20 maio 2015

Resenha - BRILHO - Em Busca de um Novo Mundo




Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. 

354 páginas || Skoob || Cortesia: Geração Editorial ||
Classificação:    || Onde Comprar ||










A terra simplesmente sumiu, duas naves foram enviadas há 40 anos no espaço em busca de um novo mundo para que pudessem começar uma nova era na humanidade. Mas só que como grande missão, ambas as naves tem como objetivo evitar a extinção humana fazendo com que as mulheres se casem e tenham filhos, porém não contavam que seriam atacados pela nave New Horizon. Em certo momento, infelizmente foi descoberto que as mulheres não tinham sinal algum de fertilidade, mas por outro lado, todas as jovens da Empyrean, principalmente Waverly, uma garota de 15 anos e a mais velha a bordo, poderia ter descendentes. Ela já estava completamente comprometida fazia algum tempo com Kieran, o futuro capitão da nave e já pensavam em se casar e ter seus próprios descendentes.

‘’Desde que as naves tinham deixado o sistema solar da terra, nunca haviam sequer vislumbrado a presença uma da outra. Por algum motivo, a New Horizon reduzira sua velocidade de forma a permitir que a Empyrean a alcançasse. Aliás, levando-se em conta a velocidade e a distância de ambas, a New Horizon parecia ter desacelerado havia anos...’’

O que eles não esperavam é que a Empyrean fosse atacada pela New Horizon e que houvessem várias mortes após o desaparecimento não só dos adultos, mas principalmente de todas as garotas, incluindo Waverly que tenta de todas as maneiras dar um jeito de escapar daquele lugar horrível, pois até mesmo as outras garotas estavam bastante assustadas e sem entender tudo que havia acontecido.

Elas ainda tinham esperanças de serem resgatadas ou até mesmo de tentar fugir dali assim que tivessem uma oportunidade.

‘’Waverly não se conformava. Tinha de haver algo que pudessem fazer, alguma coisa para modificar aquela situação, mas quanto mais se preocupava, mais suas pernas fraquejavam, e mais forte ficavam as batidas de seu coração’’
‘’ Ver tanta gente aglomerada de repente a fez cair na realidade: as garotas estavam em número menor naquela nave. Sem esperanças. Eram cativas.''

Por outro lado, Kieran acaba ficando bastante preocupado com as perdas da Empyrean e principalmente pelo rapto de Waverly e de todas as outras garotas.  Sua ideia era seguir a nave New Horizon e tentar de qualquer maneira recupera-las, e por isso, resolveu optar por assumir o seu posto como capitão para poder então liderar e organizar melhor os outros garotos, pois agora mais do que nunca todos teriam que se unir para trazer as garotas de volta. Mas o que dificultava as coisas é que todos estavam praticamente desesperados e revoltados por conta de toda violência que sofreram, principalmente pela a má influência do seu rival Seth – filho do co-capitão que não aceitava de forma alguma suas ordens e que não lhe facilitava em nada nas coisas que tentava fazer.

‘’Kieran se deu conta de que estava no meio de uma guerra, na qual estivera o tempo todo sem perceber, e estava perdendo. Poderia não conseguir se safar dessa vez. Se apenas pudesse conversar com o seu pai por um minuto... para lhe perguntar o que fazer...’’
‘’Outros garotos viraram as costas para Kieran e saíram atrás de Seth.’’

E se você pensa que a história acaba por ai, está muito enganado, porque passamos a acompanhar muitos problemas entre ambas as naves onde haverão vários conflitos que farão com que o leitor não desgrude do livro até saber tudo que acontecerá com todos os personagens.


Quando solicitei o livro confesso que eu não sabia o que esperar, pois foi o segundo contato que tive com uma obra distópica e que me fez ficar realmente fascinada, pois conseguiu atingir todas as minhas expectativas. Eu não conseguia parar de ler a fim de saber o que viria nas próximas páginas. Senti várias emoções diferentes e também fiquei na torcida para que as coisas fossem resolvidas, porque foram muitas emoções que eu nem sei o que dizer.

A narrativa é em terceira pessoa e no ponto de vista de ambos os personagens: Kieran e Waverly. Conhecemos tudo que se passa entre eles de uma maneira clara e bastante objetiva que na verdade me agradou bastante, principalmente por conta do ritmo que vai sendo mantido até o final da história.

Todos me diziam que livros de DISTOPIA são o melhor gênero e que eu deveria começar a ler o mais rápido possível.
Agora vejo que realmente é verdade, porque esse livro ''BRILHO'' me deixou de uma maneira que eu nunca tinha me sentido antes com livro nenhum. Adorei a maneira como a autora desenvolveu a história e seus personagens, pois são todos extremamente cativantes e muito bem construídos. Ela não deixa nenhuma ponta solta, pois ela já deixa tudo pronto para o próximo livro ''CENTELHA'' que ainda nos deixa ainda mais curiosos para ler tudo que virá a seguir.

O livro é rico em detalhes e ao mesmo tempo envolvente e apaixonante. Foi uma experiência realmente especial para mim que não tinha lido esse tipo de enredo antes, adorei conhecer essa nova leitura através desse excelente livro que digo novamente irá surpreendê-los, porque enquanto você faz a leitura, você não sabe o que acontecerá a seguir. A trama foi muito bem elaborada mesmo. Eu poderia ficar aqui horas e horas elogiando, mas deu para perceber que amei né? E por causa disso, eu recomendo a leitura, porque além do livro ganhar 5 estrelas, com certeza virou um dos meus favoritos e um dos melhores de DISTOPIA lidos esse ano por mim.


Quanto a sua diagramação, tenho que dizer que achei a edição simplesmente MARAVILHOSA, pois fiquei encantada com os detalhes!
A fonte do livro é de um tamanho muito bom, as páginas são amareladas.
Não encontrei nenhum tipo de erro ortográfico.  E achei muito lindo também as repartições que teve entre um personagem e outro com algumas citações de pessoas como Napoleão Bonaparte, Willian Shakespeare, Sun Tzu etc.

A Geração Editorial está de parabéns pela edição do livro.
Espero conhecer ainda mais livros tão fascinantes assim, porque AMEI!
Estou realmente encantada e não vejo a hora de seguir com a continuação que já está em minhas mãos – CENTELHA.  Aguardem que logo a resenha estará por aqui.



[-BOOKTRAILER-]



45 comentários:

  1. A Edição é linda mesmo! Eu adoro distopias, mas estou meio receosa de que tenha um que de clichê... vou fuçar mais resenhas sobre o livro pra ver se é só piração da minha cabeça, mas tô achando que de qualquer forma vai pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Amanda eu acho que você deveria ler o livro, porque ele não é nem um pouco clichê não. Tem romance, mas a história não é focada apenas nisso entende? Tem vários acontecimentos e sinceramente está me agradando bastante. Estou lendo já a continuação e amando. Acho que essa DISTOPIA já ganhou meu coração de verdade hahahaha

      Excluir
  2. Oiii!
    Ainda não li esse livro, mas fiquei encantanda com o que você ressaltou na resenha. AMO distopias e fico muito feliz que você está entrando nesse mundo também. Gosto dessa narração alternada, melhora nosso ponto de vista da história! A capa é linda e por dentro também é lindo ein, amei esses inícios de capítulos.
    Beijos~! ^^
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha eu estou sinceramente amando esse mundo distópico.
      Eu li THE 100 e gostei, mas o BRILHO superou, porque a história é realmente BRILHANTE. Acertaram até no nome (risos) Acho que todos deveriam ler, porque são vários acontecimentos que nos faz ficar presa a leitura. LEIA e não deixa de resenhar em seu blog não!

      Excluir
  3. Oi Amiga!
    Eu já tinha visto o livro no skoob e em alguns blogs e facebook. Mas não tinha lido uma resenha ainda. Adorei de verdade, adoro distopia acho o gênero maravilhoso.
    Eu não fazia ideia que o livro teria essa temática. Não sei por que, mas lendo a resenha lembrei da série The 100, que ainda não terminei de assistir nem o episodio 1, mas tenho uma amiga viciada que me conta tudo.
    Fiquei curiosa para saber mais detalhes da história e para onde as garotas foram mandadas.
    Enfim, quero muito ler, ainda mais agora.
    Sua resenha está perfeita, como sempre. Adorei a capa, nem tenho palavras e MDS que diagramação lindaaaaaaa.
    Amei amiga. Parabéns.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-por-que-eu-sinelia-peixoto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha quando eu iniciei a minha leitura eu também lembrei um pouco de THE 100 sinceramente, porque eu li o livro ano passado e vi a série também. Mas a história é muito boa. Não tem como não gostar sério! Leia o livro, porque é fantástica. Eu sinceramente amei tudo que a autora desenvolveu e o pior de tudo é que você não consegue desgrudar do livro para saber qual será o passo seguinte dos personagens hahaahahaha

      Excluir
  4. Eu já li Brilho faz um tempinho e nossa... Eu simplesmente odiei! kkk Acho que o livro não me agradou porque eu achei muito parecido com Através do Universo (livro que eu amo demais). E eu odiei o Seth então eu fiquei com muita raiva da Waverly no final do livro... Talvez toda essa minha revolta seja porque eu estou com medo da personagem principal não ficar com quem eu quero (vulgo Kieran) kkkkkk. Mas eu não posso discordar que o livro é lindo demais! Já comprei Centelha mas estou meia receosa... Espero que quando eu for ler o segundo eu me apaixone que nem você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu sinceramente tenho que confessar que amei BRILHO e estou adorando CENTELHA, porque está em um ritmo muito bom sabe? Um livro simplesmente cheio de reviravoltas.
      Mas é legal quando o livro não fica apenas no romance, porque contém intrigas e tudo mais e isso que deixa o livro interessante.

      Excluir
  5. Olá!
    Eu sou apaixonada por esse livro, cheio de blihos na capa, mas prometi que só vou começar a ler quando eu comprar a continuação, assim não fico esperando igual louca.
    adorei a resenha
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho ambos os livros e sinceramente acho que você deveria ler o mais rápido possivel, porque você não sabe o que tá perdendo.
      É um livro FANTÁSTICO que todos que amam distopia deveriam ler!

      Excluir
  6. Oi Sil!
    Não sei se Brilho seria o tipo de livro que eu gostaria, não gosto muito de distopias, mas como você preciso dar uma chance a mais a esses livros e gostei muito da premissa do livro, vou colocar ele aqui na lista pra poder ler quando der!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha eu não sabia nem o que era DISTOPIA pra te falar a verdade.
      Depois que li THE 100 eu resolvi dar uma chance esse ano em conhecer mais esse gênero, pois todos falam muito bem e com razão. Eu estou fascinada com essa história e sinceramente estou bastante satisfeita com a leitura. LEIA SIM ! =]

      Excluir
  7. Silvana, sua resenha ficou muito legal.
    Mas eu não consegui me empolgar para ler o livro...
    Não curto distopia e nem histórias que envolvem naves.
    Parece ser uma história muito boa, mas não é meu gênero.
    A capa é muito bonita.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga é uma pena que não goste de livros desse gênero.
      Mas nunca julgue sem antes de conhecer, porque podemos nos surpreender com as histórias. E realmente, a capa do livro é maravilhosa =D

      Excluir
  8. Já li Brilho e Centelha e amei! É uma distopia incrível, né amiga? Que bom saber que você gostou da leitura. Estou ansiosa para o terceiro!
    A edição da Geração é linda mesmo, com todos aqueles brilhinhos. rsrs
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga eu amei o livro BRILHO e estou gostando bastante de CENTELHA, porque me parece que tem mais acontecimentos e que nos deixa desconfiando de vários personagens diferentes rs
      Mas espero poder ter a chance de ler ainda o terceiro.
      O problema é saber quando irá ser lançado né?
      Enfim...

      Excluir
  9. Olá, não conhecia o livro e confesso que quando vi a capa achei que não fosse gostar( engana-se o leitor que escolhe pela capa, bem às vezes ), mas lendo a resenha vi que me enganei, tenho começado a ler distopia agora há pouco tempo, mas me parece que esse aqui é um bom livro do gênero!
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia somos duas então, porque também comecei a ler distopia a pouco tempo. O primeiro que li foi THE 100 que foi no ano passado e agora resolvi pegar esse para poder conhecer melhor o gênero sabe? Eu sinceramente amei tudo nesse livro e estou adorando a continuação. VALE A PENA!

      Excluir
  10. Amo essa capa, amo distopias, mas nunca li o livro. Fico contente em saber que você gosto da leitura, me sinto mais animada em ler também. Te conto depois que eu ler!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esse livro é simplesmente maravilhoso
      E vou querer saber sim o que você acha em seu blog em?
      Me chama para ver a resenha que faço questão!

      Excluir
  11. AMO distopias e gente que CAPA LINDAA fiquei apaixonada de cara pela capa kkk, amei os pontos ressaltados na sua resenha principalmente os personagens que você disse que são cativantes (adoro ler e gostar de um personagem pra já guardar no <3 kk ) não conhecia o livro nem a autora mas fiquei curiosa pra ler.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina você não sabe o que tá perdendo, porque a história é simplesmente INCRIVEL. Os personagens são maravilhosos e a narrativa da autora é muito bem fluida. Vale muito a pena você estar conferindo viu? Tenho certeza que vc vai gostar bastante da história

      Excluir
  12. Pela capa, jurava ser um clichê, mas sua resenha me fez mudar de ideia, quero saber mais, esse enredo com garotas desaparecendo, chamou minha atenção. Também gosto de narrativas pelo ponto de vista de vários personagens.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o livro não tem nada de clichê, sinceramente.
      Ele é muito bom. Tem vários acontecimentos
      e o melhor de tudo é que tem um ritmo bastante constante.
      O segundo livro é ainda melhor, porque parece que você tá vendo um filme que não terminou ainda. LEIA o livro, porque é muito bom mesmo!!

      Excluir
  13. Oi Silvana, tudo bem?
    A capa desse livro está realmente linda, parabéns a editora pelo trabalho excelente!
    Apesar de gostar de distopias, essa premissa de nave espacial não me atrai muito, e confesso que os livros que já li com essa temática não me agradaram!
    Mas você gostou tanto do livro brilho que até me deu vontade de ler para conhecer melhor essa história e quem sabe gostar tanto quanto você!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga é complicado né? Porque cada um vai ter uma opinião diferente sobre a história, mas posso dizer que apesar da história se passar no espaço e tudo mais, eu gostei bastante dos acontecimentos do livro. A autora tem uma narrativa muito boa que te encanta e te envolve. Acho que vale a pena conhecer. Nem que você leia apenas o primeiro livro, mas LEIA! Porque sinceramente acho que todos deveriam dar uma chance.

      Excluir
  14. Olá,
    Eu acho essa serie incrivel, mas eu nunca consigo dinheiro para compra-los, rsrs, amo a capa do livro 1 ela é diva, sua resenha espos bem as ideias, bem como outras que eu vi
    Bjks
    Passa Lá No Blgo - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Brilho e Centelha <3 muito amor.
    Ambos livros eu li e amei, ta confesso que tenho um problema com distopias eu acho tudo muito lendo no começo e no final as história me pegam de jeito que fico sem saber como lidar depois. Brilho é melhor que Centelha na minha opinião, mas Centelha termina de um jeito que pqp... são livros maravilhosos. A diagramação é um show a parte.
    Sua empolgação na resenha, me fez ter vontade de reler os livro :DDD
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gostei bastante da premissa do livro mesmo não sendo uma leitora de distopia.
    Adorei essa edição! A editora caprichou muito! :D

    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Silvana!
    Eu já li os dois livros publicados dessa trilogia, e são ótimos! Eu praticamente devorei a leitura, pois terminei em poucas horas \o/
    E a historia tem um ótimo ritmo, não consegue parar nunca!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana, tudo bem?
    Gosto muito de distopias e não conhecia Brilho, mas não me chamou tanta atenção por se passar dentro das naves e tal, no entanto esta edição está mais que perfeita. Amei.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana!
    Eu amo distopias é um dos meus gêneros favoritos. As questões políticas e ideologias é o que mais me atrai. É impressionante perceber que a humanidade não se redime nem nos priores momentos, pós-apocalipse.

    Essa séries eu ainda não li. Mas parece ser muito boa. Vejo que é para um publico mais jovem, então deve ter um foco maior no romance. Quando eu tiver oportunidade, lerei com certeza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá minha linda, tudo bem ?
    Nossa que resenha eletrizante rs!
    Acho que você realmente pegou a essência do livro e adrenalina que sentiu e pôs nesta resenha!
    Adorei e confesso que ainda não tinha lido uma resenha tão instigante desse livro, acho que para os fãs de distopia a história fica um pouco comparativa o que as vezes é ruim, para nós leitores de primeira viagem. Mas amei saber que gostou , também preciso ler mais distopias.

    Beijinhos <3
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gente... Agora eu quero ler.
    Sério sua resenha me deixou com muita vontade de ler.
    E só a sinopse já me conquistou. Que capa linda, que livro perfeito.
    A história parece ser incrível. Realmente distopia é um gênero incrível e eu estou adorando conhece-lo.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Tenho os livros aqui e sempre deixo de lado e passo vez deles rsrs.
    Por nunca ter lido esse gênero fico meio receosa.
    Vi essa resenha eu opa pera que vou ver se é bom rsrs.
    Gosto de livros que nos surpreende e que vc nunca sabe o que vai acontecer o no próximo capítulo. Acho a capa linda e com certeza depois da sua resenha vou ler :D

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    UAU, deu pra ver que você realmente AMOU o livro! E, pelo que você citou, ele realmente parece ser bom. Eu já havia visto ele em lojas online e tal, mas nunca imaginei que ele fosse assim, tão envolvente. Eu também amo distopias e agora estou com muita vontade mesmo de ler Brilho! Além do mais, a capa é muito linda!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Sil! Tudo bem?

    Gente, eu sempre falo isso por aqui e eu vou ter que falar de novo. Fazer o que se você só traz livro lindo, né?! =P QUE CAPA MARAVILHOSA! E quando eu achei que parava por aí, olha esse interior que coisa mais magnífica *O* Amei. Eu adoro ler distopias. Eu não conhecia esse livro e fiquei com muita vontade de lê-lo após sua resenha. Dá vontade de ter pelo simples fato de ser tudo tão lindo nessa edição. Tô apaixonada! E que bom que vc se deu bem com distopias <3

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  25. Oi Silvana, tudo bem?? Que resenha linda! Adorei saber mais sobre o livro pois é uma história que tenho muita curiosidade para ler, apesar de não ser uma grande leitura de distopias. Adoro histórias que, mesmo ricas em detalhes, conseguem envolver o leitor de um jeito que é impossível largar o livro.
    Acredito que o trabalho da editora com o livro está lindíssimo, só pela capa já dá pra perceber que capricharam.

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Silvana, essa capa é incrivelmente linda! Espero poder ter a chance de ler o livro um dia. Sou louca por distopias e quero muito acrescentar essa à listinha que já tive a honra de ler. Se não for tão concentrado no romance, melhor ainda! Preciso de mais livros assim na minha vida.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  27. Olá flor, tudo bem?

    Essa capa e o detalhe do livro é mesmo de encher os olhos.
    Não tenho lido tantas distopias assim não, acho que nem li tantas assim,apesar de ter algumas na estante.

    Bom, a sua resenha estava muito empolgada, mas a premissa do livro não me chamou tanto a atenção assim não, lendo a sua resenha não senti tanta vontade assim de descobrir o desfecho dessa história não.Não me senti tão presa na trama assim não.Vou deixar passar a dica dessa vez. Mas a sua resenha ficou ótima, muito bem feita e cheia de detalhes.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Li esse livro já tem um tempinho e não vejo a hora de ler sua continuação, assim como você fui conquistada por ele, a riqueza de detalhes, também adorava as citações :3
    O capricho da editora é incrível, desde da linda capa com os brilhos até em cada página.
    Essa foi uma história que me marcou no ano passado, realmente muito boa e surpreendente.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  29. Oii, já tem um tempo que eu morro de vontades por essa distopia.
    A premissa é bem interessante e essa capa é pura "Seduçaum" pra mim,
    hauhahauha Espero poder ler em breve, amei a resenha.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  30. Silvana-linda,
    Adorei sua resenha! Eu já tinha Brilho entre os livros que ansiava ler, simplesmente por se tratar de uma ficção científica com um "quê" distópico. Mas confesso que depois de certo tempo acabei esquecendo um pouco sobre esse livro. Sua opinião me fez perceber que, com certeza, devo ter Brilho entre minha meta literária desse ano. Parece ser o tipo de história que nos envolve com seus personagens e nos faz sentir que suas páginas estão voando, uma após a outra. Uma leitura que parece ter tudo o que aprecio. <3 Gostei da sua interpretação sobre as atitudes dos personagens… Eu lerei Brilho com um zelo maior sobre a história depois de ler a sua resenha, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Eu não sei porque eu ainda não li esse livro, simplesmente estou surtando após a sua resenha. O livro parece ser indo demais, preciso ler rs. Eu só espero que os casais que eu shippar aconteçam rs.
    Quando leio resenhas empolgadas e apaixonadas como a sua eu vejo o quanto livros bons podem mexer com as pessoas, e isso me faz ansiar por ler o mais rápido possível.
    Obrigada pela resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei bastante desse livro, tem resenha lá no blog se interessar, mas gostei ainda mais do segundo, principalmente por todas as reviravoltas que tem
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir