25 junho 2015

Resenha - Apenas um Ano





Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora em Apenas um ano a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,  Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.


Livro: Apenas um Ano
352 páginas || Skoob || Cortesia: Novo Conceito || OndeComprar ||


Para começar, gostaria de aconselhar os leitores a ler primeiramente o livro Apenas um Dia para poder entender essa continuação, pois tem muitas coisas nesse livro que nos explica algumas das situações que ocorreram no primeiro livro ok? Mas se não quiserem ler a resenha, leiam minhas impressões =]








Em  ‘’Apenas um Ano’’, começamos a história com Willem acordando em um quarto de hospital bastante machucado e sem entender o que realmente aconteceu, pois de alguma maneira ele sabe que deixou uma garota sozinha em algum lugar que não se lembra e ainda está com pequenas falhas na memória o deixando completamente desorientado.

‘’A grande tristeza me pegou de surpresa. Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade.’’

Então, depois de alguns dias, vagas lembranças surgem em sua cabeça e resolve sair em busca de alguma pista sobre aquela garota que de alguma maneira mexeu com o seu coração. Mas só que o problema é que a única coisa que ele realmente se recorda é de chama-la de Lulu ( apelido dado para Allyson), ele não sabe seu nome verdadeiro e nem o seu sobrenome que poderiam vir a ajuda-lo bastante.

Após sair do hospital, ele vai para os possíveis lugares onde pudesse reencontra-la, o que se mostra não tão fácil, e por isso, com o passar dos dias ele resolve viajar para outros lugares em sua busca, mas em sua caminhada ele passa a se deparar com muitas oportunidades e com vários obstáculos os quais ele terá que superar, mas que de alguma maneira o faz amadurecer e refletir mais sobre sua vida.

"Às vezes os ventos levam você a lugares inesperados; às vezes também levam embora desses lugares"

Conhecemos mais sobre sua origem, pois ele volta a se relacionar com sua mãe que ele já não via há muito tempo. Passamos a descobrir os verdadeiros motivos que levaram os dois a ficarem separados. Vemos ele se encontrar com novas e velhas amizades durante suas viagens sem rumo, mas principalmente e o mais importante é que a única coisa que realmente continua prevalecendo em seu coração e em sua mente é a certeza do amor que sentiu ao lado daquela garota que de alguma forma lhe ajudará a enfrentar tudo e todos para poder seguir em frente e não desistir dos seus verdadeiros objetivos!

‘’Foi apenas um dia e apenas um ano. E talvez um dia seja o bastante. Talvez uma hora seja o bastante. Talvez o tempo não tenha nada haver com isso’’



[ - Minhas Impressões -]

Quando recebi o livro Apenas um ano em parceria com a Novo Conceito , eu fiquei bastante ansiosa e curiosa para iniciar a leitura e saber de tudo que havia acontecido com o personagem Willem.
Mas só que fui com tanta expectativa que acabei me decepcionando de alguma maneira quando fui avançando nas páginas, pois havia pensado que o casal logo se encontraria e que seria um romance lindo e maravilhoso, mas não é bem assim.

Infelizmente ou Felizmente foi completamente diferente do que eu esperava, mas de alguma maneira acho que foi até bom ter sido assim, pois podemos entender muitas das coisas que aconteceram após o personagem ter deixado Lulu/Allyson sozinha e também passamos a conhecê-lo melhor e com muito mais profundidade do que no primeiro livro, pois entendemos muitas coisas que aconteceram em sua vida e também sobre alguns dos seus relacionamentos passados com sua família.

 Gayle Forman continua me surpreendendo como nos seus outros livros, pois sua narrativa continua sendo muito envolvente e fluida, apesar dos capítulos serem grandes, o que normalmente não costuma me agradar tanto nos livros. Senti-me também um pouco incomodada em alguns momentos, pois em certos pontos a história se arrastava e isso me desanimava um pouco, mas mesmo assim acabei persistindo e não me arrependi, pois adorei tudo que fui conhecendo sobre Willem.


Quanto aos personagens secundários tenho que confessar que foram de muita importância para esse livro, pois todos contribuíram para o amadurecimento de Willem e também para algumas decisões muito importantes em certos momentos que o fizeram refletir sobre como levar a sua vida em frente.

Eu sinceramente gostei bastante do contexto da história, porque em Apenas um Dia tudo foi no ponto de vista de Allyson/Lulu e pudemos conhecer então um pouco sobre o casal e tudo que eles passaram na maravilhosa PARIS. E nesse segundo livro o que me acabou convencendo foram as respostas para todas as duvidas que ficaram do primeiro livro. Acho que muitas das coisas que não foram respondidas no primeiro livro foram esclarecidas nesse segundo e isso me deixou bastante satisfeita.

Quanto a sua diagramação tenho que confessar que gostei bastante, porque a fonte que a Editora utiliza me parece ser padronizada e confesso que é minha preferida. A arte da capa eu achei que foi muito bem elaborada, porque mostra tudo que a história nos passa. Só acho que a Editora poderia ter feito uma capa assim para o primeiro livro, pois sinceramente acho até que é mais bonita e espero que continuem padronizando isso também.



Espero que relancem a capa do primeiro livro, pois com certeza irei adquirir para deixar a minha coleção completa na estante, algumas coleções valem a pena adquirir, pois são verdadeiros clássicos da leitura contemporânea, ainda mais se tratando de uma das minhas autoras preferidas!

Livro mais do que recomendado!!

24 comentários:

  1. Oi, Silvana!
    Peço desculpas, mas pulei sua resenha e fui direto para as suas impressões. Não quero saber nada do livro antes de ler. Quero saber de tudo em primeira mão enquanto leio, sem ter opiniões de terceiros influenciando na leitura. Espero que entenda. Fico feliz que tenha gostado do livro, sinal de que eu não estou com expectativas altas a toa. Estou muito ansiosa pelo meu exemplar, espero poder devorá-lo o quanto antes!!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga não tem problema por não ter lido a resenha, até porque a gente sempre acaba pegando algum spoiler do livro quando se tem um anterior né? Então foi legal você ter lido minhas impressões, porque você com certeza irá curtir bastante. Depois me diga o que achou viu?

      Excluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Eu fiquei sabendo desses livros por uma amiga que adora o gênero! Como você sabe, eu não ando tendo muito tempo e paciência para devorar livros assim, porque os acadêmicos estão me sugando, haha, não aguento mais ler livro da faculdade. Eu gostei da sinopse desses dois e acho que vou compra-los de presente para uma colega, rs, aproveitar e vou pegar emprestado para ler! Haha. Beijos.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/06/resenha-sommaren-med-monika-filme.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico feliz que tenha gostado de ambos os livros.
      Espero que tenha a chance de fazer a leitura quando tiver tempo, porque a história é muito boa. E também não deixa de conferir as outras obras da autora...SE EU FICAR e PARA ONDE ELA FOI, porque também são livros ótimos. E eu sou suspeita, porque estou falando de uma das minhas autoras preferidas! hahahahaah

      Excluir
  3. Oi Sil, tudo bem?
    Eu até queria ler Apenas um dia se tivesse oportunidade, para conhecer a escrita da autora, diferente de Se eu ficar que não tenho muita vontade.
    As vezes o segundo diferenciar do primeiro é bom, mas tudo depende. Mas se foi satisfatório para você está tudo certo. As vezes o que não imaginamos é o que nos surpreende.
    Ótima resenha, quem sabe eu leia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha não é atoa que a Gayle Forman se tornou uma das minhas autoras favoritas, porque ela começa a história de uma maneira devagar, depois parece que os acontecimentos vão fluindo de uma tal maneira que você não consegue largar. É bastante envolvente seus personagens. Você fica presa ao livro até saber o que irá acontecer nas próximas paginas. Vale a pena ler. Eu gostei muito, apesar que imaginava uma outra coisa como eu comentei na resenha, mas mesmo assim não me decepcionou não!

      Excluir
  4. Oi, Sil! Tudo bem?

    Cara, estou ficando cada vez mais curiosa para ler algum livro dessa autora, embora os comentários sejam mistos. É uma pena, no entanto, que a história não tenha te fisgado totalmente. É tenso mesmo quando criamos expectativas para uma leitura e elas não são bem superadas.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha realmente eu esperei uma outra coisa desse livro, mas eu até me surpreendi viu? Porque foi bom conhecer um pouco da vida do mocinho. Mas o que mais me agradou mesmo foi sua escrita, porque é bem fluida

      Excluir
  5. Olá, nossa eu estou louca para ler esse livro, é a primeira resenha que leio dele e só aumentou minha curiosidade, mas preciso ler Apenas um dia antes rsrs nunca li nada da autora e estou super afim.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha leia APENAS UM DIA para você poder entender o que se passa, porque muitas das coisas que aconteceram no livro anterior são respondidas nesse e vale a pena viu? Tenho certeza que irá gostar. Logo estarei visitando o seu cantinho. Obrigada por ter passado aqui

      Excluir
  6. Olá Silvana,

    Esse livro realmente parece legal, o primeiro livro que li da autora eu gostei só que esperava bem mais, mas quero ler outros dela...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu também esperava uma outra coisa desse livro
      mas mesmo assim adorei, até porque a Gayle é minha autora favorita e eu sou suspeita para falar alguma coisa hahahaha

      Excluir
  7. Oi, amiga! Tudo bem?

    Eu não li nada da autora até hoje e confesso que nem tenho vontade. Pelo enredo mesmo, sabe? Sinto que é uma história que vai me encher o saco hahaha Não tenho paciência... E realmente, essa edição tá bem bonita. Tomara que relancem o primeiro livro nesse modelo pra você completar sua coleção.


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha eu sinceramente gostei bastante de todos os livros que ela lançou até agora por conta de sua escrita que é na verdade muito bem fluida e espero que a novo conceito me lancem esse livro com a capa nova, porque estou ansiosa pra karamba ! hahahahaha

      Excluir
  8. Os dois livros me parecem ser muito bons pelas resenhas que tenho lido pela blogosfera! Hahaha Nunca li nada da autora, mas pretendo corrigir isso em breve. Um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda espero que tenha oportunidade de fazer a leitura
      porque os livros da autora são ótimos e vale muito a pena viu?
      Espero que goste =]

      Excluir
  9. Oi Sil!
    Estou com o livro aqui e pretendo lê-lo em breve. Mas antes preciso ler apenas um dia.
    Espero gostar da história, pois minha experiência com os livros da autora se resume a "Se Eu Ficar", um livro que me decepcionou um pouco. Pretendo dar outra chance com esse, para ver se a autora me conquista.
    Adorei sua resenha e os pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga leia o livro PARA ONDE ELA FOI que sua decepção vai SUMIR! (risos)
      O segundo livro é muito perfeito. Vale a pena você estar conferindo. Eu gostei mais do segundo do que do primeiro, pois são explicadas muitas coisas. Quanto Apenas um dia, eu gostei bastante da história por conta de todos os acontecimentos que surgiram com os personagens. Você fica curiosa para saber as coisas. VALE A PENA estar conferindo viu? vc n vai se arrepender!

      Excluir
  10. Oiiiii Amiga.
    Que resenha LINDA.
    Pena que você não gostou tanto quanto gostou do primeiro.
    Eu infelizmente não tive uma boa experiencia com a Gayle, comecei a ler o livro Se eu ficar, mas nem consegui terminar por causa da personagem que é extremamente insuportável, mas gostei da escrita da autora e realmente que ler Apenas Um dia.
    Amei a resenha flor.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha fico agradecida por você gostar da minha resenha, mas olha só, termina de ler o SE EU FICAR e leia PARA ONDE ELA FOI, porque é PERFEITO. Você vai ter uma outra visão da história depois. Eu li o segundo porque fiquei curiosa e queria ter para coleção, mas leia o restante que vc n irá se arrepender. Quanto Apenas um dia, acontecem várias coisas e nesse Apenas um ano algumas perguntas são respondidas. É muito bom. E me deixou curiosa de novo ! hahaahhaa

      Excluir
  11. Olá,
    Gostei bastante da sua resenha e ela aumentou ainda mais a minha vontade de ler algo da autora.
    Abraços,
    Matheus
    http://apocalipseliterario.wix.com/apocalipseliterario

    ResponderExcluir
  12. Olá, Silvana!
    Ainda não li nada dessa autora porque ainda não me despertou qualquer interesse em ler. Não sei se é a temática ou o que. Mas acho suas resenhas fantásticas e dessa vez acabou despertando certa curiosidade, só que ando com tanta coisa em atraso que deixarei para mais adiante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa, sério que Gayle é uma "autora"? Sempre achei que Gayle fosse um homem kkkk.
    Estou com esse livro aqui, mas estava meio receosa para lê-lo, por que ainda não li Apenas um dia. E você confirmou minha tese de que posso ficar meio confusa, então...
    Enfim... Gostei da resenha, e pretendo ler sim! o livro, até porque você disse que vale a pena, né?!
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana!
    Então, depois de Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi eu desisti de ler qualquer livro da Gayle. Ambos os livros não foram bem o que eu imaginava e acabei me decepcionando. Sem contar que a escrita da autora muitas vezes me deu sono...
    Li muitos comentários positivos a respeito desse livro e do primeiro, todos sempre comentando o quanto os livros são lindos. Mas não consegui sentir vontade de ler.
    Fico feliz em ver que o livro funcionou contigo e vc ficou satisfeita. :)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir