06 fevereiro 2015

Resenha - Vermelho como o sangue





No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue.
Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos.
Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios.
Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

240 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito ||
Classificação:  ||  OndeComprar ||












Nunca tire conclusões precipitadas. Esse era o segundo lema de Lumikki.

Lumikki Andersson acha que seu nome não pode ser menos apropriado, ela não tem cabelos negros como a noite, nem a pele branca como a neve ou os lábios vermelhos como sangue, então por que seus pais decidiram a chamar de Branca de Neve? Ainda bem que não escolheram a forma inglesa do nome, pois Lumikki era pelo menos um nome de verdade.

Ainda sim, ao levantar e se arrumar para a escola. Ao ir para a aula e ver todos coloridos e falantes. Ao pensar que o ar está tão frio a ponto de sua respiração congelar em seus cabelos, ela se pergunta o por que de todos parecerem ligar tanto em se enturmarem, em serem de fato parte de um todo, ela não vê vantagem alguma nisso. Ela prefere se manter a parte e  ser ela mesma e mais ninguém.

Porém, no seu primeiríssimo dia do ensino médio, ela decidiu que não se deixaria ser forçada para nenhuma categoria.

Contudo isso parece mudar quando ela se depara com milhares de notas secando na sala escura da escola e todas elas fedem a sangue seco, Lumikki conhece esse cheiro bem demais para saber. Sem saber o que fazer ela vai embora, se dá uma aula para pensar se quer se envolver nisso, para pensar na melhor solução, porém ao voltar a sala para conferir que as notas não eram frutos de sua imaginação ela esbarra em Tukka, o filho metido do diretor, e quando percebe que a câmera escura está vazia e que Tukka carregava uma mochila cheia ela junta um mais um e decidi o seguir, pois agora não há mais como não fazer nada.

— Ei, me dá um pouco de espaço para eu colocar essa chave no buraco.— Você nunca consegue enfiar nada no buraco.Risadas, pedidos de silêncio, mais risadas.—Espere. É isso. Consegui. E, agora, virar devagar. Bem devagar. Uau. É incrível. Digo, você acredita que dá para destrancar uma porta só virando uma chave? Como foi que alguém pensou em um sistema assim? Se quiser minha opinião, é a décima maravilha do mundo.

Tukka, Elisa e Kasper de alguma maneira colocaram as mãos acidentalmente no dinheiro e chapados, e então, tiveram a maravilhosa ideia de lavar o dinheiro na sala de fotografia da escola e o deixar secando, ninguém pareceu perceber que deveriam chamar a polícia por conta dos 30 mil euros e de todo o sangue, pelo menos foi isso que Lumikki entendeu ouvindo a conversa dos três, pelo menos foi isso que foi confirmado por Tukka quando ele encurralou ela no beco para garantir que ela ficaria calada, pelo menos foi isso que Elisa contou quando insistiu que elas deviam se encontrar, mas ela sabe que tem mais nessa história do que eles conseguem ver, e tudo isso se comprova quando ela tem que fugir de três homens encapuzados.

Não procure o poder por vingança. Procure o poder para evitar situações que a fariam querer vingança.


O livro é narrado em terceira pessoa sob vários pontos de vista, todos bem estratégicos para manter o mistério envolvendo as notas ensanguentadas. O gráfico da capa faz jus ao nome e a diagramação está linda, adorei como respingos de sangue parecem manchar os números do capítulos, como se tivessem cortado a garganta de alguém ou um tiro a queima roupa - assisto CSI, então sei que parecem mesmo! , e apesar disso parecer meio mórbido e ainda acho que condiz e que é bem legal, afinal é um suspense envolvendo um crime.

O livro passou voando. Juro que pensei que não fosse gostar da história mas gente como eu estava errada!!! Pois entendam, adoro séries como Hannibal, Criminal Minds, CSI e Supernatural, mortes para mim é tranquilo, mas não gosto exatamente de ler livros que sigam essa linha de "Temos que descobrir quem cometeu esse crime.", contudo Lumikki me conquistou e Salla Simukka me surpreendeu e muito ao inovar.

O café tinha gosto de café. Embora ela não esperasse nada além disso. Ela não suportava todos aqueles cafés estranhos, cafés açucarados com chocolate avelã cardamomo baunilha.

Lumikki é forte, decidida e de um jeito um tanto quanto peculiar única, ela não liga para os outros, ela não se importa em estar sozinha, ela só precisa de sua arte, sua música e café. Foi por isso que ela se mudou, foi por isso que mora sozinha e foi principalmente por querer esquecer seu passado que ela veio para Tampere, para poder se afastar da família, dos ecos do passado e estudar numa renomada escola de artes.

Você não pode fugir. Sempre vamos encontrá-la. E, quando encontrarmos, vamos matá-la.




De forma resumida agora, adorei o enredo, foi muito bem estruturado e a maneira como a escritora levou adiante as coisas foi incrível, todos os personagens acabam desempenhando um papel e só posso dizer que estou doida pela continuação. Afinal o final foi surpreendente e devo parabenizar a escritora por ressaltar o tempo todo na obra o quanto cada um é de um jeito, o quanto ninguém pode te tirar de si mesmo. E também adorei como Lumikki é meio, totalmente, misteriosa e cheia de talentos. Acho que dá para perceber que eu adorei essa menina.

Por fim recomendo a leitura para quem quer algo mais tenso por assim dizer, pois vocês não vão encontrar romance nesse livro, apesar dele existir, não é o foco do livro e quando ele aparece é puro, cru e real, sem fofuras ou jogos ou qualquer drama que vemos em romances normais. Só posso dizer que foi uma experiência fantástica sair da minha área de conforto literária e amar a leitura, foi surpreendente e rápido, ansiosa pela continuação, porém eu já disse isso.

Não deixem de ler essa obra, porque é FANTÁSTICA !

38 comentários:

  1. Oi flor, adorei a resenha e mais ainda o livro. Confesso que livros de suspense não me chama muita atenção, mas esse conseguiu. Assim que puder vou ler com certeza.
    Beijos <3

    nikysecrets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nicolly.
      Obrigada e fico feliz que tenha gostado do livro, assim como você não sou muito do suspense mas esse livro com certeza me prendeu e surpreendeu, kkk.
      Bjokas, e espero que goste quando ler!

      Excluir
  2. Amiga tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, mas sinceramente eu acho que não é um livro que pegaria para ler no momento, embora tenha me chamado bastante atenção os personagens. Mas espero ter uma chance um dia de ler e você senhorita irá me emprestar viu? Mas não agora, porque já estou atolada hahaahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Sil, então, fico feliz - como sempre claro - por você ter gostado da minha resenha e claro que irei te emprestar quando você quiser ler, até porque o livro é fantástico e eu não sou exatamente chata para emprestar meus livros - só quando eu sei que não tomam cuidado, o que não é seu caso.
      Bjinhos e está mesmo mas sei que você dá conta do recado!

      Excluir
  3. Olá, eu já tinha assistido uma resenha em vídeo desse livro onde a blogueira dizia que tinha achado a história meio confusa e que não tinha gostado do livro, fiquei meio decepcionada porque é uma trama que realmente me prende em um livro.

    Mas lendo a sua resenha eu fiquei mais esperançosa, e quero ler pra ontem e espero conseguir esse feito assim que tiver uma boa oportunidade.

    Quero saber de onde saiu esse sangue que sujou as notas, onde elas foram encontradas, qual é o rela mistério que assombra toda essa trama. Você conseguiu me deixar bem curiosa.


    bjs


    https://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Simeia.
      Sinceramente, não achei confusa não, sim ela tem uma pegada mais pesada e você precisa de concentração claro, mas ainda sim não é o tipo de livro que se precise de altos conhecimentos ou ficar relendo parágrafos para de fato entender, é tudo muito tranquilo.
      Fico feliz que tenha de deixado curiosa, de verdade, acho que as vezes alguns livros bons para determinados grupos de pessoas são deixados de lado por influência e nem sempre isso é bom, cada um tem sua leitura e se você sai de sua área de conforto tem que tomar cuidado ao julgar, maaaas estou me estendendo demais não?
      Bjinhos e espero, mesmo, que goste da leitura quando ler.

      Excluir
  4. Oi Agatha!
    Mais um show de resenha, amo mistérios e esse perece ser ótimo, daqueles de deixar até sem ar kkkkkkkkkkkkk
    Parabéns, mas vai demorar pra ele ir pra lista kkkkk

    Beijokas

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Kelly, obrigada menina, que bom que gostou!
      E mesmo que demore a lista está aí, espero que aproveite a leitura rs.
      Bjs

      Excluir
  5. Tenho que dar uma chance para esse livro, para me livrar um pouco dos romances kkk
    Quem sabe consigo. Mas tendo amor, pode ser de que gênero for.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Liih, então menina, realmente ele dá um pause no romance, pois o que existe no livro é bem diferente do qual estamos acostumadas kkk.
      Bjs

      Excluir
  6. Mais uma resenha positiva sobre o livro e mais uma resenha que só me da mais cede de ler o livro.
    Eu já vi diversas resenhas desse livro, e a maioria positiva, o que me fez ficar louco para lê-lo, pois tem uma premissa super interessante e uma capa linda.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo.
      A capa é bem legal mesmo, e sabia que eu não li nenhuma resenha desse livro ainda? Contudo acho difícil criticarem algo que é bom certo? Apesar que sempre tem os dois lados né?
      Espero que quando ler Gustavo, goste bastante, pois a estória é muito interessante e bem desenvolvida.
      Bjinhos e depois me conte o que achou sim?

      Excluir
  7. Uhuhuhu \o/ Bate aqui flor \o/ Também sou fã de Hannibal, CSI e muitas outras (Stalker é uma das minhas novas queridinhas), vamos ao livro rs eu gostei demais da capa e adoro quando a editora dá uma caprichada na diagramação mas confesso que não curti ele ter continuação :( Estou numa onda de livros únicos haha mas eu adorei conhecer o livro ;)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey bato sim! \o/
      Então menina, eu vi esses dias o trailer dessa série e fiquei com vontade de assistir, mas tem tantas na frente!!! Kkk, mas como você voltando ao livro, também sou apaixonada por quando eles capricham pra valer no livro, fico doidinha, dá até mais vontade de ter o livro não?
      E nem esquenta com isso, são só três e eles são fininhos, se juntar pensa que é um livro bem grosso ;)
      Bjokas

      Excluir
  8. Oi Agatha, eu estou com muitas expectativas nesse livro, sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Gostei muito da premissa do livro, adoro personagens que tenham a personalidade forte, que é o que parece aqui. Ainda mais se tem um suspense envolvido!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kétrin, fico contente que tenha gostado e que esteja ansiosa pela leitura, acho difícil você se decepcionar se gosta de suspense!
      Bjokas

      Excluir
  9. Eu comecei a ler este livro e empaquei ): Acabei abandonando a leitura mas depois da sua resenha super positiva, fiquei cheia de vontade de retomá-la! Espero fazer isto em breve.

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Caroline, espero que retome mesmo, o início por vezes acaba sendo o mais difícil de alguns livros, mas não podemos desistir, muitas coisas podem acontecer não?
      Bjinhos e espero que goste do término.

      Excluir
  10. Oi!
    Nossa, estou louca por esse livro há MUITO tempo! Não vejo a hora de poder ler, mas ainda tá meio caro ahahah!
    Adoro livros tensos, com mortes, sangue e mistério. Quanto mais mistérios e "E se" o livro tem, mais chama a minha atenção, eu amo esse tipo de coisa e pelo que você disse, não tem nada de romance ai!
    Li várias resenhas que falam que o enredo é fraco e os personagens são rasos, mas a sua é o oposto total, agora quero ainda mais esse livro!
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Então, por que você não compra em sites confiáveis? É bem mais barato sabia?
      Olha, eu não achei o enredo a la Sherlock mas não é nada fútil e também não acho que os personagens sejam rasos, Lumikki me pareceu bem complexa. Porém eu não sou expert nesse gênero, li muito pouco pra ser sincera, mas minha opinião foi exposta e duvido que vá mudar.
      Espero que quando ler goste tanto quanto eu!
      Bjinhos.

      Excluir
  11. Amei a sua resenha. Especialmente, por esse meu tipo de livro. Adoro suspenses, mortes e mistérios a serem desvendados. Vim retribuir sua visita e me deparei com uma ótima dica de livro... já está na minha lista de desejados!!! Bjs
    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gleyse, tá vendo menina, por isso digo sempre é bom visitar as amigas!
      Espero que goste e obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha e anotado a dica!
      Bjs

      Excluir
  12. Oi Agatha, muito legal sua resenha.
    Você realmente gostou do livro.
    Eu também curto livros de suspense, romances policiais, e lendo sua resenha me interessei por esse. Vou anotar a dica e logo que puder, irei conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Lia.
      Gostei sim, não favoritei, mas achei o livro muito bom, claro né, foi por isso que dei cinco estrelas.
      Mas fico feliz que tenha gostado da resenha e anotado a dica!
      Bjinhos

      Excluir
  13. Oie! Eu amei o fato dos pais terem dado o nome da Branca de Neve! Contos de Fadas são meu fraco. Mas pelo jeito, de contos de fada isso não tem NADA. Mesmo assim, eu leria. Amo histórias intrigantes, que me fazem roer as unhas pra saber o que realmente aconteceu. Essas tensas tão na hora já pra mim, tô lendo muitos livros levinhos, tô cheia. Os livros levinhos são lindos, mas não se aprofundam muito na vida como ela é, e dão uma experiência diferente. Eu os amo, mas cada tipo de livro numa fase da vida, né?
    Espero poder ler Vermelho Como O Sangue logo!
    Beijos, Amanda!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, super concordo contigo menina!
      Acho que, nós leitores sempre temos fases de leitura, e com certeza de conto de fadas esse não tem nada, porém ainda sim indico a leitura para quem curte releituras bem ousadas, srsrs.
      Espero que gostem, pois esse livro tem sim um olhar mais atento sobre certos aspectos da vida.
      Bjokas.

      Excluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Tenho lido ótimas resenha desse livro, que só me deixam mais e mais ansiosa para conferir a trama.
    Adoro todas as formas de releituras, acho tão legal história conhecidas terem outra tipo de final, ou tema.
    Adorei sua resenha! :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Dessa e com você?
      Obrigada e sim, essa é uma releitura bem diferente da Branca de Neve, se você curte eu recomendo.
      Bjs

      Excluir
  15. Eu estava com um pouco de receio de ler essa obra, mas após essa resenha, impossível não querer ler. A premissa é bem instigante e sabendo que o desenvolvimento é ótimo, fica irresistível.
    Quero descobrir o enigma dessas notas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  16. Oi Agatha, eu tenho a maior vontade de ler este livro, mas ainda não pude comprar. Pela sua resenha vi que o livro é bem o que eu estava esperando mesmo. Não vejo a hora de ler.

    Beijos.


    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/


    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Gostei muito do que você falou sobre o livro. Também adoro séries policiais e sempre assistia CSI e, bom, também gosto de GoT e temos muitas mortes cruéis nessa série hehe
    Eu meio que me identifico com a protagonista porque também são sou muito boa em me enturmar. Essa parece ser uma história que eu vou gostar de ler e vou até adicionar o livro no skoob para não me esquecer dele.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  18. Oláaa!!!
    Gostei muito da sua resenha. Já tinha visto o livro mas nunca tinha lido algo sobre. Esse gênero não faz o meu estilo, mas esse livro chamou bastante a minha atenção. Acho que se eu o pegar para ler o termino rapidinho. Além que a capa é linda com esses detalhes!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Agatha!
    Tramas de investigação e assassinatos sempre me despertam interesse. Ia ler "Vermelho como o sangue", mas li muitas resenhas negativas e me desanimei (ainda mais que, de uns tempos para cá, tenho me decepcionado com as tramas do gênero). Sua resenha foi uma das únicas positivas que li e gostei de saber que a autora soube inovar em muitos aspectos porque, entre as minhas decepções com o gênero está o fato de que tudo parece mais do mesmo.
    PS.: Também adoro Hannibal e Criminal Minds :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Agatha!
    Nunca tinha lido sobre o livro, primeira vez. Desde que li "Não Brinque Com Fogo" do John Verdon, passei a gostar mais desses suspenses policiais. No início pensei que o livro se tratasse de algo a ver com vampiros hahaha agora que vi que não, com certeza darei uma chance.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Agatha!

    Esse livro é incrível! O adorei tbm e que bom que vc tbm se surpreendeu. Quando saimos da nossa zona de conforto temos medo de encontrar algo que talvez não nos agrade, mas quando nos agrada ai é só amor. E bem isso, esse livro nos prende, não tem como parar de ler!!!
    Adorei sua resenha!
    Bjs
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Agatha!

    Esse livro é incrível! O adorei tbm e que bom que vc tbm se surpreendeu. Quando saimos da nossa zona de conforto temos medo de encontrar algo que talvez não nos agrade, mas quando nos agrada ai é só amor. E bem isso, esse livro nos prende, não tem como parar de ler!!!
    Adorei sua resenha!
    Bjs
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha, Agatha! Esse livro me chamou a atenção pelo nome, achei bem curioso e intrigante, sem falar que essa capa está super linda! Esse não seria um livro exatamente policial, né? Mas pelo que vi chega perto e o melhor é que mistura outros elementos! Fiquei bem curiosa com toda essa história do dinheiro, e a personagem principal parece ter muito a esconder também! Só achei esses nomes bem estranhos e diferentes hahaha Você ter gostado tanto dele conta muito, mas realmente não sei se vou ler, falta de tempo e etc, ainda mais sendo uma série, mas um dia que estiver querendo algo do gênero vou lembrar dele!
    Beijos!

    P.S: Eu comentei na sua resenha de Anexos que ia ler Fangirl e você pediu pra eu te contar o que achei: bom, no começo senti a leitura meio travada, mas depois me apeguei e apaixonei por um nível tão grande pela história e pelos personagens que quero abraçar o Levi e a Cath e nunca mais soltar HAHAHA e obrigada por ter me dado um empurrãozinho pra ler logo <3

    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu esperava tão, mas tão mais da leitura que fiquei bem decepcionada com o livro. Não ao ponto de abandonar ou não querer ler os próximos, mas que ele me desapontou, isso sim, infelizmente.
    E outra, eu não entendi a relação com a Branca de Neve além do nome...rs

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir