11 outubro 2018

Resenha - Abominável Coração


Título: Abominável Coração
Cortesia: Tiago Picoloto (Autor Nacional)
N° de páginas: 553
Skoob

William Barbieri é um garoto de dezessete anos que está caminhando para o último ano no colégio. Ele vive uma vida comum, porém, com o passar do tempo e com algumas lembranças do passado, ele começa a notar que toda garota que ele se relaciona amorosamente acaba, simplesmente, morrendo. Ele trata de usar todos os recursos possíveis - inclusive, a ajuda de seus amigos - para tentar encontrar uma explicação para isso, já que ele acredita cegamente que tal barbaridade não pode ser simplesmente uma coincidência.



Abominável Coração trata-se da busca desenfreada de William pelo o que pode estar causando a morte de algumas garotas que tenham se relacionado amorosamente com ele. Mesmo ainda sendo muito jovem e estar terminando os estudos William é um garoto que carrega suas mazelas e dissabores, pois em se tratando de perda ele pode ser considerado um veterano.

Seu pai morreu quando ele ainda era um bebê, e sua mãe nunca superou o baque de perder o marido tão jovem e se ver às voltas para criar um filho sozinha e sendo viúva também muito jovem.

"Me olhei no espelho do quarto, que ficava na parede, e comecei a me comparar fisicamente com o meu pai, pois minha mãe tinha colado uma foto dele no canto superior esquerdo do espelho. Apesar dela não ter me falado qual era a idade dele na foto, ele parecia ter aproximadamente a minha idade atual.
Percebi que quanto mais o tempo passava, mais eu ficava parecido com ele."


O relacionamento de mãe e filho é o melhor possível e William têm em seus inseparáveis amigos o apoio para tudo o que for preciso. E é a partir de uma suspeita terrível que William se verá as voltas para descobrir o que está acontecendo quando ele percebe uma coincidência por demais aterradora ao ser confrontado com as mortes de algumas meninas que de algum modo fizeram parte de sua vida amorosa, e por causa disso ele decide investigar por conta própria o que está causando essas mortes.

Então ele pede a ajuda de seus fiéis amigos, Lucas e Barata e eles partem em busca da verdade. Tudo tem início quando William perde mais uma namorada e a morte da garota é a mais estranha possível e certo de que algo muito errado e assombroso está acontecendo e que, talvez, ele possa ser o culpado faz com que William se desespere. E ao lado de seus amigos mais chegados que irmãos, William fará importantes descobertas, que o levará ao limite do sofrimento e desespero.

"Então uma coisa era fato: nos últimos cinco anos, cinco garotas que eu conhecia, morreram e, assustadoramente, todas elas tinham se relacionado comigo, mesmo que fosse apenas um beijo. Isso não podia ser coincidência, eu me recusava a pensar assim, eu só queria respostas, só queria entender por que, e pela primeira vez na vida eu fiquei realmente preocupado em acabar enlouquecendo."

Diante de descobertas tão abomináveis será que William conseguirá encontrar um meio de dar fim a todo seu sofrimento? E mais, será ele de fato o causador e responsável por essas mortes?




[- Minhas Impressões -]

Então pessoal, vamos às minhas impressões de Abominável Coração...
Eu não conhecia o autor até ler o seu livro e o meu primeiro contato com sua escrita se deu através de Abominável Coração. A história tem um gancho super interessante que, em um primeiro momento chamou logo a minha atenção. Sou fã declarada de livros que tenham a premissa baseada em suspenses e indagações e principalmente, na busca pela verdade por mais difícil  que possa ser.

Comecei a leitura bastante interessada e a medida que fui me envolvendo com a vida de William, Barata e Lucas, sem contar com as namoradas que foram surgindo no decorrer do livro (ainda que algumas estivessem mortas) me vi confusa em vários momentos da história, pois eu achei a narrativa meio sem sentido em alguns momentos. Me pareceu por várias vezes sem pé e nem cabeça até, porque tinha hora que as coisas não estavam muito claras para mim.

Eu sei que vocês ao lerem minhas palavras podem estar pensando da seguinte forma: "Ah, mas é claro que ela só vai saber mais da história a medida que for lendo." Sim, de fato, mas e quando mesmo lendo ainda assim você não consegue se conectar à história? Pois é... não é fácil.

Eu me sinto na obrigação de dizer que achei a história muito lenta e quando as coisas aconteciam parecia para mim que estava faltando alguma coisa, que não tinha "ligação", sabe. Juro que tentei gostar do livro e do motivo pelo qual as garotas morriam, mas não consegui.

O personagem do William não conseguiu me conquistar, infelizmente... Eu o achei chatinho e insosso para caramba. Já Lucas e barata foram os destaques do livro para mim e ainda assim penso que eles poderiam aparecer muito mais na história, pois acredito que os personagens não foram suficientemente bem explorados, mas enfim, essa é a minha opinião e eu espero sinceramente que vocês queiram ler o livro para que assim tirem suas próprias conclusões. Tomara que suas impressões sejam melhores que as minhas.

Gostei muito da capa do livro e achei a escolha bastante apropriada, pois acredito que chame bastante a atenção de qualquer pessoa logo que ela bater o olho e se deparar com um coração humano acorrentado. E logo acima dessa imagem extremamente forte está o título bem visível escrito em letras grandes e na cor vermelha, tornando o livro atraente e atrativo aos olhos e à curiosidade de cada um.



Inscrições Abertas - Participe !!


4 comentários:

  1. Olá! A sensação que eu tive ao ler a resenha e de já saber o porquê das namoradas aparecerem mortas, posso até estar errada... Muito ruim quando a escrita nos deixa confusa e ao invés de aproveitar uma leitura fluida, nos deparamos com um enredo cheio de pontas soltas e atrapalhado.

    ResponderExcluir
  2. Segunda resenha que leio deste livro e também não foi tão positiva. O livro tem um enredo que tinha tudo para fugir dos convencionais, mas parece que o autor pecou no quesito andamento da história.
    Sei lá, acho que se tivesse um pouco menos de páginas, o assunto teria ficado mais enxuto e o enredo não tivesse se arrastado tanto.
    Mesmo com estes pontos negativos, não há como negar que a capa é maravilhosa e o título segue a linha.
    E se eu tiver oportunidade, quero sim, poder conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Assim que comecei a resenha, já criei uma suposição sobre o que acontece com as namoradas; mas eu não curto suspense, e pelo visto esse suspense foi mal desenvolvido.
    Provavelmente, não vou fazer esta leitura, são mais de 500 páginas para arriscar e me decepcionar com a narrativa e protagonista.
    A capa é bonita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que curti a premissa, acho que existe um mistério nela que é capaz de atrair a atenção do leitor e fazê-lo querer conhecer o livro. O grande problema pra mim seria não conseguir sentir empatia pelo protagonista. Acredito que ele é grande parte do livro e se eu não conseguisse me conectar a ele a história perderia um pouco do sentido. Talvez tenha sido esse o motivo pra ti também. Achei a capa bem forte, chamativa e bastante relacionada ao livro que ela ilustra.

    ResponderExcluir