22 maio 2015

Resenha - Estudo Independente



Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.

No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

Selecionado pelo USA Today no TOP TEN Summer Reads.Escolha dos livreiros independentes de 2013.

                                                 

320 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Única
                                                  || Classificação: || OndeComprar ||









Eu gostaria de dizer algo antes de seguir com a resenha propriamente dita, esse é o segundo volume da Trilogia O Teste - que está se tornando uma das minhas distopias favoritas por motivos peculiares - e sendo assim não há como eu prosseguir sem dar alguns spoilers básicos do primeiro livro, nada que estragará a leitura caros leitores, mas que com certeza a deixará menos surpreendente. Por isso para aqueles que não gostam de spoilers é só clicar no nome do primeiro livro - O Teste - que serão direcionados para a resenha que eu super recomendo para aqueles que adoram uma distopia mas estão cansados de sempre ser algum tipo de reciclagem de Jogos Vorazes ou Divergente.

O fato da gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.

Cia passou no Teste, agora ela é uma aluna da universidade e deveria estar feliz e ela até que está, os primeiros dias depois da conclusão da prova são uns dos mais felizes de sua vida...até que seu aniversário chega e com ele a descoberta de um botão de play no Comunicador de Trânsito de seu irmão, e depois de ouvir sua voz sussurrar coisas que sua mente não consegue - não quer - acreditar como sendo verdades e fatos, a sombra da dúvida passa a pairar todos seus atos e os pesadelos a contaminarem suas noites.

Agora, porém, não tenho certeza do que é real ou de quais serão as consequências de uma resposta errada. Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela frente, estou preocupada de não chegar viva no final do dia.

Depois de sua última prova - que durou oitos horas, vale ressaltar - ela ficou contando os minutos para saber se passou, para saber se vai para Engenharia Mecânica ou saber se vai ser Redirecionada. Os minutos passam e todos estão tensos e quando a lista finalmente chega são poucos aqueles que gritam satisfeitos com os resultados. Quase ninguém foi para onde desejava. Alguns foram Redirecionados. Cia foi designada para o Governo, sua última opção.

Ela está tentando entender o que aquilo significa, por que Governo? O que querem dela? Mas antes que ela possa continuar sua linha de pensamento ela se vê diante de uma oportunidade de confirmar se a voz sussurrado no Comunicador de Trânsito é real: Obidiah foi Redirecionado e está sendo escoltado, ela vai segui-lo.

A verdade é chocante, se isso é verdade, se eles descartam alunos das colônias cada vez que eles erram o que mais é verdade, quanto mais daquele horror é real? E o que ela fará agora? Ela sabe que há pessoas envolvidas em algo maior contra O Teste, ela se lembra de algumas coisas sobre isso, mas será que ela quer fazer parte disso ou fugir e levar aqueles que ama consigo?

Os líderes — líderes de verdade — têm de pensar nos outros antes de pensar em si. Têm de avaliar as consequências de suas ações e só sacrificar vidas quando as necessidades de muitos superarem as necessidades de poucos.

O livro segue o ritmo do primeiro...ou devo dizer que segue o mesmo estilo? Sim, afinal o ritmo dos acontecimentos desse segundo livro é bem menos turbulento, apesar de quê ainda sim temos muitas coisas acontecendo.

Cia mal saiu de uma prova e já se encontra em outra, a Universidade não é fácil e agora ela tem que encarar não só os alunos que vieram das colônias como aqueles que viviam em Tosu City, e isso não é nada fácil, mas somado as provas, a grade horária absurda, aos acontecimentos que testam de todos os lados as capacidades de Cia e os olhos observadores do Dr. Barbes e da professora Holt quase a fazem desejar fugir...quase, afinal Malencia sabe que fugir não mudará nada. Não mudará o fato de que ela e nem ninguém estará livre.

Já falei isso na primeira resenha mas vou ressaltar novamente, eu adoro essa menina. A Cia é uma das protagonistas femininas mais fortes, inteligentes e centradas que eu já tive a oportunidade de ler, parando agora para pensar ela me lembra a Lyra de A Bússola de Ouro! Como eu dizia, ela é resolvida e sua linha de pensamento é incrível - incrível de uma maneira que conseguimos entender -, além de que seus ensinamentos morais e éticos são de fazer você desejar que mais pessoas fossem assim.

Quanto ao romance, gosto como ele existe no livro mas em momento nenhum é o foco principal ou se torna algo absurdo ou totalmente fixado, complexado e meio confuso, em livros como O Teste, Jogos Vorazes, Divergente e Maze Runner não cabem paixões avassaladoras ou fofas a ponto de te fazer cuspir flores e vomitar arco-íris. Gosto como a autora torna a coisa natural, fluída e realista dentro do universo criado por ela e dentro do que condiz a protagonista sentir.

Resumindo, só posso dizer que essa sequência não me decepcionou nem um pouco, claro o ritmo foi mais lento, mas tinha que ser, aqui a coisa está avançando, mas ainda tem muita coisa para ser explicado - gosto da abordagem que ela trás em seu livro, que diferencia, pelo menos para mim, sua trilogia das demais -, porém isso não afeta a fluidez da história ou o envolvimento com os personagens. Só posso dizer que mais que recomendo, apesar dos poucos erros de digitação que encontrei não há o que reclamar, porque a edição está lindíssima e também deixem eu lhes dizer o quanto amo esse papel que eles utilizaram, ele é leve - o que facilita levar o livro para qualquer lugar -, é fosco - não doí a vista -, e é ótimo para os detalhes que iniciam cada capítulo.

— Cia, você está aí?

As lágrimas afloram enquanto tiro o Comunicador de Trânsito da sacola e respondo:

— Estou, estou aqui.

Só espero estar pronta para o que está por vir.

38 comentários:

  1. Sou muito curiosa sobre essa série! Parece ser o tipo de trama que vai me prender.
    Quando ao ritmo da leitura, eu tenho a impressão de que algumas trilogias têm essa característica, de o segundo livro não ser tão bom quanto o primeiro, mas melhor que o terceiro. Pode ser loucura minha, mas eu tive essa impressão hahahaha.
    Beijos!

    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá menina.
      Normalmente eu concordaria com você quanto ao segundo livro algumas vezes ser menos interessante que o primeiro, mas esse não é o caso, o ritmo diminuiu para poder nos situar e nos explicar, na verdade eu acho que prefiro o segundo ao primeiro por enquanto, rsrs.
      Espero que mate sua curiosidade logo e que adore.
      Bjinhos

      Excluir
  2. Eu sou bem curiosa em ler a série, gostei da sua resenha mostra mais da história e acho isso bem legal mas tenho certo receio mas vi algumas resenhas que diferente de você frisavam a questão de que as sequências ficaram beem ruins e acabei ficando com receio de ler =/

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore Paac.
      Acho que toda leitura pode ser receosa, como somos diferentes é bem comum um livro não ter um senso comum, mas eu acredito que O Teste seja interessante para todos que gostem de distopias, porém confie em seu coraçãozinho sim? É gostoso ler quando estamos intusiasmadas!
      Bjokas

      Excluir
  3. Oii Agatha,

    Não li toda sua resenha, eu só li o primeiro volume e senti que iria encontrar spolers, na verdade desconhecia esse livro..


    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Camila!
      Que bom que não leu se não gosta de spoilers.
      Bjokas e a conheça então.

      Excluir
  4. Oi Agatha!
    Li recentemente esse livro também e estou querendo muito terminar a trilogia.
    Gostei mais desse livro do que o primeiro rsrss Acho que por ter uma visão de dentro do sistema do Teste e não apenas fazer parte dele, acabou me encantando mais. Adorei a narrativa. Acho que algumas pessoas podem não gostar tanto dessa trilogia porque a autora às vezes volta as mesmas ideias e pensamentos mais de uma vez. De qualquer forma, eu amei até agora e espero que o último seja ainda melhor!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daisy.
      Também acho que gostei mais desse do que do primeiro rsrs. Estou louca para ver o desfecho dessa trama menina, sem mais. E adorei também essa visão, é algo único nas distopias que li, vir de dentro para fora, a única outra que li que tem essa linha de pensamento é Legend.
      Acho que a retomada é um recurso muito válido, nos mantém centrados.
      Bjinhos

      Excluir
  5. Oi tudo bom?
    Comprei o box por muito pouco e ai, preciso ler o segundo logo.
    Ai que bom que é legal, espero terminar logo

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Telemaco.
      Kkkkkkk espero que leia logo, é muito legal, você não vai se arrepender.
      Bjinhos

      Excluir
  6. Olá flor, tudo bem? Que bom que gostou do primeiro livro e que esse segundo não te decepcionou. Também adoro personagens femininas fortes e decididas em uma boa história e isso só me deixa mais curiosa para ler essa serie. Já tinha lido outras resenhas sobre, mas a sua foi a mais empolgada.

    Parabéns por passar a nós leitores com tanta empolgação e me deixar empolgada também.Assim que terminar as series e leituras atrasadas que tenho aqui vou correr atrás de uma promoção e comprar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simeia.
      Eu fico muito feliz em saber que você gostou tanto da minha resenha, mais ainda em saber que eu te deixe empolgada. E sim o segundo livro não me decepcionou em nada e a Cia é diva, só tenho isso para dizer.
      Espero que encontre logo essa promo, e qualquer coisa dê uma olhada na Amazon, eles sempre tem bons preços.
      Bjinhos

      Excluir
  7. Oi Agatha, tudo bem?
    Li apenas alguns trechos da sua resenha afim de não pegar nenhum spoiler!
    Fico feliz que esse segundo livro da trilogia não tenha te decepcionado e tenha se mantido em um nível tão bom quanto o primeiro.
    Ainda não tive a oportunidade de ler essa distopia, mas tenho bastante interesse, pois já me falaram que é muito boa!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara.
      Leia sim quando puder, ela é intensa é incrível, super recomendo para fãs do gênero. E nem me decepcionei, pode ter certeza!
      Bjokas

      Excluir
  8. Eu vi esse livro na livraria, mas ainda não parei pra ler algo sobre ele. É a primeira vez que vejo algo mais aprofundado e pela tua resenha, me parece uma boa opção pra se ler quando se está entendiado. Espero poder ler algum dia! :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/05/resenha-incrivel-historia-de-adaline.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Anne.
      Menina, espero que possa ler sim, se você é fã de distopia essa é uma boa sugestão, espero que possa ler e que goste.
      Bjs

      Excluir
  9. Oi Agatha!
    Como sou fã de distopias, provavelmente adoraria esses livros.
    Apesar do que você disse, não pude deixar de compará-lo a outras coisas que li. Não sei muito bem o que esperar do livro, então não seria minha próxima leitura, mas também não o exclui da lista de possibilidades.
    Ótima resenha. bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá; gostei muito da resenha. Ainda não tive a oportunidade de ler essa trilogia, mas além de gostar das capas, acho a história bem interessante.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Agatha!
    Tudo bom? Já tinha lido sua primeira resenha e gostado, e também gostei bastante dessa. Pelo que parece, a leitura continua mesmo no mesma linha de história e acontecimentos mas não na do ritmo.
    Garanto que depois do próximo livro essa trilogia terá se tornado uma de suas favoritas! hauehaueha
    Beijos <3
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
  12. Olha, gostaria muito de ler a trilogia, estou amando o mundo distópico, mas sei que não vou conseguir por causa da quantidade de coisas que tenho ara ler e livros para comprar, acho que mesmo que ganhasse de presente, não conseguiria ler. Então, vou só acompanhando as resenhas. Legal o livro ter razões peculiares para você, eu amo quando isso acontece comigo, pois parece que é um pedaço de mim, que o livro já faz parte de mim. E, como assim descartam? Aff.. essa curiosidade me mata qualquer dia desses!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Agatha!
    Não sou muito fã de distopias, mas ultimamente elas tem me deixado bem curiosa e as poucas que eu leio, acabo gostando, então tô começando a achar que gosto de distopias hahahah Quero muito ler essa série, vejo todo mundo falando muito bem, então não custa dar uma olhada, vai que fico viciada nela!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  14. Oi, olha eu aqui de novo! hahahahaha
    Eu estou louca para ler esse livro, mas tenho alguns livros que tenho que ler antes e to evitando comprar para não atrasar as entregas de resenhas.... mas depois dessa resenha do segundo volume, acho que vou pular o bom sensor hahahahaha Confesso que estou tentando fugir de livros com continuação, mas elas não conseguem fugi de mim. Eu também fico com receio de continuações, porque as vezes o autor prolonga tanto que fica cansativo e foge daquilo que você começou a ler. Eu adorei muito sua resenha, amei mesmo <3
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/entre-nos-entrevista-com-barbara-negrao.html

    ResponderExcluir
  15. Ai que tudo esse livro, não conhecia, quer dizer já até tinha visto, mas não sabia do que se tratava, ao ver a capa tive um leve preconceito com ele, mas depois que li a resenha vi quão eu estava enganada, apesar de não gostar muito de distopia, ultimamente meus conceitos quanto ao gênero estão mudando, esses livros parecem ser dos melhores da categoria, não afirmo que vão entrar para a minha lista dos que preciso ler em 2015, mas em algum momento certamente vou precisar ler, adorei mesmo a resenha!!!
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiii Agatha!
    Terminei a trilogia e pqp, é muito boa! O segundo livro realmente é menos intenso quanto o primeiro, mas esperar você iniciar o último. rsrs
    Distopia incrível, me conquistou desde o início.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Agatha.
    Eu li meio por cima, pois tenho interesse em ler os livros e como tem spoiler kkkkk quero evitar.
    Mas enfim, saber que você gosta dos livros significa que eu posso confiar cegamente. Você é top.
    Bjs

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha, eu tenho uma grande curiosidade em ler este livro, eu nunca li uma distopia, pelo menos não tipo a está(Já pode ver que nunca li Jogos Vorazes ou Divergente), mas sempre tive vontade em iniciar leituras com estes temas abordados, sabe, um mundo diferente... Sua resenha esta muito bem escrita e desenvolvida!! Parabéns!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi oi, como vai?
    Distopias realmente tem se tornado muito comuns, eu não li muitas, mas as que li amei e tive a sorte de serem diferentes e boas, mas eu tenho lido MUITOS comentários sobre a Trilogia O Teste e todos tem elogiado demais, por isso ficou bemmmm curiosa.
    Eu não li sua resenha por causa dos spoilers, desculpa, mas pela classificação e por aquele início em que você fala que está se tornando sua trilogia favorita por motivos peculiares já é suficiente para saber que realmente vale a pena!
    Espero poder comprar os livros em breve e apreciar essa leitura!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bem?

    Eu estou doida pra ler essa trilogia! A comprei no Submarino por apenas 20 reais. *O* E parece ser incrível!

    A sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler! <3

    Já que curte distopias, eu recomendo que leia Ponte de Cristal da autora Thati Machado é uma ótima leitura!

    Beijos e até! :*

    http://www.dreamsandbooks.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Agatha, tudo bem?
    Quase comprei o box da trilogia na promo do submarino mas não comprei e me arrependo pois gosto muito de distopias e gostei da premissa dessa, é um tanto diferente das que já li.
    Acho que eu iria gostar da Cia também, pois gosto muito de personagens fortes e o fato de o romance não ser o foco principal soma pontos.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  22. Oie Agatha! :D
    Ainda não li O Teste, mas quando você avisou que tinha alguns spoiler eu tive que ler essa resenha! kkkkkkk Adoro ler spoiler, isso sempre me deixa mais empolgada para ler o livro e agora estou bastante ansiosa para ler o primeiro e conhecer a Cia!

    Beijos e até logo! \o/
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu ambos os livros e amei. Na verdade eu tenho um certo problema com distopias, todos os livros do genero, comigo são bem maçantes no inicio, mas lá depois da metade do livro, pega fogo que devoro o livro, e isso aconteceu com ambos os livros, foi bem maçante no inicio mas depois, não consegui lidar. Estou para ler o terceiro livro em breve. Mas tenho que dizer tenho vontade de matar a Cia kkk
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  24. Eu não tenho nenhum livro da Editora Única na minha estante, me sinto mal por isso, mas essa trilogia O Teste é um dos livros que eu mais quero ler em toda a minha vida. Confesso que li a resenha por cima, por ainda não ter lido nenhum dos livros, mas estou muito animada com a leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Guria do céu, esse livro parece ser muito bom! Faz bastante tempo que quero ler essa trilogia! Não vejo a hora de poder ler. Eu também adoro distopias! E confesso que não fui tãaao fã assim de Jogos Vorazes, mas só li o primeiro livro, rs. Então espero que essa trilogia seja tão boa quanto parece!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Agatha do meu coração... concordo com todos os pontos de sua resenha.
    A Cia é incrível e fiquei encantada com ela, e o romance foi na dose exata e bem elaborado.
    J´ali toda a trilogia e fiquei com vontade de quero mais. Depois de Estudo Independente não vou mais reclamar da faculdade que estudei kkkk.
    Ps.: Achei melhor que Jogos Vorazes ;)

    Bjs flor,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  27. Oi Agatha, tudo bem?
    Deu para concluir que o segundo volume da trilogia está destruidor, muito bom mesmo. Pelo que pude ler aqui, percebi que a Cia envolui muito comparado ao primeiro livro, e isso para mim é ótimo. Não vejo a hora de ler para descobrir por conta própria os acontecimentos marcantes no livro.

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Essa é uma das minhas séries distópicas preferidas. Estudo Independente tem uma narrativa mais "lenta", mas nada que tire o brilho da série. Também adoro a Cia porque ela é uma personagem forte e extremamente inteligente. Amo o fato do romance não ser o foco e nem gosto desse casal que a autora criou. Um ótimo livro e espero que você leia o último logo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ainda nem li o primeiro livro, mas a cada resenha que leio da trilogia, mais curiosa fico, preciso tirar esse livro da estante logo, omg!!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  30. Olá, Agatha.

    Eu ganhei os três livros, mas ainda não tive a chance de começar a leitura. Todos sempre falam muito bem de Cia e não vejo a hora de ler. Irei tentar colocar na minha pilha do mês que vem. Gostei de saber que esse segundo livro é mais lento. o//

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir