23 outubro 2018

Especial - Halloween - Indicação de Thrillers 5 Estrelas

Olá pessoal, tudo bom? Hoje vim indicar a vocês uma listinha de livros do gênero Thriller que avaliei com cinco estrelas. Lembrando que não há regras aqui: há livros de Thriller/Suspense, Thriller Psicológico, Policial e suas variações. Vamos lá?





Suicidas - Raphael Montes
Skoob

Antes que o mundo pudesse sonhar com o terrível jogo da baleia azul, que leva jovens a tirar a própria vida, ou que a série de televisão 13 Reasons Why fosse lançada e set ornasse o sucesso que é hoje, Raphael Montes, então com 22 anos, já tratava do tema do suicídio entre jovens, com a ousadia que virou sua marca registrada. Em seu primeiro livro, que a Companhia das Letras agora relança acrescido de um novo capítulo, conhecemos a história de Alê e seus colegas, jovens da elite carioca encontra dos mortos no porão do sítio de um deles em condições misteriosas que indicam que os nove amigos participaram de um perigoso e fatídico jogo de roleta russa. Aos que ficaram, resta tentar descobrir o que teria levado aqueles adolescentes, aparentemente felizes e privilegiados, a tirar a própria vida. Para isso, contamos com os escritos deixados por Alê, um narrador nada confiável

Essa sinopse é muito instigante. Um livro que me enganou sobre o que seria apresentado. Para mim, o que eu sabia do livro, era um grupo de jovens jogando roleta russa até não sobrar ninguém, porém a trama vai muito além disso, com muita manipulação, assassinato, tortura. Um dos melhores livro que já li, e isso me deixou louca para ler mais de Raphael Montes. Ah, não posso deixar de comentar sobre o final: criativo ao extremo, nem de longe alguém iria imaginar algo assim! Apenas um frase, que marca o livro e finaliza com "chave de ouro".




 Garota Exemplar - Gillian Flynn
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Garota exemplar foi uma grande surpresa! O seu plot twist foi um tapa na minha cara e todos os detalhes que encontrei no caso desse livro me fez pensar o quanto Gilliam Flynn é brilhante, engenhosa, genial! Não há palavras para descrever como essa obra é bem trabalhada. Apesar de início eu não ter amado o final, também não fiquei decepcionada com ele. Hoje, não dou muita importância e meu amor por esse livro é gigante, sendo um favorito da vida!




 Antes de Dormir - S. J. Watson
Skoob

Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar.
É então que o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: “Não confie em Ben”. E ela passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?

Iniciei esse livro um tanto quanto preguiçosa. Achei que por se tratar de um diário poderia ser um pouco tedioso acompanhar o dia a dia de Christine. Pensei que seria uma mesmice e repetição de conteúdo, porém eu não poderia estar mais enganada! A cada capítulo é apresentado coisas novas e me vi presa à leitura facilmente, lendo até de madrugada. O livro tem vários plot twist. A história não é previsível, e apesar de ter acertado a resolução dele não fiquei decepcionada, porque o livro consegue enganar ao leitor, me fazendo descartar minha teoria várias vezes.




 Bem Atrás de Você - Lisa Gardner
Skoob

Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos.
Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.



Um dos livros com mais reviravoltas que já li. A leitora te leva para um caminho, depois para outro, trocando logo em seguida. Eu tinha uma expectativa muito grande sobre esse livro, já que Lisa Gardner é muito bem comentada no gênero e ele não me decepcionou. Porém ouvi que há outras obras melhores da autora, e se esse já foi incrível para mim, não consigo nem pensar nos outros.




 Misery: Louca Obsessão - Stephen King
Skoob

Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca. Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho.
A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.

Apesar desse livro ser mais um Thriller psicológico do que um Terror propriamente dito, ele causa medo. E o pior, não é medo do sobrenatural como encontramos nos livros do Stephen King, é medo do ser humano, e do quão mal ele pode ser. É um medo muito mais real. Há cenas fortes, e muitas vezes tive que parar a leitura para respirar, deixar o medo ou o nojo passar, porém valeu a pena cada página. Extra: um excelente livro para começar a ler Stephen King, caso você queira conhecer o autor e não sabe por onde (e ele não é nenhum calhamaço).




 Caixa de Pássaros - Josh Malerman
Skoob

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Gosto muito da polêmica que há esse livro! Ele tem pequenos furos que quando realizei a leitura não percebi, apenas quando pessoas comentaram posteriormente e mesmo assim não dou importância, já que não é algo que afeta a obra (para mim, pelo menos). Josh Malerman soube como deixar o leitor querendo mais e, com toda a certeza, trabalhou bem para que o livro passasse tenção. Um dos favoritos da vida também.




 Esposa Perfeita - Karin Slaughter
Skoobr.

Com a descoberta de um corpo de um ex-policial em um canteiro de obras, o detetive Will Trent é chamado para resolver um caso muito perigoso. Ao analisar o cadáver, Sara Linton – nova investigadora forense e amante de Will – nota que parte do sangue do presente na cena do crime é de outra pessoa. Há uma outra vítima: uma mulher, que desapareceu... E que vai morrer se não for encontrada logo.Para piorar, o terreno pertence a um atleta rico, poderosos, com amigos no Congresso e um dos advogados mais inescrupulosos que existem. Um homem que já escapou de acusações de estupro, apesar dos esforços de Will para colocá-lo na cadeia.Mas o pior ainda está por vir. Evidências conectam o passado turbulento de Will com o crime... E as consequências vão despedaçar sua vida, colocando Will em conflito com todos ao seu redor, incluindo seus colegas de trabalho, sua família, seus amigos e, acima de tudo, o suspeito que ele tanta procura: sua ex-mulher.

Nesse livro policial temos um caso não tão complexo, como a maioria, porém há muitas reviravoltas e acontecimentos de deixar boquiaberto. Sem contar um aprofundamento na vida e personalidade de alguns personagens, que dão um gosto a mais para a obra.




 Eu Sei o Que Você Está Pensando - John Verdon
Skoob

Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso.
Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série.
Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

Foi por pouco que esse livro não foi colocado nessa lista. Ao iniciar a leitura, apesar da temática instigante, ela foi arrastada. O começo foi um pouco chato e não conseguia me prender de jeito nenhum, por mais que eu tentasse. Porém, isso se deu principalmente ao fato de eu ter pensado que ele seria fácil, e não era. A escrita é densa e muito bem trabalhada, exigindo um pouco mais a atenção do leitor. Depois que me conectei à leitura, ela fluiu melhor. Não deixou de haver pontos baixos, mas eles foram curtos e a complexidade da obra foi o que me fez dar a avaliação de 5 estrelas. O caso é muito complexo e perfeitamente elaborado, onde vi uma obra de extrema qualidade. Simplesmente não há defeitos na trama e não acho que seja fácil elaborar algo como ela, sem contar cenas de prender o folego. Então, vale a pena aguentar o início arrastado, porque o que recebemos em troca é uma obra muito bem escrita.





5 comentários:

  1. Quanta indicação show!!!
    Só não li Misery do Mestre King e Eu Sei O Que Você Está Pensando! Estes dois não os tenho, mas morro de vontade ler, principalmente o do Mestre.
    Esposa Perfeita acabei de comprar junto com Flores Partidas, que também pretendo ler em breve.
    Suicidas do Raphael é incrível e sou orgulhosa em falar que tenho os quatro livros do autor(meu preferido nacional)
    Adorei as indicações!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Aline, vou passar longe desses livro. Haha...
    A cada resenha, indicação sobre livros de terror, suspense e thrillers psicológicos eu tenho a certeza de que esse gênero não é para mim.
    As sinopses já me deixam de olhos arregalados, os comentários me deixam agoniada e não quero nem imaginar a leitura. Tem que ter estômago!
    Fico feliz de ver um nacional nessa lista, e não podia faltar um livro do King, né! E acho que é isso que sentiria com essas leituras, além do medo do sobrenatural, teria medo do ser humano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eita quanta dica interessante. Suicidas já está na minha lista, conheci o livro meio que sem querer na internet e desde então fiquei bastante curiosa para descobrir o que a escrita do autor me reserva. Garota exemplar eu só assisti o filme, mas tenho certeza que o livro vai ser bem melhor, mesmo já tendo alguns spoilers em relação à história. De todos só não conhecia Antes de dormir e simplesmente amei a sinopse, por isso, já coloquei na lista.

    ResponderExcluir
  4. Thriller é de longe meu gênero literário preferido. Adoro o clima de mistério e perigo nas histórias, gosto dos desfechos surpreendentes e mirabolantes e das personagens complexas e geralmente excêntricas. Desses que tu citou só li Misery até agora, que foi incrível, por sinal, me fez ficar martelando a história na cabeça por um bom tempo, como acontece com todos os livros do mestre King. Já anotei as indicações que ainda não conhecia e com certeza vou procurar saber mais sobre elas.

    ResponderExcluir
  5. Belas indicações.
    Desses só li dois, Caixa de Pássaros e o nacional Suicidas.
    Pretendo ler Misery ano que vem. Os outros não tenho idéia, mas todos são interessantes. Pena que assistindo Garota Exemplar o livro perdeu a graça para mim,mas quem sabe um dia eu Leia, até porque os livros sempre são melhores.

    ResponderExcluir