Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Às vezes certas histórias precisam ter um desfecho. Umas, terminam com uma partida, abrupta, na calada da noite. Outras, acabam com um abraço e um contato, mesmo que a distância. Já outras são aparentemente finalizadas em cartas. Cartas sinceras de despedidas, de sentimentos. Cartas que contam uma história.
"E foi isso que aconteceu. Chorei até meus olhos ficarem inchados; escrevi a carta; deixei a história toda para trás. Não penso nele desse jeito desde então."
Lara Jean é uma típica adolescente americana. Vai à escola, se diverte com os poucos amigos e com as irmãs. E possui uma característica peculiar: escreve cartas para todos os garotos que já amou, cinco, ao todo, segundo ela.
"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."
Quando sua vida está passando por uma dezena de mudanças, sendo uma delas a ida de sua irmã mais velha para a universidade, ela tem de lidar também com o fato de que de repente, todas as suas preciosas cartas de amor, guardadas na caixa de chapéu azul petróleo que sua mãe lhe deu, são enviadas para os garotos para quem foram escritas, causando surpresas para todos os envolvidos, e trazendo consequências inesperadas.
"Pertencer a alguém... Eu não tinha percebido, mas, agora que estou pensando no assunto, parece que é tudo que eu sempre quis. Ser de alguém de verdade, e que essa pessoa fosse minha."
Apesar de todo o aparente desastre causado, Lara Jean descobre coisas que antes pareciam não ser importantes. Descobre significados ocultos e descobre pessoas até então quase despercebidas.
[- Minhas Impressões -]
O livro é narrado em primeira pessoa e dividido em 72 capítulos curtos. Acontece em poucos meses e é bastante focado, sem que o leitor se perca. É um romance leve e em alguns momentos bastante divertido, daqueles típicos para relaxar em um dia chuvoso ou ler em uma única tarde, se você ficar com o livro o tempo todo, é claro, o que não será tão difícil, já que é uma história que impulsiona o leitor a não largá-lo, para que possa descobrir logo o final.
De minha parte ele mereceu três estrelinhas mais por motivos pessoais. Em primeiro lugar eu não gosto muito de romances adolescentes, minha preferência é sempre por algo um pouco mais pesado e em segundo lugar quando as cartas foram mencionadas na sinopse, pois imaginei um livro recheado de cartas, o que não ocorre, elas aparecem, porém de uma forma bem esporádica. Por outro lado, um dos fatores que eu amei no livro foi a questão familiar. Lara e as duas irmãs são muito próximas e unidas. Além de irmãs são amigas e somos envolvidos em vários desses momentos familiares.
Consegui em alguns momentos rir e em outros ficar cativada pelo romance que há no livro. Sim, há romance, Lara Jean não tem apenas asar quando suas cartas são enviadas. Lara não foi uma menina que me cativou tanto. Ela é a típica adolescente certinha e não tem características que me chamem atenção. A personagem que ganhou o troféu de melhor desse livro, na minha opinião, foi Kitty, uma pequena menina muito fofa, irmã de Lara, cheia de personalidade e de gostos peculiares, uma criança muito fofa.
O título "Para todos os garotos que já amei" é bastante intrigante e sinceramente foi um dos fatores que me fez ler o livro, além das cartas mencionadas na sinopse. Acho que ele é uma boa prévia do que encontraremos no livro. Também recebi uma descrição muito boa da capa e acho que ela se encaixa super bem com a história. Algo bem feminino, meigo e suave, cheio de lembranças de momentos, o que é bem a cara da personagem.
A intrínseca manteve a capa americana e penso ter sido uma boa escolha.
O livro faz parte de uma duologia e de certa forma fui despertada a querer conhecer muito a sua continuação.
Indico para todos que adoram os romances leves, que gostam de conhecer as brigas, intrigas e amores que a adolescência as vezes traz.
52 comentários
Tamara eu vim aqui para comentar, porque eu realmente precisava, pois esse é um dos livros que comprei e sinceramente depois de ler tudo que você disse sobre o livro eu sinceramente amei. Achei que além de você ter abordado muito bem sobre a história, eu tenho certeza que é um gênero que eu vou amar. Eu adorei sua explicação sobre os pontos positivos e negativos e você tá de parabéns. A cada dia me surpreendendo mais em menina ?! Continua assim que você vai LONGE !
ResponderExcluirOie, Sill!
ExcluirFico muito feliz de que você tenha gostado da resenha.
Leia sim, pelo que vejo das suas leituras tenho certeza que esse é totalmente seu estilo.
E claaro que espero sua opinião depois.
Que bom que ele já está aí na sua estante. :)
Olá!
ResponderExcluirEu me apaixonei por esse livro quando a Intrínseca apresentou na Turnê. Que história mais hilária e que capa linda. To feliz por eles utilizarem a capa original <3 Já estou louca para ler. Adorei sua resenha.
Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/
Oi, Júlia.
ExcluirPois é, a capa original era bem adequada, que bom que eles não tentaram modificar.
É sim, uma história boa, deu até vontade de escrever cartas também, eeee.
Fico feliz que gostou da resenha.
Boa leitura!
Olá!
ResponderExcluirJá conhecia o livro através da Turnê da Intrínseca e já tinha me interessado em ler. A sua resenha só atiçou essa vontade, adoro bom humor e romances leves!
Indiquei o seu blog para responder uma tag aqui : http://paixaodeleitora.blogspot.com.br/2015/05/tag-complete-frase.html
Beijinhos!
Paixão de Leitora
Oi.
ExcluirFico feliz de que minha resenha aumentou sua vontade de ler esse livro. Creio que vá gostar...
Obrigada pela indicação da tag.
Que lindo sua resenha flor! Eu conhecia a Jenny Han pela trilogia O Verão que mudou minha vida, ao saber do lançamento desse livro me dei chance para ler e acompanhar a autora, gosto de romance de adolescente (depende haha), acho que vou gostar do livro sim, em toda minha vida já amei um garoto, outros foram só gostar mesmo hahaha, está de parabéns!
ResponderExcluirBeijos
www.doceliterario.com
Oie, Amanda.
ExcluirEsse é o primeiro livro que conheço da Jenny, mas já ouvi falar muito bem sobre esses livros do verão. E o título deles me chama bastante atenção, gosto de tudo que se relacione a verão.
Bom, depois acaba se mostrando que na verdade nem todos foram amor, mas o amei acho que dá um toquezinho mais chamativo no título, né? rs.
Boa leitura
Oláá
ResponderExcluirEu amo esse livro e ainda nem o li, que capa lindinha e amei o título e a premissa que a autora nos apresenta, eu espero de verdade ler em breve e gostar bastante haha
Faz tempo que não passo, aqui, saudades ;)
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oie, Catarina!
ExcluirPois é, uma boa premissa. Ainda mais que são cartas, algo já tão esquecido nos nossos dias atuais com os e-mails.
Espero que você goste. E passe mais vezes para nos visitar! :)
Oi oi
ResponderExcluirÓtima resenha!
Deu pra perceber que o livro é "café com leite", mas me deixou com vontade de ler para passar um final de semana...
Pela capa da para perceber que é voltado para amores adolescentes.
Beijoos
Blog Mais Café
Oi, Jéssica.
ExcluirQue bom que você gostou da resenha.
Sim, é café com leite mas muito gostosinho para passar o tempo, não tem nada de questão muito reflexiva.
Espero que goste.
Meu deus não sei porque mas ele(pelo que você descreveu)se parece com o livro os 13 porquês,amei e já quero ele para mim!! Capa fofa,texto leve e que prende a gente,tipo perfeito para a gente ler e se apaixonar...Parabéns por conseguir captar ele tão bem...
ResponderExcluirwww.maniadecoque.com
Oie, Jessica!
ExcluirNunca li Os treze porquês, mas ouço falar muito bem desse livro. Depois nosconte se realmente é parecido.
Realmente, você fica apaixonada, principalmente pelo romance fofo do livro...
Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
Aí que tudooo.
ResponderExcluirÉ a primeira resenha do livro que eu leio e amei. Eu amo esses romances mais leves e tal.
Acho que vou me divertir muito com a leitura.
Eu tenho uma caixinha onde guardo Muitas cartas de amigas e de pessoas especiais kkkk mas imagina você escrever cartas para os garotos que amou e elas serem enviadas? Muito loucooo Quero ler.
Amei a resenha.
Beijos
http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-amor-e-ordem-o-despertar.html
Oie!
ExcluirFico muito feliz de que você tenha gostado da resenha.
Sempre gostei dessa história de cartas, diários. Acho tudo muito fofo.
Espero que goste desse livro.
Fiquei muito interessada nesse livro. É do tipo que eu olharia e não daria muita atenção, mas assim que li a sinopse minha curiosidade veio à tona. Me lembrou Os 13 Porquês, porque nesse último a protagonista manda fitas cassete para todos os que ela considera responsáveis por ela resolver se matar. Já que você curte uma literatura mais pesada, te recomendo esse ;)
ResponderExcluirhttp://www.thaisnacidade.com/
Segunda pessoa que comenta que esse livro é parecido com os treze porquês, aparentemente. E eu estou me sentindo muito curiosa em relação a esse os treze porquês. Muita gente já havia me comentado. Acho que ele vai para a listinha também...
ExcluirEspero que você goste da leitura.
Oii!! Tudo bem?
ResponderExcluirEstou muito ansiosa para ler esse livro. Os outros da autora não me chamaram tanto a atenção quanto esse. Espero gostar dele tanto quanto tenho ouvido outras pessoas gostarem, mas com um pé atrás. Pensei que fosse gostar de Lonely Hearts Club, também um livro sobre romance adolescente, que ouvi falar muito bem, mas não funcionou pra mim. Enfim, estou na torcida.
Beijos!
www.palavrasradioativas.com
É, dos outros da autora só os títulos me chamam atenção. Eu sou meio fascinada por certas palavras presentes em títulos e verão é uma delas.
ExcluirE é bem triste quando a gente espera tanto de um livro e não gosta. Mas esse eu não fuii com muitas expectativas.
Boa leitura.
Olá
ResponderExcluirDesde que foi lançado estou de olho nele
Pensava tbm que o livro seria contado por cartas :/
Eu adoro livros com adolescentes e por isso acho que vou amar
Ainda bem que mantiveram a capa americana pq gostei bastante
Amei sua resenha
Oi, Ana.
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha.
Pois é, a capa americana era bem adequada... que bom que permaneceu. É, quando cita na sinopse as tais cartas já fiz algo grande disso, e não era taanto assim. Mas tudo bem, o livro foi bacana mesmo assim.
Boa leitura.
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirEu confesso que só li suas impressões, na realidade algumas, porque quero muito ler esse livro e cria minha própria opinião. Sempre gosto muito das suas resenhas, porém se eu ler, vou acabar criando um julgamento do livro sem ler. Eu estou louca para que o livro lance logo, ou seja, só dia dois, então até lá fico na expectativa. Pelo menos nas livrarias daqui e até no site, só dia 02 ): O Livro me chamou atenção, não pelas cartas em si e sim pelo enredo, achei legal a autora trazer adolescência e escrita no mesmo contexto. Por exemplo, é dificil nos dias de hoje meninas escrevem cartas de amor - eu pelo menos ainda escrevo -, mas raramente isso acontece, o amor hoje em dia é muito liquido, por isso quero ler o livro.
Enfim, adoro você, beijos!!
Oie Lu!
ExcluirAaa, fiquei muito feliz ao saber que você acompanha as minhas resenhas e que gosta delas. Em breve vem mais coisas por aí.
Então, eu também tenho medo de ler as impressões quando é um livro que quero muito.
Mas me conte sua opinião quando ler, vou adorar saber.
Oi Tamara, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a premissa desse livro bem interessante! Uma pena não ser cheio de cartas, pois eu tive o mesmo pensamento que você quando li a sinopse.
Achei a capa do livro bem bonita e atrativa, e mesmo você dando apenas estrelas eu fiquei interessada para conhecer melhor essa história.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Pois é, acho que foi a intenção da sinopse, mas as sinopses sempre tem algo para chamar a nossa atenção. Mas isso é bom, porque as vezes lemos e não é o que esperávamos, mas mesmo assim acaba nos surpreendendo.
ExcluirLeia sim, como eu disse, uma boa parte das três estrelinhas é que livros com adolescentes não me atraem tanto.
Depois compartilhe a sua opinião conosco.
Olá; esse livro parece estar despertando bastante a curiosidade do pessoal por aí; a capa, o título e a sinopse parecem bem interessantes. Pela sua resenha, seria um livro que eu gostaria de ler, uma história que me agradaria.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
Oie, Mari.
ExcluirSim, esse livro está bem comentado e no skoob grande parte das pessoas que leram marcaram ele como favorito. Eu não tenho tanta experiência assim com livros adolescentes, mas creio que nos desse gênero esse é um que está bem bom.
Compartilhe a sua opinião se lê-lo.
Olá
ResponderExcluirachei esse lançamento muito legal, achei que fosse melhor, mas acho que você não gostou tanto assim em?? só 3 estrelas ?? rrs, mas eu já comprei mesmo rsrsrs
Bjks
Passa Lá No Meu Blog : ♥http://ospapa-livros.blogspot.com.br/♥
Oie, Netinho.
ExcluirBom, talvez você goste muito, como pode ver eu justifiquei os motivos porque não só dei três estrelinhas. Depois compartilha a sua opinião, adoro conhecer opiniões dos leitores.
Oi, flor!
ResponderExcluirFiquei um pouco decepcionada agora… Eu adorei a proposta do livro envolver cartas que foram escritas para serem guardadas, mas que foram enviadas aos seus destinatários misteriosamente. Imaginei que o foco do livro nem fosse propriamente sobre as cartas, mas sobre como esses rapazes voltariam à vida da protagonista. Mas, lendo sua opinião, vi que você não dei ênfase nenhuma a esse fato… Como se o livro não tivesse mesmo grandes surpresas. Isso me deixou confusa e decepcionada. Será que vale mesmo a pena essa leitura?
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oie fran!
ExcluirBom ver você por aqui.
Vale a pena sim. E eu não quis comentar da presença nos garotos porque já teve gente que disse que não gosta de resenha tão detalhadas.
Mas os garotos aparecem sim novamente. Na verdade alguns nem haviam desaparecido.
Leia, acho que você irá gostar.
Olá!
ResponderExcluirEu estou curiosa sobre esse livro desde que soube de seu lançamento. A capa e o título me chamam muito atenção.
Lendo sua resenha vi que é tipo de história que eu gosto de ler. Fiquei curiosa para saber o que acontece na vida de Lara depois que as cartas são enviadas.
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Oie!
ExcluirRealmente, a parte depois de a Lara Jean receber as cartas é a mais interessante e empolgante.
Espero que você goste da leitura.
Tamara, você pontou muito bem os aspectos negativos do livro. E são justamentos estes que fazem eu não ter nenhum interesse pelo livro. Já temos muitos personagens redondas por aí. Gosto das complexas, das que me tiram do lugar comum.
ResponderExcluirBeijos!
Também gosto das personagens que fazem pensar, Nilda e tiram do lugar comum. Aliás, não só do lugar comum, mas também da história comum, mas essas são boas de vez em quando para relaxar a mente, rs.
ExcluirVendo os pontos negativos que você esclareceu confesso que reduziu minha vontade de ler a zero, pode ser um julgamento precipitado mas essas temáticas mais românticas me decepcionam e eu fico sem vontade nenhuma de ler.
ResponderExcluirhttp://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/
Que pena que desencorajei você, mas se resolver tentar compartilhe conosco sua opinião.
ExcluirEu tenho vontade de ler esse livro desde antes de ser lançado no Brasil, então quando na turnê anunciaram meio que pirei por um momento. Eu adoro livros do tipo, mas entendo que para ti não seja o bastante, gosto de ler o genero para relaxar a mente mesmo! Estou só esperando o resultado da parceria com os migos para ver se vou precisar comprar ou não o livro! HAHA
ResponderExcluirhttp://www.livrologias.com/
As vezes também leio o gênero para relaxar a mente. É bacana. Boa leitura, espero que goste.
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirDesde que soube do lançamento eu quero ler a obra. Diferente de você, adoro esses romances adolescentes, então sei que vou amar a obra. rsrs
E essa capa está muito bonita! <3
www.apenasumvicio.com
Oie!
ExcluirPois é, esse é o bom de ler resenhas e poder comparar e já saber se vai gostar. Como citei em alguma das respostas, penso que esse no gênero bem romance seja dos considerados muito bons.
Tenha uma boa leitura.
Oi Tamara.
ResponderExcluirFiquei morrendo de vontade de ler esse livro quando soube do seu lançamento pelo titulo e pela capa. Acho esses romances mais leves, adolescentes, bem gostosinhos pra gente dar uma relaxa entre uma leitura mais pesada e outra né? Adorei as quotes que vocês escolheu. Com certeza espero ler esse livro em breve.
Beijos
Carol
www.sobrevicioselivros.com
Oie!
ExcluirRealmente, esses são bons para podermos sair daquela vibe mais pesadinha, eu adoro ela, mas tem vezes que acaba afetando a mente muitos livros pesados um atrás do outro.
Compartilhe conosco a sua opinião, vou adorar saber :)
Oi Tamara, tudo bem?
ResponderExcluirAo contrário de você não imaginei um livro recheado de cartas, imaginei uma para cada garoto na verdade.
Gosto bastante de romances adolescentes e por isso acredito que irei gostar do livro.
Bjs
A. Libri
Oie, Angélica.
ExcluirÉ, você acertou exatamente a premissa do livro, uma para cada garoto.
Espero que você goste da leitura.
Oi, Tamara!
ResponderExcluirQuando vi esse li nos lançamentos da editora fiquei louca para ler. Primeiro a capa me chamou muito atenção e depois a premissa se encaixa no estilo que gosto de leituras. Livros leves e com essa temática sempre conseguem despertar mais meu interesse. :)
Beijos,
Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]
Eu estou ansiosa para ler esse livro, ao contrario de você eu adoro romances adolescentes.
ResponderExcluirMas assim como você eu tb pensava que ia ter cartas em quantidade, pena que não tenha.
Obrigada pela resenha.
Angel Sakura
www.euinsisto.com.br
Adorei a resenha, achei muito bem escrita e desenvolvida! A história me instigou muito, eu gostaria muito de saber o que essa capas vem a causar na vida dessa adolescente, acho que a história iria me agradar bastante e que bom que tem continuação! ;)
ResponderExcluirAbraços e até!
lendoferozmente.blogspot.com.br
Olá, Tamara!
ResponderExcluirEsse livro tem uma capa bem fofa, assim como o título, romances leves não me atraem, confesso que já tentei ler vários, mas nem sempre são minha escolha, gosto de livros mais densos e leituras que demorem um pouco mais.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAo contrério de você eu amo livros adolescentes, são sempre leves e me dão um descanso de leituras mais densas e odeio livros escritos em formato de cartas e ou e-mail, isso me deixa desanimada e largo o livro na hora, isso aconteceu com o livro @mor, em que muitos amaram e eu achei um porre, com perdão da palavra.
Gostei da sua resenha, queria mais detalhes sobre a história, mas acho que terei de ler para descobrir e espero fazer isso logo,hahaha.
A capa é linda, bem romantiquinha, do jeito que gosto.
bjs flor
Quero <3
ResponderExcluirAdorei o Lay, muito fofo!
http://www.laranjaazeda.com/