito decepcionantes e deixam o leitor querendo mais, mesmo assim coloquei como desejado, quero conhecer a escrita da autora

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu já tinha visto esse livro em alguns instagrans que eu sigo, mas não tinha visto a sua sinopse, apenas a capa, por si o não sabia o que me esperava ao terminar dessa resenha. Então agora eu concluo que parece ser uma obra bem legalzinha de ler, pois gosto muito de livros nesse estilo. Achei a capa super legal, espero poder concerto mais essa protagonista que já gostei de cara rsrs. Amei as suas ressalvas. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oi Monique, tudo bem?
    Admito que nunca li livros com a temática música, e creio que já está mais do que na hora de eu conhecer essa obra por conta disso! Tenho a sensação que no decorrer da leitura irei me sentir uma fangirl completa, já que a protagonista tem a chance de acompanhá-los e estudá-los e para mim é impossível não imaginar algo assim acontecendo comigo também, afinal, quem nunca já foi apegado a sua banda favorita, certo?
    Você disse que a personalidade dela não te cativou, mas que ainda assim, observando os erros dela você pôde perceber que ela só estava sendo humana e isso é muito legal. Enfim, adorei a sua resenha!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Gente, confesso que estou babando nessa capa, é uma das mais lindas que eu já vi e estou apaixonada! Não conhecia a obra e preciso dizer que meu primeiro contato e minhas primeiras impressões não poderiam ser melhores. Eu acredito que assim como você terei momento que irei querer sacudi-la e dizer: para que tá feio, mas ao mesmo tempo gosto quando os personagens tem falhas e erram porque os deixam com o aspecto humano onde todos somos imperfeitos e cometemos erros. E convenhamos, quem não gosta de um bom romance certo? Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre o livro e sua história, acompanhar esse romance na banda e descobrir quem é o seu personagem secundário favorito, será que acerto? Já está mais do que adicionado ao meu quero ler <3
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. oi!!

    Gosto muito de livros que envolvem a temática musica e em relação a passagens corridas infelizmente esse é um deslize de muitas autoras. Outra coisa que achei interessante foi um livro abordar a vida acadêmica da protagonista, poxa ela ta fazendo doutorado, uau! A capa também um ingrediente que me chamou atenção, embora não conheça a obra ou a autora fiquei muito curiosa. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu não conhecia o livro e achei bem legal o fato dele não ser clichê e ter uma protagonista forte, autêntica, madura e segura o oposto do que normalmente nos deparamos com livros desse gênero. Gostei do fato do livro reunir uma playlist, acho que elas deixam a leitura mais gostosa e leve. Outro fato interessante é que os amigos são bem presentes no livro, apesar de você ter questionado em relação a um dos conselhos que eles oferecem a Isabela, mas ainda assim conseguiu compreender que eles só desejavam o bem dela. Parece realmente ser um ótimo livro, sua resenha me conquistou ao dizer que ele está longe de ser clichê. Fiquei bem curiosa para saber quais foram as reviravoltas do livro. A capa está incrível, a achei linda. Vou anotar a dica aqui.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  13. Olá Monique,
    Gosto de romances clichês e não clichês, acho que tenho um momento específico para ler cada um deles. Me agradou muito saber que o romance é maduro e que os personagens são excelentes.
    Todos os livros, por mais perfeitos que demonstramos que eles são, possuem alguma coisa que poderia melhorar, ser lapidada.
    Anotei essa dica, pois acho que vou apreciar muito a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olha, no que eu comecei a ler a sua resenha, já gostei da personagem Isabela, pela capacidade que ela teve de dar uma virada em sua vida, ao abrir mão da carreira de assessora jurídica da Marinha para seguir a sua vocação musical. Também achei ótimo que ela não tenha as inseguranças típicas de outras personagens de romances, pois isso, por vezes, é meio irritante. Fiquei encantada pela premissa da obra, creio que deva ser uma leitura ótima, e ainda foge do clichê. Adorei! E a capa é belíssima!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar deste livro e ate fiquei curioso... :) Contudo, nao parece fazer muito o meu genero literario, por ser um romance mais quente e sensual... :)

    Bem, fico contente que nao seja cliche (porque nao gosto nada mesmo disso!!) e que esteja repleto de reviravoltas, ja que amo quando isso acontece e me deixa boquiaberto!! :)

    Btw, adorei a foto!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Olá! Apesar de não ser muito o meu tipo de leitura, gostei bastante da premissa e da resenha. Pela sinopse imaginei que fosse um livro "piegas", mas vi que não é afdshja. Amo livros que parecem ser, mas não são. Imagino que me surpreenderia muito com esse livro à cada reviravolta. Amei a capa e as fotos que acompanham a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Estou em dúvida em relação a este livro, pois ele não faz muito o meu estilo, os pontos negativos me incomodam um pouco, mas a forma como você expôs os lados positivos me deixaram curiosa e com vontade de conhecer melhor estes personagens e suas histórias. E agora, o que eu faço? hehehe

    ResponderExcluir
  18. Oi Monique, eu gostei do livro apresentar uma uma personagem madura como protagonista e ao mesmo tempo fiquei com o pé atrás em relação aos pontos negativos que você apontou na resenha. Por isso não me empolguei em relação a essa leitura e acredito que seria um livro que eu deixaria passar por hora. Curti muito a sua resenha, esclarecedora.

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu sou a pessoa menos apegada do mundo a romances românticos. Eu queria ser essa pessoa que vive o romance junto da personagem, mas, pra mim ia ser mais da metade do livro naquela do "Para que já tá feio" kkkkk. Acho que a história não me cativaria apesar de ter amado a sua resenha e o que ela conta. Então passo o livro. Beeeeijos

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que sou apaixonada em livros que envolvam músicos rsrs. Mas essa é a primeira vez que vejo um livro com a protagonista mais "madura", normalmente elas são adolescentes. Mas eu adorei a premissa da historia, e apesar de não ter simpatizado muito com a personagem, com certeza o irei colocar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  21. Olá =) Amei a capa e a sinopse. O livro me despertou interesse. Adorei o fato da personagem já ter 31 anos e decidir correr atrás do seu sonho. Gostei bastante da sua resenha. Beijos' www.sejaamavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir