26 junho 2015

Resenha - Os Adoráveis



Os Adoráveis
Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez.

Livro: Os Adoráveis
384 páginas || Skoob || Editora: Novo Conceito || OndeComprar ||







Jeane, nossa Dork, tem apenas 17 anos mas seu blog, Adorkable, é super famoso e já ganhou prêmios importantes. Lá ela posta os looks do dia com roupas compradas em brechós, o cheirinho de vovó é o efeito colateral de se ter um estilo único. Completamente viciada em redes sociais ela compartilha com seus meio milhão de seguidores tudo o que acontece no seu dia e isso para ela é tudo. Sem os pais por perto ela precisa tirar notas boas no colégio para continuar com a liberdade que sempre sonhou.

Quando seu namorado, Barney, resolve romper o relacionamento, Jeane não fica tão surpresa assim; pois os dois eram ótimos amigos, mas o namoro estava esfriando fazia um tempo e mais cedo ou mais tarde aquilo acabaria acontecendo. Mas ir correndo para ficar com a Scarlett, a menina mais comum e sem sal da escola? Isso já era demais. 

Michael Lee é totalmente o oposto de Jeane. Ele compra suas roupas em lojas caras e populares e baixa música na internet sem nunca pagar por elas. Além de parecer ter a vida perfeita, e muito entediante: é um aluno nota 10, super popular e ainda depende dos pais.. Mas só que ele não esperava que sua namorada Scarlett viesse a lhe dar um pé na bunda na frente de todo mundo, e então, ele começa a se perguntar o que fez de errado, apesar de saber que seu namoro já não estava indo muito bem. Ainda mais ele que nunca havia levado um fora antes. E para piorar tudo, ele ficou sabendo que ela foi se atirar nos braços de Barney, namorado da esquisita e sem noção Jeane, que ele odiava.

Agora ambos terão que aprender a aceitar as diferenças já que uma forte atração surge entre eles, aproximando-os cada vez mais. E de perto verão que nada é perfeito: nem a vida dele nem na dela. 

"Foi só naquele instante, quando baixamos nossos "eus" ruis, que fui forçada a admitir que sentia uma ENORME paixão por Michael Lee."



Os Adoráveis é um retrato fiel do que é ser adolescente em meio a um turbilhão de novidades e tecnologias. As vontades, os relacionamentos, a busca pela identidade, as decepções e as descobertas; tudo isso é tratado nesse livro com uma linguagem atual e acessível. Os diálogos são afiados e realísticos, além de conter uma boa dose de sarcasmo. 

Jeane é uma personagem ame ou odeie. Logo nos primeiro capítulos ela se mostra uma garota forte, decidida, estilosa e bem arrogante. O modo como ela tratava as pessoas ao seu redor causou estranheza no início, mas mais adiante ficamos por dentro dos motivos dela ser como é. Afinal ela precisa se defender de alguma forma de todos os olhares cheios de preconceito e das piadinhas que fazem quando ela passa. Não é fácil ser Jeane, é preciso muita coragem para  admitir quem de fato nós somos em uma sociedade que julga mais do que aceita.
Michael também é um personagem arrogante de início, mas que amadurece bastante durante a narrativa. Ele é o contrapeso de Jeane. Enquanto ela é mais explosiva e ele é o mais calmo e centrado. 

A narrativa é em primeira pessoa e os dois personagens são os principais narradores, o que foi um ponto super positivo para mim, que adoro conhecer o ponto de vista de dois ou mais personagens em um livro. 

Os capítulos da Jeane são bem divertidos, até porque ela sempre está pensando em seu blog e ganhando o mundo com sua Dorkindade. Os do Michael também foram bastante divertidos, dei muita risada com seus comentários sobre as roupas de Jeane e a relação explosiva de ambos.


Algo que me desagradou um pouco foi o final corrido, que poderia ter sido melhor. Queria também saber um monte de coisas sobre os outros personagens, acontecimentos que ficaram de fora. 

Enfim, Os Adoráveis é um livro lindo com mensagens importantes para o leitor. Se você gosta do gênero jovem adulto precisa ler esse livro! Suas 384 páginas passam voando e os personagens são muito cativantes, tornando a leitura ainda mais leve e rápida. Um livro 4 estrelas que não decepcionou, mas que poderia sim ter tido um desfecho melhor. 



O trabalho da editora Novo Conceito com a edição está muito bom!
Não encontrei nenhum erro grave, nada que me atrapalhasse durante minha leitura.
A capa me repeliu um pouquinho na hora de comprar, mas agora me acostumei com ela!

37 comentários:

  1. Eu acabei de comprar esse livro e gostei muito de saber sua opinião sobre ele. Gostei de saber que é narrado pelo ponto de vista dos dois, adoro isso hehe. Espero gostar mais do final do que você hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta se gostou da leitura, Sil, irei adorar saber!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá
    eu já tinha visto alguns comentários sobre esse livro kkk, mas a resenha é a primeira que vejo ,já é bem velhinho esse livro, adorei essa capa ela está muito fofa, não sei se eu compraria no momento, mas vou anotar a dica
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é lançamento de 2013 mas só tive a oportunidade de lê-lo agora :D Anote sim, é um bom livro.
      Beijos

      Excluir
  3. Até hoje me encanto com os diálogos reais e sarcásticos. Me lembra vários livros que me apaixonei, por isso acredito que gostarei do livro. Já o vi várias vezes nas americanas, mas ando impossibilitada de comprar livros novos
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver a oportunidade compre pois vale a pena conferir :)

      Excluir
  4. Eu tô com esse livro em casa a algum tempo e fiquei feliz de saber como a historia se desenvolve, pois é de uma maneira que me agrada muito, espero gostar do livro o mesmo tanto que vc.

    ResponderExcluir
  5. esse foi o livro que mais odiei da NC, de todos que li. Quando peguei pra ler, jurava que ia me identificar com a protagonista, pelos cabelos coloridos e jeito de se vestir e talz, mas a detestei com todas as minhas forças. Achei a história sem graça, o romance dela com o carinha lá muito clichê e sem quimica, enfim... mesmo com o final, não consegui ter empatia por Jeanne...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeane pode ser bem estúpida as vezes, mas no decorrer acabei simpatizando com ela, depois de conhecer sua história.
      Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  6. Apesar de gostar da sua resenha o livro não me chamou muita atenção, não deu AQUELA VONTADE =/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu resenhei esse livro também e olha, comecei odiando a Jeane hahaha mas me identifiquei com ela por ser jovem e blogueira.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse realmente parece ser um livro bem divertido, gostei de saber um pouco mais da história pela sua resenha, me deixou mais curiosa!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá; gostei muito da sua resenha, me fez ficar com vontade de ler o livro. Achei interessante as características dos personagens, a situação que os uniu, a coisa do blog e tal.

    ResponderExcluir
  10. Oi Gaby...
    Gostei da trama do livro, e ler sobre uma personagem bogueira é sempre legal.
    Mas este seria o tipo de livro que eu leria só se ganhasse, sem contar que odeio finais corridos.
    Mas de qualquer forma gostei da dica, e quem sabe me animo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Uma amiga ganhou esse livro e não gostou muito, mas é sempre bom outras resenhas para poder mudar um pouco e conhecer outras opinões né?
    Eu achei muito legal essa mensagem que o livro tenta para para os leitores *O* Confesso que não tinha entendido esse negocio de Dork e tals, mas estou pegando o jeito.
    Gostei da sua resenha e das fotos!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Hey :)
    Muito boa sua resenha. Mas eu abandonei esse livro, não consegui me prender a leitura, uma pena. Mas que bom que deu certo para vc :))
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acredita que esses dias eu quase comprei esse livro?
    Pois é, mais como não sabia muito bem sobre fiquei com receio e achei melhor opinar por outro. Agora já sabendo um pouco mais da história vou tentar ler logo.
    E o fato de ter dois pontos de vista para a narração é ótimo!
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Gaby, se tem um livro da NC que não me desperta o interesse é esse.
    A sinopse passa uma sensação de história vazia que simplesmente não me estimula a vontade de lê-lo. Esse eu passaria, com certeza, beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi ^^
    A capa deste livro afasta totalmente minha curiosidade hahaha
    Não consigo me sentir interessada por esta leitura, não somente pela capa, mas por acreditar que a história não irá me envolver :(

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, não conhecia esse livro e confesso que não me atraiu muito. Gosto bastante dos títulos da NC, mas esse é um que não iria ler. Sua resenha ficou muito boa sim, mas pelo que li, achei ela bem "sintética" sabe? por cima. Mas enfim... obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu comprei esse livro faz um tempinho e quero muito lê-lo, por isso li sua resenha um pouco por alto.
    Confesso que a capa também não me atraiu na hora da compra, achei ela bem feinha. Mas a sinopse me deixou curiosa, então me rendi.
    Espero poder fazer a leitura em breve (e que seja realmente rápida) e gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  18. Desculpa o conteúdo do comentário, mas: ESSE LIVRO <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3
    Sua resenha: coracionei!!!!!!! Caramba, eu amo esse livro! De verdade!
    Beijinhos!
    http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gaby!
    Senti-me com sorte, porque já tenho esse livro. Mas senti-me com azar, porque não tive tempo para me dedicar à leitura dele. Gostei de saber que a história, embora retrate os adolescentes, consegue transmitir mensagens importantes para todas as idades. Temo desgostar da protagonista, mas acho que vou admirar a ousadia dela de ser quem é, a despeito do julgamento alheio. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, a história parece ser boa mas não é meu estilo, a capa não me agradou e se o autor corre com o final, eu já corro do livro HSUAHS
    Peço desculpas pelo meu sumiço dos blogs, tive alguns problemas mas já estou de volta :3 Tem resenha de "Como Eu Era Antes de Você" lá no Sétima se quiser conferir,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  21. Ownn, amo esse livro! Na verdade ele é um dos meus favoritos, a leitura é realmente bem agradavel *-*
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, o livro pela sua resenha parece ser bem legal e divertido *-* Os dois personagens principais tem personalidades bem fortes o que eu adoro e ainda sendo narrado em primeira pessoa ajuda bastante a conhecermos melhor eles *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  23. Oii Gaby!

    Já me falaram desse livro, mas nunca tinha chegado a ler uma resenha ^^
    Amei sua resenha :) Estou com muita vontade de ler o livro *--*

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Tudo bem?

    Começando do final:vocênão curtiu a capa? Eu amo essa capa! *O*

    Esse livro está na minha lista de desejados há bastante tempo. Acredito que vou gostar muito dele!

    Isso que falou sobre as roupas da Jeane me lembrou um pouco da Lola do livro Lola e o garoto da casa ao lado. Já leu?

    Sua resena me deixou (ainda) mais animada pra ler esse livro! Mas, é uma pena que o fina seja corrido. :/

    Acredita que eu já estive com um exemplar desse livro em mãos para comprar na Americanas por 10 reais e não comprei? Vou explicar: era véspera da Páscoa, a fila estava dando voltas na loja. Após uns 15 minutos na fila eu desisti, quando voltei dias depois, não tina mais. :/ Mas, um dia desses eu compro. <3

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Gaby, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa e acho que iria dar boas risadas com ele!
    Gostei muito da resenha :)
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Não conhecia o livro mas adoro o gênero.
    A mocinha tem um blog então acho que vou amar rsrs
    Finais corridos tbm não gosto muito e tbm gosto de saber de outros personagens

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, não me chamou muito atenção, apesar de eu ter achado interessante o estilo da personagem. E a capa achei meio feinha, rsrs. Mas quem sabe um dia eu leia.

    Beijos.
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, eu me identifiquei demais com a Ge, sou sarcástica quando precisa, sou estressada, não tenho paciência para gracinhas e falta de educação de quem acha que é melhor que os outros,haha e sou totalmente Dork. Amei de paixão esse livro,mesmo tendo pessoas dizendo que odiaram tudo no livro. É um dos meus queridinhos da estante, fiquei bem feliz que tenha gostado <3

    bjs


    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Gaby!
    Não sei por que, mas tive uma impressão bem diferente da sua. Para mim a história pareceu não ter muita graça. Não fiquei interessada no livro.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oie! Logo de cara não me simpatizei com o livro, basicamente por conta da capa. Mas a premissa do livro é bem legal, então talvez eu dê uma chance a ele. Sua resenha positiva com certeza me deixou com um gostinho de quero mais.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir