Resenha - Caverna dos Anjos

06 junho 2022


O começo da história retrata a vida de Gabriel ainda criança ao lado de seus pais, Alberto, Dina, e do irmão mais velho, Rafael, na pacata cidade mineira de Brejo do Amparo, frequentemente visitada por turistas, princialmente por causa de suas muitas cavernas. Sendo a Caverna dos Anjos a mais famosa e requisitada por todos que chegam à cidade e até mesmo pelos moradores da região por conter um impressionante anjo formado por estalactites e estalagmites em sua entrada. Um dia, Rafael e mais quatro jovens resolvem passar a noite na tal caverna, selando assim os seus destinos, uma vez que nenhum deles jamais foi visto novamente. Gabriel tem a vida marcada por essa perda irreparável e vê sua família se desintegrar por conta disso. Anos depois, sozinho e sem família, Gabriel continua em Brejo do Amparo, agora como professor de Literatura e completamente envolto em sua própria solidão, mesmo que tenha ao seu lado sua jovem e bela namorada, Victória.

"-- Vejamos, jovem... Vejo a mulher que você teme perder. Vejo a possibilidade de você aderir a uma aventura. Vejo uma situação de perigo, uma sombra que se interpõe entre você e essa mulher. Vejo muita escuridão. Mas ao final da escuridão há uma forte luz e o resgate de emoções da infância. Vejo alguém além de onde a escuridão alcança. Uma ou mais pessoas, mas não sei quem são, há muita luz que ofusca a minha visão."

Gabriel, Victória, Letícia e Leandro decidem acompanhar Padre Nelson até a caverna após um grande grupo de policiais morrer brutalmente e a população exigir que a igreja envie um religioso para exorcizar o local e assim, expulsar o mal que lá habite. O que parecia ser aparentemente fácil, uma vez que somente a parte externa da caverna seria exorcizada, transforma-se em uma luta crucial pela sobrevivência quando um dos integrantes do grupo desaparece e os outros se veem na obrigação de entrar na caverna para procurá-lo, indo direto ao encontro do perigo e de algo do qual eles não têm a mínima ideia do que seja.



[- Minhas impressões -]

Mesclando romance, ação, suspense, aventura, mistério e até mesmo o sobrenatural, o autor Raphael Magalhães tece uma intrincada teia de situações que dá o tom de sua trama. A história flui rapidamente e envolve o leitor de forma instantânea com seus saltos temporais e personagens surpreendentes.

Gabriel é um personagem que despertou sentimentos conflitantes em mim, o que acabou acarretando um duelo entre simpatia, dúvida e solidariedade de minha parte para com ele, pois o achei muito complicado de entender às vezes. Mas quando ele decide entrar na caverna que lhe tirou o irmão e a felicidade familiar de sua infância, é possível conhecê-lo mais e melhor, bem como os outros personagens que pouco a pouco têm seus segredos e falhas revelados em um cenário incrível e arrepiante.

Foi muito prazeroso conhecer a cidade de Brejo do Amparo, os costumes e a cultura mineira, bem como cada personagem, suas complexidades, dilemas e segredos mais profundos que deixou a história ainda mais intensa atraente aos meus olhos.

A escrita do autor é muito cativante e minha curiosidade foi logo despertada ainda no começo da leitura, fiquei super curiosa e ansiosa para descobrir o ser responsável por tanta maldade que habitava a caverna me proporcionando assim, momentos repletos de tensão, assombro e surpresas ao longo de toda a leitura. E que final de livro impactante foi esse, gente! Muito bom e totalmente o oposto do que eu esperava e bem longe do que imaginei que pudesse ser.

Foi uma surpresa atrás da outra e cada uma melhor do que a outra. Sinto que fui completamente enganada pela capa e pela sinopse, mas eu achei isso muito bom porque enquanto eu pensei que o livro fosse de tal forma ele se revelou muito além dos meus achismos e suposições. 

Após terminar de ler me dei conta de estar de queixo caído e estupefata com a engenhosidade do autor e sua criatividade extraordinária. Gostei muito e espero ter outras experiências com a sua escrita logo, logo pois valeu muito a pena. 

Caverna dos Anjos é um livro que ficará por muito tempo em minha mente, por isso, essa obra é um convite para todos os leitores que gostam de ser surpreendidos e que curtem tramas cheias de mistério, suspense e mesclada ao terror, porém original, complexa e nem um pouco previsível.










Livro: Caverna dos Anjos
Autor Parceiro: Raphael Magalhães Hoed 
Número de Páginas: 311

Sinopse: Raphael Magalhães Hoed nos envolve em uma narrativa que transcende muito uma mera história de terror ou mistério. Ao esmiuçar as fraquezas que fazem parte da natureza de cada personagem envolvido, ele expõe as sombras presentes não apenas na Caverna dos Anjos -- local que abriga um pesado histórico de tragédias e onde, de alguma forma, se manifestam com bastante virulência por meio dos piores pesadelos e fobias de quem ali adentra. Nada parece abalar a calma de Brejo do Amparo, uma comunidade tipicamente mineira, bucólica e pacata do interior, em que todos se conhecem, e ainda recebe turistas que se encantam com o Morro do Brejo do Amparo, onde podem explorar duas cavernas famosas na região. Cenário escolhido pelo autor para narrar a história do pequeno Gabriel e sua família, formada pelo pai Alberto, a mãe Dina, e o irmão mais velho Rafael, além da amizade com Nelsinho. Porém tudo muda quando o irmão, pré-adolescente, desobedece aos pais e resolve se aventurar na Caverna dos Anjos com uma turma de amigos. Tudo muda quando nenhum dos excursionistas retorna para casa. Com habilidade e de maneira neutra, o autor expõe sentimentos, motivações, fraquezas dos vários personagens, sem atuar como uma entidade julgadora e tampouco induzir seu leitor a tomar partido de um ou outro personagem. No tabuleiro da vida, observamos como estes se comportam, se defendem e atacam diante dos perigos e tentações. Quem vencerá as forças do invisível e do mistério? Eis um grande enigma para ser desvendado nas derradeiras páginas. (Kianja Lee)



Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.