04 maio 2015

Resenha - O substituto





Dotado de beleza e inteligência fora do comum, Luca Vero foi visto com desconfiança durante toda a vida... até que o jovem é acusado de heresia. Para escapar da fogueira, aceita se tornar membro de uma Ordem misteriosa cujo objetivo é investigar estranhos relatos que assombram o mundo cristão. Para vencer seus inimigos, Luca se une a uma aliada improvável – Isolde, de 17 anos, fora aprisionada como abadessa de um convento cujas freiras sofrem constantes ataques de histeria. Além disso, os dois precisam combater a crescente atração que sentem um pelo outro. Ou podem acabar num inferno jamais imaginado.

272 páginas || Skoob || Editora: Galera Record || Formato: Ebook ||
Classificação:  || OndeComprar









Existem coisas desconhecidas no mundo onde vivemos. Existem  fatos, fenômenos e atos que fogem da nossa compreensão e fazem surgir uma interrogação sobre o que são e de onde vem tudo isso. E houve uma época onde todo esse desconhecido era ainda mais forte. Onde coisas que viriam a ser fundamentais no mundo eram muitas vezes descartadas e consideradas como o mal, tendo então de serem banidas do planeta.

"- Isto não é apenas um vazio, não é apenas um O: é o que chamam de zero. Veja a posição que ele ocupa, ela tem um significado. Mas qual é esse significado?
- Ele representa um espaço? - indagou Luca, encarando o papel outra vez.
- Quero dizer: nada?

- É um número como outro qualquer - respondeu o homem.
- Eles criaram um número para o nada. Assim, podem calcular o nada e ir além dele.

- Além? Além do nada?

Luca é um rapaz de dezessete anos que vive há muitos anos em um mosteiro, sendo preparado para ser padre. Porém logo as autoridades começam a perceber que ele é um pouco diferente daqueles que estudam para esse ofício. Luca é curioso. Procura estudar e entender coisas até então desconhecidas, como os números. Lê livros incansavelmente e então é tirado do mosteiro sem qualquer aviso e levado para uma espécie de interrogatório.
Lá, quando imagina que será torturado e levado para a fogueira, como acontecia com todos que ousavam questionar e estudar o desconhecido, acusados de bruxaria, Luca se depara com um homem que identifica-se como enviado pelo papa para investigar o mal e baní-lo. E luca foi um dos escolhidos para instaurar inquisições e julgar todos aqueles que são suspeitos.

"- Deus me livre, não. Dormi na cozinha e só ouvi roncos. Mas todas as cozinheiras dizem que o papa deveria mandar um bispo para investigar. Dizem que Satã anda por aqui. O papa deveria determinar uma inquisição.
- Ele o fez! E sou eu! - vociferou Luca. - Eu farei a inquisição. Serei o juiz."

O primeiro lugar para o qual Luca é mandado é a Abadia de Lucretili. Lá ele encontra um lugar invadido pelo pânico. Coisas estranhas acontecem, como mulheres acordando no meio da noite com gritos e ferindo a si próprias. Encontra também a nova abadessa, Isolde. Uma menina de dezessete anos enviada para o convento após a morte de seu pai, sendo abandonada pelo único irmão que possui enquanto ele fica com toda a herança deixada. Isolde é acompanhada por Ishraq, sua dama de companhia desde a infância. Por serem novas no local, Isolde e Ishraq são vista com desconfiança pelas mulheres ali presentes.
Isolde é alguém que fez os votos e vive de acordo com os ensinamentos da religião. Já Ishraq, apesar de acompanhar a menina vive a margem da religião e de seus ensinamentos, é alguém que aprendeu muito, estudou e praticava até medicina.

 "- Ah, é verdade - concordou Ishraq.
- E certamente o inquisidor não tem interesse algum se seu cabelo está cacheado, limpo e espalhado nos ombros, ou preso sob o véu.

- Ele é jurado à Igreja, assim como eu - disse Isolde.
- Seus votos foram forçados na época e nada representam. E, pelo que sei, o caso dele é o mesmo - respondeu Ishraq, franca." 

Aos poucos, enquanto tentam investigar tudo o que tem acontecido, Luca e Isolde também são obrigados a lutar com uma grande atração que surge entre eles e é extremamente proibida, devido a seus votos religiosos, porém no livro essa atração se mostra de uma maneira bem contida, até porque era outro século e as relações não se desenvolviam rapidamente ou com tanta liberdade.



[- Minhas Impressões -]

O livro é narrado em terceira pessoa e dividido em três partes. A primeira se passa no CASTELO SANT’ANGELO, que é a introdução quando luca é chamado para ser incorporado a ordem que trata das inquisições, a segunda no castelo e na abadia de lucretili, nos inserindo na vida de Isolde  e da abadia e a terceira em VITTORITO, quando Luca acaba sua inquisição na abadia e segue para sua próxima missão.

Quando descobri o lançamento de uma obra da Philippa Gregory imediatamente fiquei ansiosíssima para ler, pois sou super fã dessa autora e seus livros históricos, e não me decepcionei. O livro insere o leitor na Itália, no século XV. Inquisição é um tema que me interessa bastante então a junção de todos esses elementos tornou o livro quase perfeito. O único ponto que acabou me incomodando foi a segunda parte, quando Luca vai para a sua segunda missão, isso fez perder um pouco o fio do livro, porém também se tornou interessante para conhecermos os personagens e suas características, além de citar os lobisomens, criaturas que também eram aparentemente inexplicáveis.

O livro trata de um tema sério mas tem suas partes engraçadas, como a relação entre Freize, o criado de Luca, um rapaz cheio de humor e Ishraq, a companheira e amiga de Isolde, que é agressiva e um pouco durona. Essa obra difere das demais obras da Philippa pois todos os outros foram baseados em histórias quase reais ou personagens reais, e nesse caso apesar de a inquisição ter existido os personagens são totalmente fictícios e a situação também.

Recomendo para todos aqueles que gostam de uma pitadinha de romance, de história e de humor, além de poder conhecer um pouquinho sobre a Itália antiga, que eu adoro e ainda quero visitar, e dos costumes da época. Esse livro é o primeiro de uma série e já foram lançados mais dois em inglês, torço para que a tradução não demore. A série se chama Ordem da escuridão e tem um título bem
adequado. Não achei o título O substituto tão interessante, não consegui associar ele a nenhum elemento tão específico do livro.



*******
RECADO PARA OS  LEITORES
*******
Bom, como vocês já viram na minha apresentação aqui no blog, sou nova resenhista. E acredito que o meu estilo de resenha é um pouco diferente do que vocês estão acostumados. Eu sou um tanto detalhista demais, e isso acaba se refletindo no meu texto. Mas não se preocupem, não entreguei nada do essencial do livro.
Mas mesmo assim gostaria de um retorno de vocês. O que acham desse estilo? Gostam dele? Preferem algo mais resumido? Aguardo suas opiniões para poder melhorar nas próximas e trazer sempre livros legais aqui para o blog.

66 comentários:

  1. Olha pelo que você abordou da história me pareceu bastante interessante, mas percebi que ele é um pouco um livro que requer um pouco de atenção. Eu pegaria para ler sem sombra de dúvidas, porque parece ser bastante envolvente toda a história. Mas só lendo para saber mesmo. Porque eu ainda não conheço esse livro e sendo um lançamento da galera record deve ser incrivel, ainda mais depois que você disse que tem uma pitada ai de romance que é meu ponto fraco =]

    Amiga eu gostei bastante da maneira como você desenvolveu a resenha.
    Está ótimo. Continue assim. E seja bem vinda para muitas resenhas no blog o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil.
      Bom, em vista dos outros livros da Philippa, esse não requer tanta atenção assim. Ele tem um número bem razoável de personagens, o que ajuda a lembrar de todos e é curto, o que deixa querendo mais.
      E sim, o romance existe, tomara que ele venha com mais intensidade nos próximos livros. Que bom que gostou da resenha :)

      Excluir
  2. Oi Tamara, tudo bem?
    Apesar do estilo diferente eu gostei da sua resenha! Acho que ficou bem escrita e eu não me incomodo com resenhas longas, se fosse você eu resumiria mais apenas a primeira parte onde você contou um pouco da história do livro.
    Vi esse livro nos lançamentos da editora e até me interessei por ele, mas acabou que nem solicitei.
    Não li nenhum livro da autora ainda, mas só escuto elogios então tenho curiosidade de ler algum livro dela.

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, maiara.
      Fico feliz por ter gostado da resenha.
      Bom, era um tanto essencial citar esse resumo da história, porque romances históricos são sempre bem complexos, se acabarem muito resumidos na resenha não interessa ao leitor, rs.
      Esse é um bom para você ser iniciada nessa autora. É leve e curto.

      Excluir
  3. Tamara,
    muito interessante como você abordou a história do livro.
    Sua resenha ficou muito boa e gostei bastante da história, porém não sei se leria o livro.
    Acho que sim. Fiquei curiosa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, débora.
      Fico feliz que gostou da resenha.
      Bom, se você gosta de romances históricos, com todo o tom de antiguidade, outro século indico que leia.
      Se resolver fazer a leitura compartilhe as impressões :)

      Excluir
  4. Oi flor, é meu estilo de livro, fiquei meia assim pelo livro ser dividido em partes, mas no geral eu gostaria de ler sim, fiquei muito curiosa, a capa está linda e me chamou atenção. Gostaria de saber sobre lobisomens, tem no livro?

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mila.
      Quanto a ser dividido em partes não se preocupe. São somente como capítulos, mas é bem tranquilo, é só que pulam alguns meses e isso acaba sendo o que citei sobre ser dividido.
      Se você gosta do estilo tenho certeza que vai adorar.
      Sim, em um certo momento o tema lobisomem é abordado.

      Boa leitura :)

      Excluir
  5. Oi Tamara..
    Nem conhecia este livro ainda da Philippa Gregory. Eu tenho todos os livros dela na minha lista de desejados praticamente rs..É claro já fiquei curiosa para ler a obra.
    Gosto de romances com humor, e saber que deve ter uma descrição da Itália. Sua resenha ficou muito boa, é normal quando gostamos muito de um livro, fazermos uma resenha grande. Eu tento maneiras as vezes na minha, porque as vezes uma resenha muito enorme não anima as pessoas a lerem. Mas acho que vai do nosso controle, e quanto gostamos do livro rs


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia.
      Eu amei as descrições da Itália, tenho muito desejo de conhecer esse país e todo aquele climinha antigo ficou maravilhoso no livro.
      Eu também tenho quase todos os da Philippa na minha lista de desejados, Estou na torcida para que com o sucesso de O substituto eles resolvam lançar em ebook os outros mais antigos.
      Se ler compartilhe as impressões :)

      Excluir
  6. Eu também gosto muito de livros que contam um pouco da história e tals e esse parace sem bem interessante, pois gostei muito da premissa. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é curto mas super interessante.
      Obrigada pelo comentário, Gleise

      Excluir
  7. A capa já aguçou minha curiosidade e saber que o romance aborda temas quase espirituais virei fã, não li nenhum livro da autora, mas talvez esse será o primeiro. Adorei sua resenha e estar de parabéns!

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wanderléa.
      Pelo jeito essa capa atraiu todo mundo, risos, isso é bom quando surge uma capa bonita com uma história ainda melhor, então fica uma ótima combinação.
      Obrigada, fico feliz que gostou da resenha.

      Excluir
  8. A capa ja mim deu curiosidade e ainda mais o nome do livro, a resenha ficou muito bem feita e agora to doida pra ler esse livro.
    bjs bjs
    http://taiinara-oliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou. Então vamos matar essa curiosidade :)

      Excluir
  9. Oie Tamara! :D
    A capa já tinha me chamado a atenção mas agora que li a sua resenha estou considerando muito esse livro!!!!! \o/ Fique bastante animada para conferir mais sobre o mesmo e espero adquirir ele logo.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Fico feliz que gostou da resenha.
      Realmente, a capa chama bastante atenção mesmo. Capricharam!
      Depois compartilhe por aqui suas impressões!

      Excluir
  10. Nunca li nada da autora, mas sempre tive vontade.
    Nem sabia que esse livro era dela, tinha ficado de olho só na capa, que é linda, rsrs.
    Mas nossa, já quero esse livro! Gostei de tudo que a história tem, e acho que vou adorar a leitura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Também gosto de tudo que a história tem.
      Boa leitura :)

      Excluir
  11. Essa capa é linda demais!!
    Quanto ao enredo, gostei e não gostei, agora tô confusa e em dúvida, mas quem sabe eu não leio?!
    Adorei a resenha, beijo!!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, beatriz.
      O que não gostou no enredo? Rs.
      Que bom que gostou da resenha :)

      Excluir
  12. Oie!!
    Adorei.. gosto bastante de livros assim e esse me deixou bastante curiosa.
    A capa é linda e dá uma vontade a mais de comprar o livro kkkkk.
    Adorei sua resenha também!!
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Essa capa realmente é ótima para ter na coleção, ee.
      que bom que gostou da resenha :)

      Excluir
  13. Gostei da resenha, é a primeira que leio do livro. Não sei se o lerei, pois a inquisição não é um assunto que me agrade.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que pena que não gosta do tema inquisição, mas nesse livro eu não o classificaria como tão forte. Até se tivesse mais sobre isso eu adoraria.
      Que bom que gostou da resenha :)

      Excluir
  14. Olá não conhecia esse livro e acho que é a primeira resenha que leio.
    Agora estou numa onda de livrod de época e quero ler todos rsrs.
    Adoro livros com humor e pitadas de romances.
    Essa capa está lidaaaaa.
    Com certeza vou ler.
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Pois é, esse livro é bem recente então está pouco resenhado ainda.
      Eu também adoro histórias de época, por isso que quando encontrei esse imediatamente corri para ler.
      Depois me conta o que achou :)

      Excluir
  15. Seja bem vinda, adorei a sua resenha.
    Achei completa e com opiniões pertinentes sobre o enredo.
    Adorei o assunto tratado, escuridão sempre é convidativa.
    Concordo com você sobre o nome traduzido, não é muito convidativo.
    Mas, graças a resenha, fiquei curiosa.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Então, títulos são sempre coisas que me chamam atenção, e O substituto não diria que foi uma boa escolha, mas ainda bem que a capa chama muito mais atenção que ele.
      Fico feliz que gostou da resenha :)

      Excluir
  16. Ficou ótima a resenha. Eu também sou a debita de resenhas mais detalhadas.
    Quanto ao livro, ainda não o conhecia. Mas, pela sua resenha, é o tipo de leitura que me agrada. Semana passada eu li um livro que traz um pouco da história da igreja e gosto, principalmente, se trouxe crítica e questionamentos ao atos religiosos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilda!
      Fico feliz que gostou da resenha mais detalhada. Eu não consigo fazer de outro modo e acho bem bacana, quando ela não traz coisas que são importantes no enredo. Acho que em um caso desse livro, uma resenha menos detalhada ficaria bem pobre e não despertaria interesse.
      Qual livro você leu sobre a igreja? Já fiquei interessada.

      Excluir
  17. Oii
    Então eu lendo a sinopse quis o livro,
    depois ao ler a resenha percebi que a história é diferente do que eu imaginei
    e já não quis mais tanto assim, daí terminei na dúvida.
    Não conhecia o livro ainda, por isso curti ser apresentada a algo novo.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! O que você achou que seria, pela sinopse?
      Uma pena que seu interesse sumiu. Mas tomara que a dúvida passe, risos.

      Excluir
  18. Oi flor, tudo bem? Você resenhou muito bem, adorei o formato da sua resenha, bem igual a minha, história e depois sua opinião, sempre acho que assim fica bem mais organizado,parabéns.

    A história é bem intrigante e me deixou curiosa por ainda(não que eu me lembre) não ter lido nada no gênero. Mas agora vou deixar passar, estou lendo mais sick-lits, chik-lits e biografias.


    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que gostou da resenha!
      É um livro bem interessante. Também sou fã extrema de biografias e leio muitas.

      Excluir
  19. Oi Tamara!
    Eu particularmente gosto de resenhas mais curtas, pq teno medo d ler algo q vá dxar d me surpreender na história, n gosto d ler nem sinopse! Mas já q vc diz q apesar d rica em detalhes sua resenha n apresenta pontos chaves na história então tudo certo!
    Q capa linda hein? Amo romances com bom humor envolvidoo! Parece ser uma ótima leitura!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ALine!
      É, algumas pessoas perdem o interesse depois de ler resenhas ou sinopses. Mas fique tranquila, nada de mais foi revelado.
      Eu adoro ler sinopse e nunca leio um livro sem ler primeiro ela. Sou viciada no skoob e fico procurando as sinopses por lá, risos.

      Excluir
  20. Olá!
    Uau! Que resenha! Gostei bastante do seu estilo de resenhar!
    Sobre o livro, achei a premissa um tanto diferente e me interessei bastante. Nunca li nada da Philippa e pelo que vi, acho que começarei com esse.
    Gosto muito de histórias que falem sobre inquisição, e essa tem um "quê" a mais. Achei interessante o fato de Luca ser o escolhido para a missão.
    Quero muito conhecer a história.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que você curtiu o estilo da resenha.
      Se ainda não leu nada dela, realmente, esse é uma ótima pegada para começar, nada muito pesado, não tem aquele excesso de personagens que pode incomodar as pessoas nos outros livros dela, em fim.
      Sou suspeita para falar, risos.
      Conheça a história e depois compartilhe a opinião por aqui :)

      Excluir
  21. Oi Tamara, tudo bem?
    Confesso que não estava interessada no livro até vc citar os lobisomens, que são criaturas que adoro e agora quero saber como o tema foi abordado na trama.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, digamos que depois da metade do livro cita essas criaturas e fiquei bem surpresa, não esperava.
      Boa leitura!

      Excluir
  22. Oi Tamara, tudo bom?
    Parabéns pela sua resenha, sério. Eu conheci a Phillipa em "A Irmã de Ana Bolena", gostei muito da escrita da autora e foi ela que fez com que eu gostasse de livros de época com um enredo um pouco mais complexo. Quando eu vi o lançamento de O Substituto, eu realmente fiquei com um pouco de medo de ler o livro, mas depois da sua resenha, com certeza vai ser uma das minhas leituras deste mês.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, débora!
      Que bom que despertei você a ter o interesse em ler esse livro, acho que não vai se arrepender. EU já tinha lido Catarina de Aragão, dessa escritora, e foi bacana conhecer ela escrevendo com personagens fictícios, já que nos outros livros sempre trata de pessoas que já existiram.
      Boa leitura :)
      P.s: tenho muita curiosidade por ler A irmã de Anna Bolena.

      Excluir
  23. Olá Tamara,
    Quando vi a capa imaginei que era de uma outra série que agora não lembro o nome. A capa é muito bonita e a premissa do livro me convenceu. Adorei sua resenha, você destacou pontos importantes e não contou nada que pudesse estragar a leitura. É a primeira vez que ouço falar desse livro e já gostei dele.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica
      Então, ele ainda está bem desconhecido, eu li assim que saiu e foi das minhas melhores leituras de abril. Essa capa está muito boa mesmo.
      Boa leitura.

      Excluir
  24. Oi Tamara!
    Que capa linda é essa?
    Gostei muito e ainda fala um pouco da Itália antiga, deve ser a coisa mais linda e eu como boa descendente de italianos adoraria ler um pouco mais sobre, ainda mais com uma pitadinha de romance no meio!
    A sua resenha está ótima, mas eu gosto de algo mais resumido, principalmente com relação a contar a história, agora, se for sua opinião, pode escrever bastante!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a Itália antiga é bem linda de se conhecer. Também sou descendente de italiano e sempre fico mergulhada em todo o roteiro, imaginando como era antigamente...

      Excluir
  25. Oi,
    Primeiro seja bem vinda ao blog :)
    Gosto de histórias nesse estilo, que nos remete ao passado, romance histórico mesmo, sua resenha despertou minha vontade para a leitura e com toda certeza ele já faz parte da minha listinha.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas boas vindas ao blog!
      Que bom que você gostou da primeira resenha. Romances históricos são fascinantes! Sempre conseguem nos levar para outras épocas.
      Compartilhe sua opinião. Boa leitura.

      Excluir
  26. Eu adoreiiii a resenha. muito bem escrita.
    A capa desse livro é muito linda. Eu já estou mega interessada.
    Adorei.
    E como amo tudo que tenha um romance kkkk Vou gostar sim.
    Beijos
    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, um pouquinho de romance é sempre bom, principalmente nesse que em muitas partes ele fica bem sutil, é algo diferente dos livros atuais, que o romance já se desenvolve com toda força.
      Fico feliz que gostou da resenha.

      Excluir
  27. COMPLETAMENTE diferente do que eu imaginava que a história seria.

    Fico imaginando se a autora se deu bem ao tratar da inquisição que é um assunto beeem sério em um livro adolescente. Foi bom?

    Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João.
      Foi bom sim a inquisição em um livro digamos que adolescente, porque apesar de os personagens terem somente dezessete anos é outra época, e isso faz com que eles já sejam muito maduros, até mesmo pelo tipo de criação que receberam.
      Fico feliz que gostou da resenha.

      Excluir
  28. Oi Tamara!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não imaginava que o enredo fosse esse. Fiquei mais encantada ainda e com toda certeza quero muito ler esse livro, afinal adoro romances que envolvam História.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina.
      Que bom que eu consegui lhe interessar com a resenha.
      Boa leitura.

      Excluir
  29. Oie, tudo bom?
    Nunca li nada da Philippa Gregory, mas já li várias resenhas positivas. Gosto de livros com esse caráter histórico e por isso já fiquei de olho nessa série. Além disso, misturar um pouco de romance com uma temática histórica é algo que curto nos livros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Philippa é fantástica. Uma crítica que poderia ser apresentada em relação a ela são as tramas complexas, cheias de personagens, mas não é o caso desse livro. E adoro os outros mesmo com tantos nomes para decorar.
      Boa leitura. E que os próximos da série não demorem, risos.

      Excluir
  30. Oii, tudo bem? Adorei sua resenha! É a primeira que leio sobre esse livro e gostei bastante. Nunca li nada da autora mas tenho curiosidade. Saber que O Substituto se passa na Itália e possui um pouco de humor me deixou bem interessada, já coloquei nos desejados.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom saber que esse foi para seus desejados. Realmente, o humor foi algo muito bem inserido na história para quebrar todo o peso do tema, da itália, da história.
      Espero que goste da leitura!

      Excluir
  31. Olá.
    Quero muuuuito ler este livro, adoro romances históricos e a capa é lindissima.
    A autora é muito bem comentada , mas ainda não li nada dela, porém pretendo lê-lo logo. Sua resenha ficou perfeita me deixou com mais vontade de ler.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Que bom que você gostou da resenha.
      Sim, essa autora é realmente bem conhecida, e como a maioria dos livros dela tem uma dezena de personagens, acho que esse realmente é muito bom para começar, por ser um pouco mais leve e introduzir você na maravilhosa escrita da Philippa!
      Boa leitura!

      Excluir
  32. Olá tudo bem?
    Achei muito bom o estilo de resenha, detalhada mas sem spoilers. Me deu muita vontade de ler esse livro, que tem uam temática que me chama muita atenção. Espero que o meu exemplar chegue logo. Emfim, gostei bastante da resenha.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, carlos.
      Que bom que você gostou da resenha. Acho que quando gostamos do livro tendemos a detalhá-lo mais, risos.Espero que seu livro chegue logo e depois se desejar, compartilhe sua opinião. Vou adorar.

      Excluir
  33. Gostei bastante da sua resenha! Não gosto muito de livros divididos em partes, mas fiquei interessada pela parte da Itália antiga. Colocarei na lista dos "talvez".

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      FIco muito feliz que gostou da resenha.
      Se lê-lo compartilhe conosco a opinião :)

      Excluir