30 maio 2015

Resenha - Centelha





Após uma fuga desesperada da nave inimiga, Waverly e as outras meninas sequestradas conseguiram voltar para a Empyrean. Mas o clima por ali não poderia estar pior. Kieran, o menino gentil e sonhador que Waverly amava, assumiu o posto de capitão e passou a agir como um tirano de sangue-frio, deixando a Empyrean sob uma tensão sinistra. Seth Ardvale, líder brilhante e arqui-inimigo de Kieran, foi trancafiado na prisão, sem julgamento. As crianças prodígios que mantêm a nave funcionando estão revoltadas com o autoritarismo do líder. Para completar, uma explosão faz soar o alarme de mais uma ameaça. Eles não estão sozinhos. A tripulação aterrorizada terá que lidar com um inimigo pior do que a New Horizon, ou o delírio de Kieran. Seth descobre um passageiro clandestino na nave, que se move silenciosamente, deixando rastros de sangue por onde passa. O criminoso quer vingança. E só Waverly é a chave para entender seu ódio e impedir que ele detone sua bomba-relógio.

Livro:
Centelha 

376 páginas || 
Skoob ||  Cortesia: Geração Editorial || OndeComprar ||



Se você ainda não leu o livro BRILHO, aconselho a ler a primeira resenha aqui, pois haverá SPOILERS nessa ok? Mas se você quer se arriscar e matar a sua curiosidade fique a vontade, mas eu aconselho todos a ler – MINHAS IMPRESSÕES - para que vocês tenham uma ideia do que achei desse segundo livro, pois garanto que vocês irão gostar =D








A história de CENTELHA continua exatamente no momento em que o primeiro livro termina, pois após a fuga da nave New Horizon, Warvely e as outras garotas ficam bastante felizes em retornar e reencontrar as pessoas queridas da Empyrean, mas aos poucos foram percebendo que o clima na nave estava um pouco diferente, pois os passageiros estavam revoltados por conta dos pais que acabaram ficando para trás e de alguma maneira todos tinham que pensar em como fariam para resgatá-los daquela outra nave horrível. Waverly, apesar de ter feito tudo que foi possível, acabou se sentindo um pouco culpada, pois praticamente todas as crianças da nave diziam que ela poderia ter se esforçado mais e ela sabia que tinha feito até o impossível para ajuda-los, mesmo deixando os adultos para trás a pedido de sua mãe. Só que ela continuava bastante preocupada e angustiada com tudo que estava acontecendo, principalmente com Kieran que agora estava completamente diferente do rapaz que um dia ela namorou, porque agora como capitão, percebia que suas atitudes estavam fora do normal e para piorar as coisas estava usando o poder para tentar solucionar os problemas de uma maneira completamente errada, pois sempre quando tinha uma desconfiança, já metia os inocentes na prisão e também tomava decisões e fazia as coisas às escondidas, apenas contando os seus planos para as pessoas que mais confiava e que sempre estiveram ao seu lado.

Por outro lado, havia Seth que estava foragido e também se escondendo após um erro que cometeu com Kieran.

‘’Eu costumava acreditar na vingança disse Seth, tentando soar como se estivesse apenas conversando. Eu torturei Kieran Alden, eu o puni por seus erros, fiz com que ele sofresse. Eu fui um monstro. Eu só estava piorando as coisas, criando mais inimigos, mais ódio nessa nave, mais motivos para vingança. Veja onde estou agora. Kieran acha que eu sou perigoso, e ele está certo. Eu fui perigoso’’

Mas com o passar dos dias e andando de um lado para o outro, Seth descobre que havia um passageiro clandestino da New Horizon escondido e com certeza planejando fazer alguma coisa para prejudica-los. Sabia que todos na nave estavam correndo um perigo muito grande com ele a solta, e por isso, teria que dar um jeito de avisar Kieran sobre sua descoberta antes que pudesse ser tarde demais!

‘’Era bem provável que Seth não estivesse mentindo sobre o passageiro clandestino. Kieran odiava Seth, mas não o bastante a ponto de dispensar o raciocínio dele.’’

Então, Seth teve a sorte de encontrar Waverly em sua residência quando estava muito ferido por ter sido atacado e aproveitando a oportunidade para poder lhe contar tudo que havia descoberto, mas as coisas acabam que piorando até para o lado dela, pois também estava tendo seus passos bastante vigiados por conta da desconfiança de Kieran que pensava que ambos estavam tendo algum tipo de caso e que ela o estava o protegendo de alguma maneira.

Mas com o passar das páginas vamos acompanhando vários acontecimentos que te vão
deixando bastante ansioso, principalmente por conta da invasão que todos planejam fazer e sobre a politica que acontece na Empyrean, que, aliás, começa a pegar fogo entre os passageiros. Também teremos um pouco do romance, embora não seja mais o foco central nesse livro e isso sinceramente me agradou bastante, porque a autora soube equilibrar para que o livro não se tornasse em nenhum momento chato ou cansativo. Pelo contrário, pois é uma história bastante rica em detalhes e cheio de surpresas que não irão te deixar largar até saber o que acontecerá a seguir. E agora, basta saber em quem confiar e quem tomará a decisão certa para o BEM DE TODOS!




[- Minhas Impressões-]

Quando eu solicitei as DISTOPIAS eu não sabia o que esperar, mas quando li ‘’BRILHO’’ eu fiquei completamente deslumbrada com todos os acontecimentos, então, assim que iniciei a minha leitura de ‘’CENTELHA’’ sinceramente a história me surpreendeu, porque a narrativa da autora é muito bem fluida e seus personagens são bem desenvolvidos, pois eles amadurecem por conta das responsabilidades e principalmente por todos os problemas que passam por conta do poder e do controle da nave, pois de certa forma, isso acaba gerando várias intrigas durante toda a história.

Foi realmente surpreendente notar a mudança dos acontecimentos em ambos os livros, porque em BRILHO a autora nos apresentou vários acontecimentos, mas ao mesmo tempo algo mais fofo por conta do Romance entre Waverly e Kieran, mas também desesperador após o rapto das meninas.
E em Centelha vemos uma história mais adulta, porque ele aborda sobre politica e religião que acaba causando muitos desentendimentos entre os personagens. O Romance já não é mais o foco como eu havia dito, pois haverá mais preocupação e desconfiança também por parte de todos os personagens principais.

O livro é simplesmente fantástico, pois tem ação, suspense, mistério e intrigas do começo ao fim que nos faz ficar presos ao livro para tentar então descobrir onde tudo isso irá parar. Vemos uma nave completamente desorganizada onde as crianças não sabem o que fazer sem um adulto por perto, mas de alguma maneira isso mostra que eles precisam dar um jeito tentar se virar e tentar fazer de tudo pela própria sobrevivência, pois de alguma forma todos tem que saber lidar ali uns com os outros, embora seja bastante difícil (risos)

Agora sobre os personagens Kieran, Waverly e Seth, confesso que a autora deu um destaque muito grande para cada um deles na história. Todos são simplesmente maravilhosos e muito cativantes. Sinceramente confesso que não tenho um favorito, pois todos eles me chamaram bastante atenção durante as páginas e confesso que às vezes desconfiava de um e outro, mas mesmo assim achei que todos tiveram que passar por situações importantes para que a história tivesse suas reviravoltas. Cada um me conquistou de uma maneira diferente e não sei nem como explicar o sentimento que tive por cada um deles. A maneira com que foi abordado cada caminho que eles tomam faz com que tenhamos aquela vontade de descobrir logo o que vem na próxima página sabe?

O fato é que o livro conseguiu prender a minha atenção do começo ao fim e fez com que eu me transportasse para dentro da história como se eu estivesse ali vivenciando cada passo junto dos personagens.  Senti-me dentro da nave Empyrean.

Quanto à sua diagramação tenho que dizer que está exatamente igual ao livro BRILHO. Está padronizado. As páginas são amareladas e com fonte de um bom tamanho.



Fiquei extremamente apaixonada pelas edições e sinceramente recomendo o livro para todos, porque posso afirmar para vocês que BRILHO e CENTELHA foi a MELHOR DISTOPIA que eu li nesse ano de 2015 e tenho certeza que se vocês quiserem se aventurar, posso garantir que não irão se arrepender !!

Livro mais do que RECOMENDADO !!

33 comentários:

  1. Olá!
    Eu sempre quis ler Brilho, mas nunca consegui encontrar para ler e só me encantava com algumas resenhas perdidas por aí, mas agora que saiu o segundo, vou procurar novamente. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga espero que tenha oportunidade de fazer a leitura, porque ambos os livros são INCRÍVEIS !! Todos que adoram DISTOPIA tem obrigação de ler esses dois, porque realmente é uma história que vai te surpreender. E sabe de uma coisa? Poderia ir até para as TELONAS, porque seria uma BELA de uma adaptação!

      Excluir
  2. Olá,
    ainda não li Brilho, e pelo seu grande aviso de spoiler, não quis ler a resenha inteira.
    Mas li meio por cima mesmo assim, e é super bom saber que o livro te agradou tanto quanto o primeiro. Gosto quando as edições de uma mesma série são padronizadas, fica uma coisa mais profissional e até melhor.
    Pelo que eu li, gostei da resenha.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Jessica, pode ler essa DISTOPIA sem medo, porque ela é maravilhosa. Eu tenho que te confessar que foi uma das melhores de 2015 que li e dois queridinhos da minha estante que sinceramente vou querer reler, porque é muitoooooooooooo bom....LEIA assim que tiver chance.

      Excluir
  3. Gente, eu percebi que nunca li nenhuma distopia espacial.
    Aviso de Spoiler? Passei longe porque sou muito curioso com essa série kkk Ai eu quero logo

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu também NUNCA tinha lido nenhuma distopia até ano passado que li THE 100, mas tenho que te confessar que BRILHO e CENTELHA superaram bastante minhas expectativas. Acho que é até melhor viu? Se quer começar, leia eles, porque são realmente ótimos. EU AMEI !

      Excluir
  4. Oi, amiga! Tudo bem?

    Caramba, gostei da resenha. Faz muito tempo que não leio uma distopia e essas dicas vieram em boa hora! Principalmente por ter dito que o livro prendeu bastante a sua atenção e fez com que você se sentisse dentro da história. Já pra lista!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga posso te garantir que você não irá se arrepender se você ler esse livro, porque ele te prende de uma maneira que você quer saber o que irá acontecer a seguir com os personagens e dentro da nave. Eu simplesmente amei e acho que até superou a DISTOPIA THE 100

      Excluir
  5. Eu já fiquei ansiosa com a resenha, quando você falou do passageiro misterioso... Eu não gostei da capa do livro, mas essa resenha, tanta quanto a outra, me deixaram muito curiosa, foi sensorial. você transmitiu, por meio da resenha, as sensações que sentiu lendo o livro e eu também as senti lendo a resenha hehehehehehe
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Lilian o livro realmente é fantástico
      acho que todos que gostam de distopia deveria ler, porque vale a pena!

      Excluir
  6. Ola,
    Amo distopias e essas capas me chamam a atenção,fiquei curiosa em saber como as crianças se saem sem um adulto e sobre o clandestino, espero ter a oportunidade de conferir os livros.
    beijos
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina olha pode ler esses livros sem medo, porque tenho certeza que você irá adorar a trama. É uma história incrivel e que vale a pena ter na estante. Sem contar que as capas realmente são mais lindas pessoalmente xD

      Excluir
  7. Cada resenha que leio dessa distopia tenho mais certeza que preciso ler. E suas resenha estão me dando um panorama muito bom dos livros. Fiquei contentem em saber que em Centelha o romance não é mais tão focado. Gosto do gênero distópico por ser um gênero mais questões político.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda você não sabe o que tá perdendo viu?
      Realmente BRILHO E CENTELHA são ótimas distopia para quem realmente gosta. Eu acho que todos deveriam ter a oportunidade de fazer a leitura, porque vale a pena. E você também irá gostar. LEIA !

      Excluir
  8. Aaaah eu li e meu muito bom. Apesar que ambos livros ficaram bem devagar no começo, mas depois Jesus!!!!! Não da parar falar qual é o melhor. Muito bom mesmo.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não achei que o livro em momento algum ficou devagar, porque o ritmo para mim foi o mesmo e não conseguia parar de ler em nenhum momento. Para mim valeu a pena cada minuto. Sério, eu amei essa distopia. Para uma SEGUNDA DISTOPIA lida para mim se SUPEROU e a autora virou uma das minhas preferidas nesse gênero =D

      Excluir
  9. Oi Silvana, tudo bem?
    A um tempinho eu tô nesse clima para ler distopias! Tenho lido algumas e gostado bastante desse gênero!
    Acho as premissas de Brilho e Centelha bem interessante e fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre essa distopia.
    As capas estão lindas o que me deixa ainda mais atraída por essas histórias. Espero ler em breve e gostar tanto quanto você!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha se eu fosse você resenharia esses livros em seu blog, porque tenho certeza que você irá adorar. E como eu sei que tu se expressa muito bem falando de suas resenhas, eu acho que muitos de seus leitores iriam gostar !
      Leia e depois me chama pra ler sua resenha. Iria adorar ver!

      Excluir
  10. Oi,
    Eu sou suspeita pra falar, pois sou fã de Distopia e adorei o primeiro livro "Brilho", uma narrativa rica em detalhes e realmente muito boa, agora estou curiosa por esse que por sinal o autor não errou na mão novamente..
    Parabéns resenha, dica anotada.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari pode ler CENTELHA sossegada e sem medo, porque o ritmo é praticamente o mesmo e é até melhor, porque acontecem várias coisas com os personagens e o que deixa ele mais interessante é o klandestino que entra na nave. Por isso, leia e tire suas conclusões, porque você não irá se arrepender. Se resenhar me chama que quero ver viu?!

      Excluir
  11. Eu estou com estes dois livros na estante pra ler, e como ainda não li o primeiro livro, dei uma lida bem por cima na resenha por conta dos spoilers. Estou louca para poder ler a série, tenho certeza de que vou gostar tanto quanto você.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se você ainda não leu os livros não sabe o que tá perdendo viu?
      Pode ir lá tirar eles da estante e começar a ler moça hahahaha
      É muito bom sério.
      Leia que vc vai gostar bastante

      Excluir
  12. Ooooi.
    É a segunda resenha que leio dessa distopia, e a cada nova opinião que vejo, sinto vontade de ler. Apesar de ter uma fantasia aí no meio.
    As capas são um detalhe a parte (e que detalhe!)

    Bjooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pode ter certeza que você vai se surpreender bastante com esse livro, porque ele é simplesmente maravilhoso em todos os sentidos. Eu recomendo para todos que gostam de uma boa história. LEIA. Você vai gostar =]

      Excluir
  13. Oi Silvana!
    Confesso que não li toda a resenha porque ainda não parei para ler Brilho e não quero pegar spoilers, mas amei saber que você achou essa distopia incrível! Amo esse gênero e com certeza vou querer ler Brilho e Centelha em breve.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha não perca tempo e leia os livros sim, porque
      valem muito a pena. Eles são realmente ótimos e tenho certeza
      que vai te agradar bastante !

      Excluir
  14. Olá; me convenceu a ler os dois livros sabia? Eu ainda não tinha dado muita ideia para os livros, nem sabia direito do que se tratava. Mas estou gostando bastante do que vi nas resenhas e a história parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  15. Eu não li toda a sua resenha, apenas sua opinião. Simples assim, eu quero ler os livros. Lógico que tenho que falar que a capa é mais que linda, é espetacular. Bom, eu adoro ler distopias.. mas sempre aquelas que não fiquem na mesmice sabe? Que a cada novo livro - que não passe de três por favor-, a história vá ganhando espaço, novos rumos e uma ampla gama de acontecimentos para o grande final. Como sempre, eu adorei o que você falou sobre a escrita dela e o enredo do livro, me deixou muito mais animada para ler <3
    Beijuuus

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga, tudo bem?? Você fala super bem desses livros e tenho muita vontade de ler, apesar de distopia não ser meu gênero favorito. Adoro sua animação para falar dos livros, deixa o leitor super curioso para conhecer a história também. Amo essas capas, todas lindas e a diagramação dos livros também.
    Beijos!!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bem?

    Eu ainda não li Brilho, por isso confesso que li sua resenha só por alto. Mais a parte onde diz o que achou da distopia.

    Comprei Brilho numa promoção por 9,90 e estou louca pra comprar Centelha, aí posso começar a leitura. Não aguento ler séries sem ter todos os livros!

    Uma dúvida: tem um terceiro livro, né? E ele não foi publicado no Brasil, foi?

    Fico muito feliz que as leituras tenham te agradado e espero que me agradem tanto também! <3

    Beijos e até!
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  18. Vamos nos abraças e sermos felizes como fãs de brilho!!!! Eu concordo, foi uma das melhores distopias de longe...
    Adorei a sua resenha, e deixa comentar no livro 1 , digo: Comecei shippando Seth e Waverly (porque eu adoro um cara bronco xD). Depois fiquei confusa. Depois fiquei com dó do Kieran. Depois com raiva do Seth. Depois com dó de todos. E depois fiquei com raiva te todos. E depois resolvi não me estressar e só ler…
    Você tb sofreu com shipps?
    Amei a resenha!!!

    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. Fiquei ansiosa pela resenha. srsr Mas vou deixar para ler depois que fizer a leitura do livro.
    Um abraço!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  20. Oiii flor.

    Você amou mesmo os livros em?Recomendou tanto essa distopia que anotei aqui a dica para ler em um futuro próximo. Por enquanto não os lerei porque estou fazendo leituras um pouco distantes da ficção por agora, mas gostei muito da sua empolgação e com certeza assim que puder mais para frente darei uma chance a distopia.

    bjs

    ResponderExcluir