23 junho 2015

Resenha - A Lista






Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

   


 Livro: A Lista
384 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito || OndeComprar ||







                                                                        

Não sei exatamente qual o sinônimo de mundo. Mas talvez seja histórias. Isso se encaixaria perfeitamente, afinal, o mundo é todo carregado de histórias. Histórias de variados temas. Aliás, a infinitude de temas jamais será conhecida. As principais são sobre sorrisos, lágrimas, felicidade, tristeza, perdas, esforço, tentativas, amizade, amor. Sempre o amor. E cada pessoa possui um milhão delas, a maioria desconhecida para quem as olha na rua ou lê seu nome em algum lugar. Histórias que tem sempre algo a ensinar, mostrar e doar.

"Acho que quando se cobre uma matéria muitas vezes ela acaba revelando mais sobre a pessoa que a escreve do que sobre a própria matéria em si. As aulas de jornalismo nos ensinam que devemos nos afastar da história para relatar o fato de maneira imparcial, mas com frequência precisamos entrar na matéria para compreendê-la, para fazer as conexões, ajudar o público a se identificar, pois, do contrário, não haverá um coração ali; um robô poderia contar a história, ninguém se importaria."

Kitty é uma jornalista de trinta e dois anos que se encontra em um momento complicado da vida. Seu emprego está por um fio, quase todas as pessoas que lhe conhecem estão chateadas com ela e uma grande amiga sua está nos seus últimos dias, sendo sugada da vida por um câncer, e por conta disso, em uma de suas visitas a Constance (a amiga e chefe que está morrendo) , ela recebe a indicação de encontrar uma lista contendo cem nomes, para que faça uma matéria. Constance promete que explicará tudo após Kitty estar com a lista em mãos, porém antes que tenha a oportunidade acaba morrendo, deixando a jornalista com o mistério a desvendar.

"- Não vão te interpretar mal, Kitty. Você sabe, contar uma história, ou, como eu gosto de dizer, procurar pela verdade não significa necessariamente sair para uma missão armada até os dentes com o objetivo de revelar uma mentira. Nem quer dizer que você deve ser particularmente original. A questão é apreender a parte mais importante do que é real.''

Com a lista em mãos e sem nenhuma direção, Kitty vai em busca das pessoas mencionadas na preciosa folha deixada por Constance para ouvir o que cada uma tem a lhe dizer. Nessa jornada, Kitty não só vai investigar, também irá aprender. E ensinar aqueles com quem estabelece um contato. E descobre finalmente toda a conexão que existe com todas aquelas pessoas, e as conexões que existem em todo o mundo.

"Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho. Todos os dias as pessoas fazem coisas que não são comemoradas. Coisas que deveriam ser estampadas nos jornais. Os heróis anônimos, as pessoas que não se consideram heroínas porque estão fazendo simplesmente o que acreditam que têm de ser feito em sua vida."



[- Minhas Impressões -]

Preciso começar destacando o fato de que fui ler esse livro sem qualquer expectativa. Aliás, se existia alguma era de que o livro seria muito ruim, uma vez que minha última experiência, com Simplesmente acontece dessa mesma autora foi negativa, embora eu tenha adorado P.s: eu te amo. Mas só que eu fui ler apenas para resenhar, e já no primeiro capítulo fui totalmente conquistada pela história de Kitty. Talvez justamente o fato de ter iniciado sem expectativas que me fez adorar tanto a história e me surpreender muito positivamente com ela. Kitty, no meu caso, não foi uma personagem que agradou  no início. A vida dela estava toda bagunçada e surgiu uma certa raiva por suas atitudes. Mas a medida que ela vai construindo a história e tentando concertar as coisas de alguma forma, também passei a gostar muito dela.

O livro é narrado em terceira pessoa e possui 32 capítulos de tamanhos razoáveis. Segue uma sequência, nada de voltas pelo passado, e se passa em um curto intervalo de tempo, desde a morte da Constance até a descoberta da história que ela gostaria que fosse escrita, em menos de um mês. A história com toda certeza mereceu cinco estrelas. Possui romance, mistério, drama e comédia, ingredientes que bem misturados formam algo delicioso de se ler. O que mais prende é a construção do significado da lista de cem nomes. Kitty começa a investigar e conversar com as pessoas e o mistério vai se revelando aos pouquinhos, sendo desvendado totalmente apenas nas últimas páginas.

Outro ponto muito bacana é que a medida que as pessoas da lista vão aparecendo, Kitty continua sendo uma personagem importantíssima, mas ela se torna coadjuvante em certos momentos, sendo destacadas as outras maravilhosas histórias que nos são mostradas. Definitivamente confesso que não consigo escolher uma favorita.

O título "A lista"  é justamente tudo o que não me chamou atenção, junto com a sinopse que achei um pouco pobre, diante de toda a complexidade da obra. Ele identifica muito bem o símbolo principal da trama, a lista de cem nomes, mas penso que poderia ter sido um pouco mais criativo, pois essa é principalmente uma história sobre pessoas. Sobre o papel que cada uma tem no mundo e sobre a conexão invisível ou visível que existe entre elas. É sobre pessoas que amam, se decepcionam e continuam, sempre em frente, sempre fazendo o melhor e esperando o melhor também.

Indico para todos. Acredito que qualquer pessoa que goste de uma história daquelas que toque o coração, deveria ler, pois é um livro bom para se refletir sobre a própria vida!


31 comentários:

  1. Oi minha querida!
    Eu decidi vir aqui responder o comentário lindo que vc deixou no meu blog e que iluminou o meu dia. Quero agradecer do fundo do meu coração todos os elogios. Eu não sei se daria uma boa escritora pois embora eu tenha muitas ideias nunca sei como desenvolvê-las. E nunca pensei em ser colunista, mas pensando agora nisso, dependendo do assunto acho que seria algo que eu até gostaria.
    Um beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Obrigada pela passada.
      Mas acho que se gosta de escrever vale sempre a pena tentar. Quem sabe você não se surpreende?

      Excluir
  2. Oi flor, tudo bem?

    Já tinha visto esse livro por aí nas redes sociais, mas a sua resenha é a primeira que leio.

    Bom, apesar de ter ficado curiosa em saber o que essas pessoas tem a dizer a Kitty, no momento o livro não me chamou a atenção, portanto, não o lerei por agora, quem sabe mais futuramente.

    Bela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Simeia!
      Obrigada pelo elogio. :)
      Quem sabe para o futuro, né? As vezes a gente não está no clima para certos livros mesmo.

      Excluir
  3. Oiiiiii flor
    Eu estou mega ansiosa para ler esse livro, ainda não li nenhuma resenha negativa. Eu realmente tenho certeza que vou amar a história, essa premissa é incrível.
    Enfim, amei sua resenha, muito bem escrita e você destacou bem seu ponto de vista, estou louca para ler heheheeh
    Beijos

    Coleções Literárias
    Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Então, todo mundo que eu conheço gostou muito desse livro, ainda não vi ninguém criticando.
      Espero que você goste. Quero saber sua opinião depois.

      Excluir
  4. Eu já li esse livro, foi o último que resenhei no blog, e gostei MUITO. Na minha opinião não é o melhor da autora, o dela que li e mais gostei até agora foi o O Presente. Dei 4 estrelas. A sinopse realmente é pobre, não nos prepara para as emoções e ótimos personagens que o livro apresenta. Cecelia Ahern é ótima! Gostei da resenha! :D
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/06/a-lista-cecelia-ahern.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Gabi!
      Preciso passar lá para conferir sua opinião, adoro saber sobre o que as pessoas acharam do mesmo livro que eu li.
      Ainda não conheço O presente, mas uma amiga falou bem dele. Dizem que o livro do amanhã também é lindo. Acho que esse me insentivou a conhecer mais coisinhas da cecília.

      Excluir
  5. Eu adoro quando um livro que não acreditamos ser grande coisa nos surpreende... é a magia da literatura!
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tati.
      E é ainda mais gostoso ler um livro do qual a gente não tenha expectativas...

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já vi esse livro em várias redes sociais e estava louca para ler uma resenha dele. E a sua ficou ótima, me deu muita vontade de conhecer mais sobre a história. Depois que li P.s. Eu te amo fiquei com vontade de ler outra publicação da autora, mas não sabia qual. Agora já sei.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Eu também adoro P.s: eu te amo, ele é lindo.

      Excluir
  7. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaila.
      Foi exatamente dessa forma que eu me senti enquanto abria aqui para resenhar.
      Não há muitas palavras. Simplesmente quando algo é muito bom a gente não sabe bem o que dizer a respeito.
      Também chorei em algumas partes. Cada história é mais linda que a outra.

      Excluir
  8. Ei Tamara, adorei a resenha.
    Estou com esse livro aqui para ler e estou bem curiosa com a história, visto que só li críticas positivas sobre ele. A sinopse e a capa me chamaram muita atenção e espero curtir a leitura, visto que não li nada dessa autora até hoje.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!
      Fico feliz por você ter gostado da resenha, e tomara que ame o livro tanto quanto eu.
      Gostaria de conhecer a sua opinião depois :)

      Excluir
  9. Oi Tamara,
    Eu tenho uma ótima experiência com a escrita da Cecelia e isso foi o primeiro fator que me deixou com vontade de ler este livro. A sinopse também não chamou muito minha atenção, mas as diversas resenhas que já li elogiando a obra só confirmou que preciso ler esse livro!!!
    A autora consegue sempre me emocionar e acho que com este o resultado não será diferente :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara.
      Se gosta da Cecília tenho certeza de que se sentirá emocionada, assim como a maioria das pessoas que conheço e leram esse livro.
      Boa leitura!

      Excluir
  10. Oi Tamara,
    Eu tenho uma ótima experiência com a escrita da Cecelia e isso foi o primeiro fator que me deixou com vontade de ler este livro. A sinopse também não chamou muito minha atenção, mas as diversas resenhas que já li elogiando a obra só confirmou que preciso ler esse livro!!!
    A autora consegue sempre me emocionar e acho que com este o resultado não será diferente :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o review, parece ser muito bom! Vou indicar pra minha colaboradora de livros o seu blog.

    Beijão
    http://www.marilices.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Tamara...
    Essa mistura que o livro tem é o que me chamou atenção nas resenhas. Eu já li um livro da autora e gostei muito, e certamente que me interesso por este.
    Fico feliz que tenha gostado tanto, e ter certas reflexões também me instigam a ler.
    Talvez a gente não dê nada mesmo pelo título do livro. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Letícia.
      Verdade. As vezes não esperamos nada de um livrinho e agradecemos por tê-lo lido.
      Sim, a mistura se encaixa para quem gosta de todos os gêneros. Tem de tudo um pouco.
      Boa leitura.

      Excluir
  13. Oi, Tamara.
    Comentei sobre esse livro em outros dois blogs.
    Primeiramente, achei que o livro não era essa coisa toda.
    Não gosto de livros que demoram a ter acontecimentos interessantes.
    Parece que o autor quer encher linguiça.
    Mas não parece ser o caso.
    Em outra resenha me animei com os elogios sobre o livro e a escrita da autora.
    É sempre bom ver opiniões diferentes sobre alguma coisa.
    A sua resenha me animou ainda mais.
    Coloquei na lista de desejos.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego.
      Fico feliz por ter conseguido lhe animar com a minha resenha.
      Espero que você não se decepcione com a leitura. Fiquei curiosa, querendo saber a sua opinião.
      Me conte quando ler?

      Excluir
  14. Oii Tamara!

    Amei seu blog! Muito fofo *-*
    Adorei a resenha ^^
    Não tinha visto esse livro ainda, mas gostei muito da capa e da sinopse e a sua resenha me deixou com bastante vontade de ler então já vou colocar na listinha :)

    Beijos, Amanda *----*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Seja bem-vinda. Visite-nos mais vezes :)
      Fico feliz por ter gostado da resenha e tenho certeza de que vai amar a leitura. :)

      Excluir
  15. Adoro essa autora e esse livro esta na minha lista de desejados, não tinha lido resenhas dele ainda, adorei a sua e quero lê-lo em breve!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda. Feliz que você tenha gostado da resenha.
      Ótima leitura :)

      Excluir
  16. Olá Tamara,
    Nunca tinha ouvido falar sobre este livro, irei pesquisar mais e quem sabe um dia eu não leio ele..
    Parabéns pelo blog, sucesso sempre!
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Tenho ouvido falar desse livro por ai e achei a premissa bem interessante!
    Parabéns pela resenha, fiquei ainda mais curiosa!
    beijos!

    ResponderExcluir