17 junho 2015

Resenha - Ruína e Ascensão




A capital caiu.O Darkling comanda Ravka em seu trono das sombras. Agora o destino da nação depende de uma Conjuradora do Sol arruinada, de um rastreador desonrado e dos cacos do que antes fora um grande exército mágico.No fundo de uma antiga rede de túneis e cavernas, uma fraca Alina deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e daqueles que a veneram como uma Santa. Porém, sua mente está na busca pelo misterioso pássaro de fogo e na esperança de que um príncipe foragido ainda esteja vivo.Alina deverá formar novas alianças e deixar de lado velhas rivalidades, enquanto ela e Maly buscam pelo último dos amplificadores de Morozova. Mas assim que começa a elucidar os segredos do Darkling, ela descobre um passado que mudará para sempre seu entendimento sobre a ligação que os une e o poder que ela carrega. O pássaro de fogo é a única coisa que está entre Ravka e a destruição — e reivindicá-lo pode custar a Alina o futuro pelo qual ela tem lutado.


   Livro: Ruína e Ascensão
344 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Gutenberg || OndeComprar ||








Antes de mais nada, quero lhes dar um aviso. Para aqueles que não leram nenhum dos volumes, saiba que este é o terceiro e último livro da trilogia, assim caso você siga leitura - que eu recomendo expressamente a não fazer - acabará conhecendo informações que são grandes
spoilers dos primeiros livros, o que vai ser bem chato, mas não se desanimem e nunca mais olhem para essa capa, vá até a resenha do primeiro livro, Sombra e Ossos, e a leia, vale a pena, essa trilogia é encantadora demais, meu coração já está com cada um dos personagens, se dê essa experiência fantástica sim? Já para aqueles que leram um ou os dois volumes anteriores eu digo "Meu Deus, você está esperando o que para terminar a trilogias?! Venha que esse final é perfeito!"

Era estúpido. Era perigoso. Mas Ana Kuya costumava me dizer que a esperança era sorrateira como a água. De alguma forma, ela sempre encontrava uma maneira de entrar.

Alina está mal, a recuperação de sua última luta com o Darkling ainda não aconteceu, seu corpo está frágil, seu poder adormecido e seus pensamentos um caos. Ela precisa de ar puro, ela precisa de luz do sol, ela precisa poder se mexer, fazer algo para que ela saiba que está fazendo o possível, mas o Apparat não a deixa sozinha, ela e seus Grishas são prisioneiros dentro da Catedral Branca, ela fingindo ser uma santa, uma santa para centenas que nem mesmo podia conjurar uma fagulha de luz.


Porem agora ela consegue manipular outra coisa, quando seus dedos se mexem, sombras correm as paredes, um requisito do poder do Darkling, mais uma ligação entre ambos. Ela só quer ir atrás do pássaro de fogo e conseguir o terceiro amplificador, para enfim poder acabar com a vida do Darkling e fazê-lo pagar por tudo aquilo que ele tirou dela e por todos que ele matou no meio do caminho de sua vida odiosamente longa. Mas para que isso aconteça, ela terá que achar uma maneira de falar com Maly, reunir seus Grishas e conseguir apoio de pessoas que estão dispostas a morrer por ela, e não pelo Apparat, mas será que ela tem forças para isso? Será que ela tem forças para comandar?


"Você não é o que eu esperava", ele admitiu.
"Não exatamente a Santa que queria?"
"Uma Santa pior", disse ele.
"Mas talvez uma rainha melhor. Eu rezarei por você, Alina Starkov."

Sim, ela conseguirá pois o que está em jogo é mais do que sua vida, é mais do que o destino de seus amigos, é toda Ravka o prêmio, e nas mãos do Darkling todos acabaram mortos. Mas assim que sua jornada se inicia e Alina começa a entender o preço que ela terá que pagar para ter os poderes sobre os três amplificadores e sua real ligação com o Darkling tudo começa a mudar, salvar Ravka pode lhe custar tudo e ela teme o que isso pode significar.

"Nunca se sabe", disse Nikolai
"Eu estive ocupado.
Talvez ainda tenha algumas surpresas guardadas para o Darkling."
"Por favor, me diga que planeja se vestir de volta e pular de dentro de um bolo."


Seguindo o mesmo estilo de narração dos dois primeiros livros, Leigh Bardugo fez um ótimo trabalho nesse último livro - vamos ser sinceros? Ela fez isso em todos. -, normalmente as coisas sempre ficam mais pesadas e o clima extremamente tenso num ultimo volume onde o final feliz depende dos personagens, onde o "Tudo ou nada" está valendo, mas como podem ver na citação acima, por mais que tudo esteja ruindo e eles estejam preocupados, os personagens não se deixam tomar e sempre que possível te surpreendem com cenas para lá de leves e encantadoras e fofas, que você não esperaria encontrar ou mesmo ver tão perfeitamente encaixadas na trama, não foram forçadas, tudo é muito natural nesse livro, tudo é muito espontâneo.

Quando comecei o livro, o comecei cheia de preocupações, foram muitas baixas depois do último ataque do Darkling e os poucos que sobraram estavam em choque, principalmente Alina que quase morreu, como se não bastasse seus ossos estarem quebrados, sua pele seca e seu cabelo branco, ela ainda parece ter conseguido mais algo que a liga ao Darkling, que também é uma parte dela, uma parte que a assusta muito, não se importa nenhum pouco com isso, ainda quer a aprovação dela, ainda quer estar ao seu lado, mas ela sabe que não se pode deixar levar, ela sabe que ele tem esse efeito nas pessoas.

Parecia que as estrelas estavam juntas umas das outras, quando na verdade havia milhões de quilômetros de distância as separando. No fim, talvez o amor apenas significasse ansiar por alguém incrivelmente brilhante para sempre fora do alcance.

E Maly está sempre ali para lembrá-la do que é amar de verdade alguém, para ajudá-la, do mesmo modo como Nikolai também está e s proposta de casamento do segundo livro ainda está de pé pessoal!!! Me desculpem, mas não há como não amar ele, e eu amo esse jovem príncipe com cada fagulha do pássaro de fogo, esse rapaz é incrível, imprevisível e estranhamente elegante.

Eu estava impressionada, mas também enervada. Estar perto de Nikolai era assim, vê-lo mudar e se transformar, revelando segredos enquanto prossegue. Ele me lembrava as bonecas ocas de madeira com as quais eu brincava quando criança. Exceto pelo fato de que em vez de ficar menor, ele ficava mais grandioso e misterioso.

Resumindo, foi uma maravilhosa leitura e eu fico muito feliz e agradecida de ter podido ler e conhecer esse personagens intrigantes que me encantaram tanto, e desvendar essa trama que me fez soltar vários suspiros, risadas e exclamações, foi uma experiência marcante e se tornou uma de minhas trilogia favoritas. Entendam pessoas, não há como não gostar dos personagens, uma vez eu ouvi que quando conhecemos nosso inimigo o suficiente para derrotá-lo então o amaremos, e isso se aplica aqui, você submersa tanto dentro deles, que passa amá-los profundamente.

Alguns anos atrás, comecei uma jornada para o desconhecido com uma garota que ainda não tinha nome. Tive sorte de ter pessoas maravilhosas me apoiando e torcendo ao longo de todo o percurso.

E para finalizar, como sempre Leigh é uma fofa e sabe muito bem reconhecer as pessoas que lhe ajudaram e apoiaram. Isso me toca, pois sei o quanto o apoio e incentivo são necessários em momentos e carreiras que envolvem a criatividade e criação, e na minha opinião, Bardugo fez mais que criar, mais que encantar, ela se fez chocar e marcar, não consigo pensar em uma pessoa que esteja lendo essa trilogia e não a guardando depois com carinho, e é por isso, é por essa vontade louca que move leitores a compartilharem suas opiniões que eu digo "Se deem uma chance, se deem a oportunidade de amar Ravka, de conhecer os Grishas, de entender o dilemas de amar um vilão, de ver esses personagens se transformarem diante de seus olhos e de enfrentarem seus destinos, não se negue essa sensação."

"Triunfante! Se o primeiro livro foi mágico e o segundo, um thriller, este terceiro é uma jornada épica."

29 comentários:

  1. Estou apenas louca para ler essa série. Nunca vi uma resenha negativa dos livros e pelos comentários acho que vou gostar. Não é meu gênero preferido mas estou adorando ler livros essa temática mais misteriosa e tal. hehe :D

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Beatriz.
      Que bom que você pretende dar uma chance a trilogia mesmo ela não fazendo seu estilo, fico muito, muito contente com isso!
      Espero que goste.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, tudo joia?
    Eu precisava dessa resenha <3
    Adicionei esse livro ontem como desejado/meta de leitura no skoob rs', estou com muita vontade de ler a série, só me falta $$ para que isso aconteça haha, a edição ficou linda e muito bem caprichada, eu amei pelo pouco que já vi. E pela sua resenha me deixou mais curiosa ainda, e pelo visto tu curtiu bastante *--* eu simplesmente amo o gênero haha;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Joice, tudo sim e contigo?
      A edição está maravilhosa, nunca vi um trabalho tão bem feitinho, a Gutenberg realmente arrasa nesse sentido, e quanto a eu ter curtido, bem eu AMEI essa trilogia, simples assim, espero que você ame também.
      Bjokas e torcendo para que o dinheiro volte a circular normalmente para todos pois eu sei que está difícil!

      Excluir
  3. Oi Agatha..
    Eu tenho primeiro livro há tanto tempo, e nem li ainda tadinho rs..Então procurei ler só o que você achou da obra, para não ler spoiler como você avisou hehe
    Você realmente terminou bem a trilogia, gostando tanto assim desse último livro. É sempre bom quando os personagens nos conquistam assim. Até me empolguei para pegar o livro e ler. Pretendo fazer isso em breve.

    livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Leh que bom que você se empolgou!!
      Menina, eu simplesmente não consigo ver nenhum negativo nessa trama, sério, pode ser porque eu tenha amado de paixão, mas ainda sim, eu só posso recomendar e torcer para que as pessoas concordem comigo no final.
      Bjinhos e torcendo por uma ótima e encantadora leitura.

      Excluir
  4. Oii tudo bem?
    Desde o ano passado venho acompanhando resenhas, sobre essa trilogia, e desde então estou doido para ler os livros. Sua resenha só me fez ficar com mais vontade de ler ainda hehe.
    A resenha esta simplesmente perfeita!!!

    Abraços e já to seguindo o blog porque gostei muito <3
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel.
      Ai, obrigada fico contente em saber que você gostou da resenha e menino, leia logo! Peça emprestado, de presente ou junte dinheiro mas leia rsrs, vale o esforço.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado, estarei olhando seu cantinho viu?
      Bjs

      Excluir
  5. Bom, como não li nenhum livro dessa trilogia segui sua dica e não li a resenha para evitar spoiler rsrsrs
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia essa trilogia e a sinopse também não me conquistou
    mas foi pela sua resenha que vi o quanto deve ser bom
    até virou seu favorito
    vou procurar saber mais sobre os livros

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Está rolando dois sorteios lá no blog participe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pepi, nossa fico feliz que eu tenha te incentivado a pelo menos dar uma olhada por aí sobre os livros, e realmente virou um dos meus favoritos, espero que goste bastante!
      Bjokas

      Excluir
  7. Oiiiii linda.
    Como sempre sua resenha ficou perfeita.
    Eu não li os dois primeiros livros, e não tenho curiosidade de ler, então li a resenha, mas fiquei um pouco confusa, claro kkkk não tinha ideia do que o livro tratava. Mas acho que não é meu gênero mesmo, mesmo assim, adorei sua resenha.
    Beijos
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-plano-e-o-amor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Taty.
      Menina, obrigada, você sempre me elogia e se não faz seu gênero eu nem recomendo kkk, mesmo assim obrigada por dar uma passadinha por aqui!
      Bjokas

      Excluir
  8. Olá!
    Ahh ameei demaais essa capa, não sabia que era uma trilogia. Adorei as fotos também!
    Dei uma passadinha rápida na resenha do primeiro livro pra conhecer melhor a história e só posso dizer que fiquei louca para ler rs
    Ótima resenha!
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda.
      Ai que bom que você gostou e deu um pulinho lá! Espero que ame a leitura e obrigada, faço com carinho1
      Bjinhos

      Excluir
  9. Olá!
    Você não é a primeira pessoa que vejo elogiar essa saga, e realmente acredito que os elogios não foram feitos de forma gratuita. Como amante de fantasia e novos mundos (herança do RPG) achei toda a trama muito interessante e certamente a autora construiu algo admirável. Vou deixar a dica anotada para próximas aquisições.
    Boa resenha!

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ace.
      Com certeza os elogios não são por nada, mais que recomendo a trilogia, ainda mais se você é fã de RPGs, assim espero mesmo que goste e se divirta bastante com a leitura para mais tarde estarmos vendo você também divulgá-la por aí.
      Bjs

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    O que mais me chama a atenção nessa trilogia são as capas que são a maravilhosas e logicamente a premissa que também é bem atrativa!
    Como tenho interesse em realizar essas leituras eu preferi não ler sua resenha para não pegar spoilers dos outros dois livros!
    Estou animada e espero em breve começar essas leituras :D.


    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maiara.
      As capas são bem chamativas mesmo, mas o que mais me encanta é ver como elas fazem alusão a trama, é perfeito!
      Bjokas e espero que leia logo e que quando o fizer ame de paixão toda a complexidade de Ravka.

      Excluir
  11. Oi, Aghata!
    Tenho muita vontade de ler essa trilogia!
    Não li a resenha completa por medo de spoiler rs. Mas assim que ler os primeiros livros venho conferir.
    Essa capa é o que mais me chama atenção. Muito linda!
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamoraados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana.
      A capa é linda, espero que possa ler logo e que adore viu?
      Bjs

      Excluir
  12. Olá!

    Eu pulei a sua resenha e fui para a parte da sua opinião. Eu confesso que no momento estou fugindo de série e trilogias pela minha falta de tempo mesmo :(
    Achei maravilhoso o fato da autora ter mantido a qualidade e evoluído dessa forma. É tão lindo ter carinho pelo "nossos" personagens né?


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ana.
      Confesso que no momento também estou sem tempo, mas por mais que eu fuja das sagas, trilogia e afins, elas conseguem me encontrar! Assim , aqui vou eu pelo bosque da leitura correndo como se lobos me perseguissem.
      Bjokas e é maravilhoso ter carinho pelos nossos personagens!

      Excluir
  13. Ai, esse seu blog tá me dando prejuízo hahahah eu NÃO TENHO TEMPO PRA LER e são tantos livros legais, céus!!!!!!!! Confesso que li apenas o começo da resenha, porque não quero tomar spoiler, mas fiquei bem ansiosa pra ler! :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Anne.
      Menina desculpa em ficar feliz em estar te trazendo prejuízo kkkk.
      Espero que adore a leitura viu e pense assim, eles pelo menos ficam bem bonitos na estante! ;)
      Bjokas

      Excluir
  14. Olá! Tudo bem?

    Eu confesso que li a resenha superficialmente. Não li os outros livros da trilogia e quis fugir de spoiler. Juntando com o fato de que eu iria ficar boiando.

    Já ouvi muitos comentários positivos a respeito dessa trilogia. E apesar disso, não me interessou muito.

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, acho as capas dos livros lindas, achei que tem uma pegada de épico, estou enganada? Se tiver foi mal,kkkk, porque lendo picado assim não da pra pegar muita coisa mesmo.

    Mas ótima resenha, não sei se lerei porque estou com muitas series e trilogias não lidas na estante, mas enfim, valeu pela dica, só leio elogios por aí.Quem sabe um dia consiga tempo para ler.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá Agatha,
    Sabe a coincidência? Antes de passar aqui, vi uma resenha desse mesmo livro em outro blog! Já tinha-o visto nas livrarias, mas não cheguei a colocá-lo na wishlist. Agora, não entendendo muito da resenha - apesar de estar ótima - por não ter lido os anteriores, fiquei definitivamente com vontade de tornar ele uma das minhas aquisições do mês!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir