22 outubro 2018

Primeiras Impressões – Helloween – Histórias ao redor da fogueira.


Título: Helloween – Histórias ao redor da fogueira.
Cortesia: Editora Coerência
Onde Comprar: Loja Editora Coerência
Sinopse: Nós nos assustamos desde a noite dos tempos. Desde que, à deriva em um mundo feroz, nossos ancestrais paleolíticos buscavam explicar aquilo que não compreendiam. As tempestades e os trovões, o fogo, as bestas; um vasto território de mistérios já inspirava as mais delirantes histórias. Sussurradas ao redor da fogueira, elas amedrontavam, arrepiavam e acima de tudo fascinavam.
Milhares de anos depois, o fascínio continua o mesmo. Já não nos reunimos ao redor de fogueiras com a mesma frequência, mas continuamos atentos ao sussurro do desconhecido.
Sobretudo nos festejos em que a razão não é bem-vinda; nas celebrações em que os séculos de progresso cedem lugar ao prazer primevo de aterrorizar. E o Halloween é uma dessas ocasiões. Afinal, cultuar os mortos também significa retroceder no tempo.
Por isso, a editora Coerência convida você a uma celebração à moda antiga. Neste ano, deixe os doces e as travessuras de lado para acomodar-se diante da fogueira. Só pense bem antes de abrir este livro, porque ele traz horrores muito piores do que tempestades, trovões ou animais.


Halloween chegando e nada melhor do que variar um pouco do que estamos acostumados a ler ao longo do ano e entrar um pouco nessa “vibe” tão icônica ao redor do mundo que é o Hallowen. Histórias de terror são muito antigas e com certeza mesmo para quem não curte muito, é sempre legal entrarmos nesta onda de vez em quando, não é? Afinal quem nunca teve uma história sombria e assustadora para contar?

Hoje vim trazer as primeiras impressões desta antologia de contos de horror, que promete um resgate de histórias deste estilo bem a moda antiga, quando as pessoas se reuniam ao redor das fogueiras para contar histórias e se assustarem.
Tive acesso aos  contos e vim aqui dizer o que achei da amostra desta antologia que promete contos medonhos. Vamos então aos contos!

1 – O Baile de HalloweenO conto , começa de um jeito bem peculiar com uma menininha lembrando-se de algo horrível que aconteceu com ela em uma festa de Halloween na escola. Vamos acompanhando aos poucos o que ela sentiu e o momento de desespero pelo qual seus colegas e pais passaram naquela terrível noite. Ao avançar do conto, descobrimos que nada é o que pensamos que fosse.

Gostei muito deste conto e o final realmente surpreende. Na hora em que achamos que sabemos o que está acontecendo, a história toma um rumo totalmente contrário ao que pensamos. O final é simplesmente aterrorizante e nos faz pensar o quanto não podemos julgar as pessoas.



2 – Milho – Este conto me lembrou muito alguns filmes de terror adolescente dos anos 90. A atmosfera dele é muito nostálgica e os personagens parecem seguir um estereótipo bem americano. Mas nada disso tira a qualidade do conto. Um grupo de jovens está perdido em uma estrada rural que possui um imenso milharal, e ao pedir informações acabam descobrindo algo que jamais deveriam ter perturbado. Este é o tipo de história que te faz ficar tenso do início ao fim e tem um final nada prazeroso, fugindo bastante dos clichês dos filmes ao qual o conto remete. Valeu muito a pena a leitura principalmente pela atmosfera presente na história.



3 – Ele aparece de noite:  Uma história que tem vários elementos de horror. Acompanhamos a trágica história de uma adolescente que está fugindo de algo que nem mesmo ela sabe o que é. Mas não é só isso. Os eventos que levaram a esta adolescente a chegar aonde chegaram são tão ou até mais assustadores do que ela está enfrentando.  A menina a princípio quase sofre um abuso de um motorista de caminhão e ao conseguir fugir, acaba adentrando a um lugar que parece ser o verdadeiro inferno. Uma casinha em meio a uma plantação de laranjeiras a acolhe, porém, um mal muito antigo e desconhecido acaba que por atravessar a vida desta pobre menina.  Muito bem desenvolvido e agoniante.



4 - Esantaio: Um conto bem completo, pois além de uma história assustadora, trata de um assunto muito delicado: bullyng. Um menininho deficiente físico tem o sonho de participar da comemoração de Halloween, porém devido a sua condição sua mãe protetora o impede. Após muita insistência, a mãe cede ao sonho do filho e o deixa ir fantasiado com uma máscara caseira para as ruas, a fim de dar ao menos um pouco de alegria à criança. Mas no final as coisas não acabam nada bem quando um incidente coloca tudo a perder. Um conto tão triste quanto medonho. Vale muito a pena a leitura. E o nome do conto pode parecer estranho no começo, mas logo nos damos conta do significado dele...


5 - Sob o olhar dos anjos: Um conto misto de policial com horror. Acredito ser o conto mais pesado da coletânea.Mas isso não quer dizer que seja ruim, muito pelo contrário, é um daqueles contos que te fazem gelar a espinha e sentir náuseas. Bebês de toda uma cidade estão sendo afanados de seus túmulos e um policial que acabou de ter uma filha é chamado para investigar este caso macabro. Um suspeito improvável é o único indicio que o policial tem, e no dia da festa de todos os santos, algo terrível abala toda a cidade. é aí que o clímax de todo o conto acontece, e realmente é de gelar o estômago. Muito recomendado, mas preparem-se pois este conto é apenas para os fortes...



6 - Luzes Negras: um conto que se passa em um parque de diversões abandonado. Dois irmãos gêmeos invadem um parque a fim de provarem para seus amiguinhos de escola que não têm medo. Só por aí já temos uma pequena amostra do que está por vir. Lugares abandonados são sempre estranhos e sombrios, e este do conto não poderia ser diferente. Mas fugindo um pouquinho do clichê das histórias que se passam nesse ambiente este conto me lembrou muito das coisas que H.P. Lovecraft fazia. Me surpreendeu bastante.



7 - A vida secreta de Rudi e Amélia: um conto que de cara logo me lembrou de Misery de Stephen King. Inclusive ao longo da leitura já estava esperando o mesmo desfecho, e tudo muito parecido. Porém ao avançar mais um pouco, o conto me surpreendeu muito e foi para um rumo totalmente diferente. Basicamente, um bandido ao sofrer um ferimento na barriga após um assalto mal sucedido, acaba sendo cuidado por Amélia, uma mulher que vive em uma casa toda retrô e que começa a nutrir uma obsessão por ele que não parece nada comum. O final deste conto é aterrador, nada parecido com Misery, muito bom mesmo.



8 - O redemoinho do Diabo: um conto com uma forte influência do folclore brasileiro: a lenda do Saci. Porém esta bem longe de ser uma historinha infantil, muito pelo contrário, este conto é bastante sangrento e seus acontecimentos são frenéticos. Um grupo de jovens ao fazer um passeio pela mata de uma cidadezinha do interior, acaba esbarrando com uma força bem antiga e muito cruel, que se diverte com o medo e a confusão de suas vítimas. Conto muito bem explorado e que te deixa com calafrios em certos momentos.



9 - A noite de Halloween: confesso que no início não estava esperando grandes coisas deste conto, por ele começar de uma maneira um pouco clichê. Jovens decidem brincar de tabuleiro ouija em uma festa de Halloween, nada de mais certo? Errado e muito errado. Ao avançar na leitura descobri que o conto ia muito além de uma história de fantasmas e algumas mortes de jovens e mexia com forças muito maiores. O final é bem diferente do que eu estava esperando e atemática de espíritos misturada com bruxaria, deixou tudo mais assustador...


10 - Falso exorcismo: o conto mais curto da coletânea, porém que fecha ela de maneira bem feita. Um policial e seu ajudante são chamados para investigarem uma igreja onde um pastor ganha dinheiro fazendo exorcismos. Porém nada, nada é o que parece neste conto. A medida que vamos lendo a narrativa, achamos que ela esta indo para um rumo e ao final, mais uma vez somos surpreendidos de maneira bem rápida. Valeu muito a pena!


Tentei não entregar muito das histórias, pois com certeza isto acabaria completamente com toda a experiência de leitura, afinal por se tratarem de contos, são poucas páginas para ter contato com toda a história. A ideia aqui é dar apenas um aperitivo do que se tratam estes contos. Mas e aí, o que acharam desta proposta bem bacana desta antologia contemporânea com cara antiga?



Inscrições Abertas - Participe !!


5 comentários:

  1. Uau! Primeiro lugar é preciso falar do casamento perfeito entre imagens e pontinha dos contos!rs Adorei todos e cheguei a ter arrepio em um menininho ali.rs
    Adoro contos e neste mês em especial, a gente acaba pegando muita dica importante e por vezes, até desconhecida!
    Tenho um amigo que diz sempre: Coisa boa, é coisa velha!rs
    Acho que define bem o livro acima e por amar contos, já quero muito me jogar em todos!
    Adorei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não, não é bom deixar o que estou acostumada de lado pra ler terror não haha... Sou muito medrosa!
    Achei muito legal esse projeto, eu amo livros de contos (de outro gênero) e é uma maneira mais descontraída de leitura.
    Fiquei boquiaberta com esses contos, realmente não tenho interesse.
    Mas pra quem gosta já é uma boa maneira de entrar no clima do Halloween.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu gosto muito de contos, mas em contra partida fujo do gênero terror (risos). A proposta da editora é incrível, afinal histórias mais curtinhas assim, talvez, só talvez me façam dar uma chance à leitura. Os gifs só somaram para aumentar ainda mais esse clima de terror (#medo).

    ResponderExcluir
  4. Achei essa antologia genial desde que fiquei sabendo da proposta dela. Nada mais clássico no terror do que essas premissas, afinal. Me arrepiei em vários momentos só de ler as pequenas impressões que tu teve dos contos, então acho que isso só quer dizer uma coisa: eu vou precisar ler esse livro em breve. A arte de capa tá linda e eu espero ter a oportunidade de realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gostei muito da indicaçõe, vou procurar pelo livro. A capa é perfeita.fiquei impressionada principalmente com o conto chamado Esanteio,o nome curioso e a história parece sombria mesmo.
    Indico um conto que li esses dias, Os Salgueiros, suspense e terror na medida certa.

    ResponderExcluir