28 julho 2014

Resenha - Vinte Garotos no Verão





''Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.''

288 páginas || Skoob || Editora Novo Conceito || 
Classificação: || OndeComprar






Em ''Vinte Garotos no Verão'' somos apresentados a 3 amigos: os irmãos Frankie e Matt e Anna, que desde de muito nova esconde que é apaixonada pelo seu melhor amigo, mas as coisas acabam mudando em seu aniversário de 15 anos, pois o que ela mais queria acabou acontecendo: Teve o seu primeiro beijo tão esperado justamente por Matt.

''Era apenas um suspiro, mas eu esperava que transmitisse tudo o que eu estava pensando. Que eu sentia medo de conseguir o que queria, que eu sentia medo de magoar Frankie, de perder dois grandes amigos, de desfazer tudo o que nós três fizemos e amamos desde crianças''

Após esse acontecimento os dois prometem um ao outro guardar segredo de Frankie e enquanto isso, eles aproveitam para se encontrar as escondidas, e de alguma forma, mesmo que Anna esteja amando tudo que está acontecendo, ainda se preocupa bastante em esconder isso de sua amiga. Só que Matt lhe promete que contará a ela na hora certa e no momento que ele achar mais propício. Mas infelizmente os planos acabam mudando, porque um acidente inesperado acontece e Matt acaba falecendo e levando o segredo junto com ele e Anna logicamente promete guarda-lo a 7 chaves em sua memória, embora ela se sinta um pouco culpada por não ter contado nada para Frankie.

E mesmo que Anna venha a se calar sobre o assunto, ela resolve deixar que o tempo passe para poder se esquecer do fato e continuar com sua vida em frente, mas isso não acontece, pois por mais que tente, ela fica com essa questão na cabeça e preocupada a todo o momento se deveria ou não contar.

Por amor ela guardará esse segredo, mas por outro lado, ela se sente bastante sufocada e com medo de ficar escondendo isso de sua amiga, principalmente por pensar que pode perder a amizade de tanto tempo que para ela é e sempre foi bastante significativa.

''Sei que jamais serei capaz de apagá-lo. Ele sempre será parte de mim - só que de uma maneira diferente. ''
''Quando ele sorriu para mim, eu prometi. Prometi que a protegeria. Prometi que nosso segredo iria permanecer oculto por toda eternidade. E vai. ''

Após 1 ano de luto, Anna e Frankie se preparam para um verão na praia, onde elas intitulam que será O MELHOR VERÃO DE TODOS OS TEMPOS, e então, para se divertirem de verdade, elas acabam fazendo uma aposta para ficar com 20 garotos. E é a partir daí que a nossa história realmente começa, porque muitas reviravoltas acontecem. Garotos novos aparecem em suas vidas e também de alguma maneira tentam ao máximo superar a dor da perda de Matt.

Agora a pergunta que não quer calar: Será que Anna contará para Frankie o segredo de Matt? Ou vai guarda-lo para sempre em seu coração para honrar o que ele lhe pediu?

Isso vocês só vão saber lendo esse livro onde aborda os principais assuntos sobre a amizade e superação ao perder uma pessoa querida.


Para começar, tenho que dizer que já faz um bom tempo que estava querendo ler esse livro, pois já tinha visto várias resenhas positivas sobre a história, e por isso, acabei comprando o meu exemplar e iniciei a minha leitura bastante animada.

Então, ao ler as primeiras páginas, a autora Sarah Ockler desenvolveu uma narrativa bastante gostosa, pois a leitura flui com uma facilidade incrível, sem contar que adorei o comecinho da história, onde ela nos conta um pouco sobre esse amor entre Anna e Matt.
Mas por outro lado, eu também fiquei bastante desconfiada de Matt por ele ter de pedir segredo sobre o relacionamento de ambos. Achei bastante estranho. Como se ele fosse aprontar alguma coisa com a Anna. Pelo menos essa foi a impressão que eu tive logo nas primeiras páginas, mas acabou não sendo nada. A autora deixou isso um pouco vago dizemos assim.

Por outro lado, após a morte de Matt, também percebi que Frankie se tornou uma garota um pouco rebelde. Revoltada com tudo e com todos. Acho que de certa forma, dá até para entender o seu lado na história, pois era a maneira dela de demonstrar tudo o que estava sentindo em relação ao irmão, e mesmo assim, algumas atitudes dela eu não curti. Achei-a uma patricinha! =x

Já sua amiga Anna, por outro lado, tenho que confessar que me agradou bastante pelo fato de eu ter me identificado bastante com seu modo de ser, pois ela é uma personagem que consegue nos passar o que sente nos momentos de dúvida e sofrimento. E o tempo todo ela demonstra bastante preocupação pela sua amiga Frankie. Ela é o tipo de garota sensível que não se importa só com seus próprios sentimentos, mas com as pessoas que estão próximas a ela. Isso sinceramente me conquistou.

Agora o ponto mais forte do livro foi o desenvolvimento da amizade das duas personagens, foi absolutamente tocante e muito bem trabalhada pela autora. Os segredos e as mágoas que cada uma guarda pela perda de Matt foi apenas um aprendizado para que ambas vissem o verdadeiro valor da amizade.

O livro tem uma história simples e tocante e que te conquista de uma maneira ÚNICA e então vamos percebendo também que com o passar das páginas as personagens vão amadurecendo bastante durante toda a história, principalmente a questão da amizade.

Pude perceber que mesmo o livro tendo algumas partes tristes, por outro lado, algumas passagens eram bastante divertidas. Dei até risada em algumas situações que aconteceram com Frankie e Anna a ponto de dizer ''Não acredito que aconteceu isso''! (risos)

Acho que todos deveriam dar uma chance e tirar suas próprias conclusões, porque é uma leitura bastante leve, divertida e que vale muito a pena estar conhecendo, embora eu ainda ache que a história desse livro poderia ter sido mais aprofundado nos momentos de Anna e Sam e também de Frankie com Jake. Mas mesmo assim gostei. Para mim pelo menos não deixou a desejar não!


Quanto à diagramação: Eu não tinha entendido a arte da capa, mas depois ao ler a história eu vi que tem tudo haver. Eu achei isso lindo pra falar a verdade. Nunca tinha ouvido ou visto falar de tal fato, mas achei bastante interessante o fato do coração com a ideia que a autora utilizou na história. Sem contar que o livro tem detalhes maravilhosos por dentro a cada início de capitulo. Isso foi uma das coisas que mais chamaram minha atenção. Essa edição da Novo Conceito ficou simplesmente MARAVILHOSA.

O livro contém também páginas amareladas e uma ótima fonte facilitando muito bem a leitura de todos os leitores. Simplesmente Impecável!!




LIVRO MAIS DO QUE RECOMENDADO !! LEIAM !! NÃO PERCAM TEMPO !!


30 comentários:

  1. Oi Silvana ! Amei a resenha e fiquei super curiosa pra ler o livro , sabe eu já li um com uma temática um pouco parecida com essa , quer dizer , me lembrou um pouco o livro A aposta. Mas comparações a parte eu fiquei super interessada no livro .

    Bela resenha , beijos Ana
    http://blog-princesadosenhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana fico feliz que tenha gostado da resenha, porque o livro é simplesmente lindo e é bastante leve. É um livro que você vai ler bastante rápido. Vale a pena. Se tiver oportunidade leia =]

      Excluir
  2. Oi, Silvana!! Adorei sua resenha, quero muito ler Vinte Garotos no Verão. Comprei um livro da mesma autora em inglês, vou ler em breve, e vejo se gosto da narrativa dela! Acho que não vou me arrepender. E a capa me deixou muito curiosa!
    Boa viagem à Bienal, volte com muitas novidades ahaha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esse foi o primeiro livro que li da autora e já estava procurando no google se esse livro tem continuação. Me parece que tem, mas não sei ao certo. Espero que ela venha a lançar, porque adorei sua escrita e é um livro bastante leve para ler em qualquer hora =] Vale a pena

      Excluir
  3. Acho a capa desse livro muito bonita, e tem um nome bem sugestivo.
    Certamente lerei, gosto de livros que falam sobre amizade.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o livro realmente aborda bastante a amizade, mas principalmente a perda e a superação de uma pessoa que se foi. Vale a pena ler, porque o livro vale muito a pena ser lido. Se tiver oportunidade leia que vc vai gostar bastante =]

      Excluir
  4. Olá Silvana! Resenha interessante e bem escrita!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro e é bom quando algum leitor recomenda a leitura. É ótimo também quando nos identificamos com algum personagem como aconteceu com você.
    Sem dúvida irei adicioná-lo na minha lista de leitura!

    Aproveite por mim na Bienal e conte tudo aqui no blog (vou querer ler!rs), infelizmente não vou poder ir dessa vez!

    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina adicione o livro na sua lista sim, porque tenho certeza que você não vai se arrepender. Vale muito a pena mesmo. Eu gostei bastante da escrita da autora e também de todos os capitulos, pois além de ser uma leitura leve, os capitulos são bem curtos. Vale a pena. Leia assim que tiver oportunidade, porque eu acho que vc vai gostar bastante da história que é contada

      Excluir
  5. Ai, faz tempo que quero ler esse livro! ): Mas no momento estou sem $$$ hahaha.
    Querida, ótima resenha, como sempre. *-* Me deixou muitooo ansiosa para ler.
    Que bom saber que mesmo com partes tristes há momentos de diversão. *-*
    E nem fala, queria ir na Bienal e te conhecer também. :/
    Pior que em SP só daqui 2 anos agora, né? Que saco. Mas na próxima! *-*
    Beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga já tem tempo que estava querendo ler esse livro sabia?
      Fiquei enrolando um tempão pra comprar o livro e assim que consegui demorei um pouco mais pra ler. Depois me deu as loucas de largar mão de ler forçado como eu já tinha dito no face e escolhi ele pra ler, porque já estava querendo a muito tempo saber do que se tratava a história.
      E ai, ao ler, saiba que gostei muito mesmo.
      É uma leitura leve e que vale a pena.
      Se vc tiver oportunidade leia, porque vc vai gostar

      Excluir
  6. A história não me atraiu de cara, mas depois de ler sua resenha acho que vou tentar dar mais uma chance a esse livro, mas vamos ver já que tenho tantos livros pra ler kkkk
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Amanda, as vezes um livro não nos agrada logo de cara. Eu já li várias resenhas também que sinceramente as vezes não me convence, mas eu acho que devemos sempre dar uma chance, porque podemos nos surpreender com as histórias que são contadas. Faça isso. Dê uma chance quando vc tiver tempo, porque o livro é bom e é muito gostoso de ser lido. VALE A PENA !!

      Excluir
  7. Adorei a resenha! Não sei o que tem em mim, mas adoro histórias quando tem morte de alguém importante no começo ou melhor: logo de cara. Acho que minha leitura se intensifica mais quando a história é assim. O livro vai para minha lista no Skoob.
    Beijos, http://nostalgemeas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quando vc disse que gosta de livros que falam de morte eu fiquei até de boca aberta, porque sinceramente eu acho que é um assunto bastante delicado. Mas a história é linda e fala bastante da superação. Vale a pena ser lido. Se tiver chance de ler não perca tempo, porque a história eh linda demais xD

      Excluir
  8. Oi Sil..tudo bem?
    Que legal que você leu este livro, ele parece ser triste mas muito bom.
    Gosto de livros com amizades tocantes, e esse parece ter uma história bacana.
    Ainda não tinha ele na minha listinha de desejados, mas acho que vou colocar..rs
    Sua resenha ficou linda e muito bem desenvolvida. Deu a impressão que vale muito a pena ler ele.
    Pelas fotos deu para perceber que a diagramação está mesmo impecável!
    Que bom que gostou da leitura.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga o livro é simplesmente MARAVILHOSO. Vale muito a pena ser lido. Eu fiquei encantada por toda diagramação, sem contar que a narrativa da autora é uma delicia. Você vai ler esse livro num piscar de olhos. É muito bom mesmo. E tudo que é contado te encanta. Leia e depois vc me conta o que achou, porque quero saber da sua opinião sobre ele viu?! hehehehe...Se cuida linda e fica com Deus

      Excluir
  9. Gente, eu to morrendo de vontade de ler esse livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Meu Deus, vou ver se leio pelo celular de tanta ansiedade! Você escreve muito bem!
    Bjos
    Adoraria a sua visita no meu blog! Siga se gostar ok?
    http://flashdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda realmente o livro é muito bom
      Se vc tiver chance leia que vc vai adorar.
      Vale a pena =] E pode deixar que passarei em seu blog tá?
      Obrigada por ter vindo aqui.

      Excluir
  10. Parece ser um bom livro,
    já havia lido outras resenha desse livro mas nenhuma havia despertado o desejo em mim de lê-lo; A sua no entanto me deixou curiosa, vou tentar lê-lo tão logo seja possível... [
    Respondendo sua pergunta, não irei a bienal, moro muito longe e não consegui folga trabalho.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga o livro é muito bom.
      Sem contar que a narrativa da autora é bem rápida
      Vale muito a pena viu?
      Se vc tiver oportunidade leia que vc vai adorar.
      Outra coisa, quanto a Bienal, é uma pena que vc n irá poder ir. Gostaria muito de te conhecer. Mas deixa para uma proxima né? Quem sabe... =] Obrigada por ter vindo aqui. Se cuida

      Excluir
  11. Olá Silvana tudo bem? Antes de qualquer coisa, MUITO obrigada pelo comentário super fofo e carinhoso lá no blog, foi sua primeira visita mas espero recebe-la sempre por lá, agora a casa também, é sua!

    Adorei a resenha do livro não o conhecia, apenas de "vista" sabe? hahaha e fiquei louca de vontade de ler!

    Você me pediu dicas de chick's bem não sei se o livro se encaixa nesse quesito, mas conheço um narrado por um personagem masculino e é fofo! Projeto Rose conhece?

    Vou pensar em outros e sempre que postar aqui vou deixar uma dica =D

    Seu blog é apaixonante, toda vez que entro aqui sai coraçãozinhos de mim hahaha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Projeto Rosie estou doida para comprar na Bienal do Livro. Todos comentam que o livro é realmente fofo. Espero poder ter a oportunidade de ler logo. Enfim...
      Outra coisa, gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que fiquei feliz que tenha gostado da minha resenha, mas vc ainda não leu??? LEIA, porque o livro é muito bom e vale muito a pena !!

      Se cuida linda e obrigada por tudo

      Excluir
  12. OMG! Esse livro parece ser maravilhoso.
    Sua resenha me deixou completamente encantada, bastante curiosa pra ler esse livro.
    Pelo visto a história nos prende desde o começo, não é?!
    Amei seu blog!
    beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o livro é realmente muito fofo.
      É uma leitura bastante gostosa e que faz com que você leia rapidamente.
      Eu simplesmente fiquei apaixonada pelos personagens, principalmente por Anna e Sam. Bom, acho melhor vc conferir para que eu não fale demais =x hahahahaha

      Excluir
  13. Oiee

    Adorei a sinopse do livro e a resenha ficou bem explicada não sei se leria o livro por agora mas em um futuro com certeza lerei!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Quanto tempo não passo por aqui! Mil desculpas pelo sumiço, mas minha vida está uma correria louca...
    Eu estou doida para ler este livro já faz um tempo e sua resenha me despertou mais vontade ainda. Resenha muito bem detalhada e explicada. Parabéns!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sua resenha, parece um dos livros que gosto de ler...Muito lindo e charmoso! Amei Te convido a conhecer o meu blog. Se gostar e puder me far uma forcinha me segue, ctz retribuirei o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  16. Sou louca para ler esse livro, mas estava muito na dúvida. Não gosto muito desses romances clichês, onde eu consigo perceber claramente o final, e a primeira vista esse livro me pareceu ser exatemente assim.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ficou muito boa a sua resenha Sil. Vi muitas pessoas falarem super bem desse livro. Que bom que você gostou e ele não deixou a desejar. Já está na minha listinha para leitura.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente,digo que a capa do livro é linda e o título vinte garotas no verão me deixou super,hiper,mega curiosa! Pela resenha,vi que não é um romance onde vc já sabe o final.O amor de Anna e Matt vai além disso,eu creio.Parabéns pois sua resenha me cativou e fiz o pedido desse livro já,assim como vc eu queria realizar a leitura.Eu espero gostar tanto quanto você.

    Beijos
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir