23 novembro 2015

Resenha - Tão Insano Quanto Você




Darren, personagem principal, é um garoto de 15 anos que tenta lidar com os dilemas diários de um adolescente - pais separados, a mãe que está praticamente sempre viajando, o melhor amigo vivendo longe, o irmão morando fora de casa devido à faculdade, problemas com sua auto-imagem e dúvidas de como se relacionar com o sexo oposto. O garoto nem chegou a imaginar que mais um aspecto, para ele muito relevante, entraria nessa lista. Quando o pai de Darren aparece em sua cozinha, em uma manhã qualquer, comendo donut de chocolate, mal sabia o menino que nos próximos segundos a revelação que deixaria seu mundo ainda mais de cabeça para baixo chegaria. A linguagem direta e sem rodeios e os detalhes das listas fazem das 654 páginas do livro algo único e diferente de tudo já visto em um enredo que relata o drama adolescente. “Não há a menor dúvida sobre a originalidade incrível deste autor”, afirmou em sua critica o jornal The New York Times.


Livro: Tão Insano Quanto Você
650 páginas || Skoob || Cortesia: V&R || Onde Comprar










Darren Jacobs é um adolescente de quinze anos como qualquer outro, ou ele pensava que era. Seus pais são divorciados e ele nunca entendeu o real motivo, já que sempre mostravam ser uma família feliz. Ele mora com a mãe que passa a maior parte do tempo viajando por causa do trabalho, Nate seu irmão mais velho e único amigo e companheiro foi para a faculdade. Tudo ocorria bem, até que um certo dia o seu pai chega com uma revelação que vai virar o mundo de Darren de cabeça para baixo, e além de ter que lidar com essa situação, Darren está apaixonado por Zoey, uma garota que foge totalmente dos padrões e desaparece sem dar nenhuma explicação.

No dia em que o pai lhe contou esse segredo, era para os dois viajarem juntos até a faculdade do Nate para fazer uma visita, mas Darren se sente confuso e acaba quebrando as regras e resolve ir sozinho, até que no caminho ele se depara com Zoey e juntos eles fazem muitas descobertas, até que ela some sem nenhum motivo. Darren se sente perdido e sem chão, com isso ele tenta levar sua vida normal, porém ele mal sabe que muitas surpresas virão pela frente.

"Nós precisamos levar mais em conta a compaixão quando discutimos as virtudes. Ouvimos falar o tempo todo de coragem, honra e determinação, mas damos atenção demais a essas coisas, se você quer saber. Às vezes parece que compaixão faz parte de uma lista de espécies em extinção."

Tão Insano Quanto Você vai contar a história de Darren, mas de um jeito totalmente diferente e criativo. O livro é todo escrito em listas, o que facilita a leitura e as 650 páginas passam tão rápido que nem é capaz de perceber. Além de mostrar toda uma criatividade da parte do autor e tornar a vida de Darren muito mais interessante.

Os personagens foram muito bem criados, todos com uma personalidade muito forte. Darren sempre foi o excluído da escola e nunca deu trabalho aos pais, até que ele começa a se rebelar e eu entendi perfeitamente os seus motivos, mas ele acaba aprendendo muita coisa nessa fase da vida. Nate é o irmão mais parceiro e companheiro que tem, apesar de ser mais velho ele interage e conversa com Darren, dá conselhos e mesmo estando longe, ele tenta estar perto sempre que pode. O pai e a mãe deles tem personalidades totalmente diferentes e isso fica claro logo no começo do livro com a revelação, mas independente disso, os dois tentam estar presentes e mesmo divorciados mantém uma relação agradável. Zoey é o tipo de garota que está escrito na testa "fique longe!", talvez por isso Darren tenha sentido algo diferente por ela.



O livro contém uma história de vida singela e delicada, tudo o que Darren passa é fácil de imaginar acontecendo com qualquer pessoa real, então por isso eu tive a impressão de um filme estar passando pela minha cabeça enquanto lia. No livro tem cenas emocionantes que são capazes de arrancar lágrimas do leitor, como também tem cenas bem humoradas capazes de arrancar risadas. É uma leitura gostosa e rápida de fazer, perfeito para quem está em uma ressaca literária e não vê jeito de sair. Dê uma chance a Tão Insano Quanto Você e se surpreenda com o que pode encontrar dentro dessas páginas.

24 comentários:

  1. Puxa vida que segredo foi esse que transformou a cabeça do menino?!
    Realmente passar pela adolescência não é fácil! A minha já foi difícil sem segredos.
    Mas VC me deixou muito curiosa para saber qual seria esse segredo. Fez uma excelente resenha sem spoilers!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Que livro diferente, a idéa do autor de escrever o livro em lista realmente chama muito a atenção, por que a história em si, pais separados, interesse amoroso problemático, jornada para encontrar algo ou alguma coisa/lugar é clássico.
    Também preciso dizer que fiquei super curiosa quanto ao segredo do pai dele.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa bem diferente esse livro heim?
    O segredo cheguei a ficar curiosa. Mas estou tão atrasada nas minhas leituras que deixarei essa dica passar, mas adorei a resenha, está de parabéns.

    Beijos.
    Kah Fernandes
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OIeee. Em primeiro lugar ter um livro escrito em listas não sei se chamaria a minha atenção. Eu gosto daquela coisa inteira sabe, mas talvez eu lesse as primeiras páginas para ver como seria, já que você fala tanto das emoções do personagem e isto poderia ajudar muito. E olha que o livro é realmente longo, mas em listas não parece ser muito cansativo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kétrin!
    Eu não conhecia este livro e achei bem interessante o formato em que ele foi escrito. Não consigo imaginar uma história sendo contada através de listas. Imagino o quão criativo e habilidoso o autor tem de ser! É mais impressionante ainda que ele consiga arrancar lágrimas e sorrisos do leitor. Hoje em dia isso está cada vez mais raro de se encontrar em um livro - infelizmente.
    Eu com certeza daria uma chance a esse título que não conhecia!
    Beijos
    Gabrielle
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ketrin lindona gostei da forma como é o livro é apresentado em listas, não li nada assim e acredito que deva fluir muito bem. A premissa em si me deixou curiosa com essa revelação do pai, mas ao mesmo tempo por se tratar de um livro de adolescentes fico com receio de imaturidades em excesso. Dica anotada para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Kétrin!
    Menina, vou confessar que essa forma de contar a história através de listas não me chamou a atenção. Eu acredito que vou acabar me perdendo no meio da história, ou vou transformar a leitura em algo mecânico, sem sentir algo.
    Achei muito interessante a trama, e estou curiosa quando ao segredo que é revelado ao jovem Darren. Mas vou deixar a leitura para outra hora.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Kétrin, tudo bem??
    Achei o enredo do livro bem interessante... o titulo é bem instigante... fiquei curiosa pela história... fiquei imaginando sobre a lista... e como isso pode ter sido desenvolvido. Por ser um livro juvenil acredito que eu vá gostar da leitura, mas ela não será feito no momento... porque estou hiper lotada de leitura, mas quando eu tiver uma oportunidade com toda a certeza... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kétrin!
    Ainda não conhecia o livro, e confesso que fiquei bem curiosa para descobrir esse segredo. Adoro livros infantojuvenis, sendo assim é óbvio que irei colocá-lo na minha lista de leitura, mesmo ela estando quilomêtrica. rsrsrs
    Outra coisa que me chamou bastante a atenção é o fato do livro ser todo escrito em listas, isso é bem diferente, acredito que o autor quis dar uma inovada, já que o mote que o livro traz é um pouco batido.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu já tinha visto o livro Tão Insano Quanto Você logo quando foi lançado e já fiquei curiosa. Mas eu não sabia direito do que se tratava e não vi nenhuma resenha sobre ele. E adorei a sua resenha, cheia de mistérios que me deixam com mais vontade ainda de saber o que o pai contou a ele, porque Zoey some tanto e todo o mais. E sim, estou numa baita ressaca literária e preciso de livros que me ajudem! Adorei a indicação.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas a história me pareceu ser emocionante e bem intensa. Passar por tantos problemas e ainda descobrir um segredo não deve ser fácil.
    Achei a capa do livro bem criativa.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da resenha! Eu ainda não conhecia o livro, porém gostei muito da premissa e da sua opinião. Acredito que esse é exatamente o tipo de livro que eu gosto, e estou muito curiosa para saber a revelação que o pai dele faz. Com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Eu AMO livros com essa temática mais leve assim sabe? Achei o titulo bem curioso, uma vez que ele nos instiga a querer ler em conhecer a história. O enredo também, pelo relatado aqui, foi bem descrito, o que é ótimo!
    Não compraria a obra, mas se ganhasse eu leria com toda certeza :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee.

    Nossa, que livro grande! Não sou muito fã de livros enormes assim, mas pelo que percebe é algo de leitura facil e bem leve. Bom, primeira resenhas que vejo a respeito e confesso que a narrativa não me despertou o real interesse que preciso para pegar um livro e lê-lo.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro, mas, poxa, não sabia que tinha 650 páginas! Uau! A narrativa é bem diferente, né? Já li livros em que a história era contada por cartas, e-mails, mas nunca por listas. Estou curiosa para saber como é. Ver que você gostou e que os personagens foram bem desenvolvidos me deixou ainda mais animada para ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Kétrin.
    Eu ainda não conhecia esse livro. Comecei a ler a sinopse e já pensei, nossa mais um livro de adolescente, acho que não vou gostar. Mas dai lendo a resenha, fiquei muito interessada em saber que segredo foi esse que causou essa reviravolta. Mas dai quando você falou que era todo de listas, eu definitivamente perdi o interesse. Eu li um livro esses dais que tinha listas apenas no começo dos capítulos e já estava cheia disso no fim do livro. imagine uma história inteira assim então hehe.

    ResponderExcluir
  17. Oiie Keétrin,

    Que livro mais lindo é essa? Adorei a capa. Gostei da premissa, ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas adorei a história. Queria saber qual é o segredo kkk curiosa. Assim que a minha lista de livros diminuir, vou tentar compra-lo para ler. Adorei.

    Beijos
    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  18. Que amor esse livro!
    Adorei a resenha e acho que é o tipo de livro que eu gosto! Ainda não tinha lido nada sobre ele...
    Adoro personagens com esse toque de realidade.
    E gostei da forma diferente da escrita, em listas.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii,
    Que livro bacana. E essa capa é bem bonita e bem clean, gostei!! A história é bem bacana também e me parece muito emocionante. Fiquei curiosa para ler e saber o tal segredo que a vida de Darren e também como tudo acabará. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi!

    O formato do livro é super diferente, deve ser uma delícia sair da zona de conforto e ler um livro escrito em listas. A história me lembrou um pouco Cidades de Papel, mas parece ser interessante. Adoro esses romances/dramas adolescentes!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Acho que entendi o nome desse livro, aconteceu tanta coisa em um dia que a vida dele ficou tão insana quanto alguém, porque caramba, tudo isso em um dia é para uma pessoa pirar haha. Estou tentado imaginar como é um livro escrito em listas, acho que terei que ler para descobrir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Linda!
    Vi esse livro no face da Sil e fiquei apaixonada pela capa!
    Não conhecia o livro, mas achei o máximo ser escrito em listas. Coisa diferente né? Acho que nunca vi. Fiquei impressionada em saber que são 650 páginas.
    Gostei muito de Darren, parece ser um daqueles personagens bem cativantes.
    Acho que vou me encontrar nesse livro sim.
    Já foi para a listinha de desejados.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Oi Kétrin! Quando olho pra grossura do livro, dá até um susto! Kkkkk... Mas vendo como é a narrativa da história, eu fiquei muito curiosa pra ler! Muito criativo da parte do autor. O enredo é bem legal e está dentro dos tipos de histórias que eu goste de ler.
    Eu amo capas e achei essa simples e bonita.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Kétrin, sua linda, tudo bem
    Para tudo: qual é o segredo, risos... Isso não se faz, você me deixou super curiosa. Porque o pai queria ir junto, porque tinham que visitar o irmão. Porque ele foi sozinho. Porque essa menina desapareceu. Eu gostei do título desse livro, e pelo o que contou, de sentir como se fosse um filme passando, prova que o livro traz verdade para o leitor. Dica mais do que anotada!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir