13 junho 2015

Dia de Quote [3]



Olá, Leitores!

Venho aqui reativar a coluna do dia de Quotes com um livro sensacional. Já resenhei ele aqui no blog, mas como ele tem várias passagens lindas e que não entregam as partes importantes do  enredo, fiquem tranquilos, resolvi compartilhá-las com vocês. Espero que gostem!


"É incrível como quando prestamos a devida atenção, é possível ver que o passado permanece vivo e que o tempo é uma coisa única, circular e eterna. O fato é que andamos sempre tão envolvidos com as múltiplas obrigações da vida que não notamos absolutamente nada disso."




"Eu não sei bem o que imaginara ao me mudar para longe - além, é claro, da premente necessidade de sossego e tempo para colocar as ideias em ordem depois de tudo que eu tinha experimentado recentemente. Entretanto, acho que criei a ficção de que, com a minha ausência, as coisas na cidade nunca mais seriam iguais. Uma tolice, eu sei. A premência da vida e do cotidiano rapidamente apaga os vestígios da maioria das coisas; a saudade, como um cubo de gelo ao sol, vai diminuindo, diminuindo, até virar apenas uma leve mancha de umidade, uma marca dolorida, uma pegada do tempo."
"A vida dá as suas voltas, as suas circunvoluções e, um dia, lá estava eu novamente. Refeita, curada, diferente e íntegra. Ao meu redor, as coisas pareciam todas nos devidos lugares. Eu me sentia como alguém que sai de um tenebroso e interminável inverno e vê os primeiros brotos no jardim. Lembro que fui tomada de alívio, ergui os olhos pro céu e vi as nuvens, fiapos brancos que se desfaziam no azul, e achei aquilo tão bonito, mas tão bonito, que comecei a chorar. Eu chorara muito nos últimos meses, evidentemente, só que nunca por uma coisa boa. Agora era um choro completamente novo, e eu era outra, renascida."
"Porque a felicidade - e esta história, creio, versa um pouco sobre isso, sobre um tempo especial da vida em que todas as coisas parecem perfeitamente encaixadas, unidas com graça, elevadas por uma simbiose perfeita -, bem, a felicidade é sutil, é discreta e delicada feito um beija-flor, esse passarinho que consegue a proeza de bater asas até oitenta vezes em um único segundo. Assim é a felicidade, essa transformadora dos dias, hábil artesã das coincidências."
"Foi um começo por excelência. Mas nada como o tempo para amansar a maior das paixões. O tempo é paciente, meticuloso e mourejador. O tempo derrubou reis, gerações inteiras de reis, desfez reinados, alianças, fortunas, apagou religiões e riscou povos inteirinhos da face desta terra de meu Deus. Por que um simples amor entre duas pessoas, um homem e uma mulher, haveria de ser, assim, imune ao tempo?"
"Escrever é também uma forma de esperar."
"Gosto de buscar, no meio da sua ficção, as pistas da vida real que as páginas escondem. Ora, sei perfeitamente bem, pois sou uma leitora voraz, que a literatura é invenção, é criação, mas sempre há o pó da vida nos cantos da literatura, como pegadas, como marcas sutis da humanidade e do passo do autor."
"E o tempo, meus caros, o tempo é totalmente erosivo. Não há o que ele não exponha; o tempo cava e cava com suas unhas afiadas, lustra e faz brotar as fraquezas todas, uma a uma."
"Bem, não importa aonde eu chegue, preciso dizer-lhes que acredito que eles sempre se amaram. O amor tem muitas qualidades, muitos disfarces, o amor é engenhoso e ladino, bem sei. Aqueles dois se amaram até quando achavam não estarem se amando, e talvez isso tenha sido mesmo o fator dificultoso da coisa."
"Uma parte de mim se orgulhava da nossa coragem, a outra sentia uma tremenda vergonha. Desistir é como parar um livro pelo meio."

38 comentários:

  1. adorei as escolhas flor
    tem vários quotes que nos marcam muito né
    seja de que jeito for

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra.
      Realmente. Quando eu comecei a ler esse livro se eu fosse copiar tudo que eu achei lindo, copiaria o livro na íntegra, de tão lindo que é. GOsto desses autores que conseguem refletir na sua escrita sem se tornar clichê.

      Excluir
  2. Oi Tamara
    Eu confesso que ainda nem conhecia o livro, mas ele parece ser ótimo, só pelos quotes que você escolheu.
    Eles são bem tocantes e me identifiquei com alguns. Ótimas passagens!


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia. Fico feliz que eu te deixei interessada no livro com esses quots. Quando ele saiu eu queria muito ele, e se tivesse visto todos esses trechos tenho certeza de que eu iria querer muito mais.

      Excluir
  3. Adorei você ter feito um post com citações do livro. As que mais me tocaram foram: "E o tempo, meus caros, o tempo é totalmente erosivo. Não há o que ele não exponha; o tempo cava e cava com suas unhas afiadas, lustra e faz brotar as fraquezas todas, uma a uma." e "Entretanto, acho que criei a ficção de que, com a minha ausência, as coisas na cidade nunca mais seriam iguais. Uma tolice, eu sei. A premência da vida e do cotidiano rapidamente apaga os vestígios da maioria das coisas; a saudade, como um cubo de gelo ao sol, vai diminuindo, diminuindo, até virar apenas uma leve mancha de umidade, uma marca dolorida, uma pegada do tempo." Me identifiquei demais com essas frases, parece até que a autora me conhece. Muitas vezes, achei que fazia tanta diferença assim na vida das pessoas, mas a verdade é que com o tempo a maioria esquece. Poucas são as que se lembram. Ainda estou aguardando pra comprar esse livro, que pela sua resenha parece que vai me conquistar e muito :)

    http://www.thaisnacidade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, taís!
      Estou ansiosa para conhecer a sua opinião sobre esse livro.
      E eu acho que não consigo escolher um quot preferido. Todos me tocaram muito profundamente, é como se eles falassem diretamente a nós.

      Excluir
  4. "Uma parte de mim se orgulhava da nossa coragem, a outra sentia uma tremenda vergonha. Desistir é como parar um livro pelo meio." Meu quote favorito desses que selecionou. Quero MUITO ler esse livro, é uma tortura ler tantas citações lindas e não poder ler o livro :( Adorei todos.
    Beijo!
    Gaby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, gabrielly! Esse também se identifica muito com o meu momento.
      Espero que possa fazer a leitura logo.

      Excluir
  5. Tamara eu tenho que confessar que gostei bastante do primeiro e do penúltimo quote.
    Foram os que mais me chamaram atenção, apesar que todos são muito lindos. E olha comprei o livro e menina do céu, por dentro ele é lindo. As letras são azuis. A capa do livro é bem diferente também. Espero poder gostar da leitura e separar vários quotes assim como você. Estou bastante curiosa com essa coluna reativada e espero ler todas que você colocar daqui pra frente. Obrigada por me ajudar aqui viu? Você é um amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Sil!
      Gosto muito desses que você falou. Uau, gostei da descrição das letras. E a capa,como é? As pessoas sempre comentam bastante sobre ela, mas acredita que eu ainda não tive descrição? Aaa
      Espero que possa ler logo e quero com certeza saber sua opinião.
      Obrigada pela passada e espero te ver aqui na próxima que também é muito boa :)

      Excluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Namoro esse livro desde que o vi na livraria. Acho a capa tão maravilhosa! Acho que facilitaria você por o link da resenha no post :) Eu vou procurar para ler, mas algumas pessoas deixam de ler por preguiça de procurar, rsrs. Meu quote favorito foi "escrever também é uma forma de esperar." Bela seleção!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh!
      Obrigada pela dica, quando for de algum livro que eu resenhei vou ver para colocar o link sim. E espero que você goste da resenha.

      Excluir
  7. Oi Tamara.
    preciso confessar que sou completamente apaixonada por quotes.
    E adorei todas essas escolhidas por você. A primeira é linda, linda, também amei a antepenúltima.
    "Escrever é também uma forma de esperar." - AMEI
    Amei o post flor.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico muito feliz de que você tenha gostado do post. Eu também sou totalmente viciada em quots, tanto que eu tenho um arquivo bem grande de uns dois anos de leituras, e estou revisitando ele para a coluna e adorando o que tenho encontrado!
      Sou suspeita para falar sobre o melhor né? mas esses que você gostou são sensacionais mesmo.

      Excluir
  8. Oi Tamara!
    Achei todos os quotes lindos! Se já estava curiosa sobre o livro com a sua resenha, agora tenho certeza que quero ler. O último é o que mais gostei :)
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evelise! Aaa, fico feliz de que te deixei ainda mais curiosa. Espero que possa ler logo.

      Excluir
  9. Olá, Tamara!
    Que quotes maravilhosos, gostei de todos e o meu preferido sem dúvidas é "Escrever é também uma forma de esperar."
    Amo escrever e me identifiquei. Este livro parece ser ótimo e intenso. Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Eu também gosto muito de escrever e me identifiquei com esse, e quando a gente para e pensa ele diz em poucas palavras muito, causa belas reflexões na nossa mente.
      É um livro ótimo sim.

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro mas adorei os quotes, o primeiro e o oitavo são bem reais e profundos, gostei muito.

    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Passe aqui no blog para conhecer a resenha desse livro, tenho certeza de que ele irá te deixar ainda mais curiosa.
      Fico feliz que tenha gostado das escolhas.

      Excluir
  11. Amei essa sua coluna, tem livros que possuem tantas quotes maravilhosas que se colocarmos na resenha contamos o livro todo, hahaha. Eu também não conhecia o livro, mas lendo os trechos fiquei com vontade ler.

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e para a resenha não dá para colocar tantos quots, infelizmente, por isso reativamos a coluna. Fico feliz de que tenha gostado!

      Excluir
  12. Oie Tamara.
    Não conhecia o livro, mas adorei os quotes, parabéns pelas escolhas, elas são muito marcantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Tamara!
    Seu post me deixou pouca de vontade de ler o livro, esses quotes são impressionantes e digo que o primeiro tocou meu coração. Hoje precisamos pensar em tanta coisa e acabos por ficar tão alheios as coisas belas, espero ter mais tempo pra elas.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tabata
      eu também fiquei reflexiva demais com esses quots.
      Espero que goste do livro se for lê-lo.

      Excluir
  14. Preciso ler esse livro!! Que quotes incríveis, ameis!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fico muito feliz por ter gostado.
      Boa leitura desse livro fantástico.

      Excluir
  15. Adorei as escolhas, necessito desse livro! Ainda não conhecia e agora vou correr e ler resenhas.

    www.borboletasnopapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Temos a resenha desse livro aqui no blog, escrita por mim.
      Espero que goste!

      Excluir
  16. Oi, Tamara!
    Adorei a seleção de quotes!
    Só aguçou minha vontade de ler o livro. Espero fazer isso em breve.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz de ter despertado sua curiosidade!
      Espero que goste do livro.

      Excluir
  17. Só com esses quotes, notei que o livro tem uma certa profundidade… Gostei. Li algumas resenhas sobre ele e me pareceu interessante. Os quotes me permitiram degustar um pouco da escrita da autora… Espero gostar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Toda a escrita da autora é assim, reflexiva, profunda.
      Espero que você goste muito do livro.

      Excluir
  18. Olá! Tudo bem?

    Eu estou com muita vontade de ler esse livro! *O*

    E esses quotes me deixaram com mais vontade ainda! <3 Cada um mais lindo do que o outro, né?

    Os meus preferidos são:

    "Escrever é também uma forma de esperar."

    "Uma parte de mim se orgulhava da nossa coragem, a outra sentia uma tremenda vergonha. Desistir é como parar um livro pelo meio."

    São um amor!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada vez que eu releio esses quots fico morrendo de vontade de reler o livro também. São sensacionais.
      Espero que você goste da leitura!

      Excluir
  19. Olá Tamara!

    Hahaha já gostei por iniciar com T...
    Dos selecionados o preferido foi: "Foi um começo por excelência. Mas nada como o tempo para amansar a maior das paixões. O tempo é paciente, meticuloso e mourejador. O tempo derrubou reis, gerações inteiras de reis, desfez reinados, alianças, fortunas, apagou religiões e riscou povos inteirinhos da face desta terra de meu Deus. Por que um simples amor entre duas pessoas, um homem e uma mulher, haveria de ser, assim, imune ao tempo?"
    Ainda não li o livro, mas depois desta enorme seleção de quotes tenho que correr.
    Acho incrível como algo do livro faz muito sentido sobre algo de nossas vidas...

    Beijos!
    de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, T... ahaa.
      Fico feliz de que você tenha se interessado pelo livro, acho que vai gostar da história. E ela toda tem muito mais reflexão que faz sentido sobre a nossa vida.
      Boa leitura!

      Excluir